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PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2020/00004, DE 5 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre a aprovação do Plano de Curso do Curso "Formação de Formadores - Formação Sistematizada Nível 1 Módulo 2", promovido pela EMARF.

O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF), no uso de suas atribuições e,

Considerando o art. 93, II, "c", e IV, da Constituição Federal, que prevê a participação em cursos oficiais ou reconhecidos de formação e aperfeiçoamento de magistrados como etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como requisito para promoção na carreira;

Considerando a Resolução n° 02, de 08 de junho de 2016, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), que dispõe sobre os programas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a formação inicial e o aperfeiçoamento de magistrados e de formadores;

Considerando a Resolução nº 07, de 7 de dezembro de 2017, que dispõe sobre as diretrizes pedagógicas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados.

RESOLVE:

Art. 1º - Aprovar a replicação do Curso "Formação de Formadores - Formação Sistematizada Nível 1 Módulo 2", no período de 14 de março a 12 de abril do corrente, conforme plano de curso em anexo, originariamente objeto da Portaria de Credenciamento nº 175, de 19 de julho de 2018, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

Parágrafo Único. Atuarão como coordenadores e formadores do curso os Juízes Federais Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva, Jane Reis Gonçalves Pereira, Márcia Maria Nunes de Barros e Vladimir Santos Vitovsky.

Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará da gestão dos documentos referentes à execução do Plano de que trata esta Portaria.

Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.

SERGIO SCHWAITZER

DESEMBARGADOR FEDERAL

DIRETOR-GERAL DA EMARF

ANEXO

PLANO DE CURSO

Programa de formação/curso: Curso de Formação de Formadores - Formação de Formadores Sistematizada N1M2

Informações gerais:

Categoria/natureza do curso: Formação de Formadores - Formação Sistematizada Nível 1 Módulo 2

Escola/instituições parceiras responsável pela realização do curso: EMARF

Coordenação: Juíza Federal Fernanda Duarte

Juíza Federal Márcia Nunes

Juiz Federal Vladimir Vitovsky

Período de inscrição: até 2 de setembro

Pré-requisito: Conclusão do FoFo Nível 1 Módulo 1 ou equivalente.

Período de realização: 3 de setembro a 28 de setembro

Modalidade: à distância

Carga horária: 40h

Frequência Mínima: 100% em cada módulo para certificação.

Público-alvo: Magistrados e demais profissionais (pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e servidores, dentre outros) que atuem em processo de formação, coordenação pedagógica e orientação de processos educativos da escolas judiciais.

Número de vagas: 40

Número de turmas: 1

Local de realização: EMARF-22o andar do TRF 2


Ementa: Elementos didáticos orientadores da prática docente. Referências que orientam a organização do trabalho educativo no contexto da Magistratura. O processo educativo visando o desenvolvimento de competências. A organização do processo educativo: a intencionalidade, o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem (objetivos/avaliação). A organização dos conteúdos e do processo de ensino (conteúdo/metodologia). O planejamento de ensino no contexto da magistratura. Organização do trabalho educativo a partir do Planejamento de Ensino.

Justificativa: Compete às Escolas de Magistratura Regionais Federais, dentre outras atribuições, realizar cursos oficiais para formação inicial, vitaliciamento, promoção e formação continuada na carreira da magistratura federal; definir as diretrizes específicas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados; promover a realização de cursos inerentes aos objetivos da magistratura federal, com ênfase na formação humanística. Destarte, deve a Escola contribuir para o aprimoramento do serviço judiciário, a partir de ações educacionais voltadas à formação profissional dos educadores atuantes na formação dos magistrados federais da segunda região.

A atuação do magistrado como docente demanda proposta formativa que deverá ser elaborada com bases em princípios e nos saberes da prática e para a práxis dos referidos docentes no contexto das necessidades formativas do magistrado-discente , tal qual preceituado pela ENFAM. Isso implica o reconhecimento do protagonismo dos nomeados atores para, de forma coletiva e colaborativa, se debater formas de capacitações e proposições para a formação de formadores de magistrados.

O evento, também, será relevante para difundir práticas, possibilidades e perspectivas de formação de formadores, bem como discutir o papel das Comissões temáticas na EMARF, debater a proposta de Resolução e portarias regulamentando os cursos de formação, os instrumentos de avaliação, os saberes e as competências dos magistrados, e a utilização dos métodos ativos nos cursos de formação. É esse contexto que se fundamenta a realização do Curso de Formação de Formadores Regional do TRF2, nos moldes previstos pela ENFAM seguindo rigorosamente o Programa da Formação Sistematizada Nível 1 Módulo 2.

Objetivo geral: formar magistrados para formação de outros magistrados.

Objetivos específicos:

Aplicar as diretrizes pedagógicas da ENFAM nos cursos de formação e aperfeiçoamento de magistrados;

Analisar diretrizes e proposta apresentadas pela Escola Regional para regulamentar, regionalmente, a formação de magistrados;

Identificar os saberes e competências necessários aos magistrados federais da 2a região;

Empregar os métodos ativos nos cursos de formação e aperfeiçoamento de magistrados federais da 2a região;

Avaliar os cursistas dos cursos de formação e aperfeiçoamento de magistrados federais da 2a região, desenvolvendo instrumentos de avaliação adequados;

Elaborar, com base em diretrizes da Enfam, proposições para os programas de formação de magistrados federais da 2a região; cursos de formação e aperfeiçoamento de magistrados federais da 2a região.

Conteúdo programático, carga horária e Coordenadores/Docentes:

Módulo 2Elementos didáticos orientadores da prática docente - Educação à distância – 40 horas

1ª. Etapa – 20 horas – atividades coletivas – turma completa –

Referências que orientam a organização do trabalho educativo no contexto da Magistratura

O processo educativo visando o desenvolvimento de competências

A organização do processo educativo: a intencionalidade, o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem (objetivos/avaliação)

A organização dos conteúdos e do processo de ensino (conteúdo/metodologia)

Formadores: Juíza Federal Fernanda Duarte, Juíza Federal Márcia Nunes e Juiz Federal Vladimir Vitovsky

2ª. Etapa – 20 horas – orientação individualizada – divisão em 3 grupos de até 14 alunos por Formador

Organização do trabalho educativo a partir do Planejamento de Ensino

Formadores: Juíza Federal Fernanda Duarte, Juíza Federal Márcia Nunes e Juiz Federal Vladimir Vitovsky

Metodologia: A proposta metodológica para o desenvolvimento do Curso abrangerá a apesentação de vídeos, de exercícios, de charges, postagens em Fóruns e comentários às mensagens postadas, e envio de Atividades (Tarefas).

As atividades propostas serão permeadas por debates e acontecerão nos fóruns.

Na segunda etapa, além das postagens em Fóruns e comentários acerca das postagens dos colegas, haverá a orientação individualizada do plano de ensino, com divisão em grupos de até 14 alunos por formador.

Apresentação do Módulo 2 - EAD

Caracterização do módulo: Tratamento da fundamentação teórica indicada no módulo 1, orientada para a execução da aula ou atividade educativa, tendo o planejamento de ensino - realizado individualmente e voltado para a atividade real do magistrado formador - como base para a organização do desenvolvimento do curso.

Objetivos

Compreender os fundamentos pedagógicos que orientam as diretrizes pedagógicas da Enfam e suas condições de aplicação em ações educativas;

Organizar o Planejamento de Ensino com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos

Utilizar os fundamentos didático pedagógicos necessários ao desenvolvimento de estratégias e procedimentos de ensino por meio da utilização da metodologia ativa

Desenvolver procedimentos e instrumentos avaliativos adequados a processos de aprendizagem voltados para o desenvolvimento de competências

Utilizar as tecnologias da informação e da comunicação como suporte para o desenvolvimento mais eficiente de processos educativos.

Conteúdos

Referenciais que orientam a proposta educativa da Enfam e da Emarf: a construção do conhecimento, o ensino para o desenvolvimento de competências e a definição de estratégias com base no desenvolvimento de metodologias ativas

Organização do trabalho educativo a partir do planejamento de ensino

Programação

Ambientação 4h 3-4 setembro

Ambientação: Postagem com o nome, profissão, Unidade onde exerce a atividade jurisdicional.

Resposta aos questionários prévios: Expectativa com o curso e Professor que mais marcou.

Etapa 1: 8h 5-9 setembro

Fundamentação teórica: a construção do conhecimento, o ensino para o desenvolvimento de competências e a definição de estratégias de ensino com base no desenvolvimento de metodologias ativas

Etapa2: 8h 10-16 setembro

O processo de ensino: a intencionalidade, o acompanhamento e a avaliação da proposta de aprendizagem (objetivos/avaliação)

A organização dos conteúdos e do processo de aprendizagem (conteúdo/metodologia)

Etapa 3: 10h 17-23 setembro

Desenvolvimento do Planejamento de Ensino

Conclusão dos trabalhos, devolutiva e avaliação

Etapa 4: 10h 23-28 setembro

Desenvolvimento do Planejamento de Ensino

Conclusão dos trabalhos, devolutiva e avaliação

Avaliação do cursista:

A avaliação de aprendizagem consistirá de duas etapas:

a) participação, com acompanhamento/observação dos participantes por parte do docente/facilitador durante todo o curso, em especial quando das postagens e comentários nos Fóruns (mínimo 1 postagem + 1 comentário), sendo sempre considerados, além do conhecimento, a assiduidade nos acesso ao AVA, a pontualidade no cumprimento do cronograma da Ead, a postura na Ead o relacionamento interpessoal, o interesse e a participação dos cursistas (Netiqueta);

b) trabalho escrito individual contendo o planejamento de ensino de um curso.


Os coordenadores, em conjunto, elaborarão relatório consolidando os dados das duas etapas e indicando a aprovação ou não do cursista, acompanhada da justificativa, conferindo-se o grau Satisfatório, Satisfatório com Ressalvas e Insatisfatório.

Avaliação de Reação:

Buscando o constante aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a um questionário em que informarão seu grau de satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada e a adequação do ambiente educacional como um todo.

Bibliografia:

Bordenave, Juan Diaz. Estratégias de Ensino e Aprendizagem. Editora Vozes.

Gil, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. Editora Atlas.

Gil, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. Editora Atlas

Libâneo, José Carlos. Editora Cortez.

Moreto, Vasco. Planejamento - Planejando a Educação para o Desenvolvimento de Competências. Editora Vozes.

Tutores:

Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva– Juíza Federal Titular da 3aVara Federal de Execução Fiscal/RJ. Doutora (2003) e Mestre (1999) em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC/RJ. Graduada em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (1991) e em Lingua Inglesa pela University of Cambridge (1990). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá, atuando no NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE DIREITO, CIDADANIA, PROCESSO E DISCURSO .Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Laboratório Fluminense de Estudos Processuais/LAFEP e pesquisadora do Instituto de Estudos Comparativos em Administração de Conflitos (NUPEAC/InEAC/PROPPI), participando dos Convênios CAPES/SPU (Programas de Pós-Graduação argentinos) e Pró-África do CNPq (Faculdade de Direito Agostinho Neto/Angola), dos projetos PRONEX/CNPq/FAPERJ e do Edital FAPERJ/Grupos Emergentes. Bolsista do Departamento de Estado Norte-Americano (Programa International Visitors IV). Colaboradora do ALR Int da Thomson Reuters. Global Ethics Fellow of the Carnegie Council. Leciona as disciplinas Processo Civil, Jurisdição Constitucional, Direito Constitucional e Constitucionalismo Norte-americano. Tem interesse investigativo nas áreas temáticas: relações entre Tribunal e Sociedade; administração de conflitos, cultura jurídica, jurisdição constitucional e democracia; formação da decisão judicial e análise jurisprudencial; gramática da decisão judicial; análise do discurso jurídico, processo e práticas processuais, princípios constitucionais e direitos humanos; igualdade jurídica; estado democrático de direito e acesso à justiça e ao direito e ao devido processo legal e constitucionalismo norte-americano. Associada ao CONPEDI, ABCP e LSA. Juíza Formadora. Membro da Comissão do CAE/EMARF, Presidente da Comissão de Gestão da Administração Judiciária. 

Márcia Maria Nunes de Barros- Juíza Federal, Presidente da Comissão de propriedade intelectual. Mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento – UFRJ. Juíza Formadora. Coordenadora do Curso de Formação Inicial de Magistrados 2013, Coordenador do Curso de Formação Inicial de Magistrados 2015, Coordenadora do Curso de Formação e Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento 2015/2017.

Vladimir Santos Vitovsky – Juiz Federal Titular da 9aVara Federal de Execução Fiscal/RJ, Doutor pelo Programa de Doutoramento “Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI, em Direito e Sociologia da Universidade de Coimbra, membro da Comissão do CAE/EMARF, Coordenador da Comissão de Gestão da Administração Judiciária. Juiz Formador. Coordenador do Curso de Formação Inicial de Magistrados 2012, Coordenador do Curso de Formação Inicial de Magistrados 2015. Coordenador do Curso de Formação e Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento 2015/2017.

NOME

Desembargador Federal Diretor-Geral da Escola

NOME

Coordenador Pedagógico da escola

Juíza Federal Fernanda Duarte

Magistrado responsável pelo curso



Juíza Federal Márcia Nunes

Magistrado responsável pelo curso



Juiz Federal Vladimir Vitovsky

Magistrado responsável pelo curso

Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 13/03/2020. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 12/03/2020 às 13:14:54.