PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2021/00012, DE 1 DE MARÇO DE
2021
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso de
Formação de Formadores Sistematizada Nível 2 -
Novas ferramentas tecnológicas para o ensino remoto, a ser
promovido pela EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores.
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso de Formação de
Formadores Sistematizada Nível 2 - Novas ferramentas
tecnológicas para o ensino remoto, a ser promovido pela EMARF,
conforme o plano de curso anexo a esta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos e da gestão dos documentos necessários à
realização do curso de que trata esta Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
SERGIO SCHWAITZER
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
PLANO DE CURSO
Programa de formação/curso: Formação de
Formadores Nível 2 - Novas ferramentas tecnológicas
para o ensino remoto
Informações gerais:
Categoria/natureza do curso: Formação de Formadores
Nível 2.
Escola/instituições parceiras responsável pela
realização do curso: EMARF.
Coordenação: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e servidor
pedagogo da ENFAM Fernando Alves
Períodode inscrição: 8/3/2021 a 11/4/2021.
Período de realização: 12 a 16 de abril - 12 a
14 de abril (AVA, plataforma moodle) e 15 e 16 de abril de 2021
(zoom).
Modalidade: EaD (Telepresencial e a distância em Ambiente
Virtual de Aprendizagem).
Carga horária: 24h/a.
Frequência Mínima: 75% para certificação.
Público-alvo: Magistrados e demais profissionais (pedagogos,
psicólogos, assistentes sociais e servidores, dentre outros)
que
atuem em processo de formação, coordenação
pedagógica e orientação de processos educativos
das escolas judiciais.
Númerode vagas: 30
Númerode turmas: 1
Local de realização: EMARF, através de
plataforma Zoom e/ou Teams e AVA - Moodle
Ementa: Ensino Remoto e Educação a Distância.
Planejamento do Ensino Remoto. Transposição da formação
presencial para o ensino remoto. Plataformas virtuais Zoom, Teams,
Google Classroom e Moodle. Objetivos educacionais. Os métodos
ativos nas aulas telepresenciais. Estratégias de ensino e
aprendizagem. Atividades síncronas e assíncronas.
Videoaula. Animaker. Screencastify. Novas ferramentas tecnológicas.
Mindmaps. Padlet. Mentimeter. Survio. Survey monkey. Kahoot. Google
Forms. Google docs. Mapa da empatia on-line. Uso do power point em
aulas telepresenciais. Avaliação. Registros Reflexivos
e Portfólios com tecnologias e plataformas virtuais. Canva.
Adobe Spark. Microsoft Sway Office.
Justificativa: Com o distanciamento/isolamento social provocado pela
pandemia da Covid-19, restou inviável, ou ao menos bastante
comprometida, a realização de ações
formativas presenciais no mesmo espaço físico. Assim, o
recurso às plataformas virtuais para realização
do ensino remoto. Não obstante já existam várias
plataformas para o ensino remoto, bem como já sejam oferecidas
diversas ferramentas tecnológicas para viabilizá-lo,
ainda há um desconhecimento muito grande quanto a sua
operacionalidade e como utilizá-las corretamente, de acordo
com os objetivos educativos. Falar em ensino remoto não
significa realizar uma mera transposição das aulas
presencias para as aulas on-line. É muito mais do que isso:
importa em elaborar um planejamento adequado do ensino remoto,
articulando os objetivos às atividades síncronas e
assíncronas a serem realizadas, bem como em ter pleno domínio
da utilização das ferramentas tecnológicas à
disposição, para que os objetivos da formação
sejam efetivamente alcançados.
Com efeito, compete às Escolas de Magistratura Regionais
Federais, dentre outras atribuições, realizar cursos
oficiais para formação inicial, vitaliciamento,
promoção e formação continuada na
carreira da magistratura federal; definir as diretrizes específicas
para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados; promover a realização de cursos inerentes
aos objetivos da magistratura federal, com ênfase na formação
humanística. Assim, deve a Escola contribuir para o
aprimoramento do serviço judiciário e das próprias
ações formativas, a partir de ações
educacionais voltadas à formação profissional
dos educadores atuantes na formação dos magistrados
federais da segunda região, através da utilização,
do adequado manuseio das ferramentas tecnológicas.
A atuação do magistrado como docente demanda proposta
formativa que deverá ser elaborada com bases em princípios
e nos saberes da prática e para a práxis dos referidos
docentes no contexto das necessidades formativas do
magistrado-discente, tal qual preceituado pela ENFAM. Isso implica o
reconhecimento do protagonismo dos nomeados atores para, de forma
coletiva e colaborativa, se debater formas de capacitações
e proposições para a formação de
formadores de magistrados.
O curso será relevante para difundir práticas,
possibilidades e perspectivas do ensino remoto na formação
de formadores.
Objetivo geral: realizar ações formativas remotas com a
utilização adequada das ferramentas tecnológicas
virtuais.
Objetivos específicos:
a) Diferenciar ensino remoto (aulas telepresenciais) e educação
a distância (EaD);
b) Discutir a transposição da formação
presencial para o ensino remoto;
c) Planejar uma ação formativa remota articulando
adequadamente os objetivos com as atividades (síncronas e
assíncronas) através de ferramentas tecnológicas;
d) Relacionar os objetivos educacionais com as estratégias de
ensino e aprendizagem e os métodos ativos nas aulas
telepresenciais;
e) Utilizar as Plataformas virtuais Zoom, Teams e Google Classroom;
f) Executar uma apresentação em powerpoint no ensino
remoto (em aulas telepresenciais);
g) Utilizar as novas ferramentas tecnológicas: Mindmaps,
Padlet, Mentimeter, Survio, Survey monkey, Kahoot, Google docs,
Google Forms;
h) Construir o mapa da empatia de forma colaborativa on-line;
i) Elaborar uma Videoaula, utilizando ferramentas tecnológicas
como o Canva, o Animaker e o Screencastify;
j) Avaliar no ensino remoto, mormente através de Registros
Reflexivos e Portfólios, utilizando tecnologias e plataformas
virtuais como o Canva, Adobe Spark e o Microsoft Sway Office.
Conteúdos
O desenvolvimento do curso visa o debate em torno de temáticas
que constituem a atual rotina do formador no ensino remoto, e que,
tendo em vista a amplitude de possibilidades de compreensão e
condução na prática educativa, merecem análise
mais aprofundada e debate que permita a construção de
uma percepção coletiva do assunto. Serão
analisados o
planejamento das ações formativas no ensino remoto,
suas terminologias e debatidas a transposição da aula
presencial para o ensino remoto (aula on-line, aula telepresencial).
Inicialmente, haverá atividades a serem realizadas em um
Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), no qual os alunos irão
se apresentar, responder a um questionário prévio e
criar um email (@gmail.com) específico para o curso. Na
oportunidade será trabalhada a diferença entre ensino
remoto (telepresencial) e ensino a distância a partir da
bibliografia selecionada.
Ambientação no AVA (1º dia – 12/04);
Apresentação e Atividades (2º e 3º dias –
13 a 14/04)- Moodle 4h (4,8h/a) 12-14/04.
1. Apresentação através do Glossário
(nome, origem etimológica e familiar, hobbies, filme, música,
livro, comida, esporte favoritos e expectativas com relação
ao curso).
2. Utilização do Banco de dados do Moodle para os
Cursos que ministra ou pretende ministrar como formador. (1) Título
do curso; (2) Imagem relacionada (ou folder do curso); (3) Breve
descrição do curso; (4) Nome do aluno.
3. Questionário de avaliação diagnóstica
e verificação de conhecimentos prévios.
4. Fórum para discussão sobre as estratégias de
comunicação e o espaço virtual, e os temas
abaixo:
• EaD e o Ensino Remoto.
• Conceitos e terminologias.
• Estimulando a participação.
• Os tipos de professores.
• Distinção entre debate, discussão e
diálogo.
• Planejamento de ações formativas no ambiente
virtual.
• Os domínios cognitivos de Bloom revisado.
• Articulação entre objetivos educacionais e
técnicas e ferramentas tecnológicas.
5. Wiki para realização de texto tratando a distinção
entre os conceitos e discussão sobre as terminologias.
Aulas dia 15 e 16 de abril, via Zoom
1. Planejamento de uma ação formativa remota
articulando adequadamente os objetivos com as atividades (síncronas
e assíncronas) através de ferramentas tecnológicas;
2. Os objetivos educacionais e as estratégias de ensino e
aprendizagem e os métodos ativos nas aulas telepresenciais.
3. Estratégias de comunicação e o espaço
virtual. Netiqueta no ambiente virtual. As situações
inusitadas. Voz. Corpo.
4. As Plataformas virtuais Zoom, Teams e Google Classroom. As
atividades em grupo. A postura: expressão oral e expressão
corporal no ensino presencial e no ensino remoto. A expressão
facial. Os intervalos. Estratégias de ensino e aprendizagem
transpostas para o zoom: GVGO, Phillips 66, Roda Gigante, Trabalhos
em Grupo, Díades, Estudos de caso, Simulação,
Quatro cantos, World Café.
5. Videoaula, utilizando ferramentas tecnológicas como o
Canva, o Animaker e o Screencastify.
6. As novas ferramentas tecnológicas: Mindmaps, Padlet,
Mentimeter, Survio, Survey monkey, Kahoot, Google docs.
7. Google Forms e a apresentação em powerpoint no
ensino remoto (em aulas telepresenciais).
8. Mentimeter.
9. Mapa da empatia de forma colaborativa on-line.
10. Avaliar no ensino remoto.
11. Registros Reflexivos e Portfólios, utilizando tecnologias
e plataformas virtuais como o Canva, Adobe Spark e o Microsoft Sway
Office.
AVA 4h (4,8 horas/aula) 12 a 14 de abril
Ambientação no Moodle. 1º dia 12 de abril
Apresentação e Questionário de avaliação
diagnóstica. EaD e o Ensino Remoto. Conceitos e terminologias.
Apresentação através do Glossário.
Utilização do Banco de dados do Moodle para os Cursos
que ministra como formador. Wiki paracrealização de
texto tratando a distinção entre os conceitos e
discussão sobre as terminologias. Fórum para discussão.
2º e 3º dias - 13 e 14 de abril
Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis Alves
A prática docente no ensino remoto telepresencial – 19,2
horas/aula – 15 e 16 de abril
Oficina Temática 1 – A utilização do Zoom
no ensino remoto. O chat. O quadro branco. O compartilhamento. As
salas. Os métodos ativos no ensino remoto. Estratégias
de Ensino e Aprendizagem no Zoom: Vídeos, Estudos de caso,
simulações, Roda Gigante, Quatro Cantos, Brainstorming,
GVGO, Phillips 66, Trabalhos em Grupo, díades, World Café,
Síntese Integrativa. Seminário, Glossário. A
videoaula. Canva, Animaker e o Screencastify. (4,8 horas/aula)
Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis Alves
Oficina Temática 2 – Ferramentas Tecnológicas.
Padlet, Survio, Survey Monkey. Mapas mentais (Mindmaps). Kahoot. O
Teams. O Google Classroom. (4,8 horas/aula)
Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis Alves
Oficina Temática 3 – Exposição dialogada
no ensino remoto. Utilização do power point e Google
docs no ensino remoto. A utilização do Mentimeter.
Construção colaborativa do Mapa da Empatia on line.
(4,8 horas/aula)
Formadores: Juiz de Direito Fábio Penezi Póvoa
Oficina Temática 4 – Avaliação em ensino
remoto. Registros Reflexivos. Portfólios. Plataforma Canva,
Adobe Spark e Microsoft Sway Office. Planejamento de uma aula remota.
Avaliação via padlet. (4,8 horas/aula)
Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis Alves
Metodologia: A proposta para o desenvolvimento das ações
educativas observa os princípios e fundamentos expressos nas
Diretrizes Pedagógicas da Enfam e buscam garantir a prática
como elemento mediador para a construção do
conhecimento e a estruturação do conhecimento
pedagógico articulado à atuação do
magistrado.
A proposta metodológica para o desenvolvimento do Curso
abrangerá a realização 4 (quatro) Oficinas
sequenciais, consistentes nas atividades práticas, da seguinte
forma:
• Exposição dialogada - Análises reflexivas
articulando eixos da ação educativa: fundamentação
teórica, metodologia e modalidades de ensino.
• Apresentações - Apresentação de
aulas com a utilização de métodos ativos,
instrumentos de avaliação, programa de cursos.
• Grupos de Trabalho - Debate e formulação de
propostas acerca de diferentes aspectos da formação dos
formadores.
• Simulações e dramatizações;
• Estudos de caso construídos durante a própria
aula;
• Utilização da Estratégia do GVGO, do
Philips 66 e do Quatro Cantos.
As atividades propostas serão permeadas por debates e
acontecerão em momentos abertos para o conjunto dos
participantes e atividades em grupos menores envolvendo temáticas
de maior interesse de cada participante.
De forma geral, na exposição dialogada deverão
ser apresentadas visões teóricas contextualizadas sobre
o tema, com base nas práticas e desafios do contexto
institucional da magistratura, e com participação ativa
dos alunos.
Os Grupos de trabalho conterão no máximo 8 (oito)
integrantes para discussão dos temas propostos e produção
coletiva das atividades práticas.
Ao final, os alunos divididos em grupos deverão elaborar o
planejamento de uma aula remota, com a utilização das
ferramentas tecnológicas apresentadas.
• Programação:
AVA (4,8 horas/aula) – 12 a 14 de abril.
Ambientação no Moodle – 1º dia - 12 de abril
Apresentação e realização de atividades
no moodle - 2º e 3º dias - 13 e 14 de abril
1. Apresentação através do Glossário
(nome, origem etimológica e familiar, hobbies, filme, música,
livro, comida, esporte favoritos e expectativas com relação
ao curso).
2. Utilização do Banco de dados do Moodle para os
Cursos que ministra como formador.
3. Questionário de avaliação diagnóstica
e verificação de conhecimentos prévios.
4. Fórum para discussão sobre as estratégias de
comunicação e o espaço virtual.
5. Wiki para realização de texto tratando a distinção
entre os conceitos e discussão sobre as terminologias.
• Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis
Alves
Módulo Telepresencial (19,2 horas/aula) – 15 e 16 de
abril
(os intervalos de 10min serão de 10h-10h10min na parte da
manhã e de 16h-16h10min na parte da tarde)
1º Dia
|
15/04/21
9h-13h10min 4,8 horas/aula
|
Oficina
Temática 1 – A utilização do Zoom no
ensino remoto. O chat. O quadro branco. O compartilhamento. As
salas. Os métodos ativos no ensino remoto. Estratégias
de Ensino e Aprendizagem no Zoom: Vídeos, Estudos de caso,
simulações, Roda Gigante, Quatro Cantos,
Brainstorming, GVGO, Phillips 66, Trabalhos em Grupo, díades,
World Café, Síntese Integrativa. Seminário,
Glossário. A videoaula. Canva, Animaker e o Screencastify.
Formadores: Juiz Federal Vladimir
Vitovsky e Fernando de Assis Alves
|
15/04/21
14h-18h10min 4,8 horas/aula
|
Oficina
Temática 2 – Ferramentas Tecnológicas. Padlet,
Survio, Survey Monkey. Mapas mentais (Mindmaps). Kahoot. O Teams.
O Google Classroom.
Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e
Fernando de Assis Alves
|
2º Dia
|
16/04/21
9h-13h10min
4,8 horas/aula
|
Oficina
Temática 3 – Exposição dialogada,
Utilização do power point, Google docs no ensino
remoto. A utilização do Mentimeter. Construção
colaborativa do Mapa da Empatia on line
Formadores: Juiz de Direito Fábio
Penezi Póvoa
|
16/04/21
14h-18h10min
4,8 horas/aula
|
Oficina
Temática 4 – Avaliação em ensino
remoto. Registros Reflexivos. Portfólios. Plataforma Canva,
Adobe Spark e Microsoft Sway Office. Planejamento de uma aula
remota. Avaliação via padlet.
Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky e
Fernando de Assis Alves
|
Avaliação do cursista:
A avaliação de aprendizagem consistirá de duas
etapas:
a) participação, com acompanhamento/observação
dos participantes por parte do docente/facilitador durante todo o
curso, em especial quando das atividades ativas, sendo sempre
considerados, além do conhecimento, a assiduidade, a
pontualidade, a postura, o relacionamento interpessoal, o interesse e
a participação dos cursistas;
b) Construção de um planejamento de aula remota,
articulando os objetivos educacionais com as atividades e as
ferramentas a serem utilizadas, a ser inserido em plataforma virtual
(CANVA, Adobe Spark ou Microsoft Sway Office) na tarde do último
dia de aula.
Os coordenadores, em conjunto, elaborarão relatório
consolidando os dados das duas etapas e indicando a aprovação
ou não do cursista, acompanhada da justificativa,
conferindo-se o grau Satisfatório, Satisfatório com
Ressalvas e Insatisfatório.
Avaliação de Reação:
Buscando o constante aperfeiçoamento das atividades
educacionais promovidas por esta Escola, ao final do curso os
participantes responderão a um questionário em que
informarão seu grau de satisfação com os temas
do curso, a desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada e a
adequação do ambiente educacional como um todo.
Bibliografia:
Barbosa, Rita Cristiana & Andrade, Vivian Galdino de. Educação
e novas tecnologias. UFPB, GEPETIC, 2020.
Bordenave, Juan Diaz. Estratégias de Ensino e Aprendizagem.
Editora Vozes.
Dias-Trindade, Sara; Moreira, J. António & Ferreira,
António Gomes. Pedagogias digitais no ensino superior.
Coimbra: Cinep, 2020.
Ferraz, Ana Paula do Carmo
Marcheti & Belhot, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão
teórica e apresentação
das adequações
do instrumento para definição
de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n.
2, p. 421-431, 2010
Fiocruz-Campus Digital. Tutorial Zoom. 2020.
Gil, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior.
Editora Atlas.
Gil, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. Editora
Atlas
Hodges, Charles; Moore, Stephanie; Lockee, Barb; Trust, Torrey &
Bond, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and
Online Learning. Educause Review, Friday, March 27, 2020
Libâneo, José Carlos. Editora Cortez.
Moreira, José António & Schlemmer Eliane. Por um
novo conceito e paradigma de educação
digital onlife. Revista UFG, 2020, V.20, 63438.
Moreto, Vasco. Planejamento - Planejando a Educação
para o Desenvolvimento de Competências. Editora Vozes.
Pinto, Rosilaine
Aparecida. Métodos de Ensino e Aprendizagem sob a Perspectiva
da Taxonomia de Bloom. Revista Contexto & Educação.
Editora Unijuí, Ano 30, n. 96 Maio/Ago. 2015
Docentes e Coordenadores:
Fábio Penezi Póvoa – Juiz de Direito do Tribunal
de Justiça do Pará. Possui graduação em
Direito pela Fundação de Ensino Eurípedes Soares
da Rocha (1997). Atualmente é juiz de direito - Tribunal de
Justiça do Estado do Pará. Tem experiência na
área
de Direito, com ênfase em Direito Público. Especialista
em Direito da Criança e Adolescente pela Universidade Federal
do Pará e Escola Superior da Magistratura do Tribunal de
Justiça do Estado do Pará. Formador da Escola Nacional
de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados -
Enfam, no curso de Formação de Formadores e Diretores
de Foro. Formador na Escola Judicial do Tribunal de Justiça do
Estado do Pará - EJPA. Formador na Escola Judicial do Tribunal
de Justiça do Estado de Roraima – EJURR.
Fernando de Assis Alves – Pedagogo. Servidor da ENFAM Graduado
em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Especialista em
Gestão Pública e Sociedade. Mestre em Educação
e Comunicação, pela Universidade de Brasília,
doutorando em Ciências da Educação, pela
Universidade de Lisboa. Diretor Presidente do Grupo Educando para a
Vida? EDUCAVIDA. Professor voluntário na Universidade de
Brasília. Tem experiência na área de Educação,
Tecnologias da Informação e Comunicação,
Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, com
ênfase em Educação e Promoção de
Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas
e gestão pública, educação, saúde,
ecopedagogia, sexualidade, violência, adolescência e
juventude.
Vladimir Santos Vitovsky – Juiz Federal Titular da 9a Vara
Federal de Execução Fiscal/RJ, doutorando do Programa
de Doutoramento “Direito, Justiça
e Cidadania no Século XXI, em Direito e Sociologia da
Universidade de Coimbra, membro da Comissão do
CAE/EMARF, Coordenador da Comissão de Gestão da
Administração Judiciária. Juiz Formador.
Coordenador do Curso de Formação Inicial de Magistrados
2012, Coordenador do Curso de Formação Inicial de
Magistrados 2015 e Coordenador do Curso de Formação
Inicial de Magistrados 2020 e do Curso de Vitaliciamento de
Magistrados 2021-2022.
Desembargador Federal Sergio Schwaitzer
Diretor-Geral da EMARF
Juiz Federal Vladimir Vitovsky
Coordenador responsável do curso
Anexos: Plano de Aula
AVA - 4 horas/aula
Telepresencial - 20 horas/aula
Total: 24 horas/aula
AVA
(4,8 horas/aula) – 12 a 14 de abril.
Ambientação
no Moodle – 1º dia - 12 de abril
Apresentação
e realização de atividades no moodle - 2º e 3º
dias - 13 e 14 de abril
1.
Apresentação através do Glossário
(nome, origem etimológica e familiar, hobbies, filme,
música, livro, comida, esporte favoritos e expectativas com
relação ao curso).
2.
Utilização do Banco de dados do Moodle para os
Cursos que ministra como formador.
3.
Questionário de avaliação diagnóstica
e verificação de conhecimentos prévios.
4.
Fórum para discussão sobre as estratégias de
comunicação e o espaço virtual.
5.
Wiki para realização de texto tratando a distinção
entre os conceitos e discussão sobre as terminologias.
Formadores:
Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis Alves
|
Módulo
Telepresencial – (19,2 horas/aula) - dias 15 e 16 de abril
de 2021 – Manhã e Tarde
Coordenadores-Gerais:
Juiz Federal Vladimir Vitovsky e Fernando de Assis Alves.
Formadores: Juiz Federal
Vladimir Vitovsky, Fernando de Assis Alves e Juiz de Direito Fábio
Penezi Póvoa.
(os
intervalos de 10min serão de 10h-10h10min na parte da manhã
e de 16h-16h10min na parte da tarde)
|
Objetivo
|
Conteúdo
|
Estratégias
|
Recursos
|
Tempo
|
CH
|
H/A
|
Avaliação
|
Oficina
Temática 1 – A utilização do Zoom no
ensino remoto - Dia 15/04 das 9h-13h10 (4,8 horas/aula)
|
Utilizar o
zoom no ensino remoto
|
Plataforma
zoom.
Métodos
ativos no zoom.
Videoaula.
|
Exposição
dialogada
|
Data
show e Power point
|
9h-10h
|
1h
|
1,2
|
Participação
e feedback.
|
|
|
Roda
Gigante, World Café, Díades, Estudos de caso, 4
Cantos, Phillips 66
|
Divisão
de salas no zoom
|
10h-12h
|
2h
|
2,4
|
|
|
|
Simulação,
GVGO, Brainstorming
|
Sala de
aula grande no zoom
|
12h10-13h10
|
1h
|
1,2
|
|
Oficina
Temática 2 – Ferramentas tecnológicas Dia
15/04 das 14h-18h10 (4,8 horas/aula)
|
Usar
ferramentas tecnológicas no ensino remoto articuladas com
os objetivos educacionais
|
Padlet,
Survio, Survey Monkey. Mapas mentais (Mindmaps). Kahoot. Teams.
Google Classroom.
|
Simulação
Google Classroom
|
Plataforma
Google Classroom.
|
14h-15h
|
1h
|
1,2
|
Participação,
feedback
e registro reflexivo oral.
|
|
|
Construção
de questionários e mapas mentais no Survio, Survey Monkey,
Mindmaps
|
Survio,
Survey Monkey, Mapas mentais.
|
15h-16h
|
1h
|
1,2
|
|
|
|
Simulação
Teams
|
Plataforma
Teams
|
16h10-17h40
|
1h30’
|
1,8
|
|
|
|
Padlet,
Kahoot
|
Site padlet
|
17h40-18h10
|
30’
|
0,6
|
|
Oficina
Temática 3 – Exposição dialogada no
Ensino Remoto Dia 16/04 das 9h-13h10 (4,8 horas/aula)
|
Realizar
exposição dialogada no zoom, construir mapa mental
on line, utilizar o google docs
|
Google
docs.
Exposição
dialogada.
Mapa
da empatia.
Mentimeter.
|
Simulação
google docs
|
Google
forms
|
9h-10h
|
1h
|
1,2
|
Participação,
feedback
e registro reflexivo oral.
|
|
|
Exposição
dialogada
Simulação
exposição dialogada no Zoom
|
Data
show e Power point
Data
show e Power point
|
10h-12h
|
2h
|
2,4
|
|
|
|
Simulação
mapa da empatia
|
Site mapa
mental on line
|
12h10-13h10
|
1h
|
1,2
|
|
Oficina
Temática 4 – Avaliação em ensino
remoto. Dia 16/04 das 14h-18h10 (4,8 horas/aula)
|
Avaliar e
planejar ações formativas no ensino remoto
|
Avaliação
|
Exposição
dialogada
|
Data
show e Power point
|
14h-15h
|
1h
|
1,2
|
Participação,
feedback.
Elaboração e apresentação do
Planejamento de uma ação formativa remota de 4h.
|
|
|
Simulação
Portfólio
|
Aplicativo
Adobe Spark e Sway
|
15h-16h
|
1h
|
1,2
|
|
|
|
Simulação
planejamento
|
Divisão
em salas virtuais no Zoom
|
16h10-17h40
|
1h30’
|
1,8
|
|
|
|
Apresentação
trabalhos
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Microfone
no zoom
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17h40-18h10
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30’
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0,6
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Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 19/03/2021. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 18/03/2021 às 13:55:53.