PORTARIA
EMARF Nº TRF2-PTE-2020/00028, DE 19 DE OUTUBRO DE 2020
Dispõe
sobre a aprovação do Plano de Curso Lei nº
13.964/2019 - "Lei Anticrime": Parte 2, promovido pela
EMARF.
O
Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições e,
Considerando
o art. 93, II, "c", e IV, da Constituição
Federal, que prevê a participação em cursos
oficiais ou reconhecidos de formação e aperfeiçoamento
de magistrados como etapa obrigatória do processo de
vitaliciamento e como requisito para promoção na
carreira;
Considerando
a Resolução n° 02, de 8 de junho de 2016, da Escola
Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de
Magistrados (ENFAM), que dispõe sobre os programas para a
formação e o aperfeiçoamento de magistrados e
regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a formação
inicial e o aperfeiçoamento de magistrados e de formadores;
Considerando
a Resolução nº 07, de 7 de dezembro de 2017, que
dispõe sobre as diretrizes pedagógicas para a formação
e o aperfeiçoamento de magistrados.
RESOLVE:
Art.
1º - Aprovar o Plano de Curso Lei nº 13.964/2019 - "Lei
Anticrime": Parte 2, conforme anexo desta Portaria.
Art.
2º - A Assessoria Executiva da EMARF cuidará da gestão
dos documentos referentes à execução do Plano de
que trata esta Portaria.
Art.
3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
SERGIO SCHWAITZER
Diretor-Geral
ESCOLA
DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
PLANO DE CURSO
Programa de formação/curso: LEI Nº 13964/2019 -
"LEI ANTICRIME" - PARTE 2
Informações gerais:
Categoria/natureza do curso: Formação continuada
Escola/instituições parceiras responsável pela
realização do curso: Escola da Magistratura Regional
Federal da 2ª Região
Coordenação: Marcello Ferreira de Souza Granado
Períodode inscrição: de 23/10/2020 a 22/11/2020
Período de realização: de 23/11/2020 a
04/12/2020
Modalidade: EAD
Carga horária: 20 horas/aula
Frequência Mínima: 100%
Público-alvo: Magistrados
Númerode vagas: 30
Númerode turmas: 1
Local de realização: Plataforma Moodle
Ementa:
Abuso de Autoridade: teoria e prática
Justificativa:
A Lei nº 13964/2019 desde seu nascedouro (e ainda enquanto
projeto de lei) tem sido objeto de grandes dúvidas e debates,
suscitando entre os aplicadores do direito muitas controvérsias.
O curso tem por objetivo estudar os principais tópicos da nova
lei, sob aspecto doutrinário e jurisprudencial, com abordagens
preferencialmente de cunho prático, para capacitar os
magistrados à adoção, por um lado, de condutas
compatíveis com os mandamentos legais e, por outro, no
conhecimento necessário à sua aplicação
no exercício da jurisdição.
Objetivo geral:
Atualizar os participantes quanto às normas previstas na Lei
nº 13964/2019, de forma que os magistrados possam proferir
decisões e sentenças de modo mais preciso, adequado e
célere, à luz das novidades trazidas, visando
principalmente trazer mais segurança jurídica.
Espera-se que estejam os magistrados mais seguros e capacitados a
oferecer uma melhor prestação jurisdicional no que
concerne aos temas abrangidos.
Objetivos específicos:
Os participantes deverão desenvolver as seguintes capacidades
para o aperfeiçoamento do exercício profissional, em
relação à nova Lei:
- Identificar e analisar criticamente as principais alterações
realizadas no Código Penal, na Lei dos Crimes Hediondos, na
Lei de Drogas e no Estatuto do Desarmamento.
- O magistrado estará apto a utilizar as medidas
assecuratórias, de maneira a tornar efetivo os efeitos da
condenação, mormente diante da introdução
do instituto do confisco alargado no Direito Penal brasileiro.
Conteúdo programático:
Alterações Legislativas: Alterações no
Código Penal, na Lei dos Crimes Hediondos, na Lei de Drogas e
no Estatuto do Desarmamento.
Efeitos da Condenação: Efeitos da Condenação;
Perdimento de bens; Medidas Assecuratórias; Lei de Lavagem de
Capitais e Lei de Interceptações Telefônicas;
Modificações.
Carga horária: 20h/aula
Dia 23/11/2020 - Ambientação (2 horas)
De 24/11/2020 a 04/12/2020 - Leitura dos arquivos disponibilizados,
bem como dos comentários do tutor. Fórum de debate para
análise e discussão dos temas apresentados. (18 horas)
Metodologia: A plataforma utilizada é a Moodle.
O curso será iniciado no dia 23 de novembro de 2020, quando
será aberto o fórum de ambientação para
que o Tutor se apresente, forneça informações
gerais do curso e incentive os participantes a se apresentarem.
Ademais, a ambientação ajudará os magistrados a
se acostumarem à ferramenta.
A abordagem pedagógica privilegiará formas de discussão
do tema das seguintes maneiras:
a) Apresentação de temas pelo tutor, seguida de debates
que possibilitarão uma atitude pró-ativa dos
magistrados com as questões levantadas. A cada dia será
disponibilizada uma parte do material, além de outros textos
pertinentes, e será realizado um debate em fórum sob a
condução e orientação do tutor.
b) Problematização/reflexão conjunta dos
magistrados acerca dos temas propostos, selecionados pelo
tutor/coordenador da atividade, com enfoque em questões
práticas a serem enfrentadas pelos juízes no trabalho
cotidiano, a fim de que tal reflexão se dê da maneira
mais proveitosa possível.
O fórum de debates será realizado de forma assíncrona.
O instrutor atuará com equipamento móvel e dará
suporte e monitoria nos fóruns de forma simultânea à
intervenção do aluno.
Dia 23/11/2020: Ambientação
Fórum para que o Tutor se apresente, forneça
informações gerais do curso e incentive os
participantes a se apresentarem.
De 24/11/2020 a 04/12/2020: Módulo único: Alterações
Legislativas / Efeitos da Condenação
(Tutor) Disponibilização de informações,
vídeos, slides, apresentações e artigos.
(Participantes) Leitura dos arquivos disponibilizados, bem como dos
comentários do tutor e participação nos fóruns
de debate para análise e discussão sobre os temas
apresentados.
Programação:
Data de início: 23/11/2020
Data de término:23/11/2020
carga horária: 2 horas
Assunto a ser tratado: Ambientação
Data de início: 24/11/2020
Data de término:04/12/2020
carga horária: 18 horas
Assunto a ser tratado: Alterações Legislativas /
Efeitos da Condenação
Avaliação do cursista:
A avaliação de aprendizagem consistirá de duas
etapas:
a) acompanhamento/observação dos participantes por
parte do docente/facilitador durante todo o curso, em especial quando
das atividades ativas, sendo sempre considerados, além do
conhecimento, a assiduidade, a pontualidade, a postura, o
relacionamento interpessoal, o interesse e a participação
dos cursistas;
b) participação nos fóruns durante o período
ativo (discussões/debates), apresentando conclusões,
sempre de ordem prática, e impactos das conclusões na
atividade jurisdicional.
O docente/coordenador do curso elaborará relatório
consolidando os dados das duas etapas e indicando a aprovação
ou não do cursista.
Avaliação de Reação:
Buscando o constante aperfeiçoamento das atividades
educacionais promovidas por esta Escola, ao final do curso os
participantes responderão a um questionário em que
informarão seu grau de satisfação com os temas
do curso, a desenvoltura
dos docentes, a metodologia empregada e a adequação do
ambiente educacional como um todo.
Docentes:
• Marcello Ferreira de Souza Granado - Desembargador Federal do
Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Autor de livro e
artigos jurídicos. Pós-graduado em Direito Civil.
Membro da ENCCLA (Estratégia Nacional de Combate à
Corrupção e à Lavagem de Dinheiro).
Link do currículo lattes: lattes. cnpq. br / 5219913641804498
Bibliografia, bibliografia complementar e acesso à
bibliografia:
SOUZA, Renee do Ó (Organizador), Lei Anticrime: Comentários
à Lei 13.964/2019, 1ª Ed. - Editora D'Plácido,
2020.
CUNHA, Rogério Sanches, Lei 13.964/2019 – Comentários
às alterações no CP, CPP e LEP, 1ª Ed. -
Editora Juspodivm, 2020.
Código de Processo Penal. Disponível em http : / /www .
planalto. gov. br /c civil_03 /Decreto-Lei /Del3689.htm
TÁVORA, Nestor. Curso de Direito Processual Penal, 11ª Ed
- Juspodivm, 2016.
CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal – 22ª Ed. –
São Paulo: Saraiva, 2015.
BATISTI, Leonir. Curso de Direito Processual Penal. Vol. II -
Atualizada de Acordo com a Lei 12.403/2011. 4 ed. Juruá, 2012
Marcello Granado
Magistrado responsável pelo curso
Desembargador Federal Sergio Schwaitzer
Diretor-Geral da EMARF
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 17/12/2020. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 16/12/2020 às 12:26:21.