PORTARIA EMARF Nº
TRF2-PTE-2020/00006, DE 9 DE MARÇO DE 2020
Dispõe sobre a aprovação
do Plano de Curso "Introdução ao Direito e
Economia para Membros do Judiciário", promovido pela
EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da
Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF), no
uso de suas atribuições e,
Considerando o art. 93, II, "c",
e IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução
n° 02, de 08 de junho de 2016, da Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), que dispõe
sobre os programas para a formação e o aperfeiçoamento
de magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução
nº 07, de 7 de dezembro de 2017, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados.
RESOLVE:
Art. 1º - Aprovar a
replicação do Curso "Introdução ao
Direito e Economia para Membros do Judiciário", no
período de 18 de maio a 08 de junho do corrente, conforme
plano de curso em anexo, originariamente objeto da Portaria de
Credenciamento nº 153, de 29 de junho de 2018, da Escola
Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de
Magistrados (ENFAM).
Parágrafo Único.
Atuará como co-coordenador do curso o Dr. André Gustavo
Corrêa de Andrade, Desembargador do TJRJ, Diretor-Geral da
EMERJ.
Art. 2º. A Assessoria
Executiva da EMARF cuidará da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria
entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE.
CUMPRA-SE.
SERGIO SCHWAITZER
DESEMBARGADOR FEDERAL
DIRETOR-GERAL DA EMARF
ANEXO
PLANO DE CURSO
Programa de formação/curso:
Introdução ao Direito e Economia para membros do
Judiciário.
Informações
gerais:
Categoria/natureza do curso:
Formação continuada: aperfeiçoamento para
promoção na carreira.
Escola/instituições
parceiras responsável pela realização do curso:
FGV DIREITO RIO e EMARF – Escola da Magistratura Regional
Federal da 2ª Região
Coordenação:
Desembargador Federal Marcus Abraham
Período de inscrição:
12 de junho a 12 de julho de 2018
Período de realização:
13 julho a 31 de outubro de 2018
Modalidade: presencial
Carga horária: 40 h
Frequência Mínima:
75%
Público-alvo: Juízes
Federais
Número de vagas: 45
alunos.
Número de turmas: 01
Local de realização:
Sala de aula da EMARF (Rua Acre, 80, 22º andar, sala 2202b)
Ementa: PRINCÍPIOS DE
ANÁLISE DE DIREITO E ECONOMIA. INTRODUÇÃO À
TEORIA DA DECISÃO E À TEORIA DOS JOGOS. INTRODUÇÃO
À MACROECONOMIA. EMPRESAS, CONSUMIDORES E MERCADOS:
FUNDAMENTOS MICROECONÔMICOS. RELAÇÃO DESSAS
QUESTÕES COM O COTIDIANO DO MAGISTRADO.
Justificativa: No dia-a-dia,
juízes tomam decisões com relevantes impactos
econômicos. Resoluções de conflitos de massa, por
exemplo, podem ter efeitos sobre a macroeconomia. Além disso,
o magistrado analisa casos envolvendo mercados que apresentam falhas,
e, por isso, são objeto de regulação, bem como é
chamado a avaliar casos sobre se há ou não uma situação
de captura. Todavia, no agir cotidiano, o magistrado tem poucas
oportunidades para refletir criticamente sobre questões de
micro e macroeconomia presentes na sua atuação e sobre
como essas podem afetar o interesse público mais geral. Este
curso pretende preencher essa lacuna, conferindo-lhes conhecimento
técnico sobre temas de economia, e permitindo uma reflexão
crítica acerca da relação entre direito e
economia, com foco no campo de atuação do Poder
Judiciário.
Objetivo geral: Ao final do
curso o magistrado estará apto a:
* Utilizar de forma mais técnica
ferramental de teoria econômica em suas decisões
judiciais;
* Utilizar argumentos econômicos
na gestão de suas varas;
* Reconhecer os efeitos
econômicos da atuação judicial.
Objetivos específicos:
Ao final do curso, os
magistrados estarão aptos a;
* Avaliar o impacto de temas
fundamentais de macroeconomia, como PIB, inflação e
distribuição de renda na atividade judiciária;
* Avaliar o impacto de temas
fundamentais de microeconomia, como tipos de mercados e suas falhas,
assim como os princípios que norteiam a atuação
do Estado regulador, na atividade judiciária;
* Empregar elementos de teoria
dos jogos e avaliar como eles estão presentes nas relações
entre as partes, bem como entre elas e o Judiciário;
* Opinar criticamente sobre como
esses temas se entrelaçam com a atuação
cotidiana do magistrado e os efeitos das decisões judiciais.
Objetivos específicos:
Ao final do curso, os
magistrados estarão aptos a:
* Avaliar o impacto de temas
fundamentais de macroeconomia, como PIB, inflação e
distribuição de renda na atividade judiciária;
* Avaliar o impacto de temas
fundamentais de microeconomia, como tipos de mercados e suas falhas,
assim como os princípios que norteiam a atuação
do Estado regulador, na atividade judiciária;
* Empregar elementos de teoria
dos jogos e avaliar como eles estão presentes nas relações
entre as partes, bem como entre elas e o Judiciário;
* Opinar criticamente sobre como
esses temas se entrelaçam com a atuação
cotidiana do magistrado e os efeitos das decisões judiciais.
Conteúdo programático:
Onde a Economia encontra o
Direito
Fundamentos Econômicos do
Estado Regulador e Análise Econômica do Direito
Critérios de bem-estar:
eficiência de Pareto e eficiência de Kaldor-Hicks
Teorema de Coase e custos de
transação
Conceitos de microeconomia:
falhas de mercado, falhas de governo, externalidades, bens públicos,
assimetrias de informação.
Custos de transação
e remédios jurídicos
Carga horária: 10h/a,
organizadas da seguinte forma:
9h00 às 9h50 -
Introdução: 1 h/a destinada a aspectos básicos
da relação entre Direito e Economia, bem como à
compreensão do ferramental e das possibilidades de aplicação
prática da Análise Econômica do Direito (AED).
9h50
às 10h40 – Critérios de bem-estar: 1h/a destinada
a compreender a noção de eficiência em Pareto e
em Kaldor-Hicks.
10h50
às 11h40 – Caso 1 – Eficiência de Pareto e
eficiência de Kaldor-Hicks: 1 h/a destinada à
apresentação e discussão do caso.
11h40
às 12h20 – Teorema de Coase e custos de transação:
1 h/a destinada a compreender o teorema de Coase e o conceito de
custo de transação, bem como sua aplicabilidade no
Direito.
12h20
às 13h10 – Caso 2 – Direito de Propriedade: 1 h/a
destinada à apresentação e discussão do
caso.
Intervalo
14h10
às 15h00 – Fundamentos Econômicos do Estado
Regulador 1: 1 h/a destinada a iniciar a análise de conceitos
fundamentais da AED, como falhas de mercado, falhas de governo,
externalidades e assimetrias de informação.
15h00
às 15h50 – Fundamentos Econômicos do Estado
Regulador 2: 1 h/a destinada à análise de conceitos
fundamentais da AED, como monopólio, monopsônio e bens
públicos. Análise e discussão de jurisprudência
e seus desdobramentos concretos na economia e no direito
15h50
às 16h40 – Caso 3 – Contratos: 1 h/a destinada à
apresentação e discussão do caso. Análise
e discussão de jurisprudência e seus desdobramentos
concretos na economia e no direito
16h50
às 17h40 – Custos de transação e remédios
jurídicos: 1 h/a destinada a demonstrar a aplicabilidade da
AED na mensuração e avaliação dos
remédios jurídicos mais adequados, sejam eles
contratuais ou judiciais.
17h40
às 18h30 – Caso 4 – Um caso de litígio: 1
h/a destinada à apresentação e discussão
do caso. Análise e discussão de jurisprudência e
seus desdobramentos concretos na economia e no direito
Metodologia:
Abordagem expositiva e
colaborativa, contando com a participação dos
magistrados na construção do conhecimento. Estudo de
casos práticos relacionados a cada tema.
A abordagem pedagógica
privilegiará formas de discussão do tema das seguintes
maneiras:
a) Aulas expositivo-dialogadas,
com a definição e apresentação dos
conceitos centrais e o incentivo à participação
dos magistrados, de forma espontânea ou instigada, para
interpretar exemplos, complementar ideias e sugerir formas de
aplicação.
b) Aplicação das
ideias e conceitos a partir de casos práticos,
privilegiando-se as questões que possam ser enfrentadas pelos
juízes no seu dia a dia, a fim de que tal reflexão se
dê da maneira mais proveitosa possível.
Sobre a análise dos
casos, os professores escolherão casos emblemáticos da
jurisprudência dos tribunais superiores, e os reconstruirão
sob a forma de problema. Em seguida, será conferido prazo de
15 minutos para os alunos, reunidos em grupos de até 6,
discutirem, à luz da teoria tratada por meio das aulas
expositivo-dialogadas. Serão conferidos mais 10-15 minutos
para explanação dos principais tópicos
levantados por cada grupo e, na sequência, os professores
realizarão um fechamento do debate.
Avaliação:
A avaliação será
feita através da participação em sala de aula e
da resolução dos casos geradores.
Avaliação de
Reação
Buscando o constante
aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por
esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a
um questionário em que informarão seu grau de
satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos
docentes, a metodologia empregada e a adequação do
ambiente educacional como um todo.
PROFESSORES: Antonio José
Maristrello Porto (6 h/a) e Marcus Abraham (4 h/a)
Antonio José Maristrello
Porto (6 h/a)
CURRÍCULO: Doutor em
Direito (Doctor of the Science of Law - J.S.D.) pela University of
Illinois. Mestre (Master of Laws - LL.M.) pela University of
Illinois. Graduado em Direito pela Fundação de Ensino
Octávio Bastos. Professor da Graduação e do
Mestrado em Direito da Regulação da FGV Direito Rio.
Coordenador do Centro de Pesquisa em Direito e Economia (CPDE) e do
Centro de Pesquisa em Direito Ambiental (CDMA) da FGV Direito Rio.
Representante do CPDE no Conselho de Análises Econômicas
e Sociais do Estado do Rio de Janeiro. Vice-Diretor da FGV Direito
Rio.
Marcus Abraham (4 h/a)
CURRÍCULO:
Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa (UL), em 2018.
Doutorado em Direito Público pela Universidade do Estado do
Rio de Janeiro (UERJ), em 2005. Mestrado em Direito Tributário
pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), em 2000.
Especialização em MBA em Direito Empresarial pela
Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ/CEE), em
1997. Graduação em Administração pela
Universidade Cândido Mendes (UCAM), em 1996. Graduação
em Direito pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), em 1992.
Tomou posse como Desembargador no TRF da 2ª Região em
10/10/2012. Presidente da 3ª Turma Especializada do TRF da 2ª
Região – Direito Tributário (2017- atual). Membro
do Órgão Especial (2014-2017) e do Conselho de
Administração (2013-2015). Diretor de Estágios
da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região –
EMARF (2013-2016). Diretor de Intercâmbio e Difusão da
Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região –
EMARF (2017-2019). Presidente da Comissão Temática de
Direito Tributário e Financeiro da Escola da Magistratura
Regional Federal da 2ª Região (2017-atual).
Bibliografia, bibliografia
complementar e acesso à bibliografia:
O Professor Antônio José
Maristrello Porto desenvolverá texto específico
relativo ao objeto da disciplina, o qual será circulado
previamente à aula, para fins de balizamento do conhecimento.
Além desse texto específico, sugerem-se as seguintes
fontes como bibliografia complementar:
ARROW, K. J. Uncertainty and
welfare economics of medical care. American Economic Review, n. 53,
p. 941-973, Dec. 1963.
CALABRESI, Guido. The future of
Law and Economics: Essays in Reform and Recollection. New Haven: Yale
University Press, 2016, p. 14-15.
___. Transaction Costs, Resource
Allocation and Liability Rules. Journal of Law and Economics, 1968,
p. 67-73.
_____; MELAMED, A. Douglas.
Property Rules, Liability Rules, and Inalienability: one view of the
Cathedral. Harvard Law Review, volume 85, número 6, 1972, p.
1089-1128.
GICO JR, Ivo. Introdução
à análise econômica do direito. In RIBEIRO,
Marcia Carla Pereira; KLEIN, Vinicius (Org.). O que é análise
econômica do direito: uma introdução. 2, Ed. Belo
Horizonte: Fórum, 2016.
MANKIW, Gregory. Introdução
à economia. São Paulo: Thompson Learning, 2007, p. 290
MITCHELL, William C.; SIMMONS,
Randy T. Para além da política: mercados, bem-estar
social e o fracasso da burocracia. Rio de Janeiro: Topbooks, 2003.
POLINSKY, A. Michell. Economic
Analysis as a Potentially Defective Product. Harvard Law Review, p.
1655-1681.
PORTO, Antônio José
Maristrello; FRANCO, Paulo Fernando. Uma análise também
econômica do direito de propriedade. Economic Analysis of Law
Review, v. 7, p. 207-232, 2016.
___; SAMPAIO, Patrícia
(Org.). Direito e Economia em dois mundos. Doutrina jurídica e
pesquisa empírica. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2014. v. 1.
320p
POSNER, Richard A. Theories of
economic regulation. NBER Working paper, n. 41, 1974.
RAWLS, John. O Liberalismo
Político. 2ª edição. Trad. Dinah de Abreu
Azevedo e Rev. de Álvaro de Vita. São Paulo: Ática,
2000.
SADDI, Jairo. É possível
a análise econômica da Constituição? in
Direito da Regulação e políticas públicas.
SUNDFELD, Carlos Ari; ROSILHO,
André (Org.). São Paulo: Malheiros, 2014.
SCHÄFER, Hans-Bernd; OTT,
Claus. The economic analysis of Civil Law. Edward Elgar Publishing,
2004.
SEIDENFELD, Mark. Microeconomics
Predictates to Law and Economics. Ohio: Anderson Publishing Co, 1996,
p. 35.
ULEN, Thomas; COOTER, Robert.
Direito & Economia. Porto Alegre: Bookman, 5ª Ed., 2010, p.
102
VARIAN, H. R. Microeconomia:
princípios básicos. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
WILLIAMSON, Oliver. The Politics
and Economics of Redistribution and Efficiency. In: The mechanisms of
governance. Oxford: Oxford University Press, 1996.
MÓDULO
II - Teoria da Decisão e Teoria dos Jogos: Princípios
Básicos – 10 h/a
Objetivo Geral:
O
magistrado, no agir cotidiano, nem sempre tem oportunidade de
refletir de forma estruturada acerca dos potenciais impactos das
decisões judiciais, no que tange aos incentivos e
consequências econômicas delas decorrentes. A disciplina
tem por objetivo que, ao final, o magistrado esteja apto a:
Refletir criticamente sobre as
possibilidades e os limites de se pensar o direito (mais
especificamente os processos e produção e aplicação
de normas jurídicas) a partir de suas consequências.
Objetivos Específicos:
Ao final do módulo, o
magistrado estará apto a:
- Compreender as diferentes
entre jogos cooperativos e não cooperativos e aplica-las na
relação entre os atores que participam da atividade
jurisdicional;
- Problematizar o alcance e os
limites do raciocínio consequencialista na tomada de decisão
judicial
Conteúdo Programático:
a. Decisão jurídica
e raciocínios consequencialistas;
b. Diferentes posturas
consequencialistas e tomada de decisão judicial;
c. Estrutura e dimensões
do raciocínio consequencialista;
d. Tomada de decisão sob
condições de certeza, risco e ignorância;
e. Aplicações no
direito ambiental e no direito administrativo;
f. Da decisão individual
à decisão interativa: Teoria dos jogos;
g. O problema institucional: as
consequências do consequencialismo judicial;
h. Teoria da decisão e as
lições da economia comportamental
Carga horária: 10 horas
aula, divididas da seguinte forma:
9h00 às 9h50 - Raciocínio
consequencialista x Estado de Direito: tensão aparente?
Consequencialismo forte, fraco e residual. Destinada à
exposição dialogada.
9h50
às 10h40 – A estrutura do raciocínio
consequencialista e os seus problemas. Dimensão positiva x
dimensão normativa. Confiabilidade das prognoses, tensão
entre critérios de valoração. Destinada à
exposição dialogada.
10h50
às 11h40 – Metodologias de decisão para modelar e
conduzir processos de tomada de decisão orientados em
consequências. Problemas. Contextos de decisão: certeza,
risco e incerteza. Destinada à exposição
dialogada.
11h40 às 12h20- Teoria
dos Jogos. Caracterização. Dilema dos prisioneiros.
Dominância. Destinada à exposição
dialogada.
12h20
às 13h10 – Teoria dos Jogos. Equilíbrio de Nash.
Tipos de jogos. Destinada à exposição dialogada.
Intervalo
14h10
às 15h00 – Tomada de decisão sob condições
de incerteza radical. Critérios. Aplicações no
direito. Precaução como princípio ou meta-regra
de decisão destinada a lidar com decisões sob condições
de ignorância? Destinada à exposição
dialogada.
15h00 às 15h50-
Estratégias de decisão maximizadoras, otimizadoras e
satissuficientes. Racionalidade limitada e impactos sobre o
raciocínio jurídico. Destinada a estudos de casos e
debates.
15h50
às 16h40 – A influência de fatores intuitivos no
julgamento. Heurísticas e vieses. Ancoragem e danos morais.
Destinada a estudos de casos e debates.
16h50 às 17h40 - As
consequências do consequencialismo judicial. Justificação
consequencialista pelo formalismo. Condições de
preferência. Destinada a estudos de casos e debates.
Metodologia:
Abordagem expositiva e
colaborativa, contando com a participação dos
magistrados na construção do conhecimento. Estudo de
casos práticos relacionados a cada tema.
A abordagem pedagógica
privilegiará formas de discussão do tema das seguintes
maneiras:
a) Aulas expositivo-dialogadas,
com a definição e apresentação dos
conceitos centrais e o incentivo à participação
dos magistrados, de forma espontânea ou instigada, para
interpretar exemplos, complementar ideias e sugerir formas de
aplicação.
b) Aplicação das
ideias e conceitos a partir de casos práticos,
privilegiando-se as questões que possam ser enfrentadas pelos
juízes no seu dia a dia, a fim de que tal reflexão se
dê da maneira mais proveitosa possível.
O professor escolherá
casos emblemáticos da literatura sobre teoria dos jogos ou da
jurisprudência dos tribunais superiores, e os reconstruirá
sob a forma de problema. Em seguida, será conferido prazo de
15 minutos para os alunos, reunidos em grupos de até 6,
discutirem, à luz da teoria tratada por meio das aulas
expositivo-dialogadas. Serão conferidos mais 10-15 minutos
para explanação dos principais tópicos
levantados por cada grupo e, na sequência, será
realizado um fechamento do debate.
Avaliação para a
aprendizagem:
Discussão em sala de aula
de estudos de casos; elaboração escrita de análise
sintética de um dos casos discutidos em sala.
Avaliação de
Reação
Buscando o constante
aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por
esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a
um questionário em que informarão seu grau de
satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos
docentes, a metodologia empregada e a adequação do
ambiente educacional como um todo.
PROFESSOR: Fernando Ângelo
Ribeiro Leal
CURRÍCULO: Doutor em
Direito pela Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, com bolsa
do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
(DAAD). Doutor e mestre em Direito Público pela UERJ.
Coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu e
membro do corpo docente permanente do Mestrado em Direito da
Regulação da FGV Direito Rio. Professor da Graduação
da FGV Direito Rio. Desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria e
Filosofia do Direito e Direito Constitucional, especialmente nos
temas: metodologia do direito, teoria dos princípios, teoria
da Constituição e interpretação
constitucional, princípios da administração
pública, desenhos institucionais,
Bibliografia:
O Professor da matéria
desenvolverá texto específico relativo ao objeto da
disciplina, o qual será circulado previamente à aula,
para fins de balizamento do conhecimento. Além desse texto
específico, sugerem-se as seguintes fontes como bibliografia
complementar:
RESNIK, Michael D. Choices. An
Introduction to Decision Theory. Minneapolis: University of Minnesota
Press, 2006.
JEFFREY, Richard. The Logic of
Decision. 2nd ed. Chicago, IL: University of Chicago Press, 1990.
BAIRD, Douglas G., GERTNER,
Robert H., PICKER, Randal C. Game Theory and the Law. Cambridge:
Harvard University Press, 2002.
WATSON, Joel. Strategy: an
Introduction to Game Theory. New York: Norton, 2002.
LEYTON-BROWN, Kevin; SHOHAM,
Yoav. Essentials of Game Theory: A Concise, Multidisciplinary
Introduction. San Rafael, CA: Morgan and Claypool Publishers, 2008.
JACKSON, Howell E. et al.,
Analytical Methods for Lawyers. New York: Foundation Press, 2008.
FARNSWORTH, Ward. The legal
analyst. A toolkit for thinking about the law. Chicago: The
University of Chicago Press, 2007.
SUNSTEIN, Cass; JOLLS,
Christine. Debiasing through Law. The Journal of Legal Studies 35, p.
199-241, jan. 2006.
FALCÃO, Joaquim; SHUARTZ,
Luis Fernando; ARGUELHES, Diego Werneck. Jurisdição,
Incerteza e Estado de Direito. In: RDA 243 (2006)
SUNSTEIN, Cass. Deve o
formalismo ser defendido empiricamente? In: José R. Rodriguez
(Org.). A Justificação do formalismo jurídico.
São Paulo: Saraiva, 2011, pp. 201-236.
VERMEULE, Adrian. Three
Strategies of INterpretation. In: San Diego Law Review 42 (2005), p.
607-628.
RESNIK,
David. Is the precautionary principle unscientific? Stud. Hist. Phil.
Biol. & Biomed. Sci. 34 (2003) 329–344.
VERMEULE,
Adrian. Rationally Arbitrary Decisions (in Administrative Law).
Disponível em:
http// www .law. harvard.edu/
faculty/faculty-workshops/faculty-workshopsecure/ vermeule.faculty.
workshop. spring2013.pdf. Acesso em 06/03/2014.
LEAL, Fernando. Inclinações
pragmáticas no direito administrativo: nova agenda, novos
problemas. O caso do PL 349/15. In: Fernando Leal e José
Vicente Santos de Mendonça (Org.). Transformações
do Direito Administrativo: consequencialismo e estratégias
regulatórias. Rio de Janeiro: FGV, 2017.
LEAL, Fernando e MOLHANO,
Leandro. O direito é sempre relevante? Heurística de
ancoragem e fixação de valores indenizatórios em
pedidos de dano moral em Juizados Especiais do Rio de Janeiro.
Direitos Fundamentais & Justiça, 2017.
KAHNEMAN, Daniel e TVERSKY,
Amos. Julgamento sob incerteza: heurísticas e vieses. In:
Daniel Kahneman, Rápido e Devagar: Duas formas de pensar. São
Paulo: Objetiva, 2012, p. 524-539.
TETLOCK, Philip E. e GARDNER,
Dan. Superprevisões. A arte e a ciência de antecipar o
futuro. Trad. Cássio de Arantes Leite. Rio de Janeiro:
Objetiva, 2016.
MacCORMICK, Neil, On Legal
Decisions and Their Consequences: From Dewey to Dworkin, in: New York
University Law Review 58 (1983), pp. 239-258.
SCHUARTZ, Luis Fernando.
Consequencialismo jurídico, racionalidade decisória e
malandragem, in: Revista de Direito Administrativo 248 (2008), pp.
130-158.
SCHUARTZ, L. F. . Quando o Bom é
o Melhor Amigo do Ótimo. A Autonomia do Direito perante a
Economia e a Política da Concorrência. Revista de
Direito Administrativo, v. 1, p. 96-127, 2007.
MÓDULO
III - Questões e Políticas da Macroeconomia – 10
h/a
Objetivo Geral:
O
objetivo é apresentar conceitos básicos que permitam
entender a conjuntura macroeconômica e as políticas
governamentais (adotadas pelo Banco Central, pelo Ministério
da Fazenda etc.). A final do curso, o magistrado estará apto
a:
- Analisar como a evolução
do PIB, do desemprego, da inflação, a expansão e
a contração da economia, as políticas monetárias
e de juros, cambial, o orçamento público e a dívida
do governo, a situação econômica internacional e
a distribuição de renda relacionam-se ao fenômeno
da litigância.
Objetivos Específicos:
Ao final do módulo, o
magistrado estará apto a:
- Compreender questões
macroeconômicas, inclusive temas polêmicos como a
política de juros, a independência do Banco Central, a
evolução do orçamento governamental e sua
dívida, metas de inflação e justiça
social;
- Usar os conceitos
supramencionados como substrato de decisões;
- Usar os efeitos econômicos
decorrentes de demandas de massa como um elemento a ser considerado
na tomada de decisão.
Conteúdo Programático:
a. PIB, renda, despesa, e o
fluxo circular macroeconômico;
b. Moeda, política
monetária e de juros, moeda internacional (dólar),
novas moedas (“bitcoins”) e os bancos;
c. Inflação e
desemprego; tipos de desemprego (conjuntural e estrutural; a
inteligência artificial e o desemprego);
d. Conceitos básicos de
Balanço de Pagamentos;
e. Justiça social:
pobreza e distribuição de renda; políticas
públicas dirigidas ao problema;
f. O Papel crucial da
Produtividade.
Carga horária: 10
horas-aula, divididas da seguinte forma:
9h00 às 9h50 - O fluxo
circular da economia; PIB, PIB potencial, recessão, inflação
e desemprego;
10h50
às 11h40 – A economia brasileira; a grande crise mundial
de 2008; exposição e debate com o grupo acerca da
influência dessas questões no dia a dia dos juízes.
11h40 às 12h20-
Globalização; evolução tecnológica
e desemprego estrutural.
12h20
às 13h10 – Debate com o grupo sobre os conceitos e as
situações apresentadas, de modo a aperfeiçoar o
entendimento.
Intervalo
14h10
às 15h00 – O balanço de pagamentos e seus
desequilíbrios; moeda internacional; o papel do dólar;
FMI; evolução tecnológica da moeda (“bitcoins”).
15h00 às 15h50- Política
cambial e a sua influência na economia doméstica;
poupança externa e crescimento econômico.
15h50
às 16h40 – Apresentação de exemplos e
casos concretos para a avaliação e debate com o grupo.
16h50
às 17h40 – A justiça social; pobreza e
distribuição de renda; medição do
problema e políticas adequadas para sua solução;
o caso brasileiro e a experiência internacional; o papel da
produtividade na promoção do crescimento econômico
e na redução da pobreza.
17h40
às 18h30 – Debate sobre o tema justiça social com
o grupo.
Metodologia:
Apresentação
expositiva e dialogada com exemplos e estudos de casos.
Em todos os temas haverá
inicialmente uma apresentação dos conceitos importantes
e sua utilização prática, imediata, em exemplos
sobre a economia brasileira ou de outros países. Em seguida
haverá a solicitação de comentários e
opiniões por parte do grupo, os quais serão debatidos à
luz dos conceitos e ideias apresentados, com foco em exemplos que
reflitam a atuação dos magistrados. Sobre a análise
dos casos, o professor trará situações
cotidianas e seus potenciais reflexos em casos que chegam aos
tribunais.
Avaliação para a
aprendizagem:
Solicitação de
escolha, por parte de cada aluno, de um dos temas abordados como
assunto para uma exposição, por escrito e sintética,
dos conceitos discutidos, das dúvidas e debates consequentes,
à luz da sua experiência como magistrado.
Avaliação de
Reação
Buscando o constante
aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por
esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a
um questionário em que informarão seu grau de
satisfação com os temas do curso, a desenvoltura
PROFESSOR: Antonio Carlos Pôrto
Gonçalves
CURRÍCULO: Mestre e
Doutor em Economia pela Universidade de Chicago. Aperfeiçoamento
no Programa de Desenvolvimento de Executivos de Alto Nível -
University of Western Ontario, School of Business Administration.
Engenheiro Industrial pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).
Professor Titular de Economia na Universidade Federal Fluminense
(UFF). Professor Titular de Economia na Fundação
Getulio Vargas (FGV). Professor Fundador da Escola Direito da
Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV
Direito Rio). Atualmente é Diretor de Estudos de Novos
Negócios da FGV e membro do Comitê de Pesquisas
Aplicadas da FGV; anteriormente foi Diretor do Instituto Brasileiro
de Economia da FGV e Diretor da Área de Cursos Incompany da
FGV.
Bibliografia:
O Professor da matéria
desenvolverá texto específico relativo ao objeto da
disciplina, o qual será circulado previamente à aula,
para fins de balizamento do conhecimento. Além desse texto
específico, sugerem-se as seguintes fontes como bibliografia
complementar:
Banco Mundial. Disponível
em: < data. worldbank .org >. Acessado em: 3 de Maio de 2018
Contas Regionais 2015: queda no
PIB atinge todas as unidades da federação pela primeira
vez na série». IBGE. 16 de novembro de 2017. Acessado em
9 de Maio de 2018
Deaton, A. The Great Escape:
health, wealth, and the origins of inequality. Princeton: Princeton
University Press. 2013.
Levantamento Nacional de
Informações Penitenciárias (Infopen). Acessado
em 9 de Maio de 2018
Malthus, Thomas Robert. An Essay
on the Principle of Population. London: John Murray. 1826. Disponível
em http// www. econlib. org /library/ Malthus/malPlong1.html>.
Acessado em 3 de maio de 2018.
Mankiw, N. Gregory. Introdução
à Economia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2013.
Mankiw, N. Gregory.
Macroeconomia. Editora GEN. Rio de Janeiro, 2015.
Mccloskey, Deirdre N. _How to Be
Human--Thoughts of an Economist_.Ann Arbor: University of Michigan
Press, 2000
Milanovic, Branko. Worlds Apart:
Measuring International and Global Inequality. PRINCETON; OXFORD:
Princeton University Press, 2005. Disponível em http// www.
jstor. org /stable /j.ctt7t4v9. Acessado em 3 de maio de 2018
Piketty, Thomas. O Capital no
Século XXI. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014
Rawls, John. A Theory of
Justice. Cambridge. Ed. Belknap Press, 2005.
Retrato das Desigualdades de
Gênero e Raça. IPEA. Acessado em 9 de Maio de 2018
Shiller, Robert J. Macro
markets: creating institutions for managing society's largest
economic risks. Oxford: Clarendon. 1993
Veloso, F. e outros
organizadores: Desenvolvimento Econômico, uma perspectiva
brasileira. Elsevier Editora, Rio de Janeiro. 2013.
MÓDULO
IV - Empresas, Consumidores e Mercados: Fundamentos Microeconômicos
– 10 h/a
Objetivo Geral:
Este
módulo visa introduzir elementos básicos da teoria
econômica, a partir da ótica do comportamento dos
agentes econômicos, de modo que, ao final, o magistrado esteja
apto a reconhecer e usar esses elementos na tomada de decisão.
Objetivos Específicos:
Ao final do módulo, o
magistrado estará apto a
- Utilizar os pressupostos
básicos de cada um dos cinco temas elencados abaixo em seu
processo decisório;
- Compreender de forma mais
aprofundada as questões econômicas que se encontram
presentes nas diferentes disciplinas jurídicas;
- Avaliar como as teorias
econômicas sobre empresa e consumo possuem reflexos práticos
nas causas em curso;
- Usar princípios para
precificação de ativos na decisão de causas que
tenham essa questão por substrato.
Conteúdo Programático:
a. Teoria do Consumidor
b. Teoria da Empresa
c. Excedente Total e Bem-Estar
d. Estruturas e Equilíbrios
de Mercado
e. Princípios da
Precificação de Ativos
Carga horária: 10
horas-aula, divididas da seguinte forma:
9h00 às 9h50 - destinada
a exposição dialogada do pressuposto da Racionalidade
Econômica e da Teoria do Consumidor 1 (utilidade, curvas de
indiferença).
9h50
às 10h40 – destinada a exposição dialogada
da Teoria do Consumidor 2 (restrições orçamentárias;
decisão ótima).
10h50
às 11h40 – destinada a exposição dialogada
da Teoria Neoclássica da Empresa (funções de
custos; decisão ótima)
11h40 às 12h20- destinada
a estudos de casos aplicados ao Direito e debates (Teoria do
Consumidor e Teoria da Empresa)
12h20 às 13h10 -
destinada a estudos de casos aplicados ao Direito e debates (Teoria
do Consumidor e Teoria da Empresa)
Intervalo
14h10 às 15h00 -
destinada a exposição dialogada, estudos de casos e
debates: Excedente do Consumidor e da Empresa, Teoria do Bem-Estar
Social, Externalidades Positivas e Negativas.
15h00 às 15h50- destinada
a exposição dialogada, estudos de casos e debates:
Mercado Competitivo, Monopólio, Oligopólio,
Concorrência Monopolística.
15h50 às 16h40 -
destinada a exposição dialogada, estudos de casos e
debates: Eficiência de Mercado, Caixa de Edgeworth, Curva de
Contratos, Teorema Fundamental do Bem-Estar.
16h50 às 17h40 -
destinada a exposição dialogada, estudos de casos e
debates: Eficiência de Mercado, Caixa de Edgeworth, Curva de
Contratos, Teorema Fundamental do Bem-Estar.
17h40 às 18h30 -
destinada a exposição dialogada, estudo de caso e
debates: Exemplos de precificação de ativos.
Metodologia:
Abordagem expositiva e
colaborativa, contando com a participação dos
magistrados na construção do conhecimento. Estudo de
casos práticos relacionados a cada tema.
A abordagem pedagógica
privilegiará formas de discussão do tema das seguintes
maneiras:
a) Aulas expositivo-dialogadas,
com a definição e apresentação dos
conceitos centrais e o incentivo à participação
dos magistrados, de forma espontânea ou instigada, para
interpretar exemplos, complementar ideias e sugerir formas de
aplicação.
b) Aplicação das
ideias e conceitos a partir de casos práticos,
privilegiando-se as questões que possam ser enfrentadas pelos
juízes no seu dia a dia, a fim de que tal reflexão se
dê da maneira mais proveitosa possível.
A professora testará a
apreensão do conteúdo conferido ao longo das
explanações dialogadas da jurisprudência dos
tribunais superiores, e os reconstruirão sob a forma de
problema. Em seguida, será conferido prazo de 15 minutos para
os alunos, reunidos em grupos de até 6, discutirem, à
luz da teoria tratada por meio das aulas expositivo-dialogadas. Serão
conferidos mais 10-15 minutos para explanação dos
principais tópicos levantados por cada grupo e, na sequência,
deverá ser realizado um fechamento do debate.
Avaliação para a
aprendizagem:
Discussão em sala de aula
de estudos de casos; elaboração escrita de análise
sintética de um dos casos discutidos em sala.
Avaliação de
Reação
Buscando o constante
aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por
esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a
um questionário em que informarão seu grau de
satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos
docentes, a metodologia empregada e a adequação do
ambiente educacional como um todo.
PROFESSORA: Luciana Yeung (YEUNG
LUK TAI)
CURRÍCULO: Professora
Tempo Integral Adjunta e Coordenadora do Curso de Graduação
em Economia do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Doutora em
Economia pela Escola de Economia de São Paulo, da Fundação
Getúlio Vargas (EESP-FGV). Possui graduação em
Economia pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em
Economia Aplicada - University of Wisconsin - Madison (2002) e em
Relações Trabalhistas - University of Wisconsin -
Madison (2001). Foi Pesquisadora Visitante na Escola de Direito
(Boalt Hall) da Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA).
Membro-fundadora e ex-Presidente (2016) da ABDE, Associação
Brasileira de Direito e Economia. Coordenadora do NIAN, Núcleo
em Instituições e Ambiente de Negócios do
Insper. Suas áreas de pesquisa e especialização
são: Análise Econômica do Direito (Law and
Economics), Nova Economia Institucional, Microeconomia Aplicada, e
Relações Trabalhistas.
Bibliografia:
A Professora da matéria
desenvolverá texto específico relativo ao objeto da
disciplina, o qual será circulado previamente à aula,
para fins de balizamento do conhecimento. Além desse texto
específico, sugerem-se as seguintes fontes como bibliografia
complementar:
COOTER, Robert; ULEN, Thomas.
Direito e Economia. 5ª ed. Bookman, 2010.
MANKIW, Gegory. Princípios
de micro e macro. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
PINHEIRO, Armando Castelar;
SADDI, Jairo. Direito, economia e mercados. Rio de Janeiro: Campus,
2005.
PORTO, Antônio José
Maristrello; SAMPAIO, Patrícia Regina Pinheiro (org.). Direito
e economia em dois mundos: doutrina jurídica e pesquisa
empírica. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
POSNER, Richard. Economic
Analysis of Law. Nova Iorque: Aspen Publishers, 1998.
SHAVELL, Steven. Foundations of
economic analysis of law. Belknap Press, 2004.
YEUNG,
Luciana. “Análise Econômica do Direito
Antitruste”. In RODAS, João Grandino (coord). Direito
Concorrencial: Avanços e Perspectivas – Edição
Comemorativa aos 5 Anos de Vigência da Lei 12.529/2011.
“Coleção Biblioteca de Direito e Economia –
Vol. 5”, 2017.
Avaliação
para a aprendizagem final:
A avaliação do
curso consistirá de duas etapas:
a) mediante acompanhamento e
observação dos participantes por parte do
docente/facilitador durante todo o curso, com foco nas atividades
práticas, tendo por critérios o interesse, a
assiduidade, a pontualidade, a postura adequada e a capacidade de
relacionamento interpessoal do aluno; e b) ao final de cada módulo,
os alunos deverão elaborar trabalho individual sucinto,
apresentando análise de caso concreto envolvendo
jurisprudência e apresentando conclusões, sempre de
ordem prática e com impactos das conclusões na
atividade jurisdicional.
Os docentes, juntamente com o
coordenador do curso, elaborarão relatório consolidando
os dados das duas etapas e indicando a aprovação ou não
do cursista, acompanhado de justificativa.
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 13/03/2020. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 12/03/2020 às 13:14:54.