PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2021/00017, DE 24 DE MARÇO DE
2021
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso
deFormação de Formadores Sistematizada Nível 1
Módulo 1, a ser promovido pela EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores.
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso de Formação de
Formadores Sistematizada Nível 1 Módulo 1, a ser
promovido pela EMARF, conforme o plano de curso anexo a esta
Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos e da gestão dos documentos necessários à
realização do curso de que trata esta Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
SERGIO SCHWAITZER
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
PLANO DE CURSO
Programa
de
formação/curso:
Curso
de Formação de Formadores - Formação de
Formadores Sistematizada Nível 1 Módulo 1
Informações gerais:
Categoria/natureza do curso:
Formação de Formadores
Escola/instituições
parceiras responsável pela realização do curso:
EMARF
Coordenação: Juízes
Federais Fernanda Duarte, Jane Reis, Márcia Nunes e Vladimir
Vitovsky
Período de inscrição:
08/05/2021 a 08/06/2021
Período de realização:
09/06/2021 a 11/06/2021
Modalidade: presencial ou
telepresencial (pelo zoom, caso as atividades presenciais não
tenham sido retomadas)
Carga horária: 24h/a
Frequência Mínima:
100%
Público-alvo: Magistrados
e demais profissionais (pedagogos, psicólogos, assistentes
sociais e servidores, dentre outros) que atuem em processo de
formação, coordenação pedagógica e
orientação de processos educativos das Escolas
Judiciais e Escolas de Magistratura.
Número de vagas: 40
Número de turmas: 1
Local de realização:
Sala de aula da EMARF ou via plataforma Zoom (caso as atividades
presenciais não tenham sido retomadas)
Ementa: Diretrizes da Formação
de Formadores e da Formação de Juízes. Os
métodos ativos na formação de magistrados. A
avaliação dos cursos de formação de
magistrados. O planejamento de ensino no contexto da magistratura. A
elaboração de um Curso de formação e
aperfeiçoamento de magistrados.
Justificativa: Compete às
Escolas de Magistratura Regionais Federais, dentre outras
atribuições, realizar cursos oficiais para formação
inicial, vitaliciamento, promoção e formação
continuada na carreira da magistratura federal; definir as diretrizes
específicas para a formação e o aperfeiçoamento
de magistrados; promover a realização de cursos
inerentes aos objetivos da magistratura federal, com ênfase na
formação humanística. Destarte, deve a Escola
contribuir para o aprimoramento do serviço judiciário,
a partir de ações educacionais voltadas à
formação profissional dos educadores atuantes na
formação dos magistrados federais da segunda região.
A atuação do
magistrado como docente demanda proposta formativa que deverá
ser elaborada com bases em princípios e nos saberes da prática
e para a práxis dos referidos docentes no contexto das
necessidades formativas do magistrado-discente, tal qual preceituado
pela ENFAM. Isso implica o reconhecimento do protagonismo dos
nomeados atores para, de forma coletiva e colaborativa, se debater
formas de capacitações e proposições para
a formação de formadores de magistrados.
O curso também será
relevante para difundir práticas, possibilidades e
perspectivas de formação de formadores, bem como
discutir o papel das Comissões temáticas na EMARF,
debater a proposta de Resolução e portarias
regulamentando os cursos de formação, os instrumentos
de avaliação, os saberes e as competências dos
magistrados, e a utilização dos métodos ativos
nos cursos de formação. É esse contexto que se
fundamenta a realização do Curso de Formação
de Formadores Regional do TRF2, nos moldes previstos pela ENFAM
seguindo rigorosamente o Programa da Formação
Sistematizada Nível 1.
Objetivo geral: formar
magistrados para formação de outros magistrados
Objetivos
específicos:
Aplicar as diretrizes
pedagógicas da ENFAM nos cursos de formação e
aperfeiçoamento de magistrados;
Analisar diretrizes e proposta
apresentadas pela Escola Regional para regulamentar, regionalmente,
a formação de magistrados;
Identificar os saberes e
competências necessários aos magistrados;
Empregar os métodos
ativos nos cursos de formação e aperfeiçoamento
de magistrados;
Avaliar os cursistas dos cursos
de formação e aperfeiçoamento de magistrados,
desenvolvendo instrumentos de avaliação adequados;
Elaborar, com base em diretrizes
da Enfam, proposições para os programas de formação
de magistrados e cursos de formação e aperfeiçoamento
de magistrados.
Conteúdo
programático, carga horária e Coordenadores/Docentes:
Módulo
I – 24 horas/aula
FOFO
DESENVOLVIMENTO DOCENTE
NÍVEL
1 – FORMAÇÃO DE BASE DOCENTE
Formadores
Coordenadores:
Juízes
Federais Fernanda Duarte, Jane Reis, Márcia Nunes e
Vladimir Vitovsky
|
Módulo
1 – Elementos da atividade docente no contexto da
magistratura - Presencial – 24 horas-aula
Formadores:
Juízes Federais Fernanda Duarte, Jane Reis, Márcia
Nunes e Vladimir Vitovsky
|
1º
Dia
|
2º
Dia
|
3°
Dia
|
Introdução
O
desenvolvimento da formação de Magistrados
A docência
no contexto da magistratura
|
As
Diretrizes Pedagógicas da Enfam e o processo de ensino
orientado para o desenvolvimento de competências
|
O
Planejamento da Aula – organização do trabalho
pedagógico
|
Especificidades
do ensino e da aprendizagem
|
O
Planejamento da Aula – organização do trabalho
pedagógico
|
Conclusão
Análise
do trabalho docente a partir de princípios pedagógicos
|
Metodologia: A proposta
metodológica para o desenvolvimento do Curso abrangerá
a realização de exposições dialogadas,
integrando aprofundamento teórico, reflexões, debates e
formulação de proposições, simulação
e dramatização, estudos de caso, GVGO, Philips 66,
Quatro Cantos, trabalhos em Grupo, consistentes nas atividades
práticas, da seguinte forma:
• Exposição
dialogada - Análises reflexivas articulando eixos da ação
educativa: fundamentação teórica, metodologia e
modalidades de ensino.
• Apresentações
- Apresentação de aulas com a utilização
de métodos ativos, instrumentos de avaliação,
programa de cursos.
• Grupos
de Trabalho - Debate e formulação de propostas acerca
de diferentes aspectos da formação dos formadores.
• Simulações
e dramatizações;
• Estudos
de caso construídos durante a própria aula;
• Utilização
da Estratégia do GVGO, do Philips 66 e do Quatro Cantos.
As atividades propostas serão
permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o
conjunto dos participantes e atividades em grupos menores envolvendo
temáticas de maior interesse de cada participante.
De forma geral, na exposição
dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas
contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e
desafios da magistratura e com participação ativa dos
alunos.
As apresentações
serão simulações/dramatizações das
aulas planejadas e dos trabalhos em grupo.
Os Grupos de trabalho conterão
no máximo 8 (oito) integrantes para discussão dos temas
propostos e produção coletiva das atividades práticas.
Apresentação do
Módulo em Separado
Módulo
1: Elementos da atividade docente no contexto da magistratura
Carga
horária: 24 horas/aula
Modalidade:
Presencial ou telepresencial (pelo zoom, caso as atividades
presenciais não tenham sido retomadas)
Formadores:
Juíza Federal Fernanda Duarte, Juíza Federal Jane
Reis, Juíza Federal Márcia Nunes, Juiz Federal
Vladimir Vitovsky
Caracterização
do módulo: Apresentação inicial sobre a
organização do trabalho educativo, enfatizando os
elementos básicos da relação de ensino
relacionado ao contexto da magistratura e as diretrizes pedagógicas
que orientam as ações educativas para a educação
judiciária.
Objetivos
Desenvolver
atividade docente orientada;
Identificar
os elementos que integram as ações educativas e a
prática de ensino;
Conhecer
e aplicar na ação docente os fundamentos didáticos
pedagógicos básicos expressos nas Diretrizes
Pedagógicas da Enfam
Organizar
o Planejamento de Ações
Educativas e de Aula com vistas ao desenvolvimento de
competências, estruturando articuladamente os seus diferentes
elementos.
Conteúdos
Competências
para a docência e a docência na magistratura
Ensino
e aprendizagem, conceituação;
O
ensino para o desenvolvimento de competências;
Planejamento
da ação educativa: elementos do planejamento e suas
especificações: definição de objetivos,
organização dos conteúdos, estruturação
das estratégias de ensino e encaminhamentos da avaliação
Programação
1º
Dia
|
O
desenvolvimento da formação de Magistrados
A docência
no contexto da magistratura
|
Especificidades
do ensino e da aprendizagem
|
2º
Dia
|
As
Diretrizes Pedagógicas da Enfam e o processo de ensino
orientado para o desenvolvimento de competências
|
O
Planejamento da Aula – organização do
trabalho pedagógico
|
3º
Dia
|
O
Planejamento da Aula – organização do
trabalho pedagógico
Conclusão
- Análise do trabalho docente a partir de princípios
pedagógicos
|
Avaliação
do cursista:
A avaliação
de aprendizagem consistirá de duas etapas:
a)
participação, com acompanhamento/observação
dos participantes por parte do docente/facilitador durante todo o
curso, em especial quando das atividades ativas, sendo sempre
considerados, além do conhecimento, a assiduidade, a
pontualidade, a postura, o relacionamento interpessoal, o interesse e
a participação dos cursistas;
b) trabalho
em grupo realizado durante o período ativo para o planejamento
da aula e apresentação em grupo
(simulação/dramatização) da aula
planejada.
Os
coordenadores, em conjunto, elaborarão relatório
consolidando os dados das duas etapas e indicando a aprovação
ou não do cursista, acompanhada da justificativa,
conferindo-se o grau Satisfatório, Satisfatório com
Ressalvas e Insatisfatório.
Avaliação
de Reação:
Buscando o
constante aperfeiçoamento das atividades educacionais
promovidas por esta Escola, ao final do curso os participantes
responderão a um questionário em que informarão
seu grau de satisfação com os temas do curso, a
desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada e a adequação
do ambiente educacional como um todo.
Currículos
– Formadores:
Fernanda
Duarte Lopes Lucas da Silva– Juíza Federal Titular da
3aVara Federal de Execução Fiscal/RJ.
Doutora (2003) e Mestre (1999) em Direito Constitucional e Teoria do
Estado pela PUC/RJ. Graduada em Direito pela Universidade Católica
de Petrópolis (1991) e em Lingua Inglesa pela University of
Cambridge (1990). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação
em Direito da Universidade Estácio de Sá, atuando no
NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE DIREITO, CIDADANIA, PROCESSO E
DISCURSO. Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade
Federal Fluminense. Coordenadora do Laboratório Fluminense de
Estudos Processuais/LAFEP e pesquisadora do Instituto de Estudos
Comparativos em Administração de Conflitos
(NUPEAC/InEAC/PROPPI), participando dos Convênios CAPES/SPU
(Programas de Pós-Graduação argentinos) e
Pró-África do CNPq (Faculdade de Direito Agostinho
Neto/Angola), dos projetos PRONEX/CNPq/FAPERJ e do Edital
FAPERJ/Grupos Emergentes. Bolsista do Departamento de Estado
Norte-Americano (Programa International Visitors IV). Colaboradora
do ALR Int da Thomson Reuters. Global Ethics Fellow of the Carnegie
Council. Leciona as disciplinas Processo Civil,
Jurisdição Constitucional, Direito Constitucional e
Constitucionalismo Norte-americano. Tem interesse investigativo nas
áreas temáticas: relações entre Tribunal
e Sociedade; administração de conflitos, cultura
jurídica, jurisdição constitucional e
democracia; formação da decisão judicial e
análise jurisprudencial; gramática da decisão
judicial; análise do discurso jurídico, processo e
práticas processuais, princípios constitucionais e
direitos humanos; igualdade jurídica; estado democrático
de direito e acesso à justiça e ao direito e ao devido
processo legal e constitucionalismo norte-americano. Associada ao
CONPEDI, ABCP e LSA. Juíza Formadora. Membro da Comissão
do CAE/EMARF, Presidente da Comissão de Gestão da
Administração Judiciária.
Jane Reis
Gonçalves Pereira - Professora Associada de Direito
Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do
Rio de Janeiro (UERJ) e Juíza Federal. É doutora em
Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
- UERJ (2004) e Mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado
pela PUC-Rio (1999). Tem experiência na área do Direito
Público, com ênfase em Direito Constitucional, atuando
principalmente nos seguintes temas: teoria da constituição,
teoria dos direitos fundamentais, direitos fundamentais em espécie,
interpretação constitucional e jurisdição
constitucional.
Márcia
Maria Nunes de Barros- Juíza Federal, Presidente da Comissão
de propriedade intelectual. Mestre em Políticas Públicas,
Estratégias e Desenvolvimento – UFRJ. Juíza
Formadora. Coordenadora do Curso de Formação Inicial
de Magistrados 2013, Coordenador do Curso de Formação
Inicial de Magistrados 2015, Coordenadora do Curso de Formação
e Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento 2015/2017.
Vladimir
Santos Vitovsky – Juiz Federal Titular da 9aVara
Federal de Execução Fiscal/RJ, Doutor pelo Programa de
Doutoramento “Direito, Justiça e Cidadania no Século
XXI, em Direito e Sociologia da Universidade de Coimbra, membro da
Comissão do CAE/EMARF, Coordenador da Comissão de
Gestão da Administração Judiciária. Juiz
Formador. Coordenador do Curso de Formação Inicial de
Magistrados 2012, Coordenador do Curso de Formação
Inicial de Magistrados 2015. Coordenador do Curso de Formação
e Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento 2015/2017.
Coordenador do Curso de Formação Inicial de
Magistrados 2020/2021. Coordenador do Curso de Formação
e Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento 2021/2022.
Bibliografia:
Bordenave,
Juan Diaz. Estratégias de Ensino e Aprendizagem. Editora
Vozes.
Gil,
Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. Editora
Atlas.
Gil,
Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. Editora Atlas
Libâneo,
José Carlos. Editora Cortez.
Moreto,
Vasco. Planejamento - Planejando a Educação para o
Desenvolvimento de Competências. Editora Vozes.
Des. Fed. Sérgio
Schwaitzer
Diretor-Geral da Escola
Juíza Federal Fernanda
Duarte
Magistrado responsável
pelo curso
Juiz Federal Vladimir Vitovsky
Magistrado responsável
pelo curso
Anexos: Plano de Aula do Módulo
1 - Presencial ou telepresencial (pelo zoom, caso as atividades
presenciais não tenham sido retomadas)
Anexo: Plano de Curso
Módulo 1
Coordenadores-gerais e docentes
atuando em codocência:
Juíza Federal Fernanda
Duarte
Juíza Federal Jane Reis
Juíza Federal Márcia
Nunes
Juiz Federal Vladimir Vitovsky
Aula dia 09 de junho de 2021 –
Manhã e tarde
Objetivo
|
Conteúdo
programático
|
Estratégias
pedagógicas
|
Recursos
|
Tempo
|
Hora
|
Avaliação
|
Desenvolver
atividade docente orientada voltada para a formação
de magistrados.
|
Introdução
O
desenvolvimento da formação de Magistrados. O ensino
e aprendizagem. Conceituação.
A
docência no contexto da magistratura. As competências.
O
ensino para o desenvolvimento de competências.
A ética
e o humanismo como transversais.
|
Brainstorming.
Com o objeto da
palavra, cada um fala uma palavra que expresse suas expectativas.
Todas as palavras são escritas no flipchart.
Jogo
do jornalista para apresentação: nome, de onde é,
onde atua, filme/livro/música preferência.
Projeção
de imagens sobre o que é e o que não é um
curso de formação de magistrados
Exibição
do vídeo “Sociedade dos Poetas Mortos”, seguido
de debates e discussão.
Exposição
dialogada e sistematização da parte da manhã
Exibição
vídeo Mona Lisa parte 1 e parte 2. Debates e discussões.
GVGO
sobre o disposto no art. 16 do Código de Ética do
CNJ.
Dinâmica
4 Cantos sobre a participação política do
juiz.
Sumarização
e Registro Reflexivo oral: O que aprendi sobre a realização
da audiência de custódia na prática com base
nos atos normativos? O que gostaria de aprender mais?
|
Objeto
da palavra (microfone) e flipchart.
Papel
e caneta.
Data
show
com power
point
Flipchart
e projetor de vídeo
Data
show com power
point
Flipchart
e projetor de vídeo
Mesas
e cadeiras móveis
4
Flipcharts
Objeto
da palavra
|
9h-9h30
9h30-10h
10h-1030
1030h-12h
12h-12h40
14h20-15h
15h-16h
16h-17h
17h-18h40
|
30’
30’
30’
1h30’
40’
40’
1h
1h
1h40’
|
Participação
contribuição
Participação,
registro reflexivo
|
Aula do dia 10/06 –
Manhã e tarde – Docentes: Juízas Federais
Fernanda Duarte, Jane Reis, Márcia Nunes e Juiz Federal
Vladimir Vitovsky
Objetivo
|
Conteúdo
programático
|
Estratégias
pedagógicas
|
Recursos
|
Tempo
|
Hora
|
Avaliação
|
Conhecer
e aplicar na ação docente os fundamentos didáticos
pedagógicos básicos expressos nas diretrizes
pedagógicas da ENFAM.
Identificar
os elementos que integram as ações educativas e a
prática de ensino.
Planejar
as ações educativas e de aula com vistas ao
desenvolvimento de competências, estruturando
articuladamente os seus diferentes elementos.
|
As
diretrizes pedagógicas da ENFAM. A formação
por competências. Os Métodos ativos, afirmativos e
interrogativos.
Planejamento
de ensino no contexto da magistratura.
|
Questionário
sobre a leitura conjunta das diretrizes pedagógicas da
ENFAM.
Estudo
de caso a partir de uma problemática debatida na aula.
Simulação
de uma audiência de conciliação/mediação
ou de uma audiência de custódia.
Phillips
66
Grupos
de Trabalho para elaboração do plano de aula e
apresentação no dia seguinte
Sumarização
e Registro Reflexivo oral: O que aprendi sobre a realização
da audiência de custódia na prática com base
nos atos normativos? O que gostaria de aprender mais?
|
Data
show com power
point, caneta e papel
Mesas
e cadeiras móveis
Mesas
e cadeiras móveis
Mesas
e cadeiras móveis, texto recortado sobre planejamento de
ensino do Professor Eri
Mesas
e cadeiras móveis, papel, caneta e computadores (notebooks)
Objeto
da palavra
|
9h-9h40
9h40-11h10
11h10-12h40
14h20-15h30
15h30-17h30
17h30-18h40
|
40’
1h30’
1h30’
1h10’
2h
1h10’
|
Participação
contribuição e debriefing.
Participação
contribuição e
Registro
Reflexivo
|
Aula do dia 11/06 –
Manhã e tarde – Docentes: Juízas Federais
Fernanda Duarte, Jane Reis, Márcia Nunes e Juiz Federal
Vladimir Vitovsky
Objetivo
|
Conteúdo
programático
|
Estratégias
pedagógicas
|
Recursos
|
Tempo
|
Hora
|
Avaliação
|
Planejar
as ações educativas e de aula com vistas ao
desenvolvimento de competências, estruturando
articuladamente os seus diferentes elementos.
Avaliar
o trabalho docente a partir dos princípios pedagógicos
da ENFAM.
|
Planejamento
de ensino no contexto da magistratura.
Planejamento
de ensino no contexto da magistratura.
|
Conclusão
dos trabalhos do Grupos de Trabalho
Apresentação
da aula pelos Grupos de Trabalho
Continuação
da apresentação da aula pelos Grupos de Trabalho
Sumarização
Registro
Reflexivo oral: avaliação geral do curso
|
Mesas
e cadeiras móveis, papel, caneta e computadores (notebooks)
Mesas
e cadeiras móveis
Mesas
e cadeiras móveis
Data show e Power point.
Objeto
da palavra
|
9h-10h40
10h40-12h40
14h20-16h20
16h20-17h10
17h10-18h40
|
1h40’
2h
2h
50’
1h30’
|
Participação
contribuição e feedback.
Participação
contribuição e feedback.
Participação
e Registro reflexivo oral
|
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 08/04/2021. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 07/04/2021 às 13:34:27.