PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2021/00030, DE 12 DE AGOSTO DE
2021
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso
"Liderança Judicial (Judicial Leadership)", a ser
promovido pela EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores.
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "Liderança
Judicial (Judicial Leadership)", a ser promovido pela EMARF,
conforme o plano de curso anexo a esta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos e da gestão dos documentos necessários à
realização do curso de que trata esta Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
MARCUS ABRAHAM
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
PLANO
DE CURSO
Programa de formação/curso: Curso.
Informações gerais:
Categoria/natureza do curso: Formação
continuada para aperfeiçoamento para promoção na
carreira e vitaliciamento.
Escola/instituições parceiras responsável
pela realização do curso: Escola da Magistratura
Regional Federal da 2ª Região.
Coordenação: Juiz Federal Antônio
Henrique Corrêa da Silva.
Período de inscrição: 01/08 a
09/09/2021.
Período de realização: 15, 22,
29/09; 06, 13, 20 e 27/10/2021.
Modalidade: ensino remoto.
Carga horária: 20 h/a.
Frequência Mínima: 75%.
Público-alvo: magistrados.
Número de vagas: 40.
Número de turmas: 01.
Local de realização: plataforma Zoom.
Ementa: DIREITO ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL.
LIDERANÇA. NEGOCIAÇÃO. MEISNER. TÉCNICAS
PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES. FUNÇÃO JUDICANTE.
Justificativa:
Líderes nascem prontos? A resposta a essa
pergunta é um retumbante “não”. Uma
liderança efetiva está associada a práticas,
técnicas e estilos adequados à personalidade de cada
um.
Desde 1959, A. Cantrall já escrevia sobre a
figura do juiz como líder (“The Judge as a Leader: the
Embodiment of the Ideal of Justice”). Com o desenvolvimento da
liderança nas últimas décadas, as melhores
escolas judiciárias do mundo perceberam a importância
daquilo que ficou conhecido como judicial leadership (liderança
judicial), e passaram a oferecer cursos na área para melhorar
o desempenho da função judicante por seus juízes
– vide, exemplificativamente, o treinamento oferecido pelo
National Judicial College aos juízes americanos (https://w w
w.judges.org/ courses/ leadership-for- judges/); e o destaque
conferido pelo judiciário inglês às funções
de liderança “além e acima” dos deveres
diários dos juízes (“over and above their day to
day duty” (https://w w w. judiciary.uk /about- the-judiciary/
the-judiciary-the-government-and-the-constitution/how-the-judiciary-is-governed/leadership-responsibilities/);
O curso aqui proposto inspira-se na crescente percepção
de que, em um mundo em constante mutação, cada vez
menos “respostas certas” podem ser encontradas e cada vez
mais essas mesmas respostas precisam ser construídas. Nessa
construção, os juízes passam a exercer um
protagonismo crescente na resolução dos conflitos que
são postos sob sua análise, seja no julgamento
individual, seja na construção de soluções
coletivas (mutirões, propostas de alteração
regimental ou até mesmo legal). Assim, sob o guarda-chuva
conhecido como liderança judicial, o curso promove o
desenvolvimento de softskills necessários ao desempenho, com
excelência, da função judicante.
Neste curso proposto pela Comissão de Direito
Administrativo e Ambiental, quatro professores brasileiros com
extensa formação internacional são reunidos para
atacarem os quatro pilares da liderança judicial: o core da
liderança, com suas técnicas e táticas adaptadas
ao ambiente do Juiz; técnicas de negociação
específicas e comunicação não violenta; e
o autoconhecimento do juiz e controle sobre os seus processos
internos.
Objetivo geral:
A partir de conceitos teóricos, situações
práticas e dinâmicas de grupo, o corpo docente indicará
caminhos de desenvolvimento de características e práticas
bem-sucedidas associadas a líderes judiciais eficazes. Ao fim
do curso, os magistrados estarão aptos a aplicar as mais
modernas técnicas de negociação às
atividades de conciliação e em prol da pacificação
social; a interferir eficazmente na organização, gestão
e inovação de suas unidades judiciárias; e a
desenvolver uma comunicação mais eficiente em todos os
momentos de sua atuação.
Usando situações comuns que o juiz e o
tribunal enfrentam, os participantes criarão estratégias
de resposta apropriadas. O curso fornece aos juízes respostas
a muitas perguntas em um ambiente de workshop, onde eles podem
praticar algumas das técnicas aprendidas com feedback benéfico
de seus colegas judiciais e dos membros experientes do corpo docente.
A liderança é enfocada de forma ampla,
abrangendo também táticas e técnicas de
negociação, conciliação e convencimento,
além do necessário olhar interno para que todo o
conhecimento teórico não seja ameaçado por
questões emocionais.
Objetivos específicos:
• Desenvolver técnicas que possibilitem
cultivar habilidades próprias de liderança e nos demais
membros da equipe da Vara de origem.
• Identificar dinâmicas na equipe da Vara que
afetem os resultados da unidade judiciária.
• Acessar técnicas que permitam o
desenvolvimento de uma comunicação mais efetiva e o
trabalho com grupos heterogêneos (equipe e jurisdicionados).
• Identificar a resistência à mudança
em si e nos outros e reconhecer suas causas.
• Desenvolver um plano de liderança
transformacional individual.
• Trabalhar os princípios centrais de
liderança.
• Identificar e aplicar os fundamentos da
negociação estratégica, utilizando elementos do
método Harvard de negociação e da Comunicação
Não Violenta (CNV).
• Apresentar uma preparação adequada
para a negociação, estudando perfis dos interlocutores,
atuando em termos de inteligência emocional e expressão
corporal, de modo a realizar uma gestão eficiente de conflitos
no ambiente das audiências judiciais.
• Planejar modelos de gerenciamento adequados nas
unidades judiciárias, estabelecendo mudanças pessoais e
profissionais reputadas necessárias, de acordo com os métodos
“Work Smarter”; “Smart Collaboration” e na
resposta específica à demanda V.U.C.A. (Volatility,
Uncertainty, Complexity e Ambiguity), cada vez mais característica
do mundo em que vivemos, e que vem abrindo espaço a um
protagonismo judicial que necessita ser bem orientado.
• Desenvolver a capacidade de enfrentar os desafios
da inovação no ambiente judicial, gerenciando
adequadamente o conhecimento, com vistas a criar valores, propiciando
o progresso da atividade judicante
• Demonstrar comunicação adequada a
tarefa de pacificar conflitos, exercendo a escuta ativa e a
observação adequada das partes, além do
autocontrole mesmo em situações-limite, com apoio das
técnicas de Meisner.
Conteúdo
programático/Avaliação para
Aprendizagem/Metodologia/Carga horária:
Aula 1: 15 de setembro de 2021
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
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Metodologia
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Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Ambientação
|
Breve apresentação
dos docentes e dos cursistas
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Integração
|
Apresentação
pessoal dos docentes e cursistas com breves considerações
de cada um dos alunos sobre quais as principais
dificuldades de comunicação e liderança
enfrentadas pelo juiz no dia a dia da jurisdição.
|
15min/a
|
Negociação
para Juízes
O
Juiz como negociador;
Fundamentos
da negociação e conceito de conflito.
Os
5 pilares da negociação estratégica.
O
método Harvard de negociação.
Postura
na negociação (Abordagem).
Criação de
Valor.
Preparação
para a negociação.
Perfil
do interlocutor/jurisdicionado
Táticas
de negociação.
Argumentação,
persuasão e influência.
Casos
práticos de negociação.
|
Aulas expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes
|
2h/a
|
|
Grupos de Trabalhos –
Aplicação prática
|
Problematização/reflexão
com produção coletiva de soluções
acerca dos casos propostos
|
Cada
grupo apresentará o resultado final da discussão
em grupo, com as soluções/ ponderações
propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos
temas abordados na parte expositiva da aula
|
45min/a
|
Aula 2: 22 de setembro de 2021
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
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|
Liderança
para juízes.
Encontrando
e resolvendo problemas internos – problema X dilema.
O
papel do juiz como líder.
Mudanças
pessoais e profissionais.
Work
Smarter; Smart Collaboration e demanda V.U.C.A. e os tribunais
em tempos pandêmicos.
Modelo
de gerenciamento 7S.
Desafios
do juiz como líder na inovação.
O
paradoxo da especialização em um mundo
multidisciplinar- implicações na relação
com a organização judiciária.
Gerenciamento
do conhecimento.
Criação
de valores: progresso X resultado final.
Brainstorming
guidelines e a magistratura.
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes
|
2h/a
|
|
Grupos
de Trabalhos – Aplicação prática
|
Problematização/reflexão
com produção coletiva de soluções
acerca dos casos propostos
|
Cada
grupo apresentará o resultado final da discussão
em grupo, com as soluções/ ponderações
propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos
temas abordados na parte expositiva da aula
|
1h/a
|
Aula 3: 29 de setembro de 2021
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Negociação
para Juízes (continuação)
Comunicação
Não Violenta (CNV) para juízes.
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes
|
2h/a
|
|
Grupos
de Trabalhos – Aplicação prática
|
Problematização/reflexão
com produção coletiva de soluções
acerca dos casos propostos
|
Cada
grupo apresentará o resultado final da discussão
em grupo, com as soluções/ ponderações
propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos
temas abordados na parte expositiva da aula
|
1h/a
|
Aula 4: 06 de outubro de 2021
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Negociação
para Juízes (continuação)
Inteligência
emocional.
Comunicação
e expressão corporal.
Gestão
de emoções.
Gestão
eficiente de conflitos e as audiências judiciais.
|
Aulas
Expositivas-dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes
|
2h/a
|
|
Grupos
de Trabalhos – Aplicação prática
|
Problematização/reflexão
com produção coletiva de soluções
acerca dos casos propostos
|
Cada
grupo apresentará o resultado final da discussão
em grupo, com as soluções/ ponderações
propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos
temas abordados na parte expositiva da aula
|
1h/a
|
Aula 5: 13 de outubro de 2021
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
3. Meisner para Juízes
Comunicação
interpessoal e rotina da magistratura.
Escuta
ativa: perspectiva pessoal e a observação do
outro.
Comunicação
interpessoal.
|
Aulas
Expositivas-dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes
|
2h/a
|
|
Grupos
de Trabalhos – Aplicação prática
|
Problematização/reflexão
com produção coletiva de soluções
acerca dos casos propostos
|
Cada
grupo apresentará o resultado final da discussão
em grupo, com as soluções/ ponderações
propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos
temas abordados na parte expositiva da aula
|
1h/a
|
Aula 6: 20 de outubro de 2021
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Meisner
para Juízes (continuação)
Ruídos
de comunicação e a experiência da audiência
judicial.
Presença
de stress na profissão.
Olhar
neutro e história pessoal.
|
Aulas
Expositivas-dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes
|
2h/a
|
|
Grupos
de Trabalhos – Aplicação prática
|
Problematização/reflexão
com produção coletiva de soluções
acerca dos casos propostos
|
Cada
grupo apresentará o resultado final da discussão
em grupo, com as soluções/ ponderações
propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos
temas abordados na parte expositiva da aula
|
1h/a
|
Aula 7: 27 de outubro de 2021
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Estudo
de Casos e Aplicação do Conhecimento adquirido
Insights
a partir dos temas abordados no curso e da experiência
pessoal dos magistrados.
Os
casos do Centro de Conciliação de Feitos
Complexos Ambientais e dos Mutirões de Conciliação.
|
Debates
e Sumarização
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos temas propostos.
Apresentação dos pontos essenciais apontados nos
debates
|
Participação
dos cursitas por meio de debates sobre os casos apresentados,
alinhados aos objetivos do curso; e encerrados com a sumarização
do docente
|
2h/a
|
Conforme
apresentado acima, a avaliação formativa se dará
ao longo da ação educacional através do
acompanhamento e observação dos participantes por parte
do docente/facilitador, sendo sempre considerados, além do
conhecimento, articulação teórico-prática,
sequência lógica das ideias e síntese, a
assiduidade, a pontualidade, a postura, o relacionamento
interpessoal, o interesse, em especial quando da participação
das atividades ativas dos cursistas (discussões/debates/estudos
sobre os casos indicados e grupos de trabalhos), momento em que os
discentes experimentarão a aplicação prática
das técnicas apresentadas.
Formas
de interação:
A
proposta metodológica para o desenvolvimento do Curso
abrangerá a realização de exposições
dialogadas, integrando aprofundamento teórico, reflexões,
debates e estudos de casos.
As
atividades propostas serão permeadas por debates e acontecerão
em momentos abertos para o conjunto dos participantes e atividades em
grupos envolvendo temáticas de maior interesse.
De
forma geral, na exposição dialogada deverão ser
apresentadas visões teóricas contextualizadas sobre o
tema, com base nas práticas e desafios da magistratura e com
participação ativa dos alunos.
Atuação
e responsabilidades do aluno
Durante
a realização do curso, é sua responsabilidade:
I. Participar
das aulas regularmente;
II. Observar
os avisos enviados pela coordenação e pelos docentes;
III. Atentar
para os critérios de avaliação adotados;
IV. Participar
dos debates;
V. Participar
das atividades propostas;
VI. Responder
às avaliações de reação.
Atuação
dos docentes:
Os
docentes, dentre outras atribuições, são
responsáveis pelo direcionamento e mediação dos
debates, pelo esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Programação:
Aula
1: 15 de setembro de 2021 – NEGOCIAÇÃO PARA
JUÍZES.
Horário/Atividade
17:00h - 17:15h Ambientação
e apresentação: quais as principais dificuldades de
comunicação e liderança enfrentadas pelo juiz no
dia a dia da jurisdição? – Juiz Federal Antonio
Henrique Corrêa da Silva.
17:15h - 19:15h “O Juiz
Como Negociador – Técnicas e Métodos de
negociação aplicados à função
judicante” – Professor Breno
Paquelet Grigorowski.
19:15h - 20:00h Grupos de Trabalho - Aplicação
das técnicas apresentadas – Professor Breno
Paquelet Grigorowski.
Aula 2: 22 de setembro de 2021 – LIDERANÇA
PARA JUÍZES.
Horário/Atividade
17:00h - 19:00h “O
Papel do Juiz Como Líder na Organização e
Inovação” – Professor Bruno
Barata Magalhães.
19:00h - 20:00h Grupos de Trabalho - Aplicação
das técnicas apresentadas – Professor Bruno
Barata Magalhães.
Aula 3: 29 de setembro de 2021 – NEGOCIAÇÃO
PARA JUÍZES.
Horário/Atividade
17:00h -19:00h “Comunicação
Não Violenta (CNV) para Juízes” –
Professora Diana Bonar
Sacilotti Currie.
19:00h - 20:00h Grupos de Trabalho - Aplicação
das técnicas apresentadas – Professora Diana
Bonar Sacilotti Currie.
Aula 4: 6 de outubro de 2021 – NEGOCIAÇÃO
PARA JUÍZES.
Horário/Atividade
17:00h - 19:00h “Inteligência
Emocional e expressão corporal: Gestão eficiente de
conflitos nas audiências judiciais” – Professora
Diana Bonar Sacilotti
Currie.
19:00h - 20:00h Grupos de Trabalho - Aplicação
das técnicas apresentadas – Professora Diana
Bonar Sacilotti Currie.
Aula 5: 13 de outubro de 2021 – MESNER PARA
JUÍZES.
Horário/Atividade
17:00h - 19:00h “Comunicação
Interpessoal e a Rotina da Magistratura” – Professora Ana
Paula Lopes Dias
19:00h - 20:00h Grupos de Trabalho - Aplicação
das técnicas apresentadas – Professora Ana
Paula Lopes Dias.
Aula 6: 20 de outubro de 2021 – MEISNER PARA
JUÍZES.
Horário/Atividade
17:00h - 19:00h “Ruídos
de Comunicação e a experiência da audiência
judicial” – Professora Ana
Paula Lopes Dias.
19:00h - 20:00h Grupos de Trabalho - Aplicação
das técnicas apresentadas – Professora Ana
Paula Lopes Dias.
Aula 7: 27 de outubro de 2021 – ESTUDO DE CASOS.
Horário/Atividade
17:00/18:00 Estudo de Casos -
Insights a partir dos temas abordados no curso e da experiência
pessoal dos magistrados – Juíza Federal Cristiane
Conde Chmatalik.
18:00/19:00 Estudo de Casos - Os casos do Centro de
Conciliação de Feitos Complexos Ambientais e dos
Mutirões de Conciliação – Juíza
Federal Ana Carolina Vieira de Carvalho.
Avaliação de Reação:
buscando o constante aperfeiçoamento das atividades
educacionais promovidas por esta Escola, ao final do curso, os
participantes responderão a um questionário em que
informarão seu grau de satisfação com os temas
do curso, a desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada e a
adequação do ambiente educacional como um todo.
Docentes:
- Ana Carolina
Vieira de Carvalho. Juíza Federal desde 2004. Mestre em
Direito das Cidades pela UERJ. Atualmente é juíza
titular da Vara Federal Única de Magé, Coordenadora do
Centro de Inteligência da Seção Judiciária
do Rio de Janeiro e do Centro de Conciliação de Feitos
Complexos Ambientais do TRF da Segunda Região
- Ana Paula
Lopes Dias. Atriz, diretora, professora, fundadora do Be True
(estúdio de estudos Meisner) e também do espaço
cultural ºANDAR em São Paulo. Tem graduação
em publicidade e propaganda na FAAP. Formou-se atriz na Oficina de
atores Nilton travesso em 2004, onde trabalhou com Bete Dorgam,
Oswaldo Boaretto, Flavia Pucci, entre outros. Participou do Núcleo
experimental do SESI de 2006. Especializou-se no método
Meisner em NYC (2011 e 2012), quando estudou no True Acting Institute
com Larry Silverberg. Desde 2011, se dedica a ministrar cursos e
workshops de Meisner em São Paulo e Rio de Janeiro, fazer
coaching e preparação de atores em paralelo com sua
carreira de atriz e diretora.
- Antonio
Henrique Corrêa da Silva. Juiz
Federal Titular da 32ª Vara Federal e Auxiliar da
Corregedoria-Regional da Justiça Federal da 2a Região.
Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio
de Janeiro (UERJ). Professor de Direito Tributário e Técnica
de Sentença na Escola da Magistratura do Estado do Rio de
Janeiro- EMERJ. Coordenador da Comissão de Direito
Administrativo e Ambiental da Escola da Magistratura Regional Federal
da 2a Região - EMARF.
- Breno
Paquelet Grigorowski. Possui
certificações
em Negociação
e Estratégia Empresarial pela Harvard Business School, Harvard
Law School e MIT (EUA). Além
de lecionar em cursos de MBA, é consultor e realiza
treinamentos
de negociação
para diversas empresas e instituições.
Foi responsável por milhares de negociações
corporativas em sua intensa experiência como gestor
empresarial. É TEDx Speaker, colunista da Você S/A e
autor do livro “Pare de Ganhar Mal”. É referência
em negociação,
produzindo conteúdo para os principais veículos de
mídia especializados.
- Bruno Barata Magalhães.
Sócio Fundador e Head do International Desk do BCDM Advogados;
Especialista em Liderança pela Harvard Law School; Mestre pela
Fundação Getúlio Vargas; Membro do Grupo de
Trabalho Anticorrupção do Pacto Global das Nações
Unidas; Membro do Conselho do Guia de Compliance da Exame;
Representante do Brasil no Fórum Jurídico do BRICS;
Membro Digital do Fórum Econômico Mundial; Membro do
Conselho da Academia Suíça de Direito Internacional;
Professor do Legal Technology & Innovation Institute
(Inglaterra); Professor da LinkLei Academy (Brasil); Co-Fundador e
Professor do Instituto New Law (Brasil); Professor da Câmara de
Comércio Internacional da China; Vice-Presidente da Comissão
Nacional de Relações Internacionais e da Comissão
Especial Brasil/ONU, e Secretario da Comissão Especial para a
OCDE, todas da OAB Nacional; Vice-Presidente de Relações
Internacionais do Centro Brasileiro de Mediação e
Arbitragem.
- Cristiane Conde Chmatalik. Juíza
Federal, Mestre (UERJ), Diretora do Foro da Seção
Judiciária do Espírito Santo (2017-2021), membro do
Comitê Gestor de Conciliação do Conselho nacional
de Justiça (2016-atual), Coordenadora do Núcleo
Permanente de solução de Conflitos do TRF2 (2013-2015 e
2021), Juíza Titular da 6a Vara Cível de Vitória-es.
- Diana Bonar Sacilotti Currie.
Especialista em Transformação
de Conflitos e Estudos da Paz pela Chulalongkorn University
(Tailândia). Pós-graduada em Mediação de
Conflito; Pós-graduada em Gestão de Projetos pela FGV e
Dom Cabral, Formada em Relações Internacionais pela
PUC- Rio. Embaixadora do Institute for Economics and Peace. Membro da
Comissão de Gestão de Conflitos da OAB - Niterói.
Membro do Coletivo CNV Brasil e da rede GSMP, mulheres empreendedoras
em impacto social para o empoderamento feminino. Acumula 10 anos
de experiência na área de mediação e
gestão de conflitos, e prevenção de violência
em áreas afetadas pelo crime e violência. Por 6 anos
coordenou a área de Treinamentos e Desenvolvimento
Institucional da Organização Internacional de Prevenção
de Violência Luta pela Paz. Atualmente é consultora e
treinadora em gestão de conflitos e comunicação
não-violenta para grandes empresas, agências do governo
e ONGs.
Bibliografia:
WHEELER, Michael. A Arte da Negociação,
ed. Leya.
PATTON, Bruce; STONE, Douglas; e HEEN, Sheila.
Conversas Difíceis - Como Discutir o que é Mais
Importante, ed. Sextante.
FISHER, Roger; e URY, William. Como Chegar ao Sim -
Como Negociar Acordos sem Fazer Concessões, ed. Sextante.
ROSEMBERG, Marshall. Comunicação Não
Violenta - Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e
Profissionais, ed. Ágora.
DRUCKER, Peter. O Gestor Eficaz. ed. Gen LTC.
GOLEMAN, Daniel. Liderança e Inteligência
Emocional na Formação do Líder de Sucesso. Ed.
Objetiva.
DUHIGG, Charles. O Poder do Hábito. Ed.
Objetiva.
GLADWELL, Malcolm. Blink - A Decisão num
Piscar de Olhos. Ed. Sextante.
Marcus Abraham
Antonio Henrique Corrêa da Silva
Diretor-Geral da EMARF
Coordenador Pedagógico do Curso
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