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PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2021/00030, DE 12 DE AGOSTO DE 2021


Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso "Liderança Judicial (Judicial Leadership)", a ser promovido pela EMARF.

O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF), no uso de suas atribuições e,


Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a participação em cursos oficiais ou reconhecidos de formação e aperfeiçoamento de magistrados como etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como requisito para promoção na carreira;


Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho de 2016, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os programas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a formação inicial e o aperfeiçoamento de magistrados e de formadores;


Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as diretrizes pedagógicas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados;


Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de 3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais, judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a formação inicial e o aperfeiçoamento de magistrados e de formadores.


RESOLVE:


Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "Liderança Judicial (Judicial Leadership)", a ser promovido pela EMARF, conforme o plano de curso anexo a esta Portaria.


Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos procedimentos e da gestão dos documentos necessários à realização do curso de que trata esta Portaria.

Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.



PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.


MARCUS ABRAHAM

Diretor-Geral

ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO




ANEXO

PLANO DE CURSO

Programa de formação/curso: Curso.

Informações gerais:

Categoria/natureza do curso: Formação continuada para aperfeiçoamento para promoção na carreira e vitaliciamento.

Escola/instituições parceiras responsável pela realização do curso: Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região.

Coordenação: Juiz Federal Antônio Henrique Corrêa da Silva.

Período de inscrição: 01/08 a 09/09/2021.

Período de realização: 15, 22, 29/09; 06, 13, 20 e 27/10/2021.

Modalidade: ensino remoto.

Carga horária: 20 h/a.

Frequência Mínima: 75%.

Público-alvo: magistrados.

Número de vagas: 40.

Número de turmas: 01.

Local de realização: plataforma Zoom.


Ementa: DIREITO ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL. LIDERANÇA. NEGOCIAÇÃO. MEISNER. TÉCNICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES. FUNÇÃO JUDICANTE.


Justificativa:

Líderes nascem prontos? A resposta a essa pergunta é um retumbante “não”. Uma liderança efetiva está associada a práticas, técnicas e estilos adequados à personalidade de cada um.

Desde 1959, A. Cantrall já escrevia sobre a figura do juiz como líder (“The Judge as a Leader: the Embodiment of the Ideal of Justice”). Com o desenvolvimento da liderança nas últimas décadas, as melhores escolas judiciárias do mundo perceberam a importância daquilo que ficou conhecido como judicial leadership (liderança judicial), e passaram a oferecer cursos na área para melhorar o desempenho da função judicante por seus juízes – vide, exemplificativamente, o treinamento oferecido pelo National Judicial College aos juízes americanos (https://w w w.judges.org/ courses/ leadership-for- judges/); e o destaque conferido pelo judiciário inglês às funções de liderança “além e acima” dos deveres diários dos juízes (“over and above their day to day duty” (https://w w w. judiciary.uk /about- the-judiciary/ the-judiciary-the-government-and-the-constitution/how-the-judiciary-is-governed/leadership-responsibilities/);

O curso aqui proposto inspira-se na crescente percepção de que, em um mundo em constante mutação, cada vez menos “respostas certas” podem ser encontradas e cada vez mais essas mesmas respostas precisam ser construídas. Nessa construção, os juízes passam a exercer um protagonismo crescente na resolução dos conflitos que são postos sob sua análise, seja no julgamento individual, seja na construção de soluções coletivas (mutirões, propostas de alteração regimental ou até mesmo legal). Assim, sob o guarda-chuva conhecido como liderança judicial, o curso promove o desenvolvimento de softskills necessários ao desempenho, com excelência, da função judicante.

Neste curso proposto pela Comissão de Direito Administrativo e Ambiental, quatro professores brasileiros com extensa formação internacional são reunidos para atacarem os quatro pilares da liderança judicial: o core da liderança, com suas técnicas e táticas adaptadas ao ambiente do Juiz; técnicas de negociação específicas e comunicação não violenta; e o autoconhecimento do juiz e controle sobre os seus processos internos.

Objetivo geral:

A partir de conceitos teóricos, situações práticas e dinâmicas de grupo, o corpo docente indicará caminhos de desenvolvimento de características e práticas bem-sucedidas associadas a líderes judiciais eficazes. Ao fim do curso, os magistrados estarão aptos a aplicar as mais modernas técnicas de negociação às atividades de conciliação e em prol da pacificação social; a interferir eficazmente na organização, gestão e inovação de suas unidades judiciárias; e a desenvolver uma comunicação mais eficiente em todos os momentos de sua atuação.

Usando situações comuns que o juiz e o tribunal enfrentam, os participantes criarão estratégias de resposta apropriadas. O curso fornece aos juízes respostas a muitas perguntas em um ambiente de workshop, onde eles podem praticar algumas das técnicas aprendidas com feedback benéfico de seus colegas judiciais e dos membros experientes do corpo docente.

A liderança é enfocada de forma ampla, abrangendo também táticas e técnicas de negociação, conciliação e convencimento, além do necessário olhar interno para que todo o conhecimento teórico não seja ameaçado por questões emocionais.


Objetivos específicos:

Desenvolver técnicas que possibilitem cultivar habilidades próprias de liderança e nos demais membros da equipe da Vara de origem.

Identificar dinâmicas na equipe da Vara que afetem os resultados da unidade judiciária.

Acessar técnicas que permitam o desenvolvimento de uma comunicação mais efetiva e o trabalho com grupos heterogêneos (equipe e jurisdicionados).

Identificar a resistência à mudança em si e nos outros e reconhecer suas causas.

Desenvolver um plano de liderança transformacional individual.

Trabalhar os princípios centrais de liderança.

Identificar e aplicar os fundamentos da negociação estratégica, utilizando elementos do método Harvard de negociação e da Comunicação Não Violenta (CNV).

Apresentar uma preparação adequada para a negociação, estudando perfis dos interlocutores, atuando em termos de inteligência emocional e expressão corporal, de modo a realizar uma gestão eficiente de conflitos no ambiente das audiências judiciais.

Planejar modelos de gerenciamento adequados nas unidades judiciárias, estabelecendo mudanças pessoais e profissionais reputadas necessárias, de acordo com os métodos “Work Smarter”; “Smart Collaboration” e na resposta específica à demanda V.U.C.A. (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity), cada vez mais característica do mundo em que vivemos, e que vem abrindo espaço a um protagonismo judicial que necessita ser bem orientado.

Desenvolver a capacidade de enfrentar os desafios da inovação no ambiente judicial, gerenciando adequadamente o conhecimento, com vistas a criar valores, propiciando o progresso da atividade judicante

Demonstrar comunicação adequada a tarefa de pacificar conflitos, exercendo a escuta ativa e a observação adequada das partes, além do autocontrole mesmo em situações-limite, com apoio das técnicas de Meisner.



Conteúdo programático/Avaliação para Aprendizagem/Metodologia/Carga horária:

Aula 1: 15 de setembro de 2021

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas



Ambientação

Breve apresentação dos docentes e dos cursistas

Integração

Apresentação pessoal dos docentes e cursistas com breves considerações de cada um dos alunos sobre quais as principais dificuldades de comunicação e liderança enfrentadas pelo juiz no dia a dia da jurisdição.

15min/a

  1. Negociação para Juízes

  1. O Juiz como negociador;

  2. Fundamentos da negociação e conceito de conflito.

  3. Os 5 pilares da negociação estratégica.

  4. O método Harvard de negociação.

  5. Postura na negociação (Abordagem).

  6. Criação de Valor.

  7. Preparação para a negociação.

  8. Perfil do interlocutor/jurisdicionado

  9. Táticas de negociação.

  10. Argumentação, persuasão e influência.

  11. Casos práticos de negociação.

Aulas expositivas dialogadas

Participação e contribuição

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes

2h/a


Grupos de Trabalhos – Aplicação prática

Problematização/reflexão com produção coletiva de soluções acerca dos casos propostos

Cada grupo apresentará o resultado final da discussão em grupo, com as soluções/ ponderações propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos temas abordados na parte expositiva da aula

45min/a


Aula 2: 22 de setembro de 2021

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas



  1. Liderança para juízes.

  1. Encontrando e resolvendo problemas internos – problema X dilema.

  2. O papel do juiz como líder.

  3. Mudanças pessoais e profissionais.

  4. Work Smarter; Smart Collaboration e demanda V.U.C.A. e os tribunais em tempos pandêmicos.

  5. Modelo de gerenciamento 7S.

  6. Desafios do juiz como líder na inovação.

  7. O paradoxo da especialização em um mundo multidisciplinar- implicações na relação com a organização judiciária.

  8. Gerenciamento do conhecimento.

  9. Criação de valores: progresso X resultado final.

  10. Brainstorming guidelines e a magistratura.

Aulas expositivas dialogadas

Participação e contribuição

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes

2h/a


Grupos de Trabalhos – Aplicação prática

Problematização/reflexão com produção coletiva de soluções acerca dos casos propostos

Cada grupo apresentará o resultado final da discussão em grupo, com as soluções/ ponderações propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos temas abordados na parte expositiva da aula

1h/a


Aula 3: 29 de setembro de 2021

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas



  1. Negociação para Juízes (continuação)

  1. Comunicação Não Violenta (CNV) para juízes.


Aulas expositivas dialogadas

Participação e contribuição

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes

2h/a


Grupos de Trabalhos – Aplicação prática

Problematização/reflexão com produção coletiva de soluções acerca dos casos propostos

Cada grupo apresentará o resultado final da discussão em grupo, com as soluções/ ponderações propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos temas abordados na parte expositiva da aula

1h/a


Aula 4: 06 de outubro de 2021

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas



  1. Negociação para Juízes (continuação)

  1. Inteligência emocional.

  2. Comunicação e expressão corporal.

  3. Gestão de emoções.

  4. Gestão eficiente de conflitos e as audiências judiciais.




Aulas Expositivas-dialogadas

Participação e contribuição

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes

2h/a


Grupos de Trabalhos – Aplicação prática

Problematização/reflexão com produção coletiva de soluções acerca dos casos propostos

Cada grupo apresentará o resultado final da discussão em grupo, com as soluções/ ponderações propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos temas abordados na parte expositiva da aula

1h/a


Aula 5: 13 de outubro de 2021

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas



3. Meisner para Juízes

  1. Comunicação interpessoal e rotina da magistratura.

  2. Escuta ativa: perspectiva pessoal e a observação do outro.

  3. Comunicação interpessoal.


Aulas Expositivas-dialogadas

Participação e contribuição

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes

2h/a


Grupos de Trabalhos – Aplicação prática

Problematização/reflexão com produção coletiva de soluções acerca dos casos propostos

Cada grupo apresentará o resultado final da discussão em grupo, com as soluções/ ponderações propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos temas abordados na parte expositiva da aula

1h/a


Aula 6: 20 de outubro de 2021

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas



  1. Meisner para Juízes (continuação)

  1. Ruídos de comunicação e a experiência da audiência judicial.

  2. Presença de stress na profissão.

  3. Olhar neutro e história pessoal.


Aulas Expositivas-dialogadas

Participação e contribuição

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes

2h/a


Grupos de Trabalhos – Aplicação prática

Problematização/reflexão com produção coletiva de soluções acerca dos casos propostos

Cada grupo apresentará o resultado final da discussão em grupo, com as soluções/ ponderações propostas a respeito dos casos selecionados, relacionados aos temas abordados na parte expositiva da aula

1h/a


Aula 7: 27 de outubro de 2021

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas





  1. Estudo de Casos e Aplicação do Conhecimento adquirido

  1. Insights a partir dos temas abordados no curso e da experiência pessoal dos magistrados.

  2. Os casos do Centro de Conciliação de Feitos Complexos Ambientais e dos Mutirões de Conciliação.

Debates e Sumarização

Problematização/reflexão conjunta dos participantes acerca dos temas propostos. Apresentação dos pontos essenciais apontados nos debates

Participação dos cursitas por meio de debates sobre os casos apresentados, alinhados aos objetivos do curso; e encerrados com a sumarização do docente

2h/a


Conforme apresentado acima, a avaliação formativa se dará ao longo da ação educacional através do acompanhamento e observação dos participantes por parte do docente/facilitador, sendo sempre considerados, além do conhecimento, articulação teórico-prática, sequência lógica das ideias e síntese, a assiduidade, a pontualidade, a postura, o relacionamento interpessoal, o interesse, em especial quando da participação das atividades ativas dos cursistas (discussões/debates/estudos sobre os casos indicados e grupos de trabalhos), momento em que os discentes experimentarão a aplicação prática das técnicas apresentadas.


Formas de interação:

A proposta metodológica para o desenvolvimento do Curso abrangerá a realização de exposições dialogadas, integrando aprofundamento teórico, reflexões, debates e estudos de casos.

As atividades propostas serão permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o conjunto dos participantes e atividades em grupos envolvendo temáticas de maior interesse.

De forma geral, na exposição dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e desafios da magistratura e com participação ativa dos alunos.


Atuação e responsabilidades do aluno

Durante a realização do curso, é sua responsabilidade:

I. Participar das aulas regularmente;

II. Observar os avisos enviados pela coordenação e pelos docentes;

III. Atentar para os critérios de avaliação adotados;

IV. Participar dos debates;

V. Participar das atividades propostas;

VI. Responder às avaliações de reação.



Atuação dos docentes:

Os docentes, dentre outras atribuições, são responsáveis pelo direcionamento e mediação dos debates, pelo esclarecimento de dúvidas, pela elaboração, orientação e avaliação das atividades, conforme proposta metodológica e programação do curso.



Programação:

Aula 1: 15 de setembro de 2021 – NEGOCIAÇÃO PARA JUÍZES.

Horário/Atividade

17:00h - 17:15h Ambientação e apresentação: quais as principais dificuldades de comunicação e liderança enfrentadas pelo juiz no dia a dia da jurisdição? – Juiz Federal Antonio Henrique Corrêa da Silva.

17:15h - 19:15h “O Juiz Como Negociador – Técnicas e Métodos de negociação aplicados à função judicante” – Professor Breno Paquelet Grigorowski.

19:15h - 20:00h Grupos de Trabalho - Aplicação das técnicas apresentadas – Professor Breno Paquelet Grigorowski.


Aula 2: 22 de setembro de 2021 – LIDERANÇA PARA JUÍZES.

Horário/Atividade

17:00h - 19:00h “O Papel do Juiz Como Líder na Organização e Inovação” – Professor Bruno Barata Magalhães.

19:00h - 20:00h Grupos de Trabalho - Aplicação das técnicas apresentadas – Professor Bruno Barata Magalhães.


Aula 3: 29 de setembro de 2021 – NEGOCIAÇÃO PARA JUÍZES.

Horário/Atividade

17:00h -19:00h “Comunicação Não Violenta (CNV) para Juízes” – Professora Diana Bonar Sacilotti Currie.

19:00h - 20:00h Grupos de Trabalho - Aplicação das técnicas apresentadas – Professora Diana Bonar Sacilotti Currie.


Aula 4: 6 de outubro de 2021 – NEGOCIAÇÃO PARA JUÍZES.

Horário/Atividade

17:00h - 19:00h “Inteligência Emocional e expressão corporal: Gestão eficiente de conflitos nas audiências judiciais” – Professora Diana Bonar Sacilotti Currie.

19:00h - 20:00h Grupos de Trabalho - Aplicação das técnicas apresentadas – Professora Diana Bonar Sacilotti Currie.


Aula 5: 13 de outubro de 2021 – MESNER PARA JUÍZES.

Horário/Atividade

17:00h - 19:00h “Comunicação Interpessoal e a Rotina da Magistratura” – Professora Ana Paula Lopes Dias

19:00h - 20:00h Grupos de Trabalho - Aplicação das técnicas apresentadas – Professora Ana Paula Lopes Dias.


Aula 6: 20 de outubro de 2021 – MEISNER PARA JUÍZES.

Horário/Atividade

17:00h - 19:00h “Ruídos de Comunicação e a experiência da audiência judicial” – Professora Ana Paula Lopes Dias.

19:00h - 20:00h Grupos de Trabalho - Aplicação das técnicas apresentadas – Professora Ana Paula Lopes Dias.


Aula 7: 27 de outubro de 2021 – ESTUDO DE CASOS.

Horário/Atividade

17:00/18:00 Estudo de Casos - Insights a partir dos temas abordados no curso e da experiência pessoal dos magistrados – Juíza Federal Cristiane Conde Chmatalik.

18:00/19:00 Estudo de Casos - Os casos do Centro de Conciliação de Feitos Complexos Ambientais e dos Mutirões de Conciliação – Juíza Federal Ana Carolina Vieira de Carvalho.


Avaliação de Reação: buscando o constante aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por esta Escola, ao final do curso, os participantes responderão a um questionário em que informarão seu grau de satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada e a adequação do ambiente educacional como um todo.


Docentes:

- Ana Carolina Vieira de Carvalho. Juíza Federal desde 2004. Mestre em Direito das Cidades pela UERJ. Atualmente é juíza titular da Vara Federal Única de Magé, Coordenadora do Centro de Inteligência da Seção Judiciária do Rio de Janeiro e do Centro de Conciliação de Feitos Complexos Ambientais do TRF da Segunda Região

- Ana Paula Lopes Dias. Atriz, diretora, professora, fundadora do Be True (estúdio de estudos Meisner) e também do espaço cultural ºANDAR em São Paulo. Tem graduação em publicidade e propaganda na FAAP. Formou-se atriz na Oficina de atores Nilton travesso em 2004, onde trabalhou com Bete Dorgam, Oswaldo Boaretto, Flavia Pucci, entre outros. Participou do Núcleo experimental do SESI de 2006. Especializou-se no método Meisner em NYC (2011 e 2012), quando estudou no True Acting Institute com Larry Silverberg. Desde 2011, se dedica a ministrar cursos e workshops de Meisner em São Paulo e Rio de Janeiro, fazer coaching e preparação de atores em paralelo com sua carreira de atriz e diretora.

- Antonio Henrique Corrêa da Silva. Juiz Federal Titular da 32ª Vara Federal e Auxiliar da Corregedoria-Regional da Justiça Federal da 2a Região. Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor de Direito Tributário e Técnica de Sentença na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro- EMERJ. Coordenador da Comissão de Direito Administrativo e Ambiental da Escola da Magistratura Regional Federal da 2a Região - EMARF.

- Breno Paquelet Grigorowski. Possui certificaões em Negociação e Estratégia Empresarial pela Harvard Business School, Harvard Law School e MIT (EUA). Além de lecionar em cursos de MBA, é consultor e realiza treinamentos de negociaão para diversas empresas e instituições. Foi responsável por milhares de negociações corporativas em sua intensa experiência como gestor empresarial. É TEDx Speaker, colunista da Você S/A e autor do livro “Pare de Ganhar Mal”. É referência em negociação, produzindo conteúdo para os principais veículos de mídia especializados.

- Bruno Barata Magalhães. Sócio Fundador e Head do International Desk do BCDM Advogados; Especialista em Liderança pela Harvard Law School; Mestre pela Fundação Getúlio Vargas; Membro do Grupo de Trabalho Anticorrupção do Pacto Global das Nações Unidas; Membro do Conselho do Guia de Compliance da Exame; Representante do Brasil no Fórum Jurídico do BRICS; Membro Digital do Fórum Econômico Mundial; Membro do Conselho da Academia Suíça de Direito Internacional; Professor do Legal Technology & Innovation Institute (Inglaterra); Professor da LinkLei Academy (Brasil); Co-Fundador e Professor do Instituto New Law (Brasil); Professor da Câmara de Comércio Internacional da China; Vice-Presidente da Comissão Nacional de Relações Internacionais e da Comissão Especial Brasil/ONU, e Secretario da Comissão Especial para a OCDE, todas da OAB Nacional; Vice-Presidente de Relações Internacionais do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem.

- Cristiane Conde Chmatalik. Juíza Federal, Mestre (UERJ), Diretora do Foro da Seção Judiciária do Espírito Santo (2017-2021), membro do Comitê Gestor de Conciliação do Conselho nacional de Justiça (2016-atual), Coordenadora do Núcleo Permanente de solução de Conflitos do TRF2 (2013-2015 e 2021), Juíza Titular da 6a Vara Cível de Vitória-es.

- Diana Bonar Sacilotti Currie. Especialista em Transformação de Conflitos e Estudos da Paz pela Chulalongkorn University (Tailândia). Pós-graduada em Mediação de Conflito; Pós-graduada em Gestão de Projetos pela FGV e Dom Cabral, Formada em Relações Internacionais pela PUC- Rio. Embaixadora do Institute for Economics and Peace. Membro da Comissão de Gestão de Conflitos da OAB - Niterói. Membro do Coletivo CNV Brasil e da rede GSMP, mulheres empreendedoras em impacto social para o empoderamento feminino. Acumula 10 anos de experiência na área de mediação e gestão de conflitos, e prevenção de violência em áreas afetadas pelo crime e violência. Por 6 anos coordenou a área de Treinamentos e Desenvolvimento Institucional da Organização Internacional de Prevenção de Violência Luta pela Paz. Atualmente é consultora e treinadora em gestão de conflitos e comunicação não-violenta para grandes empresas, agências do governo e ONGs.


Bibliografia:

WHEELER, Michael. A Arte da Negociação, ed. Leya.

PATTON, Bruce; STONE, Douglas; e HEEN, Sheila. Conversas Difíceis - Como Discutir o que é Mais Importante, ed. Sextante.

FISHER, Roger; e URY, William. Como Chegar ao Sim - Como Negociar Acordos sem Fazer Concessões, ed. Sextante.

ROSEMBERG, Marshall. Comunicação Não Violenta - Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais, ed. Ágora.

DRUCKER, Peter. O Gestor Eficaz. ed. Gen LTC.

GOLEMAN, Daniel. Liderança e Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso. Ed. Objetiva.

DUHIGG, Charles. O Poder do Hábito. Ed. Objetiva.

GLADWELL, Malcolm. Blink - A Decisão num Piscar de Olhos. Ed. Sextante.




Marcus Abraham Antonio Henrique Corrêa da Silva

Diretor-Geral da EMARF Coordenador Pedagógico do Curso






Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 23/08/2021. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 20/08/2021 às 14:52:16.