PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2021/00026, DE 1 DE JULHO DE 2021
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso
Liderança, Negociação e Meisner para Juízes,
a ser promovido pela EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores.
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso Liderança, Negociação
e Meisner para Juízes, a ser promovido pela EMARF, conforme o
plano de curso anexo a esta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos e da gestão dos documentos necessários à
realização do curso de que trata esta Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
MARCUS ABRAHAM
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
PLANO
DE CURSO
Programa de formação/curso: Curso.
Informações gerais:
Categoria/natureza do curso: Formação continuada para
aperfeiçoamento para promoção na carreira e
vitaliciamento.
Escola/instituições parceiras responsável pela
realização do curso: Escola da Magistratura Regional
Federal da 2ª Região.
Coordenação: Juiz Federal Antônio Henrique Corrêa
da Silva.
Período de inscrição: 01/08 a 09/09/2021.
Período de realização: 15, 22, 29/09; 06, 13, 20
e 27/10/2021.
Modalidade: ensino remoto.
Carga horária: 20 h/a.
Frequência Mínima: 75%.
Público-alvo: magistrados.
Número de vagas: 40.
Número de turmas: 01.
Local de realização: plataforma Zoom.
Ementa: DIREITO ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL. LIDERANÇA.
NEGOCIAÇÃO. MEISNER. TÉCNICAS PARA
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES. FUNÇÃO JUDICANTE.
Justificativa: Os pressupostos da prestação da função
jurisdicional em alto nível não mais estão
circunscritos ao domínio da matéria jurídica ou
da técnica processual. O intercâmbio de novos saberes,
úteis ou necessários ao bom desempenho da atividade
judicante, tem ampliado horizontes para uma indispensável
interdisciplinaridade na tarefa de formar juízes capazes de
operar adequadamente as mais diversas demandas que lhes são
impostas. A ênfase das políticas públicas
voltadas ao aprimoramento da Justiça, ao ser colocada nos
meios alternativos e consensuais de solução de
controvérsias, demanda o desenvolvimento da figura do juiz
negociador, atraindo a necessidade de domínio do que há
de mais moderno em termos de métodos de negociação.
Da mesma forma, o papel do juiz como líder e gestor tem sido
cada vez mais enfatizado pelas sucessivas gestões do Conselho
Nacional de Justiça, reclamando uma formação
específica em termos de liderança e inovação.
Por fim, as habilidades comunicativas são percebidas cada vez
mais como essenciais ao bom desempenho da jurisdição.
Com vista a fornecer um primeiro vislumbre de técnicas capazes
de permitir aos juízes o acesso a novos patamares dos
referidos saberes e competências, a Comissão de Direito
Administrativo e Ambiental oferece esse curso com especialistas de
renome em cada área.
Objetivo geral: Ao fim do curso os magistrados estarão aptos a
aplicar as mais modernas técnicas de negociação
às atividades de conciliação e em prol da
pacificação social; a interferir eficazmente na
organização, gestão e inovação de
suas unidades judiciárias; e a desenvolver uma comunicação
mais eficiente em todos os momentos de sua atuação.
Objetivos específicos:
Identificar e aplicar os fundamentos da negociação
estratégica, utilizando elementos do método Harvard de
negociação e da Comunicação Não
Violenta (CNV).
Apresentar uma preparação adequada para a negociação,
estudando perfis dos interlocutores, atuando em termos de
inteligência emocional e expressão corporal, de modo a
realizar uma gestão eficiente de conflitos no ambiente das
audiências judiciais.
Planejar modelos de gerenciamento adequados nas unidades judiciárias,
estabelecendo mudanças pessoais e profissionais reputadas
necessárias, de acordo com os métodos “Work
Smarter”; “Smart Collaboration” e na resposta
específica à demanda V.U.C.A. (Volatility, Uncertainty,
Complexity e Ambiguity).
Demonstrar ser capaz de enfrentar os desafios da inovação
no ambiente judicial, gerenciando adequadamente o conhecimento, com
vistas a criar valores, propiciando o progresso da atividade
judicante, com aproveitamento das brainstorming guidelines.
Demonstrar comunicação adequada a tarefa de pacificar
conflitos, exercendo a escuta ativa e a observação
adequada das partes, com apoio das técnicas de Meisner.
Conteúdo programático/Avaliação para
Aprendizagem/Metodologia/Carga horária
Aula 1: 15 de setembro de 2021
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Ambientação
|
Breve apresentação
dos docentes e dos cursistas
|
Integração
|
Apresentação
pessoal dos docentes e cursistas com breves considerações
de cada um dos alunos sobre quais as principais
dificuldades de comunicação e liderança
enfrentadas pelo juiz no dia a dia da jurisdição.
|
15min/a
|
Negociação
para Juízes
O
Juiz como negociador;
Fundamentos
da negociação e conceito de conflito.
Os
5 pilares da negociação estratégica.
O
método Harvard de negociação.
Postura
na negociação (Abordagem).
Criação de
Valor.
Preparação
para a negociação.
Perfil
do interlocutor/jurisdicionado
Táticas
de negociação.
Argumentação,
persuasão e influência.
Casos
práticos de negociação.
|
Aulas expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes
|
2h/a
|
|
Grupos de Trabalhos –
Aplicação prática
|
Problematização/reflexão
com produção coletiva de soluções
acerca dos casos propostos
|
Cada
grupo apresentará o resultado final da discussão
em grupo, com as soluções/ ponderações
propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos
temas abordados na parte expositiva da aula
|
45min/a
|
Aula 2: 22 de setembro de 2021
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Liderança
para juízes.
Encontrando
e resolvendo problemas internos – problema X dilema.
O
papel do juiz como líder.
Mudanças
pessoais e profissionais.
Work
Smarter; Smart Collaboration e demanda V.U.C.A. e os tribunais
em tempos pandêmicos.
Modelo
de gerenciamento 7S.
Desafios
do juiz como líder na inovação.
O
paradoxo da especialização em um mundo
multidisciplinar- implicações na relação
com a organização judiciária.
Gerenciamento
do conhecimento.
Criação
de valores: progresso X resultado final.
Brainstorming
guidelines e a magistratura.
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes
|
2h/a
|
|
Grupos
de Trabalhos – Aplicação prática
|
Problematização/reflexão
com produção coletiva de soluções
acerca dos casos propostos
|
Cada
grupo apresentará o resultado final da discussão
em grupo, com as soluções/ ponderações
propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos
temas abordados na parte expositiva da aula
|
1h/a
|
Aula 3: 29 de setembro de 2021
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Negociação
para Juízes (continuação)
Comunicação
Não Violenta (CNV) para juízes.
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes
|
2h/a
|
|
Grupos
de Trabalhos – Aplicação prática
|
Problematização/reflexão
com produção coletiva de soluções
acerca dos casos propostos
|
Cada
grupo apresentará o resultado final da discussão
em grupo, com as soluções/ ponderações
propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos
temas abordados na parte expositiva da aula
|
1h/a
|
Aula 4: 06 de outubro de 2021
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Negociação
para Juízes (continuação)
Inteligência
emocional.
Comunicação
e expressão corporal.
Gestão
de emoções.
Gestão
eficiente de conflitos e as audiências judiciais.
|
Aulas
Expositivas-dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes
|
2h/a
|
|
Grupos
de Trabalhos – Aplicação prática
|
Problematização/reflexão
com produção coletiva de soluções
acerca dos casos propostos
|
Cada
grupo apresentará o resultado final da discussão
em grupo, com as soluções/ ponderações
propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos
temas abordados na parte expositiva da aula
|
1h/a
|
Aula 5: 13 de outubro de 2021
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
3. Meisner para Juízes
Comunicação
interpessoal e rotina da magistratura.
Escuta
ativa: perspectiva pessoal e a observação do
outro.
Comunicação
interpessoal.
|
Aulas
Expositivas-dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes
|
2h/a
|
|
Grupos
de Trabalhos – Aplicação prática
|
Problematização/reflexão
com produção coletiva de soluções
acerca dos casos propostos
|
Cada
grupo apresentará o resultado final da discussão
em grupo, com as soluções/ ponderações
propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos
temas abordados na parte expositiva da aula
|
1h/a
|
Aula 6: 20 de outubro de 2021
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Meisner
para Juízes (continuação)
Ruídos
de comunicação e a experiência da audiência
judicial.
Presença
de stress na profissão.
Olhar
neutro e história pessoal.
|
Aulas
Expositivas-dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes
|
2h/a
|
|
Grupos
de Trabalhos – Aplicação prática
|
Problematização/reflexão
com produção coletiva de soluções
acerca dos casos propostos
|
Cada
grupo apresentará o resultado final da discussão
em grupo, com as soluções/ ponderações
propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos
temas abordados na parte expositiva da aula
|
1h/a
|
Aula 7: 27 de outubro de 2021
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Estudo
de Casos e Aplicação do Conhecimento adquirido
Insights
a partir dos temas abordados no curso e da experiência
pessoal dos magistrados.
Os
casos do Centro de Conciliação de Feitos
Complexos Ambientais e dos Mutirões de Conciliação.
|
Debates
e Sumarização
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos temas propostos.
Apresentação dos pontos essenciais apontados nos
debates
|
Participação
dos cursitas por meio de debates sobre os casos apresentados,
alinhados aos objetivos do curso; e encerrados com a sumarização
do docente
|
2h/a
|
Conforme apresentado acima, a
avaliação formativa se dará ao longo da ação
educacional através do acompanhamento e observação
dos participantes por parte do docente/facilitador, sendo sempre
considerados, além do conhecimento, articulação
teórico-prática, sequência lógica das
ideias e síntese, a assiduidade, a pontualidade, a postura, o
relacionamento interpessoal, o interesse, em especial quando da
participação das atividades ativas dos cursistas
(discussões/debates/estudos sobre os casos indicados e grupos
de trabalhos), momento em que os discentes experimentarão a
aplicação prática das técnicas
apresentadas.
Programação:
Aula
1: 15 de setembro de 2021 – NEGOCIAÇÃO PARA
JUÍZES.
Horário/Atividade
17:00h -
17:15h Ambientação e apresentação:
quais as principais dificuldades de comunicação e
liderança enfrentadas pelo juiz no dia a dia da jurisdição?
– Juiz Federal Antonio Henrique Corrêa da Silva.
17:15h -
19:15h “O Juiz Como Negociador – Técnicas e
Métodos de negociação aplicados à função
judicante” – Professor Breno
Paquelet Grigorowski.
19:15h - 20:00h Grupos de
Trabalho - Aplicação das técnicas apresentadas –
Professor Breno Paquelet
Grigorowski.
Aula 2: 22 de setembro de 2021 –
LIDERANÇA PARA JUÍZES.
Horário/Atividade
17:00h -
19:00h “O Papel do Juiz Como Líder na
Organização e Inovação” –
Professor Bruno Barata
Magalhães.
19:00h - 20:00h Grupos de
Trabalho - Aplicação das técnicas apresentadas –
Professor Bruno Barata
Magalhães.
Aula 3: 29 de setembro de 2021 –
NEGOCIAÇÃO PARA JUÍZES.
Horário/Atividade
17:00h -19:00h
“Comunicação Não Violenta (CNV)
para Juízes” – Professora Diana
Bonar Sacilotti Currie.
19:00h - 20:00h Grupos de
Trabalho - Aplicação das técnicas apresentadas –
Professora Diana Bonar
Sacilotti Currie.
Aula 4: 6 de outubro de 2021 –
NEGOCIAÇÃO PARA JUÍZES.
Horário/Atividade
17:00h -
19:00h “Inteligência Emocional e expressão
corporal: Gestão eficiente de conflitos nas audiências
judiciais” – Professora Diana
Bonar Sacilotti Currie.
19:00h - 20:00h Grupos de
Trabalho - Aplicação das técnicas apresentadas –
Professora Diana Bonar
Sacilotti Currie.
Aula 5: 13 de outubro de 2021 –
MESNER PARA JUÍZES.
Horário/Atividade
17:00h -
19:00h “Comunicação Interpessoal e a
Rotina da Magistratura” – Professora Ana
Paula Lopes Dias
19:00h - 20:00h Grupos de
Trabalho - Aplicação das técnicas apresentadas –
Professora Ana Paula Lopes
Dias.
Aula 6: 20 de outubro de 2021 –
MEISNER PARA JUÍZES.
Horário/Atividade
17:00h -
19:00h “Ruídos de Comunicação e a
experiência da audiência judicial” –
Professora Ana Paula Lopes
Dias.
19:00h - 20:00h Grupos de
Trabalho - Aplicação das técnicas apresentadas –
Professora Ana Paula Lopes
Dias.
Aula 7: 27 de outubro de 2021 –
ESTUDO DE CASOS.
Horário/Atividade
17:00/18:00
Estudo de Casos - Insights a partir dos temas abordados no
curso e da experiência pessoal dos magistrados – Juíza
Federal Cristiane Conde
Chmatalik.
18:00/19:00 Estudo de Casos - Os
casos do Centro de Conciliação de Feitos Complexos
Ambientais e dos Mutirões de Conciliação –
Juíza Federal Ana Carolina Vieira de Carvalho.
Avaliação de
Reação: buscando o constante aperfeiçoamento das
atividades educacionais promovidas por esta Escola, ao final do
curso, os participantes responderão a um questionário
em que informarão seu grau de satisfação com os
temas do curso, a desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada
e a adequação do ambiente educacional como um todo.
Docentes:
- Ana
Carolina Vieira de Carvalho. Juíza Federal desde 2004. Mestre
em Direito das Cidades pela UERJ. Atualmente é juíza
titular da Vara Federal Única de Magé, Coordenadora do
Centro de Inteligência da Seção Judiciária
do Rio de Janeiro e do Centro de Conciliação de Feitos
Complexos Ambientais do TRF da Segunda Região
-
Ana Paula Lopes Dias. Atriz, diretora, professora, fundadora do Be
True (estúdio de estudos Meisner) e também do espaço
cultural ºANDAR em São Paulo. Tem graduação
em publicidade e propaganda na FAAP. Formou-se atriz na Oficina de
atores Nilton travesso em 2004, onde trabalhou com Bete Dorgam,
Oswaldo Boaretto, Flavia Pucci, entre outros. Participou do Núcleo
experimental do SESI de 2006. Especializou-se no método
Meisner em NYC (2011 e 2012), quando estudou no True Acting Institute
com Larry Silverberg. Desde 2011, se dedica a ministrar cursos e
workshops de Meisner em São Paulo e Rio de Janeiro, fazer
coaching e preparação de atores em paralelo com sua
carreira de atriz e diretora.
-
Antonio
Henrique Corrêa da Silva. Juiz
Federal Titular da 32ª Vara Federal e Auxiliar da
Corregedoria-Regional da Justiça Federal da 2a Região.
Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio
de Janeiro (UERJ). Professor de Direito Tributário e Técnica
de Sentença na Escola da Magistratura do Estado do Rio de
Janeiro- EMERJ. Coordenador da Comissão de Direito
Administrativo e Ambiental da Escola da Magistratura Regional Federal
da 2a Região - EMARF.
- Breno
Paquelet Grigorowski. Possui
certificações
em Negociação
e Estratégia Empresarial pela Harvard Business School, Harvard
Law School e MIT (EUA). Além
de lecionar em cursos de MBA, é
consultor e realiza treinamentos de negociação
para diversas empresas e instituições.
Foi responsável por milhares de negociações
corporativas em sua intensa experiência como gestor
empresarial. É TEDx Speaker, colunista da Você S/A e
autor do livro “Pare de Ganhar Mal”. É referência
em negociação,
produzindo conteúdo para os principais veículos de
mídia especializados.
- Bruno
Barata Magalhães. Sócio Fundador e Head do
International Desk do BCDM Advogados; Especialista em Liderança
pela Harvard Law School; Mestre pela Fundação Getúlio
Vargas; Membro do Grupo de Trabalho Anticorrupção do
Pacto Global das Nações Unidas; Membro do Conselho do
Guia de Compliance da Exame; Representante do Brasil no Fórum
Jurídico do BRICS; Membro Digital do Fórum Econômico
Mundial; Membro do Conselho da Academia Suíça de
Direito Internacional; Professor do Legal Technology & Innovation
Institute (Inglaterra); Professor da LinkLei Academy (Brasil);
Co-Fundador e Professor do Instituto New Law (Brasil); Professor da
Câmara de Comércio Internacional da China;
Vice-Presidente da Comissão Nacional de Relações
Internacionais e da Comissão Especial Brasil/ONU, e Secretario
da Comissão Especial para a OCDE, todas da OAB Nacional;
Vice-Presidente de Relações Internacionais do Centro
Brasileiro de Mediação e Arbitragem.
- Cristiane
Conde Chmatalik. Juíza Federal, Mestre (UERJ), Diretora do
Foro da Seção Judiciária do Espírito
Santo (2017-2021), membro do Comitê Gestor de Conciliação
do Conselho nacional de Justiça (2016-atual), Coordenadora do
Núcleo Permanente de solução de Conflitos do
TRF2 (2013-2015 e 2021), Juíza Titular da 6a Vara Cível
de Vitória-es.
- Diana
Bonar Sacilotti Currie. Especialista em
Transformação de Conflitos e Estudos da Paz pela
Chulalongkorn University (Tailândia). Pós-graduada em
Mediação de Conflito; Pós-graduada em Gestão
de Projetos pela FGV e Dom Cabral, Formada em Relações
Internacionais pela PUC- Rio. Embaixadora do Institute for Economics
and Peace. Membro da Comissão de Gestão de Conflitos da
OAB - Niterói. Membro do Coletivo CNV Brasil e da rede GSMP,
mulheres empreendedoras em impacto social para o empoderamento
feminino. Acumula 10 anos de experiência na área de
mediação e gestão de conflitos, e prevenção
de violência em áreas afetadas pelo crime e violência.
Por 6 anos coordenou a área de Treinamentos e Desenvolvimento
Institucional da Organização Internacional de Prevenção
de Violência Luta pela Paz. Atualmente é consultora e
treinadora em gestão de conflitos e comunicação
não-violenta para grandes empresas, agências do governo
e ONGs.
Bibliografia:
WHEELER, Michael. A Arte da
Negociação, ed. Leya.
PATTON, Bruce; STONE,
Douglas; e HEEN, Sheila. Conversas Difíceis - Como Discutir o
que é Mais Importante, ed. Sextante.
FISHER, Roger; e URY,
William. Como Chegar ao Sim - Como Negociar Acordos sem Fazer
Concessões, ed. Sextante.
ROSEMBERG, Marshall.
Comunicação Não Violenta - Técnicas para
Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais, ed. Ágora.
DRUCKER, Peter. O Gestor
Eficaz. ed. Gen LTC.
GOLEMAN, Daniel. Liderança
e Inteligência Emocional na Formação do Líder
de Sucesso. Ed. Objetiva.
DUHIGG, Charles. O Poder do
Hábito. Ed. Objetiva.
GLADWELL, Malcolm. Blink - A
Decisão num Piscar de Olhos. Ed. Sextante.
Marcus Abraham
Antonio Henrique Corrêa da Silva
Diretor-Geral da EMARF
Coordenador Pedagógico do Curso
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 12/07/2021. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 09/07/2021 às 14:12:41.