PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2022/00013, DE 22 DE FEVEREIRO DE
2022
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso "A
Lei Geral de Proteção de Dados no Judiciário",
a ser promovido pela EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores.
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "A Lei Geral de Proteção
de Dados no Judiciário", a ser promovido pela EMARF,
conforme o plano de curso anexo a esta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos necessários e da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
MARCUS ABRAHAM
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
PLANO
DE
CURSO
Programa de formação/curso:
A Lei Geral de Proteção de Dados no
Judiciário
Informações gerais:
Categoria/natureza do curso:
Formação continuada: aperfeiçoamento para fins
de promoção na carreira e vitaliciamento.
Escola/instituições
parceiras responsável pela realização do curso:
Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região.
Coordenação: Juíza
Federal Márcia Maria Nunes de Barros.
Período de inscrição:
21/02 a 26/03/2022.
Período de realização:
28/03 a 12/04/2022.
Modalidade: Ensino Remoto e EaD
Carga horária: 40 h/a.
Frequência Mínima:
maior ou igual a 75%.
Público-alvo:
• Desembargadores Federais
(e, se houver vagas, seus assessores que trabalhem com a matéria
de propriedade intelectual)
• Desembargadores Estaduais
• Juízes Federais (e,
se houver vagas, seus assessores que trabalhem com a matéria
de propriedade intelectual)
• Juízes Estaduais
• Procuradores da República
• Promotores de Justiça
• Procuradores Federais
Será dada total prioridade
à participação de magistrados,
assegurando-se-lhes inicialmente, ao menos, 30 vagas em cada uma das
Turmas.
Justifica-se a participação
de membros do Ministério Público (Procuradores da
República e Promotores de Justiça) e da Advocacia-Geral
da União (Procuradores Federais), com o oferecimento inicial
de 5 vagas para cada categoria, num total de 10 vagas, em razão
da peculiaridade e transdisciplinaridade do tema, além da
falta de formação específica dos profissionais
que lidam com a matéria de propriedade intelectual, sendo
recomendável a discussão, por todos os atores públicos
envolvidos, das questões mais relevantes da propriedade
intelectual na atualidade.
Número de vagas: 40.
Número de turmas: 1.
Local de realização:
Plataforma Zoom e Plataforma Moodle.
Ementa:
LGPD. IMPLEMENTAÇÃO
NO JUDICIÁRIO. TRATAMENTO DE DADOS PELO SETOR PÚBLICO.
AS FIGURAS DO ENCARREGADO, CONTROLADOR E OPERADOR. DIREITOS DOS
TITULARES PERANTE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. LEI
DE ACESSO À INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA.
DADOS PESSOAIS E DADOS SENSÍVEIS. SEGURANÇA E
RESPONSABILIDADE NO TRATAMENTO DE DADOS. BOAS PRÁTICAS E
GOVERNANÇA.
Justificativa: A lei geral
de proteção de dados pessoais (LGPD), Lei 13.709/18,
entrou em vigor há pouco mais de 3 (três) anos e muito
se tem discutido sobre sua implementação no setor
privado. A legislação, no entanto, traz obrigações
perante à Administração Pública. Em razão
disso, o Poder Judiciário realiza o tratamento de dados
pessoais dos cidadãos, não apenas para a elaboração
e execução de políticas de gestão
interna, mas também para o oferecimento dos mais diversos
serviços judiciais, sendo imprescindível a atualização
em temas relevantes e contemporâneos. Some-se a isso que, com a
hiperjudicialização vivenciada hoje e a enorme
quantidade de dados pessoais contidos nos processos, tem-se mais uma
justificativa para estudar o tratamento de dados na perspectiva do
setor público. Um dos principais assuntos da atualidade é
considerar a privacidade dos dados pessoais do cidadão desde a
fase de concepção do serviço ou produto até
sua execução (Privacidade by Design). Ao lado da
proteção da privacidade, o princípio da
transparência, regulamentado pela LAI - Lei de Acesso à
Informação (Lei nº 12.527 de 2011), tem um dos
seus limites na proibição ao fornecimento de dados
pessoais pelo Poder Público. Nesse cenário, o
conhecimento das possibilidades de tratamento de dados, definições,
princípios e responsabilidade são cruciais para que o
Judiciário brasileiro esteja preparado para enfrentar
eventuais demandas sobre o tema.
Objetivo geral: Analisar
aspectos da LGPD no cenário nacional e internacional para a
compreensão dos impactos da implementação da
LGPD em relação às atividades do Poder
Judiciário.
Ao final do curso os alunos
estarão aptos a adotar medidas administrativas em suas
unidades judiciárias e a analisar e decidir as ações
judiciais atinentes ao tema de modo mais preciso, adequado e célere.
Objetivos específicos:
i) Reconhecer as mudanças
trazidas pela LGPD: privacidade e os direitos do titular de dados,
princípios e requisitos para o tratamento de dados;
ii) Conhecer a proteção
de dados no cenário internacional: o Regulamento Geral de
Proteção de Dados (União Europeia) e LGPD
(Brasil): semelhanças e diferenças;
iii) Identificar os impactos da
LGPD no setor público, com foco no Judiciário: os
agentes de tratamento de dados e seu regime de responsabilização.
Identificar, no setor público, quem é o controlador, o
operador e o encarregado;
iv) Analisar o tratamento de
dados pessoais nos processos judiciais: bases legais, princípios
e dados sensíveis;
v) Avaliar os principais desafios
em relação ao princípio da privacidade e à
Lei de Acesso à Informação no setor público
(LAI);
vi) Identificar as consequências
da atuação em desconformidade com a lei e as
respectivas responsabilidades, bem como estudar boas práticas
e governança.
Conteúdo
programático/Avaliação para
Aprendizagem/Metodologia/Carga horária:
Aula 1: 28 de março de
2022
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Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
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Metodologia
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Carga
horária
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|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
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(i)
Estudo da proteção de dados pessoais diante da
publicação da Lei Geral de Proteção
de Dados (LGPD) e (ii) a compreensão dos princípios
legais que orientam a sua aplicação no Judiciário,
nas suas atividades meio e fim, bem como (iii) o estudo dos
agentes de tratamento de dados no Judiciário: o
controlador, o operador e o encarregado e a dinâmica de
atuação deles.
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Ambientação
-Breve apresentação dos docentes e dos
cursistas
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Integração
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Apresentação
pessoal dos docentes e cursistas com breves considerações
sobre as expectativas para o curso
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15min
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Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes.
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1:30h/a
|
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes.
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1:30h/a
|
Aula 2: 30 de março de
2022
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Conteúdo
programático
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Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
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|
(i) O atual cenário
internacional de proteção de dados, com foco na
União Europeia e no Regulamento Europeu de Proteção
de Dados (GDPR);
(ii)
As bases legais da LGPD que autorizam o tratamento de dados
pessoais.
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Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes.
|
1:30h/a
|
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes.
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1:30h/a
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Aula 3: 04 de abril de 2022
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Conteúdo
programático
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Avaliação
para Aprendizagem
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Metodologia
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Carga
horária
|
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Atividades
e Atividades Avaliativas
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Objetivos
das Estratégias Adotadas
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(i) A
governança na era digital: a medidas técnicas e
administrativas relacionadas à segurança da
informação;
(ii) Os
direitos dos titulares perante o Judiciário e os meios de
acesso à informação, assim como a composição
entre o princípio da privacidade e o princípio da
transparência.
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Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
1:30h/a
|
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
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1:30h/a
|
Aula 4: 06 de abril de 2022
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
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Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
(i) O
tratamento de dados pelo Poder Público, incluindo as
atividades meio do Judiciário;
(ii)A
atuação em desconformidade com a lei: regime
jurídico de responsabilidades, boas práticas e
implementação de privacidade por concepção
e por padrão.
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes.
|
1:30h/a
|
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos participantes.
|
1:30h/a
|
Metodologia –
informações complementares ao quadro acima:
A abordagem pedagógica
compreenderá as seguintes formas de discussão do tema:
a) aulas síncronas
realizadas nos dias e horários acima, por meio da plataforma
ZOOM, com a participação de magistrados e professores
convidados, seguido de debates que possibilitarão uma atitude
proativa dos magistrados com as questões levantadas;
b) problematização/reflexão
conjunta dos participantes, por meio de 2 fóruns de discussões
em plataforma MOODLE, acerca dos temas propostos, privilegiando-se,
inclusive, as questões práticas que poderão ser
enfrentadas pelos juízes. Problematização/reflexão
conjunta dos participantes se dará de forma plenária,
com a participação de todos ao mesmo tempo, debatendo o
mesmo tópico ou questão. A tutora encaminhará
textos doutrinários, atos normativos, jurisprudência e
material de leitura para referencial teórico e fará a
contextualização das questões a serem discutidas
pelos cursistas sobre cada um dos temas propostos.
As discussões na
plataforma MOODLE serão divididas em 2 etapas,
nos seguintes períodos: (i) Proteção de Dados no
Cenário Internacional, Agentes de Tratamento e Bases Legais,
do dia 30.03 a 03.04, com duração de 14hs-aula; e (ii)
Estudo de Caso relacionado à Proteção de Dados
Pessoais, do dia 06.04 a 12.04, com duração de
14hs-aula.
Formas de interação:
A interação será motivada pelo diálogo e
pela troca de experiências entre os docentes e alunos, e
ocorrerá de forma síncrona (Zoom) e assíncrona
(Moodle). Em síntese, a proposta metodológica para o
desenvolvimento do Curso abrangerá a realização
de exposições dialogadas, integrando aprofundamento
teórico, reflexões, debates e estudos de casos.
As atividades propostas serão
permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o
conjunto dos participantes e atividades em grupos envolvendo
temáticas de maior interesse.
De forma geral, na exposição
dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas
contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e
desafios da magistratura e com participação ativa dos
alunos.
Atuação e
responsabilidades do aluno nas aulas síncronas
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
I. Participar das aulas
regularmente;
II. Observar os avisos enviados
pela coordenação e pelos docentes;
III. Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Participar das atividades
propostas;
VI. Responder às
avaliações de reação.
Atuação dos
docentes nas aulas síncronas
Os docentes, dentre outras
atribuições, são responsáveis pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Atuação e
responsabilidades do aluno no Moodle
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
I. Acessar o curso regularmente;
II. Observar os avisos enviados
pela coordenação e pelo tutor;
III. Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Enviar as atividades dentro do
prazo estabelecido;
VI. Responder a avaliação
de reação.
Atuação do tutor
no Moodle
O tutor, dentre outras
atribuições, é responsável pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Programação
Aula
1 - 28 de março de 2022
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
09:00
– 9:15h
|
Abertura
e Ambientação
|
Márcia
Maria Nunes de Barros
|
09:15h
– 10:45h
|
Dados
Pessoais e Dados Pessoais Sensíveis. Princípios da
LGPD
|
Walter
Capanema
|
10:45h
– 12:15h
|
O
Controlador, o Operador e o Encarregado no Setor Público
|
Carolina
Tauk
|
Aula
2 - 30 de março de 2022
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
09:00
– 10:30h
|
Modelos
Regulatórios Europeu e Brasileiro: o GDPR e a LGPD
tura
e Ambientação
|
Renato
Monteiro
|
10:30h
– 12:00h
|
Requisitos
para o Tratamento de Dados Pessoais
|
Carolina
Tauk
|
Aula
3 – 4 de abril de 2022
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
09:00
– 10:30h
|
A
LGPD na Era Digital: a Internet, os dados pessoais e a
(in)segurança da informação.
|
Esdras
Pinto
|
10:30h
– 12:00h
|
A
composição entre o Principio da Transparência
e a Proteção de dados pessoais.
|
Carmem
Silva
|
Aula
4 – 6 de abril de 2022
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
09:00
– 10:30h
|
O
Tratamento de Dados pelo Poder Público. O Compartilhamento
de Dados.
|
Bruno
Bioni
|
10:30h
– 12:00h
|
Responsabilidade
Civil. Requisitos para o tratamento de dados pessoais e Boas
Práticas e Governança.
|
Felipe
Fonteles Cabral
|
MOODLE
-28 de março a 12 de abril de 2022
|
Carga
Horária
|
Atividade
|
Tutora
|
Integral
|
Fórum
de discussões na plataforma Moodle
|
Juíza
Federal Caroline Tauk
|
1h/aula
|
Apresentação
dos alunos, do tutor e informações iniciais
|
Juíza
Federal Caroline Tauk
|
5h/aula
|
Proteção
de Dados no Cenário Internacional
|
Juíza
Federal Caroline Tauk
|
4h/aula
|
Agentes
de Tratamento
|
Juíza
Federal Caroline Tauk
|
4h/aula
|
Bases
Legais para o Tratamento
|
Juíza
Federal Caroline Tauk
|
7h/aula
|
Estudo
de Caso 1 relacionado à Proteção de Dados
Pessoais
|
Juíza
Federal Caroline Tauk
|
7h/aula
|
Estudo
de Caso 2 relacionado à Proteção de Dados
Pessoais
|
Juíza
Federal Caroline Tauk
|
Avaliação
de Reação: Buscando o constante aperfeiçoamento
das atividades educacionais promovidas por esta Escola, ao final do
curso os participantes responderão a um questionário em
que informarão seu grau de satisfação com os
temas do curso, a desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada
e a adequação do ambiente educacional como um todo.
Certificação:
exigir-se-á, para fins de certificação e
aproveitamento no curso, que os participantes:
a)
frequentem 75% da carga horária total ministrada nas aulas
síncronas, que será oferecida modalidade de ambiente
remoto, através da Plataforma Zoom;
b)
acompanhamento (e participação) das discussões
na Plataforma Moodle, com realização de, no mínimo,
1 comentário com conteúdo no decorrer do período.
Docentes:
Docentes
(aulas síncronas):
• Márcia
Maria Nunes de Barros – Juíza Federal, titular da 13ª
Vara Federal do Rio de Janeiro, especializada em matéria
previdenciária e propriedade intelectual. Mestre em Políticas
Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, com ênfase
em Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento.
Integrante do Grupo Operacional Centro Nacional de Inteligência
da Justiça Federal. E-mail: marcianunes@jfrj.jus.br. CPF
421.081.873-91.
• Caroline
Somesom Tauk - Juíza Federal, substituta da 31ª Vara
Federal do Rio de Janeiro, especializada em matéria
previdenciária e propriedade intelectual. Mestre em direito
público pela Uerj. Juíza auxiliar de Ministro do STF.
E-mail: caroline.tauk@jfrj.jus.br. CPF: 110.833.117-35.
• Walter
Capanema - Advogado, consultor e professor. Coordenador-geral e
Professor da Pós Graduação em Direito Digital da
FEMPERJ. Coordenador-Geral e Professor dos cursos de Extensão
“Direito Eletrônico” e “Proteção
de Dados e as Novas Tecnologias” da Escola da Magistratura do
Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Diretor de Inovação
e Ensino da Smart3. CPF: 07698265714. Email -
waltercapanema@gmail.com
• Bruno
Ricardo Bioni - Diretor e co-fundador do Data Privacy Brasil,
sócio-fundador da Bioni Consultoria. Mestrado, Universidade de
São Paulo – USP, com período de pesquisa na
Ottawa University Doutorando, Universidade de São Paulo –
USP, trabalhou no Departamento de Proteção de Dados do
Conselho da Europa, no contexto das discussões da GDPR e da
modernização da Convenção Internacional
de 108 de Proteção de Dados Pessoais; foi trainee do
European Data Protection Board/EDPB da União Europeia; foi
assessor jurídico do Comitê Gestor da Internet e do
Núcleo de Informação e Coordenação
do Ponto BR, atuou ativamente nos debates em torno da construção,
discussão e aprovação da Lei Geral brasileira de
proteção de dados/LGPD (Lei nº 13.709/2018), tendo
sido o único especialista que acumulou convites para
audiências públicas, seminários e sessões
temáticas realizadas pela Comissão Especial de Proteção
de Dados Pessoais na Câmara dos Deputados e no Senado Federal
e, em agosto de 2021, foi nomeado membro integrante do Conselho
Nacional de Proteção de Dados da ANPD. Email:
bioni@brunobioni.com.br. CPF: 351756988-77.
• Renato
Leite Monteiro - Doutor pela Universidade de São Paulo. LL.M
em Direito da Tecnologia pela NYU e NUS. Foi um visiting student e
consultor do Departamento de Proteção de Dados do
Conselho da Europa. Colaborou ativamente com as discussões e
redação da Lei Geral de Proteção de Dados
do Brasil - LGPD. Fundador e Diretor da Data Privacy Brasil. Líder
Proteção de Dados para LATAM no Twitter. Email:
renatoleite@gmail.com. CPF: 992848983-15.
• Felipe
Fonteles Cabral - CPF 076.942.257-85, Mestre e Doutorando em Direito
(UERJ). Autor do Livro “Proteçao De Dados Pessoais Na
Atividade Empresarial: Gerenciamento De Riscos E O Relatorio De
Impacto A Proteçao De Dados”.
• Carmen
Silvia Lima de Arruda - PhD em Direito Público pela
Universidade de Pavia, Itália (2019) e Doutora em Sociologia e
Direito pela UFF (PPGSD/UFF - 2019). Pesquisadora do CEDAU desde
2020. Mestre em Justiça Administrativa (PPGJA/UFF- 2015).
Juris Doctor pela University of Miami (2008) com especialização
em Direito Comparado. É Juíza Federal titular da 15ª
Vara Federal do Rio de Janeiro (1996) coordenadora da Comissão
de Direito Privado da EMARF- Escola da Magistratura Regional Federal
da 2a Região. Foi Procuradora do Município do Rio de
Janeiro (1991 a 1996). Graduada em Direito pela Universidade Federal
do Rio de Janeiro (1989).
• Esdras
Silva Pinto – Mestrando em Direitos Humanos e Segurança
Pública pela Universidade Estadual de Roraima, possui
graduação em Direito pela Universidade de Brasília
(2011) e especialização em Poder Judiciário com
ênfase em Direito Processual Civil (2013). É juiz de
Direito no Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, titular
da Vara Única da Comarca de Bonfim/RR, professor
universitário, palestrante e escritor.
Tutora
(Plataforma Moodle):
• Caroline
Somesom Tauk - Juíza Federal, Substituta da 31ª Vara
Federal do Rio de Janeiro, especializada em matéria
previdenciária e propriedade intelectual. Mestre em direito
público pela Uerj. Juíza Auxiliar de Ministro do STF. A
magistrada possui experiência em tutoria no Moodle em cursos da
EMARF e da Enfam.
Bibliografia, bibliografia
complementar e acesso à bibliografia:
Básica:
FRANCOSKI, Denise de Souza Luiz;
TASSO, FERNANDO ANTONIO. A Lei Geral de Proteção de
Dados Pessoais. Revista dos Tribunais: São Paulo, 2021 (acesso
ao livro disponível por meio do CAJU).
MENDES, Laura Schertel; BIONI,
Bruno R. O Regulamento Europeu de Proteção de Dados
Pessoais e a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira:
mapeando convergências na direção de um nível
de equivalência. Revista de Direito do Consumidor, São
Paulo, v. 28, n. 124, p. 157-180, jul./ago. 2019.
Links úteis: https:
//w w w. stj. jus. br/ sites/ portalp/ Leis-e-normas/
lei-geral-de-protecao-de-dadospessoais-lgpd
Complementar:
FREIRE JÚNIOR, Américo
Bedê; ALTOÉ, Marcelo Martins. Investigações
empresariais internas e proteção de dados: uma análise
de constitucionalidade das restrições impostas pelo
Artigo 4º, §§ 2º e 4º, da Lei 13.709/2018
(LGPD). Revista dos Tribunais, São Paulo, v. 108, n. 1008, p.
57-91, out. 2019.
Lei
Geral de Proteção de Dados Pessoais e suas Repercussões
no Direito Brasileiro. FRAZÃO, Ana; OLIVA, Milena Donato;
TEPEDINO, Gustavo. Revista do Tribunais: São Paulo, 2020
(acesso ao livro disponível por meio do CAJU).
PINHEIRO,
Patricia Peck. Nova lei brasileira de proteção de dados
pessoais (LGPD) e o impacto nas instituições públicas
e privadas. Revista dos Tribunais, São Paulo, v. 108, n. 1000,
p. 309-323, fev. 2019 (acesso ao livro disponível por meio do
CAJU).
CABRAL, Filipe Fonteles.
Proteção de Dados Pessoais na Atividade Empresarial:
gerenciamento de riscos e o Relatório de Impacto à
Proteção de Dados. Rio de Janeiro, Lumen Iuris, 2020.
Marcus Abraham
Márcia Maria
Nunes de Barros
Diretor-Geral da EMARF
Coordenadora Pedagógico do Curso
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 07/03/2022. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 04/03/2022 às 12:17:38.