PORTARIA EMARF Nº
TRF2-PTE-2020/00003, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2020
Dispõe sobre a replicação
do Curso "Formação de Formadores Sistematizada,
Módulo I, Nível I", promovido pela EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da
Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF), no
uso de suas atribuições eConsiderando o art. 93, II,
"c", e IV, da Constituição Federal, que prevê
a participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução
n° 02, de 08 de junho de 2016, da Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), que dispõe
sobre os programas para a formação e o aperfeiçoamento
de magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução
nº 07, de 7 de dezembro de 2017, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados.
RESOLVE:
Art. 1º - Aprovar a
realização de duas turmas do Curso "Formação
de Formadores Sistematizada - Nível 1 Módulo 1"
nos período de 04 a 06 de março e de 11 a 13 de março,
destinadas a Desembargadores e Magistrados de Primeira Instância,
respectivamente, conforme plano de curso anexo desta Portaria,
devidamento credenciado junto à ENFAM pela Portaria de
Credenciamento nº 180, de 19 de julho de 2018.
§ 1º Na primeira turma
atuará como coordenador o Desembargador Federal Luiz Antonio
Soares, e como docentes os Juízes Federais Fernanda Duarte,
Marcia Maria Nunes, Jane Reis e Vladimir dos Santos Vitovsky.
§ 2º Na segunda turma
atuarão como coordenadores e docentes os Juízes
Federais Fernanda Duarte, Marcia Maria Nunes, Jane Reis e Vladimir
dos Santos Vitovsky.
Art. 2º - A Assessoria
Executiva da EMARF cuidará da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º - Esta Portaria
entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE.
CUMPRA-SE.
SERGIO SCHWAITZER
DESEMBARGADOR FEDERAL
DIRETOR-GERAL DA EMARF
PLANO DE CURSO
Programa de formação/curso:
Curso de Formação de Formadores - Formação
de Formadores Sistematizada Nível 1
Informações
gerais:
Categoria/natureza do curso:
Formação de Formadores - Formação
Sistematizada Nível 1 Módulo I
Escola/instituições
parceiras responsável pela realização do curso:
EMARF
Coordenação: Juíza
Federal Fernanda Duarte
Juíza
Federal Jane Reis
Juíza
Federal Márcia Nunes
Juiz
Federal Vladimir Vitovsky
Período de inscrição:
até o dia 28 de agosto de 2018 para o FoFo Nível Módulo
I
Período de realização:
29/08/2018 a 31/08/2018
Modalidade: presencial
Carga horária: 24h
Frequência Mínima:
100%
Público-alvo: Magistrados
e demais profissionais (pedagogos, psicólogos, assistentes
sociais e servidores, dentre outros) que atuem em processo de
formação, coordenação pedagógica e
orientação de processos educativos das Escolas
Judiciais e Escolas de Magistratura.
Número de vagas: 40
alunos
Número de turmas: 1
Local de realização:
EMARF-22o andar do TRF 2
Ementa: Diretrizes da Formação
de Formadores e da Formação de Juízes. Os
métodos ativos na formação de magistrados. A
avaliação dos cursos de formação de
magistrados. O planejamento de ensino no contexto da magistratura. A
elaboração de um Curso de formação e
aperfeiçoamento de magistrados.
Justificativa: Compete às
Escolas de Magistratura Regionais Federais, dentre outras
atribuições, realizar cursos oficiais para formação
inicial, vitaliciamento, promoção e formação
continuada na carreira da magistratura federal; definir as diretrizes
específicas para a formação e o aperfeiçoamento
de magistrados; promover a realização de cursos
inerentes aos objetivos da magistratura federal, com ênfase na
formação humanística. Destarte, deve a Escola
contribuir para o aprimoramento do serviço judiciário,
a partir de ações educacionais voltadas à
formação profissional dos educadores atuantes na
formação dos magistrados federais da segunda região.
A atuação do
magistrado como docente demanda proposta formativa que deverá
ser elaborada com bases em princípios e nos saberes da prática
e para a práxis dos referidos docentes no contexto das
necessidades formativas do magistrado-discente , tal qual preceituado
pela ENFAM. Isso implica o reconhecimento do protagonismo dos
nomeados atores para, de forma coletiva e colaborativa, se debater
formas de capacitações e proposições para
a formação de formadores de magistrados.
O evento, também, será
relevante para difundir práticas, possibilidades e
perspectivas de formação de formadores, bem como
discutir o papel das Comissões temáticas na EMARF,
debater a proposta de Resolução e portarias
regulamentando os cursos de formação, os instrumentos
de avaliação, os saberes e as competências dos
magistrados, e a utilização dos métodos ativos
nos cursos de formação. É esse contexto que se
fundamenta a realização do Curso de Formação
de Formadores Regional do TRF2, nos moldes previstos pela ENFAM
seguindo rigorosamente o Programa da Formação
Sistematizada Nível 1..
Objetivo geral: formar
magistrados para formação de outros magistrados
Objetivos específicos:
(a) Aplicar as diretrizes
pedagógicas da ENFAM nos cursos de formação e
aperfeiçoamento de magistrados;
(b) Analisar diretrizes e
proposta apresentadas pela Escola Regional para regulamentar,
regionalmente, a formação de magistrados;
(c) Identificar os saberes e
competências necessários aos magistrados;
(d) Empregar os métodos
ativos nos cursos de formação e aperfeiçoamento
de magistrados;
(e) Avaliar os cursistas dos
cursos de formação e aperfeiçoamento de
magistrados, desenvolvendo instrumentos de avaliação
adequados;
(f) Elaborar, com base em
diretrizes da Enfam, proposições para os programas de
formação de magistrados e cursos de formação
e aperfeiçoamento de magistrados.
Conteúdo programático,
carga horária e Coordenadores/Docentes:
Módulo
I – 24 horas
FOFO DESENVOLVIMENTO DOCENTE
NÍVEL
1 – FORMAÇÃO DE BASE DOCENTE
Formadores Coordenadores:
Juíza Federal Fernanda
Duarte
Juíza Federal Jane Reis
Juíza Federal Márcia
Nunes
Juiz Federal Vladimir Vitovsky
Módulo
1 – Elementos da atividade docente no contexto da magistratura
- Presencial – 24 horas-aula
Formadores:
Juíza Federal Fernanda Duarte
Juíza Federal Jane Reis
Juíza Federal Márcia
Nunes
Juiz Federal Vladimir Vitovsky
1º Dia
Introdução
O desenvolvimento da formação
de Magistrados
A docência no contexto da
magistratura
Especificidades do ensino e da
aprendizagem
2º Dia
As Diretrizes Pedagógicas
da Enfam e o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de
competências
O
Planejamento da Aula – organização do trabalho
pedagógico
2º Dia
O
Planejamento da Aula – organização do trabalho
pedagógico
Conclusão
Análise do trabalho
docente a partir de princípios pedagógicos
Metodologia: A proposta
metodológica para o desenvolvimento do Curso abrangerá
a realização de exposições dialogadas,
integrando aprofundamento teórico, reflexões, debates e
formulação de proposições, simulação
e dramatização, estudos de caso, GVGO, Philips 66,
Quatro Cantos, trabalhos em Grupo, consistentes nas atividades
práticas, da seguinte forma:
• Exposição
dialogada - Análises reflexivas articulando eixos da ação
educativa: fundamentação teórica, metodologia e
modalidades de ensino.
• Apresentações
- Apresentação de aulas com a utilização
de métodos ativos, instrumentos de avaliação,
programa de cursos.
• Grupos
de Trabalho - Debate e formulação de propostas acerca
de diferentes aspectos da formação dos formadores.
• Simulações
e dramatizações;
• Estudos
de caso construídos durante a própria aula;
• Utilização
da Estratégia do GVGO, do Philips 66 e do Quatro Cantos.
As atividades propostas serão
permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o
conjunto dos participantes e atividades em grupos menores envolvendo
temáticas de maior interesse de cada participante.
De forma geral, na exposição
dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas
contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e
desafios da magistratura e com participação ativa dos
alunos.
As apresentações
serão simulações/dramatizações das
aulas planejadas e dos trabalhos em grupo.
Os Grupos de trabalho conterão
no máximo 8 (oito) integrantes para discussão dos temas
propostos e produção coletiva das atividades práticas.
Apresentação do
Módulo em Separado
• Módulo
1: Elementos da atividade docente no contexto da magistratura
• Carga
horária: 24 horas
• Modalidade: Presencial
• Formadores:
Juíza Federal Fernanda Duarte, Juíza Federal Jane Reis,
Juíza Federal Márcia Nunes, Juiz Federal Vladimir
Vitovsky
• Caracterização
do módulo: Apresentação inicial sobre a
organização do trabalho educativo, enfatizando os
elementos básicos da relação de ensino
relacionado ao contexto da magistratura e as diretrizes pedagógicas
que orientam as ações educativas para a educação
judiciária.
• Objetivos
o Desenvolver atividade docente
orientada;
o Identificar
os elementos que integram as ações educativas e a
prática de ensino;
o Conhecer e aplicar na ação
docente os fundamentos didáticos pedagógicos básicos
expressos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam
o Organizar o Planejamento de
Ações Educativas e de Aula com vistas ao
desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente
os seus diferentes elementos.
• Conteúdos
o Competências para a
docência e a docência na magistratura
o Ensino e aprendizagem,
conceituação;
o O ensino para o
desenvolvimento de competências;
o Planejamento da ação
educativa: elementos do planejamento e suas especificações:
definição de objetivos, organização dos
conteúdos, estruturação das estratégias
de ensino e encaminhamentos da avaliação
• Programação
1º Dia
O desenvolvimento da formação
de Magistrados
A docência no contexto da
magistratura
Especificidades do ensino e da
aprendizagem
2º Dia
As Diretrizes Pedagógicas
da Enfam e o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de
competências
O
Planejamento da Aula – organização do trabalho
pedagógico
3º Dia
O
Planejamento da Aula – organização do trabalho
pedagógico
Conclusão - Análise
do trabalho docente a partir de princípios pedagógicos
Avaliação do
cursista:
A avaliação de
aprendizagem consistirá de duas etapas:
a) participação,
com acompanhamento/observação dos participantes por
parte do docente/facilitador durante todo o curso, em especial quando
das atividades ativas, sendo sempre considerados, além do
conhecimento, a assiduidade, a pontualidade, a postura, o
relacionamento interpessoal, o interesse e a participação
dos cursistas;
b) trabalho em grupo realizado
durante o período ativo para o planejamento da aula e
apresentação em grupo (simulação/dramatização)
da aula planejada.
Os coordenadores, em conjunto,
elaborarão relatório consolidando os dados das duas
etapas e indicando a aprovação ou não do
cursista, acompanhada da justificativa, conferindo-se o grau
Satisfatório, Satisfatório com Ressalvas e
Insatisfatório.
Avaliação de
Reação:
Buscando o constante
aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por
esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a
um questionário em que informarão seu grau de
satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos
docentes, a metodologia empregada e a adequação do
ambiente educacional como um todo.
Bibliografia:
Bordenave, Juan Diaz.
Estratégias de Ensino e Aprendizagem. Editora Vozes.
Gil, Antônio Carlos.
Didática do Ensino Superior. Editora Atlas.
Gil, Antônio Carlos.
Metodologia do Ensino Superior. Editora Atlas
Libâneo, José
Carlos. Editora Cortez.
Moreto, Vasco. Planejamento -
Planejando a Educação para o Desenvolvimento de
Competências. Editora Vozes.
Desembargador Federal
Diretor-Geral da Escola
Coordenador Pedagógico da
escola
Juíza Federal Fernanda
Duarte
Magistrado responsável
pelo curso
Juíza Federal Jane Reis
Magistrado responsável
pelo curso
Juíza Federal Márcia
Nunes
Magistrado responsável
pelo curso
Juiz Federal Vladimir Vitovsky
Magistrado responsável
pelo curso
Anexos: Plano de Aula do Módulo
Presencial I:
Anexo: Plano de Curso
Módulo I
Coordenadores-gerais e docentes
atuando em codocência:
Juíza Federal Fernanda
Duarte
Juíza Federal Jane Reis
Juíza Federal Márcia
Nunes
Juiz Federal Vladimir Vitovsky
Aula
dia 29 de agosto de 2018 – Manhã e tarde
Aula
do dia 30/08 – Manhã e tarde – Docentes: Juízas
Federais Fernanda Duarte, Jane Reis, Márcia Nunes e Juiz
Federal Vladimir Vitovsky
Objetivo:
Conhecer e aplicar na ação
docente os fundamentos didáticos pedagógicos básicos
expressos nas diretrizes pedagógicas da ENFAM.
Conteúdo programático:
As diretrizes pedagógicas
da ENFAM. A formação por competências. Os Métodos
ativos, afirmativos e interrogativos.
Estratégias pedagógicas:
Questionário sobre a
leitura conjunta das diretrizes pedagógicas da ENFAM.
Tempo: 9h-9h40 Hora: 40`
Estudo de caso a partir de uma
problemática debatida na aula.
Tempo: 9h40-11h10. Hora: 1h30’
Simulação de uma
audiência de conciliação/mediação
ou de uma audiência de custódia.
Tempo: 11h10-12h40. Hora: 1h30’
Recursos:
Data show com power point,
caneta e papel
Mesas e cadeiras móveis
Avaliação:
Participação contribuição e debriefing.
Objetivo: Identificar os
elementos que integram as ações educativas e a prática
de ensino.
Conteúdo programático:
Planejamento de ensino no contexto da magistratura.
Estratégias
pedagógicas:Phillips 66
Recursos: Mesas e cadeiras
móveis, texto recortado sobre planejamento de ensino do
Professor Eri.
Tempo: 14h20-15h30. Hora: 1h10’
Avaliação:
Participação contribuição e registro
reflexivo.
Objetivo: Planejar as ações
educativas e de aula com vistas ao desenvolvimento de competências,
estruturando articuladamente os seus diferentes elementos.
Conteúdo programático:
Planejamento de ensino no contexto da magistratura.
Estratégias pedagógicas:
Grupos de Trabalho para
elaboração do plano de aula e apresentação
no dia seguinte.
Recursos: Mesas e cadeiras
móveis, papel, caneta e computadores (notebooks)
Tempo: 15h30-17h30. Hora: 2h
Avaliação:
Registro Reflexivo
Estratégia pedagógica:
Sumarização e Registro Reflexivo oral: O que aprendi
sobre a realização da audiência de custódia
na prática com base nos atos normativos? O que gostaria de
aprender mais?
Recursos: Objeto da palavra.
Tempo: 17h30-18h. Hora: 30`
Avaliação:
Registro reflexivo.
Aula
do dia 31/08 – Manhã e tarde – Docentes: Juízas
Federais Fernanda Duarte, Jane Reis, Márcia Nunes e Juiz
Federal Vladimir Vitovsky
Objetivo:Planejar as ações
educativas e de aula com vistas ao desenvolvimento de competências,
estruturando articuladamente os seus diferentes elementos.
Conteúdo programático:
Planejamento de ensino no contexto da magistratura.
Estratégias pedagógicas:
Conclusão dos trabalhos do Grupos de Trabalho
Recursos: Mesas e cadeiras
móveis, papel, caneta e computadores (notebooks)
Tempo: 9h-10h40 Hora: 1h40’
Avaliação:
Participação contribuição e feedback.
Estratégias pedagógicas:
Apresentação da aula pelos Grupos de Trabalho
Recursos: Mesas e cadeiras
móveis
Tempo: 10h40-12h40. Hora: 2h
Avaliação:
Participação contribuição e feedback.
Objetivo:Avaliar o trabalho
docente a partir dos princípios pedagógicos da ENFAM.
Conteúdo programático:
Planejamento de ensino no contexto da magistratura.
Estratégias pedagógicas:
Continuação da apresentação da aula pelos
Grupos de Trabalho
Recursos:Mesas e cadeiras móveis
Tempo: 14h20-16h20 Hora: 2h
Avaliação:Participação
contribuição e feedback.
Estratégias pedagógicas:
Sumarização
Recursos: Data show e Power
point.
Tempo: 16h20-17h10 Hora: 50’
Avaliação:Participação
contribuição e feedback.
Estratégias pedagógicas:
Registro Reflexivo oral: avaliação geral do curso
Recursos: Objeto da palavra
Tempo: 17h10-18h Hora:50’
Avaliação:
Participação e Registro reflexivo oral
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 02/03/2020. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 28/02/2020 às 14:15:31.