PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2021/00033, DE 27 DE AGOSTO DE
2021
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso "LGPD
Penal - Anteprojeto de Lei de Proteção de Dados para
Segurança Pública e Investigação
Criminal", a ser promovido pela EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores.
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "LGPD Penal - Anteprojeto
de Lei de Proteção de Dados para Segurança
Pública e Investigação Criminal", a ser
promovido pela EMARF, conforme o plano de curso anexo a esta
Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos e da gestão dos documentos necessários à
realização do curso de que trata esta Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
MARCUS ABRAHAM
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
PROJETO DE AÇÃO EDUCACIONAL
Programa de formação/curso:
LGPD Penal - Anteprojeto de Lei de Proteção de Dados
para Segurança Pública e Investigação
Criminal
Informações gerais:
Categoria/natureza do curso: Formação
continuada para fins de vitaliciamento/promoção.
Escola/instituições parceiras responsável
pela realização do curso: Escola da Magistratura
Regional Federal da 2ª Região.
Coordenação: Marcello Ferreira de Souza
Granado.
Período de inscrição: de 01/09/2021
a 01/10/2021.
Período de realização: de
04/10/2021 a 15/10/2021.
Modalidade: EAD.
Carga horária: 20 horas/aula.
Frequência Mínima: 100%.
Público-alvo: Magistrados.
Número de vagas: 30.
Número de turmas: 1.
Local de realização: Plataforma Moodle
Ementa:
O Anteprojeto da “LGPD PENAL” e o desafio
regulatório de proteção de dados pessoais no
âmbito da segurança pública e na persecução
penal.
Justificativa: O curso tem por objetivo estudar
os principais tópicos do Anteprojeto de Lei de Proteção
de Dados para Segurança Pública e Investigação
Criminal, chamado de LGPD PENAL, tendo em vista a evidente tensão
gerada em torno de qualquer debate ou proposta legislativa que
envolva a temática das garantias processuais e dos direitos
fundamentais dos indivíduos, visto que eventual aprovação
do disposto trará profunda modificação no
tratamento conferido aos dados pessoais, sejam físicos ou
eletrônicos, na persecução penal e na segurança
pública, sendo assim, utilizando-se de abordagens
preferencialmente de cunho prático, o curso servirá
como uma oficina de debates e reflexões, para, na eventual
aprovação do anteprojeto, capacitar os magistrados à
adoção, por um lado, de condutas compatíveis com
o disposto em questão e, por outro, no conhecimento necessário
à sua aplicação no exercício da
jurisdição.
Objetivo geral: Debater e refletir sobre os
principais tópicos do Anteprojeto de Lei de Proteção
de Dados para Segurança Pública e Investigação
Criminal, de forma que os magistrados possam estar capacitados, na
eventual aprovação do Anteprojeto, a aplicar os
princípios da proteção de dados pessoais no
exercício da jurisdição, proporcionando
segurança jurídica para as investigações
e os procedimentos criminais.
Objetivos específicos:
Os participantes deverão desenvolver as seguintes
capacidades para o aperfeiçoamento do exercício
profissional, em relação ao Anteprojeto:
- Aplicar as definições e princípios
dispostos no Anteprojeto;
- Empregar com propriedade as restrições
de compartilhamento de dados;
- Identificar possíveis condutas delitivas;
- Elaborar medidas judiciais aptas a proteger os dados
de envolvidos no contexto processual penal;
- Elaborar relatório de impacto à proteção
de dados pessoais.
Conteúdo programático:
- Proteção de dados, persecução
penal e segurança pública: influências e contexto
brasileiro;
- Persecução penal e proteção
de dados: princípios e reserva de lei;
- Separação informacional de poderes:
inteligência, segurança pública e processo penal;
- Compartilhamento nacional e internacional de dados;
- Tecnologias de monitoramento na investigação
criminal;
- Criminalização e proteção
de dados;
- Unidade especial de proteção de dados
(UPDP). O papel do CNJ.
Formas de interação:
A interação será motivada pelo
diálogo e pela troca de experiências entre você,
seus colegas e seu tutor, e ocorrerá de forma assíncrona
ou síncrona, sendo que a realização de
atividades síncronas ficará a critério do tutor
e de comum acordo com os alunos.
Atuação e responsabilidades do aluno:
Durante a realização do curso, é
responsabilidade do aluno:
I. Acessar o curso regularmente;
II. Observar os avisos enviados pela coordenação
e pelo tutor;
III. Atentar para os critérios de avaliação
adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Enviar as atividades dentro do prazo estabelecido;
VI. Responder a avaliação de reação.
Atuação do tutor:
O tutor, dentre outras atribuições, é
responsável pelo direcionamento e mediação dos
debates, pelo esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Carga horária:
Dia 04/10/2021
|
Ambientação (2
horas)
|
De 05/10/2021 a
15/10/2021
|
Leitura
dos arquivos disponibilizados, bem como dos comentários do
tutor.
Fórum
de debate para análise e discussão dos temas
apresentados.
(18 horas)
|
Metodologia:
A plataforma utilizada é a Moodle.
O curso será iniciado no dia 04 de outubro de
2021, quando será aberto o fórum de ambientação
para que o Tutor se apresente, forneça informações
gerais do curso e incentive os participantes a se apresentarem.
Ademais, a ambientação ajudará os magistrados a
se acostumarem à ferramenta.
A abordagem pedagógica privilegiará formas
de discussão do tema das seguintes maneiras:
a) Apresentação de temas pelo tutor,
seguida de debates que possibilitarão uma atitude pró-ativa
dos magistrados com as questões levantadas. A cada dia será
disponibilizada uma parte do material, além de outros textos
pertinentes, e será realizado um debate em fórum sob a
condução e orientação do tutor.
b) Problematização/reflexão
conjunta dos magistrados acerca dos temas propostos, selecionados
pelo tutor/coordenador da atividade, com enfoque em questões
práticas a serem enfrentadas pelos juízes no trabalho
cotidiano, a fim de que tal reflexão se dê da maneira
mais proveitosa possível.
O fórum de debates será realizado de forma
assíncrona. O instrutor atuará com equipamento móvel
e dará suporte e monitoria nos fóruns de forma
simultânea à intervenção do aluno.
Dia
04/10/2021 Ambientação
|
Fórum para que o Tutor se
apresente, forneça informações gerais do
curso e incentive os participantes a se apresentarem.
|
De
05/10/2021 a 15/10/2021
Módulo
único:
Proteção
de dados, Segurança Pública e Persecução
Penal
|
(Tutor)
Disponibilização de informações,
vídeos, slides, apresentações e artigos.
(Participantes)
Leitura dos arquivos disponibilizados, bem como dos comentários
do tutor e participação nos fóruns de debate
para análise e discussão sobre os temas
apresentados.
|
Conforme
apresentado acima, a avaliação formativa se dará
ao longo da ação educacional através do
acompanhamento e observação dos participantes por parte
do docente/facilitador, sendo sempre considerados, além do
conhecimento, articulação teórico-prática,
sequência lógica das ideias e síntese, a
assiduidade, a postura, o relacionamento interpessoal, o interesse,
em especial quando da participação das atividades
ativas dos cursistas (discussões/debates/estudos sobre os
casos indicados).
Programação:
Data de início
|
Data de término
|
Carga horária
|
Assunto a ser
tratado
|
04/10/2021
|
04/10/2021
|
2
horas
|
Ambientação
|
05/10/2021
|
15/10/2021
|
18
horas
|
Proteção
de dados, Segurança Pública e Persecução
Penal:
Proteção
de dados, persecução penal e segurança
pública: influências e contexto brasileiro;
Persecução
penal e proteção de dados: princípios e
reserva de lei;
Separação
informacional de poderes: inteligência, segurança
pública e processo penal;
Compartilhamento
nacional e internacional de dados;
Tecnologias
de monitoramento na investigação criminal;
Criminalização
e proteção de dados;
Unidade
especial de proteção de dados (UPDP). O papel do
CNJ.
|
Avaliação
do cursista:
A
avaliação de aprendizagem consistirá de duas
etapas:
a)
acompanhamento/observação dos participantes por parte
do docente/facilitador durante todo o curso, em especial quando das
atividades ativas, sendo sempre considerados, além do
conhecimento, a assiduidade, a pontualidade, a postura, o
relacionamento interpessoal, o interesse e a participação
dos cursistas;
b)
participação nos fóruns durante o período
ativo (discussões/debates), apresentando conclusões,
sempre de ordem prática, e impactos das conclusões na
atividade jurisdicional.
O
docente/coordenador do curso elaborará relatório
consolidando os dados das duas etapas e indicando a aprovação
ou não do cursista.
Avaliação
de Reação:
Buscando
o constante aperfeiçoamento das atividades educacionais
promovidas por esta Escola, ao final do curso os participantes
responderão a um questionário em que informarão
seu grau de satisfação com os temas do curso, a
desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada e a adequação
do ambiente educacional como um todo.
Docente:
Marcello Ferreira de Souza Granado - Desembargador
Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Autor
de livro e artigos jurídicos. Pós-graduado em Direito
Civil. Membro da ENCCLA (Estratégia Nacional de Combate à
Corrupção e à Lavagem de Dinheiro).
Link do currículo lattes: http: // lattes. cnpq.
br/ 5219913641804498
Bibliografia, bibliografia complementar e acesso à
bibliografia:
- CUNHA, Rogério Sanches, Lei 13.964/2019 –
Comentários às alterações no CP, CPP e
LEP, 1ª Ed. - Editora Juspodivm, 2020.
- Código de Processo Penal. Disponível em
http://w ww. planalto. gov.br/ccivil_03 /Decreto-Lei /Del3689.htm
- Constituição Federal em http://w w
w.planalto.gov. br/ccivil_03/ constituicao/constituicao. htm
Anteprojeto de Lei de Proteção de Dados
para segurança pública e persecução penal
em https://w w
w2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/grupos-de-trabalho/56a-legislatura/comissao-de-juristas-dados-pessoais-seguranca-publica/documentos/outros-documentos/DADOSAnteprojetocomissaoprotecaodadossegurancapersecucaoFINAL.pdf.
Marcus Abraham
Marcello Granado
Diretor-Geral da EMARF
Coordenador Pedagógico do Curso
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 02/09/2021. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 01/09/2021 às 13:17:44.