PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2021/00004, DE 19 DE FEVEREIRO DE
2021
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso
"Formação de Formadores Sistematizada Nível
1 Módulo 3", a ser promovido pela EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores.
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "Formação
de Formadores Sistematizada Nível 1 Módulo 3", a
ser promovido pela EMARF, conforme o plano/projeto de curso anexo a
esta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos necessários e da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
SERGIO SCHWAITZER
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
PLANO DE CURSO
Programa de formação/curso: Formação de
Formadores Sistematizada Nível 1 Módulo 3
Informações gerais:
Categoria/natureza do curso: Formação de Formadores.
Escola/instituições parceiras responsável pela
realização do curso: EMARF.
Coordenação: Juízes Federais Fernanda Duarte,
Márcia Nunes e Vladimir Vitovsky.
Períodode inscrição: 26/07/2021 a 25/08/2021.
Período de realização: 26/08/2021 a 27/08/2021.
Modalidade: Semipresencial.
Carga horária: 22,4 horas/aula.
Frequência Mínima: 100% para certificação.
Público-alvo: Magistrados e demais profissionais (pedagogos,
psicólogos, assistentes sociais e servidores, dentre outros)
que atuem em processo de formação, coordenação
pedagógica e orientação de processos educativos
das escolas judiciais.
Númerode vagas: 40
Númerode turmas: 1
Locais de realização: EMARF e Plataforma Moodle.
Ementa: Diretrizes da Formação de Formadores e da
Formação de Juízes. Os métodos ativos na
formação de magistrados. A avaliação dos
cursos de formação de magistrados. O planejamento de
ensino no contexto da magistratura. A elaboração de um
Curso de formação e aperfeiçoamento de
magistrados.
Justificativa: Compete às Escolas de Magistratura Regionais
Federais, dentre outras atribuições, realizar cursos
oficiais para formação inicial, vitaliciamento,
promoção e formação continuada na
carreira da magistratura federal; definir as diretrizes específicas
para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados; promover a realização de cursos inerentes
aos objetivos da magistratura federal, com ênfase na formação
humanística. Destarte, deve a Escola contribuir para o
aprimoramento do serviço judiciário, a partir de ações
educacionais voltadas à formação profissional
dos educadores atuantes na formação dos magistrados
federais da segunda região.
A atuação do magistrado como docente demanda proposta
formativa que deverá ser elaborada com bases em princípios
e nos saberes da prática e para a práxis dos referidos
docentes no contexto das necessidades formativas do
magistrado-discente, tal qual preceituado pela ENFAM. Isso implica o
reconhecimento do protagonismo dos nomeados atores para, de forma
coletiva e colaborativa, se debater formas de capacitações
e proposições para a formação de
formadores de magistrados.
O evento, também, será relevante para difundir
práticas, possibilidades e perspectivas de formação
de formadores, bem como, discutir o papel das Comissões
temáticas na EMARF, debater a proposta de Resolução
e portarias regulamentando os cursos de formação, os
instrumentos de avaliação, os saberes e as competências
dos magistrados, e a utilização dos métodos
ativos nos cursos de formação. É esse contexto
que se fundamenta a realização do Curso de Formação
de Formadores Regional do TRF2, nos moldes previstos pela ENFAM
seguindo rigorosamente o Programa da Formação
Sistematizada Nível 1 Módulo 3.
Objetivo geral: Reorganizar a prática docente do magistrado
formador, considerando seu percurso de trabalho, sua formação,
as experiências e os conhecimentos pedagógicos
desenvolvidos.
Objetivos específicos:
a) Analisar, individual e coletivamente, o processo de formação
e a atividade docente no contexto da magistratura;
b) Avaliar aspectos relacionados ao trabalho desenvolvido pelo
formador a partir da sua prática docente, que contribuem para
o desenvolvimento da perspectiva ética e humanística na
atuação do magistrado;
c) Articular fundamentos/conhecimentos pedagógicos à
prática docente, apoiando o desenvolvimento de metodologias
ativas e de processos avaliativos a partir da troca de experiência
entre os formadores.
Conteúdos
O desenvolvimento do módulo 3 visa o debate em torno de
temáticas que constituem a rotina do formador e que tendo em
vista a amplitude de possibilidades de compreensão e condução
na prática educativa, merecem a análise mais
aprofundada e o debate que permita a construção de uma
percepção coletiva do assunto. Assim, poderão
compor os temas tratados nas palestras e grupos de trabalho do
módulo:
• A exposição dialogada
• Avaliação nos cursos de formação
profissional continuada
• A seleção de Estratégias de Ensino e de
Aprendizagem utilizando metodologias ativas
• O planejamento de ensino no contexto da magistratura
Módulo 3 – Módulo de
sistematização – Reflexões sobre a
prática docente - Presencial – 17,6 horas/aula
|
O saber docente –
elementos constitutivos do trabalho educativo
Características
da Formação Profissional Continuada do Docente no
contexto da magistratura
A construção
coletiva do saber docente
A participação.
O uso de
metodologias ativas e a problematização
A avaliação
O planejamento do ensino no contexto da
magistratura.
|
Oficina Temática
1 – Promoção da participação do
aluno no desenvolvimento da aula expositiva
Formadores: Juízes Federais Fernanda
Duarte, Márcia Nunes e Vladimir Vitovsky.
|
Oficina Temática
2 – O desenvolvimento de processos avaliativos ao longo do
processo de ensino e de aprendizagem
Formadores: Juízes Federais Fernanda
Duarte, Márcia Nunes e Vladimir Vitovsky.
|
Oficina Temática
3 - Aspectos da comunicação que apoiam o
desenvolvimento da atuação docente
Formadores: Juízes Federais Fernanda
Duarte, Márcia Nunes e Vladimir Vitovsky.
|
Oficina Temática
4 – Planejamento: a organização de estratégias
de ensino para o desenvolvimento de competências
Formadores: Juízes Federais Fernanda
Duarte, Márcia Nunes e Vladimir Vitovsky.
|
Ambiente Virtual de Aprendizagem –
Plataforma Moodle (4,8 horas/aula) Análise das produções
dos grupos – reflexões sobre a atuação
do magistrado formador
|
Metodologia: A proposta para o desenvolvimento das ações
educativas observa os princípios e fundamentos expressos nas
Diretrizes Pedagógicas da Enfam e buscam garantir a prática
como elemento mediador para a construção do
conhecimento e a estruturação do conhecimento
pedagógico articulado à atuação do
magistrado.
A proposta metodológica para o desenvolvimento do Curso
abrangerá a realização 4 (quatro) Oficinas
sequenciais, consistentes nas atividades práticas, da seguinte
forma:
• Exposição dialogada - Análises reflexivas
articulando eixos da ação educativa: fundamentação
teórica, metodologia e modalidades de ensino.
• Apresentações - Apresentação de
aulas com a utilização de métodos ativos,
instrumentos de avaliação, programa de cursos.
• Grupos de Trabalho - Debate e formulação de
propostas acerca de diferentes aspectos da formação dos
formadores.
• Simulações e dramatizações;
• Estudos de caso construídos durante a própria
aula;
• Utilização da Estratégia do GVGO, do
Philips 66 e do Quatro Cantos.
As atividades propostas serão permeadas por debates e
acontecerão em momentos abertos para o conjunto dos
participantes e atividades em grupos menores envolvendo temáticas
de maior interesse de cada participante.
De forma geral, na exposição dialogada deverão
ser apresentadas visões teóricas contextualizadas sobre
o tema, com base nas práticas e desafios do contexto
institucional da magistratura, e com participação ativa
dos alunos.
Os Grupos de trabalho conterão no máximo 8 (oito)
integrantes para discussão dos temas propostos e produção
coletiva das atividades práticas.
• Programação
1º Dia
|
26/08/21
9h -
12h40
4,4 horas/aula
|
Oficinas sobre questões da prática
docente: Promoção da participação do
aluno no desenvolvimento da aula expositiva – Juízes
Federais Fernanda Duarte, Márcia Nunes e Vladimir Vitovsky.
|
26/08/21 14h20 - 18h 4,4
horas/aula
|
Oficinas sobre questões da prática
docente: O desenvolvimento de processos avaliativos ao longo do
processo de ensino e de aprendizagem – Juízes
Federais Fernanda Duarte, Márcia Nunes e Vladimir Vitovsky
|
2º Dia
|
27/08/21
9h-12h40
4,4 horas/aula
|
Oficinas sobre questões da prática
docente: Aspectos da comunicação que apoiam o
desenvolvimento da atuação docente – Juízes
Federais Fernanda Duarte, Márcia Nunes e Vladimir Vitovsky.
|
27/08/21
14h20-18h
4,4 horas/aula
|
Oficinas sobre
questões da prática docente: – Planejamento: a
organização de estratégias de ensino para o
desenvolvimento de competências – Juízes
Federais Fernanda Duarte, Márcia Nunes e Vladimir Vitovsky.
***
Ambiente virtual de Aprendizagem (Plataforma
Moodle) (4,8 horas/aula) - Análise das produções
dos grupos – reflexões sobre a atuação
do magistrado formador
|
Avaliação do cursista:
A avaliação de aprendizagem consistirá de duas
etapas:
a) participação, com acompanhamento/observação
dos participantes por parte do docente/facilitador durante todo o
curso, em especial quando das atividades ativas, sendo sempre
considerados, além do conhecimento, a assiduidade, a
pontualidade, a postura, o relacionamento interpessoal, o interesse e
a participação dos cursistas;
b) trabalho em grupo realizado durante o período ativo
(discussões/debates/estudos sobre os casos indicados),
apresentando
conclusões, sempre de ordem prática, e impactos das
conclusões na atividade jurisdicional.
Os coordenadores, em conjunto, elaborarão relatório
consolidando os dados das duas etapas e indicando a aprovação
ou não do cursista, acompanhada da justificativa,
conferindo-se o grau Satisfatório, Satisfatório com
Ressalvas e Insatisfatório.
Avaliação de Reação:
Buscando o constante aperfeiçoamento das atividades
educacionais promovidas por esta Escola, ao final do curso os
participantes responderão a um questionário em que
informarão seu grau de satisfação com os temas
do curso, a desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada e a
adequação do ambiente educacional como um todo.
Bibliografia:
Bordenave, Juan Diaz. Estratégias de Ensino e Aprendizagem.
Editora Vozes.
Gil, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior.
Editora Atlas.
Gil, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. Editora
Atlas
Libâneo, José Carlos. Editora Cortez.
Moreto, Vasco. Planejamento - Planejando a Educação
para o Desenvolvimento de Competências. Editora Vozes.
Docentes e Coordenadores:
Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva – Juíza Federal
Titular da 3a Vara Federal de Execução Fiscal/RJ.
Doutora (2003) e Mestre (1999) em Direito Constitucional e Teoria do
Estado pela PUC/RJ. Graduada em Direito pela Universidade Católica
de Petrópolis (1991) e em Lingua Inglesa pela University of
Cambridge (1990). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação
em Direito da Universidade Estácio de Sá, atuando no
NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE DIREITO, CIDADANIA, PROCESSO E
DISCURSO. Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade
Federal Fluminense. Coordenadora do Laboratório Fluminense de
Estudos Processuais/LAFEP e pesquisadora do Instituto de Estudos
Comparativos em Administração de Conflitos
(NUPEAC/InEAC/PROPPI), participando dos Convênios CAPES/SPU
(Programas de Pós-Graduação argentinos) e
Pró-África do CNPq (Faculdade de Direito Agostinho
Neto/Angola), dos projetos PRONEX/CNPq/FAPERJ e do Edital
FAPERJ/Grupos Emergentes. Bolsista do Departamento de Estado
Norte-Americano (Programa International Visitors IV). Colaboradora do
ALR Int da Thomson Reuters. Global Ethics Fellow of the Carnegie
Council. Leciona as disciplinas Processo Civil, Jurisdição
onstitucional, Direito Constitucional e Constitucionalismo
Norte-americano. Tem interesse investigativo nas áreas
temáticas: relações entre Tribunal e Sociedade;
administração de conflitos, cultura jurídica,
jurisdição constitucional e democracia; formação
da decisão judicial e análise jurisprudencial;
gramática da decisão judicial; análise do
discurso jurídico, processo e práticas processuais,
princípios constitucionais e direitos humanos; igualdade
jurídica; estado democrático de direito e acesso à
justiça e ao direito e ao devido processo legal e
constitucionalismo norte-americano. Associada ao CONPEDI, ABCP e LSA.
Márcia Maria Nunes de Barros - Juíza Federal,
Presidente da Comissão de propriedade intelectual. Mestre em
Políticas Públicas, Estratégias e
Desenvolvimento – UFRJ.
Vladimir Santos Vitovsky – Juiz Federal Titular da 9a Vara
Federal de Execução Fiscal/RJ, doutorando do Programa
de Doutoramento “Direito, Justiça e Cidadania no Século
XXI, em Direito e Sociologia da Universidade de Coimbra, membro da
Comissão do CAE/EMARF, Coordenador da Comissão de
Gestão da Administração Judiciária. Juiz
Formador. Coordenador do Curso de Formação Inicial de
Magistrados 2012, Coordenador do Curso de Formação
Inicial de Magistrados 2015 e Coordenador do Curso de Formação
Inicial de Magistrados 2020.
Desembargador Federal Sergio Schwaitzer
Diretor-Geral da EMARF
Juíza Federal Fernanda Duarte
Coordenadora do curso
Juíza Federal Márcia Nunes
Coordenadora do curso
Juiz Federal Vladimir Vitovsky
Coordenador do curso
Módulo III –
dias 26/08 e 27/08/2021 – Manhã e Tarde
Coordenadores-Gerais:
Juízes Federais Fernanda Duarte, Márcia Nunes e
Vladimir Vitovsky.
Formadores: Juízes
Federais Fernanda Duarte, Márcia Nunes e Vladimir Vitovsky.
Análise das
produções dos grupos – reflexões sobre a
atuação do magistrado formador (AVA – Plataforma
Moodle)
Módulo
3 – Módulo de sistematização –
Reflexões sobre a prática docente - Presencial -
17,6 horas/aula e 4,8 horas/aula (AVA) – Total: 22,4
horas/aula
|
Objetivo
|
Conteúdo
|
Estratégias
|
Recursos
|
Horas
Físicas
|
Carga
Horária
|
Horas/aula
|
Avaliação
|
Oficina
Temática 1 – Promoção da participação
do aluno no desenvolvimento da aula expositiva - Dia 26/08 das
9h-12h40n (4,4 horas/aula)
|
Promover a
participação do aluno na aula expositiva
|
Participação.
Aula expositiva dialogada.
|
Exposição
dialogada
|
Data show e
Power point
|
9h-10h
|
1h
|
1,2
|
Participação
|
|
|
Simulação
|
Mesas e
Cadeiras móveis
|
10h- 12h
|
2h
|
2,4
|
|
|
|
sumarização
|
Objeto da
palavra
|
12h- 12h40
|
40´
|
0,8
|
|
Oficina
Temática 2 – O desenvolvimento de processos
avaliativos ao longo do processo de ensino e de aprendizagem Dia
26/08 das 14h20-18h (4,4 horas/aula)
|
Usar
metodologias ativas e problematizar o conteúdo
|
Problematização.
Estudo de caso. Simulação.
|
Exposição
dialogada
|
Data show e
Power point
|
14h20- 15h
|
40`
|
0,8
|
Participação
|
|
|
Estudo de
caso
|
Mesas e
cadeiras móveis
|
15h-16h
|
1h
|
1,2
|
|
|
|
Simulação
|
Mesas e
cadeiras móveis
|
16h-17h30
|
1h30
|
1,8
|
|
|
|
sumarização
|
Objeto da
palavra
|
17h30-18h
|
30`
|
0,6
|
|
Oficina
Temática 3 - O desenvolvimento de processos avaliativos ao
longo do processo de ensino e de aprendizagem Dia 27/08 das
9h-12h40 (4,4 horas/aula)
|
Avaliar de
maneira formativa
|
Avaliação
formativa. Critério/indicador
|
Exposição
dialogada
|
Data show e
Power point
|
9h-10h
|
1h
|
1,2
|
Participação
|
|
|
Simulação
|
Mesas e
Cadeiras móveis
|
10h- 12h
|
2h
|
2,4
|
|
|
|
Sumarização
|
Objeto da
palavra
|
12h- 12h40
|
40´
|
0,8
|
|
Oficina
Temática 4 – Planejamento: a organização
de estratégias de ensino para o desenvolvimento de
competências Dia 27/08 das 14h20-18h (4,4 horas/aula)
|
Planejar e
organizar estratégias de ensino. Desenvolver competências.
|
Planejamento
de ensino. Competências
|
Philips 66
|
Mesas e
cadeiras móveis
|
14h20- 15h
|
40`
|
0,8
|
Participação
|
|
|
Exposição
dialogada
|
Data show e
Power point
|
15h-16h
|
1h
|
1,2
|
|
|
|
Simulação
|
Mesas e
cadeiras móveis
|
16h-17h30
|
1h30
|
1,8
|
|
|
|
Sumarização
|
Objeto da
palavra
|
17h30-18h
|
30`
|
0,6
|
|
Análise
das produções dos grupos – reflexões
sobre a atuação do magistrado formador –
Registro Reflexivo decorrente da Sumarização –
AVA (Plataforma Moodle) - 4h (4,8 horas/aula)
|
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 04/03/2021. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 03/03/2021 às 13:12:48.