PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2022/00015, DE 17 DE MARÇO
DE 2022
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso
"Direito Administrativo e Administração da Justiça
- Temas Atuais", a ser promovido pela EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Resolução ENFAM nº 8, de 11 de
outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios
de pontuação ou valoração de
aperfeiçoamento técnico para promoção
dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores.
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "Direito Administrativo e
Administração da Justiça - Temas Atuais", a
ser promovido pela EMARF, conforme o plano/projeto de curso anexo a
esta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos necessários e da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
MARCUS ABRAHAM
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
PLANO
DE
CURSO
Programa de formação/curso:
Direito Administrativo e Administração da Justiça
- Temas Atuais
Informações
gerais:
Categoria/natureza do curso:
Formação continuada e Vitaliciamento.
Escola/instituições
parceiras responsáveis pela realização do curso:
Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região -
EMARF.
Coordenação: Juiz
Federal Antônio Henrique Corrêa da Silva.
Período de inscrição:
01/04/2022 a 04/05/2022.
Período de realização:
04/04 a 01/07/2022.
Modalidade: Ensino Remoto
Carga horária: 20 h/a.
Frequência Mínima:
75%.
Público-alvo: magistrados
(englobando magistrados federais ou demais de diferentes
jurisdições). Deve ser facultada a participação
dos servidores, pois os temas tratados perpassam sua rotina de
trabalho, mormente na tarefa de elaborar minutas de decisões e
sentenças, razão pela qual sua formação é
desejável
Número de vagas: 40.
Número de turmas: 1.
Local de realização:
Plataforma Zoom.
Ementa:
DIREITO ADMINISTRATIVO.
ADMINISTRAÇÃO JUDICIAL. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.
LICITAÇÕES E CONTRATOS DA ADMINISTRAÇÃO
PÚBLICA. ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS. TRANSFORMAÇÃO
JUDICIAL. CRIPTOMOEDA. METADADOS. PROTEÇÃO DE DADOS.
CORTES ON LINE. CYBERSEGURANÇA. DIREITO DIGITAL E
RESPONSABILIDADE CIVIL.
Justificativa: O ano de
2021 foi marcado por inovações legislativas relevantes
em matéria de licitações e contratos da
Administração Pública e de improbidade
administrativa. O advento das leis federais 14.133 e 14.230 alteraram
substancialmente a regulação das matérias,
reclamando urgente atualização dos operadores
responsáveis por sua interpretação e aplicação.
Nesse grupo, destacam-se os juízes federais, que lidam de
forma recorrente com as matérias em causa. Já quanto ao
Direito Digital, é cada vez mais imperioso o aprofundamento do
estudo de suas implicações. A aplicação
de novas tecnologias na Administração da Justiça
e na prestação jurisdicional traz implicações
que devem ser plenamente dominadas e refletidas por parte dos
magistrados. Por tais razões, a Comissão de Direito
Administrativo e Ambiental da EMARF entendeu conveniente organizar o
presente curso abordando os principais tópicos relativos às
matérias tratadas.
Objetivo geral: Ao fim do
curso, os alunos estarão aptos a interpretar e aplicar, em
suas decisões, as principais inovações em
matéria de licitações e contratos da
Administração Pública e de Improbidade
Administrativa. Estarão também aptos a analisar e
decidir os novos elementos criados no âmbito do chamado Direito
Digital, compondo os conflitos que surjam nessa seara de modo
pertinente.
Objetivos específicos:
1) Aplicar adequadamente as
alterações legislativas recentemente postas em vigor em
matéria de licitações e contratos da
Administração Pública.
2) Aplicar adequadamente as
alterações legislativas recentemente postas em vigor em
matéria de improbidade administrativa.
3) Avaliar os impactos das
principais inovações tecnológicas introduzidas
no âmbito do chamado Direito Digital.
4) Organizar e planejar suas
unidades judiciárias para o fim do melhor aproveitamento das
inovações tecnológica que vem se incorporando à
Administração Judicial.
5) Solucionar adequadamente
litígios envolvendo responsabilidade civil no âmbito do
chamado Direito Digital.
Formas de interação
A proposta metodológica
para o desenvolvimento do Curso abrangerá a realização
de exposições dialogadas, integrando aprofundamento
teórico, reflexões, debates e estudos de casos.
As atividades propostas serão
permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o
conjunto dos participantes e atividades em grupos envolvendo
temáticas de maior interesse.
De forma geral, na exposição
dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas
contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e
desafios da magistratura e com participação ativa dos
alunos.
Atuação e
responsabilidades do aluno
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
I. Participar das aulas
regularmente;
II. Observar os avisos enviados
pela coordenação e pelos docentes;
III. Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Participar das atividades
propostas;
VI. Responder às
avaliações de reação.
Atuação dos
docentes
Os docentes, dentre outras
atribuições, são responsáveis pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Conteúdo
programático/Avaliação para
Aprendizagem/Metodologia/Carga horária:
AULA
1: 06 de maio de 2022
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Apresentação
dos objetivos gerais e específicos do curso, dos docentes e
dos cursistas
|
Ambientação
-Breve apresentação dos docentes e dos cursistas
|
Integração
|
Apresentação
pessoal dos docentes e cursistas com breves considerações
sobre as expectativas para o curso
|
15min
|
Objetiva-se
o estudo das principais inovações introduzidas na
Nova Lei de Licitações e Contratos da Administração
Pública – Lei 14.133/2021, especialmente no que se
refere à inovação quanto aos princípios
e modalidades de licitação, com destaque aos pontos
que podem dar ensejo a um controle jurisdicional mais intenso.
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição
dos conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h/a
|
Objetiva-se
o estudo das principais invovações introduzidas na
Nova Lei de Licitações e Contratos da Administração
Pública – Lei 14.133/2021, especialmente no que se
refere à inovação quanto aos princípios
e modalidades de licitação, com destaque aos pontos
que podem dar ensejo a um controle jurisdicional mais intenso.
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h/a
|
|
Estudo
de Casos
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
2h/a
|
AULA
2: 13 de maio de 2022
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Objetiva-se
traçar um panorama das principais modificações
na Lei de Improbidade Administrativa – Lei 14.230/2021,
especificamente no que se refere à definição
do elemento subjetivo da infração, ao regime
sancionatório, às regras de prescrição
e seus impactos na atividade judicante
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h/a
|
|
Estudo
de Casos
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
2h/a
|
AULA
3: 20 de maio de 2022
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Abordagem
das principais inovações impostas à
jurisdição pela Inovação Tecnológica,
especificamente: (i) A virada tecnológica do Poder
Judiciário; (ii) Legislação de proteção
de dados ao redor do mundo; (ii) Autoridade Nacional de Proteção
de Dados – comentários teóricos e os primeiros
passos da Autoridade
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h/a
|
|
Estudo
de Casos
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
2h/a
|
AULA
4: 27 de maio de 2022
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Abordagem
das principais inovações impostas à
jurisdição pela Inovação Tecnológica,
especificamente: (i) Cortes on line; (ii) On Line Dispute
Resolution (ODR); (iii) Algoritmos Decisórios; (iv) Vieses
e equidade algoritmica; e (v) Limites ao uso da inteligência
artificial no Judiciário Brasileiro
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h/a
|
|
Estudo
de Casos
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
2h/a
|
AULA
5: 03 de junho de 2022
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Estudo
dos principais aspectos da responsabilidade civil no âmbito
do direito digital, especialmente no tocante: (i) à
responsabilidade civil na Lei Geral de Proteção de
Dados; (ii) à responsabilidade civil no âmbito dos
processos de inteligência artificial; (iii) à
responsabilidade civil dos pais pela prática do
oversharenting
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h/a
|
|
Estudo
de Casos
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
2h/a
|
Programação:
Aula
1 - 6 de maio de 2022
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
14:00h
– 16:00h
|
Exposição
dialogada - A Nova Lei de Licitações e Contratos da
Administração Pública – Lei 14.133/2021
|
Professora
Patrícia Baptista
|
16:00h
– 18:00h
|
Estudo
de casos – Licitações e Contratos da
Administração Pública.
|
Professor
Antônio Henrique Corrêa da Silva
|
Aula
2 - 13 de maio de 2022
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
14:00h –
16:00h
|
Modificações
na Lei de Improbidade Administrativa – Lei 14.230/2021.
|
Professor
Gustavo Binembojm
|
16:00h –
18:00h
|
Estudo de
casos – Improbidade Administrativa
|
Professora
Ana Carolina Vieira de Carvalho
|
Aula
3 - 20 de maio de 2022
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
14:00h –
16:00h
|
Modificações
na Lei de Improbidade Administrativa – Lei 14.230/2021.
|
Professor
Gustavo Binembojm
|
16:00h –
18:00h
|
Estudo de
casos – Improbidade Administrativa
|
Professora
Ana Carolina Vieira de Carvalho
|
Aula
4 - 27 de maio de 2022
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
14:00h –
16:00h
|
Desafios da
Transformação Digital para o Poder Judiciário
– Parte 2
|
Professora
Isabela Ferrari
|
16:00h –
18:00h
|
Estudo de
Casos – Transformação Digital
|
Professora
Cristiane Chmatalik
|
Aula
5 - 3 de junho de 2022
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
14:00h –
16:00h
|
Direito
Digital e Responsabilidade Civil.
|
Professor
Filipe Medon
|
16:00h –
18:00h
|
Estudo de
casos – Transformação Digital
|
Professora
Cristiane Chmatalik
|
Avaliação de
Reação: buscando o constante aperfeiçoamento
das atividades educacionais promovidas por esta Escola, ao final do
curso os participantes responderão a um questionário em
que informarão seu grau de satisfação com os
temas do curso, a desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada
e a adequação do ambiente educacional como um todo.
Certificação:
exigir-se-á, para fins de certificação e
aproveitamento no curso, que os participantes frequentem 75% da carga
horária total ministrada, que será oferecida modalidade
de ambiente remoto, através da Plataforma Zoom/Moodle. Além
disso, os participantes deverão obter participação
qualitativa nos debates e nas demais atividades propostas, realizadas
no decorrer do curso.
Docentes:
• Ana Carolina Vieira de
Carvalho - Juíza Federal, mestre em direito pela UERJ,
professora de direito ambiental, coordenadora do Cejusc Ambiental e
do Centro de Inteligência da SJRJ (acvieira@jfrj.jus.br).
• Antônio Henrique
Corrêa da Silva - Juiz federal, mestre em Direito Público
pela UERJ, professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de
Janeiro e Coordenador de Direito Administrativo da Escola da
Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro
e Espírito Santo (EJUFERJES) (ahcorrea@jfrj.jus.br).
• Bernardo Araujo - Advogado
e DPO, doutorando em Direito Público na UERJ, mestre em
Direito da Cidade e bacharel em Direito pela UERJ. Coordenador da
pós-graduação em Direito Digital no Instituto
New Law (bernardojoaraujo@gmail.com).
• Cristiane Conde
Chmatalik - graduada em Direito pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e mestre em
Direito Público da Cidade, pela Universidade do Estado do Rio
de Janeiro (Uerj). É Juíza Federal desde 2001. Já
atuou na Turma Recursal do Espírito Santo, de 2008 a 2010, e
como suplente na Turma Nacional de Uniformização –
TNU, entre 2009 e 2011. Em junho de 2011, foi nomeada juíza
coordenadora do Centro de Solução de Conflitos e
Cidadania (Cescon) da Seção Judiciária do
Espírito Santo. Entre 2013 e 2015, atuou como Coordenadora do
Núcleo Permanente de Solução de Conflitos do
Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Desde março
de 2016, é membro do Comitê Gestor de Conciliação
do Conselho Nacional de Justiça, tendo sido reconduzida para o
atual biênio. Já participou como coordenadora e
conciliadora de diversos mutirões de conciliação
na Capital e nas Subseções do interior do Espírito
Santo e na Seção Judiciária do Rio de Janeiro.
Ocupou, no período de 2015 a 2017, a vaga destinada aos
magistrados federais junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Espírito
Santo. Atuou, de 2017 até 2021, como Diretora do Foro da Seção
Judiciária do Espírito Santo. É Coordenadora do
Laboratório de Inovação da Seção
Judiciária do Espirito Santo – INOVARES e do Centro de
Inteligência da Seção Judiciária do
Espírito Santo. Atualmente, é Juíza Federal
Convocada em Auxílio ao Tribunal Regional Federal da 2ª
Região, junto ao Núcleo Permanente de Métodos
Consensuais de Solução de Conflitos – NPSC-2.
Também atua como Juíza Federal Titular da 6ª Vara
Federal Cível da Subseção Judiciária de
Vitória (cristianeconde@jfes.jus.br).
• Filipe Medon -
Doutorando e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do
Rio de Janeiro (UERJ). Professor de cursos de Pós-Graduação
e Extensão do CEPED-UERJ, Instituto New Law, ITS-Rio, PUC-Rio,
PUC-PR, IERBB-MP/RJ, EMERJ, ESA-OAB/RJ, Escola Superior de Advocacia
Nacional, Fundação Escola Superior do Ministério
Público do Rio Grande do Sul, SKEMA, CERS, CEDIN, IGD, CPJUR e
do Curso Trevo. Membro da Comissão de Proteção
de Dados e Privacidade da OAB-RJ, do Instituto Brasileiro de Estudos
de Responsabilidade Civil (IBERC) e do Instituto Brasileiro de
Direito de Família (IBDFAM). Foi Professor Substituto de
Direito Civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Pesquisador em Gustavo Tepedino Advogados - GTA. Advogado. Autor do
livro: "Inteligência Artificial e Responsabilidade Civil:
autonomia, riscos e solidariedade" (2ª edição
- 2022). Instagram: @filipe.medon (filipemedon@hotmail.com).
• Gustavo Binembojm -
Professor Titular de Direito Administrativo da Faculdade de Direito
da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Doutor e
Mestre em Direito Público pela UERJ. Master of Laws (LL.M.)
pela Yale Law School. Procurador do Estado do Rio de Janeiro e
Advogado. Membro da Comissão de Estudos Constitucionais do
Conselho Federal da OAB (Gustavo.binembojm@gbalaw.com.br).
• Isabela Rossi Cortês
Ferrari - Juíza Federal. Mestre e Doutoranda em Direito
Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Visiting Researcher pela Harvard Law School (2016/2017). É
membro da Comissão de Direito Administrativo e Ambiental da
Escola da Magistratura Federal desde 2016. Integra o Board da The
Future Society/Brasil, organização que estuda o impacto
da tecnologia no setor público.
(isabelarossicortesferrari@gmail.com)
• Patrícia
Ferreira Baptista - Professora Associada de Direito
Administrativo da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação
em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em
Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (2006).
Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio
de Janeiro (2001). Procuradora do Estado do Rio de Janeiro
(patriciafbaptista@gmail.com).
Bibliografia, bibliografia
complementar e acesso à bibliografia:
FERRARI, Isabela. Justiça
Digital, 2ª edição, Revista dos Tribunais, 2021.
MEDON, Filipe. Inteligência
Artificial e Responsabilidade Civil – Autonomia, Riscos e
Solidariedade. Editora Juspodium, 2021.
Marcus Abraham
Antônio Henrique Corrêa da Silva
Diretor-Geral da EMARF
Coordenador Pedagógico do Curso (N1M3)
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 29/03/2022. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 28/03/2022 às 14:29:54.