PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2021/00018, DE 24 DE MARÇO DE
2021
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso de
Formação de Formadores Sistematizada Nível 1
Módulo 2, a ser promovido pela EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores.
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso de Formação de
Formadores Sistematizada Nível 1 Módulo 2, a ser
promovido pela EMARF, conforme o plano de curso anexo a esta
Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos e da gestão dos documentos necessários à
realização do curso de que trata esta Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
SERGIO SCHWAITZER
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
PLANO DE
CURSO
Programa de formação/curso: Curso de Formação
de Formadores - Formação de Formadores Sistematizada
Nível 1 Módulo 2
Informações gerais:
Categoria/natureza do curso: Formação de Formadores
Escola/instituições parceiras responsável pela
realização do curso: EMARF
Coordenação: Juízes Federais Fernanda Duarte,
Márcia Nunes e Vladimir Vitovsky
Período de inscrição: 11/05/ a 11/06/2021
Pré-requisito: Conclusão do FoFo Nível 1 Módulo
1 ou equivalente.
Período de realização: 12/06 a 13/07/2021
Modalidade: a distância
Carga horária: 40 horas/aula
Frequência Mínima: 100% em cada módulo para
certificação.
Público-alvo: Magistrados e demais profissionais (pedagogos,
psicólogos, assistentes sociais e servidores, dentre outros)
que atuem em processo de formação, coordenação
pedagógica e orientação de processos educativos
das escolas judiciais.
Número de vagas: 40
Número de turmas: 1
Local de realização: Plataforma Moodle
Ementa: Elementos didáticos orientadores da prática
docente. Referências que orientam a organização
do trabalho educativo no contexto da Magistratura. O processo
educativo visando o desenvolvimento de competências. A
organização do processo educativo: a intencionalidade,
o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem
(objetivos/avaliação). A organização dos
conteúdos e do processo de ensino (conteúdo/metodologia).
O planejamento de ensino no contexto da magistratura. Organização
do trabalho educativo a partir do Planejamento de Ensino.
Justificativa: Compete às Escolas de Magistratura Regionais
Federais, dentre outras atribuições, realizar cursos
oficiais para formação inicial, vitaliciamento,
promoção e formação continuada na
carreira da magistratura federal; definir as diretrizes específicas
para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados; promover a realização de cursos inerentes
aos objetivos da magistratura federal, com ênfase na formação
humanística. Destarte, deve a Escola contribuir para o
aprimoramento do serviço judiciário, a partir de ações
educacionais voltadas à formação profissional
dos educadores atuantes na formação dos magistrados
federais da segunda região.
A atuação do magistrado como docente demanda proposta
formativa que deverá ser elaborada com bases em princípios
e nos saberes da prática e para a práxis dos referidos
docentes no contexto das necessidades formativas do
magistrado-discente, tal qual preceituado pela ENFAM. Isso implica o
reconhecimento do protagonismo dos nomeados atores para, de forma
coletiva e colaborativa, se debater formas de capacitações
e proposições para a formação de
formadores de magistrados.
O curso também será relevante para difundir práticas,
possibilidades e perspectivas de formação de
formadores, bem como discutir o papel das Comissões temáticas
na EMARF, debater a proposta de Resolução e portarias
regulamentando os cursos de formação, os instrumentos
de avaliação, os saberes e as competências dos
magistrados, e a utilização dos métodos ativos
nos cursos de formação. É esse contexto que se
fundamenta a realização do Curso de Formação
de Formadores Regional do TRF2, nos moldes previstos pela ENFAM
seguindo rigorosamente o Programa da Formação
Sistematizada Nível 1 Módulo 2.
Objetivo geral: formar magistrados para formação de
outros magistrados
Objetivos específicos:
Aplicar as diretrizes pedagógicas da ENFAM nos cursos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados;
Analisar diretrizes e proposta apresentadas pela Escola Regional
para regulamentar, regionalmente, a formação de
magistrados;
Identificar os saberes e competências necessários aos
magistrados federais da 2a região;
Empregar os métodos ativos nos cursos de formação
e aperfeiçoamento de magistrados federais da 2a
região;
Avaliar os cursistas dos cursos de formação e
aperfeiçoamento de magistrados federais da 2a
região, desenvolvendo instrumentos de avaliação
adequados;
Elaborar, com base em diretrizes da Enfam, proposições
para os programas de formação de magistrados federais
da 2a região; cursos de formação e
aperfeiçoamento de magistrados federais da 2a
região.
Conteúdo programático, carga horária e
Coordenadores/Docentes:
Módulo 2 – Elementos didáticos orientadores da
prática docente - Educação à distância
– 40 horas/aula
1ª. Etapa – 20 horas/aula – atividades
coletivas – turma completa –
Referências que orientam a organização do
trabalho educativo no contexto da Magistratura
O processo educativo visando o desenvolvimento de competências
A organização do processo educativo: a
intencionalidade, o acompanhamento e a avaliação da
aprendizagem (objetivos/avaliação)
A organização dos conteúdos e do processo de
ensino (conteúdo/metodologia)
Formadores: Juízes Federais Fernanda Duarte, Márcia
Nunes e Vladimir Vitovsky
2ª. Etapa – 20 horas/aula – orientação
individualizada – divisão em 3 grupos de até 14
alunos por Formador
Organização do trabalho educativo a partir do
Planejamento de Ensino
Formadores: Juízes Federais Fernanda Duarte, Márcia
Nunes e Vladimir Vitovsky
Metodologia: A proposta metodológica para o desenvolvimento do
Curso abrangerá a apresentação de vídeos,
de exercícios, de charges, postagens em Fóruns e
comentários às mensagens postadas, e envio de
Atividades (Tarefas).
As atividades propostas serão permeadas por debates e
acontecerão nos fóruns.
Na segunda etapa, além das postagens em Fóruns e
comentários acerca das postagens dos colegas, haverá a
orientação individualizada do plano de ensino, com
divisão em grupos de até 14 alunos por formador.
Apresentação do Módulo 2 - EAD
Caracterização do módulo: Tratamento da
fundamentação teórica indicada no módulo
1, orientada para a execução da aula ou atividade
educativa, tendo o planejamento de ensino - realizado individualmente
e voltado para a atividade real do magistrado formador - como base
para a organização do desenvolvimento do curso.
Objetivos:
Compreender os fundamentos pedagógicos que orientam as
diretrizes pedagógicas da Enfam e suas condições
de aplicação em ações educativas;
Organizar o Planejamento de Ensino com
vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando
articuladamente os seus diferentes elementos
Utilizar os fundamentos didático
pedagógicos necessários ao desenvolvimento de
estratégias e procedimentos de ensino por meio da utilização
da metodologia ativa
Desenvolver procedimentos e instrumentos
avaliativos adequados a processos de aprendizagem voltados para o
desenvolvimento de competências
Utilizar as tecnologias da informação
e da comunicação como suporte para o desenvolvimento
mais eficiente de processos educativos.
Conteúdos:
Referenciais que orientam a proposta educativa
da Enfam e da Emarf: a construção do conhecimento, o
ensino para o desenvolvimento de competências e a definição
de estratégias com base no desenvolvimento de metodologias
ativas
Organização do trabalho educativo
a partir do planejamento de ensino
Programação:
Ambientação:
4h/a
12/06
e 13/06/21
Ambientação:
Postagem com o nome, profissão, Unidade onde exerce a
atividade jurisdicional.
Resposta
aos questionários prévios: Expectativa com o curso e
Professor que mais marcou.
Etapa 1: 8h/a
14/06
a 18/06/21
Fundamentação
teórica: a construção do conhecimento, o
ensino para o desenvolvimento de competências e a definição
de estratégias de ensino com base no desenvolvimento de
metodologias ativas
Etapa2:
8h/a
21/06
a 25/06/21
O
processo de ensino: a intencionalidade, o acompanhamento e a
avaliação da proposta de aprendizagem
(objetivos/avaliação)
A
organização dos conteúdos e do processo de
aprendizagem (conteúdo/metodologia)
Etapa
3: 10h/a
28/06
a 02/07/21
Desenvolvimento
do Planejamento de Ensino
Etapa
4: 10h/a
05/07
a 11/07/21
Conclusão
dos trabalhos, devolutiva e avaliação
|
Avaliação do
cursista:
A avaliação de
aprendizagem consistirá de duas etapas:
a) participação, com
acompanhamento/observação dos participantes por parte
do docente/facilitador durante todo o curso, em especial quando das
postagens e comentários nos Fóruns (mínimo 1
postagem + 1 comentário), sendo sempre considerados, além
do conhecimento, a assiduidade nos acessos ao AVA, a pontualidade no
cumprimento do cronograma da Ead, a postura na Ead o relacionamento
interpessoal, o interesse e a participação dos
cursistas (Netiqueta);
b) trabalho escrito individual
contendo o planejamento de ensino de um curso.
Os coordenadores, em conjunto,
elaborarão relatório consolidando os dados das duas
etapas e indicando a aprovação ou não do
cursista, acompanhada da justificativa, conferindo-se o grau
Satisfatório, Satisfatório com Ressalvas e
Insatisfatório.
Avaliação de Reação:
Buscando o constante
aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por
esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a
um questionário em que informarão seu grau de
satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos
docentes, a metodologia empregada e a adequação do
ambiente educacional como um todo.
Bibliografia:
Bordenave, Juan Diaz. Estratégias
de Ensino e Aprendizagem. Editora Vozes.
Gil, Antônio Carlos. Didática
do Ensino Superior. Editora Atlas.
Gil, Antônio Carlos.
Metodologia do Ensino Superior. Editora Atlas
Libâneo, José Carlos.
Editora Cortez.
Moreto, Vasco. Planejamento -
Planejando a Educação para o Desenvolvimento de
Competências. Editora Vozes.
Tutores:
Fernanda
Duarte Lopes Lucas da Silva– Juíza Federal Titular da
3aVara Federal de Execução Fiscal/RJ.
Doutora (2003) e Mestre (1999) em Direito Constitucional e Teoria do
Estado pela PUC/RJ. Graduada em Direito pela Universidade Católica
de Petrópolis (1991) e em Lingua Inglesa pela University of
Cambridge (1990). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação
em Direito da Universidade Estácio de Sá, atuando no
NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE DIREITO, CIDADANIA, PROCESSO E
DISCURSO. Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade
Federal Fluminense. Coordenadora do Laboratório Fluminense de
Estudos Processuais/LAFEP e pesquisadora do Instituto de Estudos
Comparativos em Administração de Conflitos
(NUPEAC/InEAC/PROPPI), participando dos Convênios CAPES/SPU
(Programas de Pós-Graduação argentinos) e
Pró-África do CNPq (Faculdade de Direito Agostinho
Neto/Angola), dos projetos PRONEX/CNPq/FAPERJ e do Edital
FAPERJ/Grupos Emergentes. Bolsista do Departamento de Estado
Norte-Americano (Programa International Visitors IV). Colaboradora
do ALR Int da Thomson Reuters. Global Ethics Fellow of the Carnegie
Council. Leciona as disciplinas Processo Civil, Jurisdição
Constitucional, Direito Constitucional e Constitucionalismo
Norte-americano. Tem interesse investigativo nas áreas
temáticas: relações entre Tribunal e Sociedade;
administração de conflitos, cultura jurídica,
jurisdição constitucional e democracia; formação
da decisão judicial e análise jurisprudencial;
gramática da decisão judicial; análise do
discurso jurídico, processo e práticas processuais,
princípios constitucionais e direitos humanos; igualdade
jurídica; estado democrático de direito e acesso à
justiça e ao direito e ao devido processo legal e
constitucionalismo norte-americano. Associada ao CONPEDI, ABCP e LSA.
Juíza Formadora. Membro da Comissão do CAE/EMARF,
Presidente da Comissão de Gestão da Administração
Judiciária.
Márcia
Maria Nunes de Barros- Juíza Federal, Presidente da Comissão
de propriedade intelectual. Mestre em Políticas Públicas,
Estratégias e Desenvolvimento – UFRJ. Juíza
Formadora. Coordenadora do Curso de Formação Inicial de
Magistrados 2013, Coordenador do Curso de Formação
Inicial de Magistrados 2015, Coordenadora do Curso de Formação
e Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento 2015/2017.
Vladimir Santos Vitovsky – Juiz Federal Titular da 9aVara
Federal de Execução Fiscal/RJ, Doutor pelo Programa de
Doutoramento “Direito, Justiça e Cidadania no Século
XXI, em Direito e Sociologia da Universidade de Coimbra, membro da
Comissão do CAE/EMARF, Coordenador da Comissão de
Gestão da Administração Judiciária. Juiz
Formador. Coordenador do Curso de Formação Inicial de
Magistrados 2012, Coordenador do Curso de Formação
Inicial de Magistrados 2015. Coordenador do Curso de Formação
e Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento 2015/2017.
Coordenador do Curso de Formação Inicial de Magistrados
2020/2021. Coordenador do Curso de Formação e
Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento 2021/2022.
Desembargador Federal Sérgio
Schwaitzer
Diretor-Geral da Escola
Juíza Federal Fernanda
Duarte
Magistrado responsável
pelo curso
Juiz Federal Vladimir Vitovsky
Magistrado responsável
pelo curso
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 08/04/2021. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 07/04/2021 às 13:34:27.