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PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2021/00012, DE 1 DE MARÇO DE 2021

Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso de Formação de Formadores Sistematizada Nível 2 - Novas ferramentas tecnológicas para o ensino remoto, a ser promovido pela EMARF.

O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF), no uso de suas atribuições e,

Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a participação em cursos oficiais ou reconhecidos de formação e aperfeiçoamento de magistrados como etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como requisito para promoção na carreira;

Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho de 2016, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os programas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a formação inicial e o aperfeiçoamento de magistrados e de formadores;

Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as diretrizes pedagógicas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados;

Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de 3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais, judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a formação inicial e o aperfeiçoamento de magistrados e de formadores.

RESOLVE:

Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso de Formação de Formadores Sistematizada Nível 2 - Novas ferramentas tecnológicas para o ensino remoto, a ser promovido pela EMARF, conforme o plano de curso anexo a esta Portaria.

Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos procedimentos e da gestão dos documentos necessários à realização do curso de que trata esta Portaria.

Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.

SERGIO SCHWAITZER

Diretor-Geral

ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO


ANEXO

PLANO DE CURSO


Programa de formação/curso: Formação de Formadores Nível 2 - Novas ferramentas tecnológicas para o ensino remoto

Informações gerais:

Categoria/natureza do curso: Formação de Formadores Nível 2.

Escola/instituições parceiras responsável pela realização do curso: EMARF.

Coordenação: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e servidor pedagogo da ENFAM Fernando Alves

Períodode inscrição: 8/3/2021 a 11/4/2021.

Período de realização: 12 a 16 de abril - 12 a 14 de abril (AVA, plataforma moodle) e 15 e 16 de abril de 2021 (zoom).

Modalidade: EaD (Telepresencial e a distância em Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Carga horária: 24h/a.

Frequência Mínima: 75% para certificação.

Público-alvo: Magistrados e demais profissionais (pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e servidores, dentre outros) que

atuem em processo de formação, coordenação pedagógica e orientação de processos educativos das escolas judiciais.

Númerode vagas: 30

Númerode turmas: 1

Local de realização: EMARF, através de plataforma Zoom e/ou Teams e AVA - Moodle

Ementa: Ensino Remoto e Educação a Distância. Planejamento do Ensino Remoto. Transposição da formação presencial para o ensino remoto. Plataformas virtuais Zoom, Teams, Google Classroom e Moodle. Objetivos educacionais. Os métodos ativos nas aulas telepresenciais. Estratégias de ensino e aprendizagem. Atividades síncronas e assíncronas. Videoaula. Animaker. Screencastify. Novas ferramentas tecnológicas. Mindmaps. Padlet. Mentimeter. Survio. Survey monkey. Kahoot. Google Forms. Google docs. Mapa da empatia on-line. Uso do power point em aulas telepresenciais. Avaliação. Registros Reflexivos e Portfólios com tecnologias e plataformas virtuais. Canva. Adobe Spark. Microsoft Sway Office.

Justificativa: Com o distanciamento/isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, restou inviável, ou ao menos bastante comprometida, a realização de ações formativas presenciais no mesmo espaço físico. Assim, o recurso às plataformas virtuais para realização do ensino remoto. Não obstante já existam várias plataformas para o ensino remoto, bem como já sejam oferecidas diversas ferramentas tecnológicas para viabilizá-lo, ainda há um desconhecimento muito grande quanto a sua operacionalidade e como utilizá-las corretamente, de acordo com os objetivos educativos. Falar em ensino remoto não significa realizar uma mera transposição das aulas presencias para as aulas on-line. É muito mais do que isso: importa em elaborar um planejamento adequado do ensino remoto, articulando os objetivos às atividades síncronas e assíncronas a serem realizadas, bem como em ter pleno domínio da utilização das ferramentas tecnológicas à disposição, para que os objetivos da formação sejam efetivamente alcançados.

Com efeito, compete às Escolas de Magistratura Regionais Federais, dentre outras atribuições, realizar cursos oficiais para formação inicial, vitaliciamento, promoção e formação continuada na carreira da magistratura federal; definir as diretrizes específicas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados; promover a realização de cursos inerentes aos objetivos da magistratura federal, com ênfase na formação humanística. Assim, deve a Escola contribuir para o aprimoramento do serviço judiciário e das próprias ações formativas, a partir de ações educacionais voltadas à formação profissional dos educadores atuantes na formação dos magistrados federais da segunda região, através da utilização, do adequado manuseio das ferramentas tecnológicas.

A atuação do magistrado como docente demanda proposta formativa que deverá ser elaborada com bases em princípios e nos saberes da prática e para a práxis dos referidos docentes no contexto das necessidades formativas do magistrado-discente, tal qual preceituado pela ENFAM. Isso implica o reconhecimento do protagonismo dos nomeados atores para, de forma coletiva e colaborativa, se debater formas de capacitações e proposições para a formação de formadores de magistrados.

O curso será relevante para difundir práticas, possibilidades e perspectivas do ensino remoto na formação de formadores.

Objetivo geral: realizar ações formativas remotas com a utilização adequada das ferramentas tecnológicas virtuais.

Objetivos específicos:

a) Diferenciar ensino remoto (aulas telepresenciais) e educação a distância (EaD);

b) Discutir a transposição da formação presencial para o ensino remoto;

c) Planejar uma ação formativa remota articulando adequadamente os objetivos com as atividades (síncronas e assíncronas) através de ferramentas tecnológicas;

d) Relacionar os objetivos educacionais com as estratégias de ensino e aprendizagem e os métodos ativos nas aulas telepresenciais;

e) Utilizar as Plataformas virtuais Zoom, Teams e Google Classroom;

f) Executar uma apresentação em powerpoint no ensino remoto (em aulas telepresenciais);

g) Utilizar as novas ferramentas tecnológicas: Mindmaps, Padlet, Mentimeter, Survio, Survey monkey, Kahoot, Google docs, Google Forms;

h) Construir o mapa da empatia de forma colaborativa on-line;

i) Elaborar uma Videoaula, utilizando ferramentas tecnológicas como o Canva, o Animaker e o Screencastify;

j) Avaliar no ensino remoto, mormente através de Registros Reflexivos e Portfólios, utilizando tecnologias e plataformas virtuais como o Canva, Adobe Spark e o Microsoft Sway Office.

Conteúdos

O desenvolvimento do curso visa o debate em torno de temáticas que constituem a atual rotina do formador no ensino remoto, e que, tendo em vista a amplitude de possibilidades de compreensão e condução na prática educativa, merecem análise mais aprofundada e debate que permita a construção de uma percepção coletiva do assunto. Serão analisados o

planejamento das ações formativas no ensino remoto, suas terminologias e debatidas a transposição da aula presencial para o ensino remoto (aula on-line, aula telepresencial).

Inicialmente, haverá atividades a serem realizadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), no qual os alunos irão se apresentar, responder a um questionário prévio e criar um email (@gmail.com) específico para o curso. Na oportunidade será trabalhada a diferença entre ensino remoto (telepresencial) e ensino a distância a partir da bibliografia selecionada.

Ambientação no AVA (1º dia – 12/04); Apresentação e Atividades (2º e 3º dias – 13 a 14/04)- Moodle 4h (4,8h/a) 12-14/04.

1. Apresentação através do Glossário (nome, origem etimológica e familiar, hobbies, filme, música, livro, comida, esporte favoritos e expectativas com relação ao curso).

2. Utilização do Banco de dados do Moodle para os Cursos que ministra ou pretende ministrar como formador. (1) Título do curso; (2) Imagem relacionada (ou folder do curso); (3) Breve descrição do curso; (4) Nome do aluno.

3. Questionário de avaliação diagnóstica e verificação de conhecimentos prévios.

4. Fórum para discussão sobre as estratégias de comunicação e o espaço virtual, e os temas abaixo:

• EaD e o Ensino Remoto.

• Conceitos e terminologias.

• Estimulando a participação.

• Os tipos de professores.

• Distinção entre debate, discussão e diálogo.

• Planejamento de ações formativas no ambiente virtual.

• Os domínios cognitivos de Bloom revisado.

• Articulação entre objetivos educacionais e técnicas e ferramentas tecnológicas.

5. Wiki para realização de texto tratando a distinção entre os conceitos e discussão sobre as terminologias.

Aulas dia 15 e 16 de abril, via Zoom

1. Planejamento de uma ação formativa remota articulando adequadamente os objetivos com as atividades (síncronas e assíncronas) através de ferramentas tecnológicas;

2. Os objetivos educacionais e as estratégias de ensino e aprendizagem e os métodos ativos nas aulas telepresenciais.

3. Estratégias de comunicação e o espaço virtual. Netiqueta no ambiente virtual. As situações inusitadas. Voz. Corpo.

4. As Plataformas virtuais Zoom, Teams e Google Classroom. As atividades em grupo. A postura: expressão oral e expressão corporal no ensino presencial e no ensino remoto. A expressão facial. Os intervalos. Estratégias de ensino e aprendizagem transpostas para o zoom: GVGO, Phillips 66, Roda Gigante, Trabalhos em Grupo, Díades, Estudos de caso, Simulação, Quatro cantos, World Café.

5. Videoaula, utilizando ferramentas tecnológicas como o Canva, o Animaker e o Screencastify.

6. As novas ferramentas tecnológicas: Mindmaps, Padlet, Mentimeter, Survio, Survey monkey, Kahoot, Google docs.

7. Google Forms e a apresentação em powerpoint no ensino remoto (em aulas telepresenciais).

8. Mentimeter.

9. Mapa da empatia de forma colaborativa on-line.

10. Avaliar no ensino remoto.

11. Registros Reflexivos e Portfólios, utilizando tecnologias e plataformas virtuais como o Canva, Adobe Spark e o Microsoft Sway Office.

AVA 4h (4,8 horas/aula) 12 a 14 de abril

Ambientação no Moodle. 1º dia 12 de abril

Apresentação e Questionário de avaliação diagnóstica. EaD e o Ensino Remoto. Conceitos e terminologias. Apresentação através do Glossário. Utilização do Banco de dados do Moodle para os Cursos que ministra como formador. Wiki paracrealização de texto tratando a distinção entre os conceitos e discussão sobre as terminologias. Fórum para discussão. 2º e 3º dias - 13 e 14 de abril

Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis Alves

A prática docente no ensino remoto telepresencial – 19,2 horas/aula – 15 e 16 de abril

Oficina Temática 1 – A utilização do Zoom no ensino remoto. O chat. O quadro branco. O compartilhamento. As salas. Os métodos ativos no ensino remoto. Estratégias de Ensino e Aprendizagem no Zoom: Vídeos, Estudos de caso, simulações, Roda Gigante, Quatro Cantos, Brainstorming, GVGO, Phillips 66, Trabalhos em Grupo, díades, World Café, Síntese Integrativa. Seminário, Glossário. A videoaula. Canva, Animaker e o Screencastify. (4,8 horas/aula)

Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis Alves

Oficina Temática 2 – Ferramentas Tecnológicas. Padlet, Survio, Survey Monkey. Mapas mentais (Mindmaps). Kahoot. O Teams. O Google Classroom. (4,8 horas/aula)

Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis Alves

Oficina Temática 3 – Exposição dialogada no ensino remoto. Utilização do power point e Google docs no ensino remoto. A utilização do Mentimeter. Construção colaborativa do Mapa da Empatia on line. (4,8 horas/aula)

Formadores: Juiz de Direito Fábio Penezi Póvoa

Oficina Temática 4 – Avaliação em ensino remoto. Registros Reflexivos. Portfólios. Plataforma Canva, Adobe Spark e Microsoft Sway Office. Planejamento de uma aula remota. Avaliação via padlet. (4,8 horas/aula)

Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis Alves

Metodologia: A proposta para o desenvolvimento das ações educativas observa os princípios e fundamentos expressos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam e buscam garantir a prática como elemento mediador para a construção do conhecimento e a estruturação do conhecimento pedagógico articulado à atuação do magistrado.

A proposta metodológica para o desenvolvimento do Curso abrangerá a realização 4 (quatro) Oficinas sequenciais, consistentes nas atividades práticas, da seguinte forma:

• Exposição dialogada - Análises reflexivas articulando eixos da ação educativa: fundamentação teórica, metodologia e modalidades de ensino.

• Apresentações - Apresentação de aulas com a utilização de métodos ativos, instrumentos de avaliação, programa de cursos.

• Grupos de Trabalho - Debate e formulação de propostas acerca de diferentes aspectos da formação dos formadores.

• Simulações e dramatizações;

• Estudos de caso construídos durante a própria aula;

• Utilização da Estratégia do GVGO, do Philips 66 e do Quatro Cantos.

As atividades propostas serão permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o conjunto dos participantes e atividades em grupos menores envolvendo temáticas de maior interesse de cada participante.

De forma geral, na exposição dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e desafios do contexto institucional da magistratura, e com participação ativa dos alunos.

Os Grupos de trabalho conterão no máximo 8 (oito) integrantes para discussão dos temas propostos e produção coletiva das atividades práticas.

Ao final, os alunos divididos em grupos deverão elaborar o planejamento de uma aula remota, com a utilização das ferramentas tecnológicas apresentadas.

• Programação:

AVA (4,8 horas/aula) – 12 a 14 de abril.

Ambientação no Moodle – 1º dia - 12 de abril

Apresentação e realização de atividades no moodle - 2º e 3º dias - 13 e 14 de abril

1. Apresentação através do Glossário (nome, origem etimológica e familiar, hobbies, filme, música, livro, comida, esporte favoritos e expectativas com relação ao curso).

2. Utilização do Banco de dados do Moodle para os Cursos que ministra como formador.

3. Questionário de avaliação diagnóstica e verificação de conhecimentos prévios.

4. Fórum para discussão sobre as estratégias de comunicação e o espaço virtual.

5. Wiki para realização de texto tratando a distinção entre os conceitos e discussão sobre as terminologias.

• Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis Alves

Módulo Telepresencial (19,2 horas/aula) – 15 e 16 de abril

(os intervalos de 10min serão de 10h-10h10min na parte da manhã e de 16h-16h10min na parte da tarde)

1º Dia

15/04/21

9h-13h10min 4,8 horas/aula

Oficina Temática 1 – A utilização do Zoom no ensino remoto. O chat. O quadro branco. O compartilhamento. As salas. Os métodos ativos no ensino remoto. Estratégias de Ensino e Aprendizagem no Zoom: Vídeos, Estudos de caso, simulações, Roda Gigante, Quatro Cantos, Brainstorming, GVGO, Phillips 66, Trabalhos em Grupo, díades, World Café, Síntese Integrativa. Seminário, Glossário. A videoaula. Canva, Animaker e o Screencastify.

Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis Alves

15/04/21

14h-18h10min 4,8 horas/aula

Oficina Temática 2 – Ferramentas Tecnológicas. Padlet, Survio, Survey Monkey. Mapas mentais (Mindmaps). Kahoot. O Teams. O Google Classroom.

Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis Alves

2º Dia

16/04/21

9h-13h10min

4,8 horas/aula

Oficina Temática 3 – Exposição dialogada, Utilização do power point, Google docs no ensino remoto. A utilização do Mentimeter. Construção colaborativa do Mapa da Empatia on line

Formadores: Juiz de Direito Fábio Penezi Póvoa

16/04/21

14h-18h10min

4,8 horas/aula

Oficina Temática 4 – Avaliação em ensino remoto. Registros Reflexivos. Portfólios. Plataforma Canva, Adobe Spark e Microsoft Sway Office. Planejamento de uma aula remota. Avaliação via padlet.

Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis Alves

Avaliação do cursista:

A avaliação de aprendizagem consistirá de duas etapas:

a) participação, com acompanhamento/observação dos participantes por parte do docente/facilitador durante todo o curso, em especial quando das atividades ativas, sendo sempre considerados, além do conhecimento, a assiduidade, a pontualidade, a postura, o relacionamento interpessoal, o interesse e a participação dos cursistas;

b) Construção de um planejamento de aula remota, articulando os objetivos educacionais com as atividades e as ferramentas a serem utilizadas, a ser inserido em plataforma virtual (CANVA, Adobe Spark ou Microsoft Sway Office) na tarde do último dia de aula.

Os coordenadores, em conjunto, elaborarão relatório consolidando os dados das duas etapas e indicando a aprovação ou não do cursista, acompanhada da justificativa, conferindo-se o grau Satisfatório, Satisfatório com Ressalvas e Insatisfatório.

Avaliação de Reação:

Buscando o constante aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a um questionário em que informarão seu grau de satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada e a adequação do ambiente educacional como um todo.

Bibliografia:

Barbosa, Rita Cristiana & Andrade, Vivian Galdino de. Educação e novas tecnologias. UFPB, GEPETIC, 2020.

Bordenave, Juan Diaz. Estratégias de Ensino e Aprendizagem. Editora Vozes.

Dias-Trindade, Sara; Moreira, J. António & Ferreira, António Gomes. Pedagogias digitais no ensino superior. Coimbra: Cinep, 2020.

Ferraz, Ana Paula do Carmo Marcheti & Belhot, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010

Fiocruz-Campus Digital. Tutorial Zoom. 2020.

Gil, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. Editora Atlas.

Gil, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. Editora Atlas

Hodges, Charles; Moore, Stephanie; Lockee, Barb; Trust, Torrey & Bond, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review, Friday, March 27, 2020

Libâneo, José Carlos. Editora Cortez.

Moreira, José António & Schlemmer Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, 2020, V.20, 63438.

Moreto, Vasco. Planejamento - Planejando a Educação para o Desenvolvimento de Competências. Editora Vozes.

Pinto, Rosilaine Aparecida. Métodos de Ensino e Aprendizagem sob a Perspectiva da Taxonomia de Bloom. Revista Contexto & Educação. Editora Unijuí, Ano 30, n. 96 Maio/Ago. 2015

Docentes e Coordenadores:

Fábio Penezi Póvoa – Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Pará. Possui graduação em Direito pela Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha (1997). Atualmente é juiz de direito - Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Tem experiência na área

de Direito, com ênfase em Direito Público. Especialista em Direito da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Pará e Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Formador da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - Enfam, no curso de Formação de Formadores e Diretores de Foro. Formador na Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Pará - EJPA. Formador na Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima – EJURR.

Fernando de Assis Alves – Pedagogo. Servidor da ENFAM Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Especialista em Gestão Pública e Sociedade. Mestre em Educação e Comunicação, pela Universidade de Brasília, doutorando em Ciências da Educação, pela Universidade de Lisboa. Diretor Presidente do Grupo Educando para a Vida? EDUCAVIDA. Professor voluntário na Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação, Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, com ênfase em Educação e Promoção de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e gestão pública, educação, saúde, ecopedagogia, sexualidade, violência, adolescência e juventude.

Vladimir Santos Vitovsky – Juiz Federal Titular da 9a Vara Federal de Execução Fiscal/RJ, doutorando do Programa de Doutoramento “Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI, em Direito e Sociologia da Universidade de Coimbra, membro da Comissão do CAE/EMARF, Coordenador da Comissão de Gestão da Administração Judiciária. Juiz Formador. Coordenador do Curso de Formação Inicial de Magistrados 2012, Coordenador do Curso de Formação Inicial de Magistrados 2015 e Coordenador do Curso de Formação Inicial de Magistrados 2020 e do Curso de Vitaliciamento de Magistrados 2021-2022.


Desembargador Federal Sergio Schwaitzer

Diretor-Geral da EMARF


Juiz Federal Vladimir Vitovsky

Coordenador responsável do curso


Anexos: Plano de Aula

AVA - 4 horas/aula

Telepresencial - 20 horas/aula

Total: 24 horas/aula


AVA (4,8 horas/aula) – 12 a 14 de abril.

Ambientação no Moodle – 1º dia - 12 de abril

Apresentação e realização de atividades no moodle - 2º e 3º dias - 13 e 14 de abril

1. Apresentação através do Glossário (nome, origem etimológica e familiar, hobbies, filme, música, livro, comida, esporte favoritos e expectativas com relação ao curso).

2. Utilização do Banco de dados do Moodle para os Cursos que ministra como formador.

3. Questionário de avaliação diagnóstica e verificação de conhecimentos prévios.

4. Fórum para discussão sobre as estratégias de comunicação e o espaço virtual.

5. Wiki para realização de texto tratando a distinção entre os conceitos e discussão sobre as terminologias.

Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis Alves

Módulo Telepresencial – (19,2 horas/aula) - dias 15 e 16 de abril de 2021 – Manhã e Tarde

Coordenadores-Gerais: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis Alves.

Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky, Fernando de Assis Alves e Juiz de Direito Fábio Penezi Póvoa.

(os intervalos de 10min serão de 10h-10h10min na parte da manhã e de 16h-16h10min na parte da tarde)

Objetivo

Conteúdo

Estratégias

Recursos

Tempo

CH

H/A

Avaliação

Oficina Temática 1 – A utilização do Zoom no ensino remoto - Dia 15/04 das 9h-13h10 (4,8 horas/aula)

Utilizar o zoom no ensino remoto

Plataforma zoom.

Métodos ativos no zoom.

Videoaula.

Exposição dialogada

Data show e Power point

9h-10h

1h

1,2


Participação e feedback.



Roda Gigante, World Café, Díades, Estudos de caso, 4 Cantos, Phillips 66

Divisão de salas no zoom

10h-12h

2h

2,4




Simulação, GVGO, Brainstorming

Sala de aula grande no zoom

12h10-13h10

1h

1,2


Oficina Temática 2 – Ferramentas tecnológicas Dia 15/04 das 14h-18h10 (4,8 horas/aula)

Usar ferramentas tecnológicas no ensino remoto articuladas com os objetivos educacionais

Padlet, Survio, Survey Monkey. Mapas mentais (Mindmaps). Kahoot. Teams. Google Classroom.

Simulação Google Classroom

Plataforma Google Classroom.

14h-15h

1h

1,2


Participação, feedback e registro reflexivo oral.



Construção de questionários e mapas mentais no Survio, Survey Monkey, Mindmaps

Survio, Survey Monkey, Mapas mentais.

15h-16h

1h

1,2




Simulação Teams

Plataforma Teams

16h10-17h40

1h30’

1,8




Padlet, Kahoot

Site padlet

17h40-18h10

30’

0,6


Oficina Temática 3 – Exposição dialogada no Ensino Remoto Dia 16/04 das 9h-13h10 (4,8 horas/aula)

Realizar exposição dialogada no zoom, construir mapa mental on line, utilizar o google docs

Google docs.

Exposição dialogada.

Mapa da empatia.

Mentimeter.

Simulação google docs

Google forms

9h-10h

1h

1,2

Participação, feedback e registro reflexivo oral.



Exposição dialogada

Simulação exposição dialogada no Zoom

Data show e Power point

Data show e Power point

10h-12h

2h

2,4




Simulação mapa da empatia

Site mapa mental on line

12h10-13h10

1h

1,2


Oficina Temática 4 – Avaliação em ensino remoto. Dia 16/04 das 14h-18h10 (4,8 horas/aula)

Avaliar e planejar ações formativas no ensino remoto

Avaliação

Exposição dialogada

Data show e Power point

14h-15h

1h

1,2


Participação, feedback. Elaboração e apresentação do Planejamento de uma ação formativa remota de 4h.



Simulação Portfólio

Aplicativo Adobe Spark e Sway

15h-16h

1h

1,2




Simulação planejamento

Divisão em salas virtuais no Zoom

16h10-17h40

1h30’

1,8




Apresentação trabalhos

Microfone no zoom

17h40-18h10

30’

0,6



Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 19/03/2021. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 18/03/2021 às 13:55:53.