PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2022/00032, DE 16 DE AGOSTO DE
2022
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso
"Direito Digital", a ser promovido pela EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições
e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução nº 106, de 6 de abril de
2010, do Conselho Nacional de Justiça, alterada pela Resolução
nº 426, de 8 de outubro de 2021, do Conselho Nacional de
Justiça;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Resolução ENFAM nº 8, de 11 de
outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios
de pontuação ou valoração de
aperfeiçoamento técnico para promoção
dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Portaria nº 22, de 15 de junho de 2022, da Escola
da Magistratura Regional Federal da 2ª Região, que dispõe
sobre o Aperfeiçoamento e Especialização dos
Magistrados da 2ª Região e regulamenta as ações
educacionais da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF) em consonância com as diretrizes da
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de
Magistrados (ENFAM).
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "Direito Digital",
a ser promovido pela EMARF, conforme o plano/projeto de curso anexo a
esta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos necessários e da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
MARCUS ABRAHAM
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
PROJETO
DE AÇÃO EDUCACIONAL
Tipo: Curso: DIREITO
DIGITAL
Informações
gerais:
Categoria/natureza da
ação educacional: Formação
continuada: aperfeiçoamento para fins de promoção
na carreira e vitaliciamento.
Escola/instituições
parceiras responsáveis pela realização da ação
educacional: Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região.
Coordenação:
Juíza Federal Márcia Maria Nunes de Barros.
Período de
inscrição: 15/08 a 20/09/22.
Período de
realização: 20/09 a 07/10/22.
Modalidade: Ensino
remoto e EaD
Carga horária:
40 horas/aula.
Frequência Mínima:
maior ou igual a 75%.
Público-alvo:
Desembargadores Federais (e, se
houver vagas, seus assessores)
Desembargadores Estaduais
Juízes Federais (e, se
houver vagas, seus assessores)
Juízes Estaduais
Procuradores da República
Promotores de Justiça
Procuradores Federais
Número de vagas:
40.
Será dada total prioridade
à participação de magistrados e magistradas,
assegurando-se-lhes inicialmente, ao menos, 30 vagas em cada uma das
Turmas.
Justifica-se a participação
de membros do Ministério Público (Procuradores da
República e Promotores de Justiça) e da Advocacia-Geral
da União (Procuradores Federais), com o oferecimento inicial
de 5 vagas para cada categoria, num total de 10 vagas, em razão
da peculiaridade e transdisciplinaridade do tema, além da
falta de formação específica dos profissionais
que lidam com as matérias de Direito Digital e propriedade
intelectual, sendo recomendável a discussão, por todos
os atores públicos envolvidos, das questões mais
relevantes na atualidade.
Número de turmas: 1
Local de realização:
Plataforma Zoom e Plataforma Moodle.
Ementa:
DIREITO DIGITAL. INTELIGÊNCIA
ARTIFICIAL. PROPRIEDADE INTELECTUAL E NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE
DIGITAL
Justificativa:
O Direito Digital é um
novo ramo do Direito que abrange uma enorme diversidade de temas
afetos à utilização de novas tecnologias que
impactam diretamente as relações jurídicas,
sociais, econômicas e políticas, tratando desde o uso e
regulamentação dos ambientes digitais e dos produtos e
serviços neles oferecidos, passando pelas próprias
tecnologias envolvidas e discussões éticas sobre
inteligência artificial, uso de redes sociais e a contínua
necessidade de combate à desinformação. A
contínua transformação e desenvolvimento de
novas tecnologias implica em impactos reais sobre a privacidade e
direitos fundamentais dos jurisdicionados e novas discussões
na área da propriedade intelectual, sem que, na maior parte
das vezes, haja regulamentação a respeito ou suficiente
discussão na sociedade sobre seus benefícios e
eventuais consequências negativas. Também a produção
de provas no ambiente digital e os novos ambientes digitais, como o
multiverso, devem ser debatidos pelos aplicadores do Direito. Nesse
cenário, o conhecimento sobre os temais mais atuais relativos
a novas tecnologias, propriedade intelectual e direitos digitais são
cruciais para a formação dos magistrados e magistradas
brasileiros, para que estejam preparados para lidar com as demandas
pertinentes.
Objetivo geral:
Conhecer temas atuais do direito
digital e da propriedade intelectual, de forma a possibilitar a
adequada análise de conflitos judiciais relativos a novas
tecnologias.
Objetivos específicos:
Conhecer as iniciativas sobre
Inteligência Artificial no Judiciário brasileiro.
Identificar as principais
questões sobre a ética e a regulação da
Inteligência Artificial no Brasil e no mundo.
Entender as novas tecnologias
relacionadas a NFTs (non-fungible tokens), blockchain, bens digitais
e metaverso;
Analisar os principais aspectos
relacionados à propriedade intelectual no ambiente digital,
autoria e inteligência artificial.
Entender a experiência
brasileira e internacional das Online Dispute Resolution (ODRs) e
das Cortes on line.
Compreender o reconhecimento e
validação de provas digitais no âmbito digitais.
Identificar o que são
robôs e os impactos de sua utilização em redes
sociais;
Avaliar as melhores formas de
combate à desinformação nas redes sociais.
Conteúdo
programático/Avaliação para
Aprendizagem/Metodologia/Carga horária:
Aula
1: 21 de setembro de 2022
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
|
Breve
apresentação do plano do curso, dos docentes e dos
cursistas
|
Integração
|
Apresentação
do plano do curso e apresentação dos docentes e
cursistas
|
15min
|
A
Inteligência Artificial no Poder Judiciário
brasileiro
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, atuando o docente como mediador dos questionamentos
trazidos pelos participantes.
|
1h30
|
A
ética e a regulação da Inteligência
Artificial no Brasil e no mundo
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, atuando o docente como mediador dos questionamentos
trazidos pelos participantes.
|
1h30
|
Aula
2: 23 de setembro de 2022
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
NFT,
blockchain, bens digitais e metaverso
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, atuando o docente como mediador dos questionamentos
trazidos pelos participantes.
|
1h30
|
Autoria
e titularidade na inteligência artificial
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, atuando o docente como mediador dos questionamentos
trazidos pelos participantes.
|
1h30
|
Aula
3: 28 de setembro de 2022
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
On
line Dispute Resolution (ODR) e Cortes on line: a experiência
brasileira e internacional
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, atuando o docente como mediador dos questionamentos
trazidos pelos participantes.
|
1h30
|
Provas
digitais no âmbito civil
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, atuando o docente como mediador dos questionamentos
trazidos pelos participantes.
|
1h30
|
Aula
4: 30 de setembro de 2022
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Robôs
e redes sociais
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, atuando o docente como mediador dos questionamentos
trazidos pelos participantes.
|
1h30
|
Combate
à desinformação nas redes sociais
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, atuando o docente como mediador dos questionamentos
trazidos pelos participantes.
|
1h30
|
Metodologia –
informações complementares ao quadro acima:
A abordagem pedagógica
compreenderá as seguintes formas de discussão do tema:
aulas síncronas
realizadas nos dias e horários acima, por meio da plataforma
ZOOM, com a participação de magistrados e professores
convidados, seguido de debates que possibilitarão uma atitude
proativa dos magistrados com as questões levantadas;
problematização/reflexão
conjunta dos participantes, por meio de 2 fóruns de
discussões em plataforma MOODLE, acerca dos temas propostos,
privilegiando-se, inclusive, as questões práticas que
poderão ser enfrentadas pelos juízes.
Problematização/reflexão conjunta dos
participantes se dará de forma plenária, com a
participação de todos ao mesmo tempo, debatendo o
mesmo tópico ou questão. A tutora encaminhará
textos doutrinários, atos normativos, jurisprudência e
material de leitura para referencial teórico e fará a
contextualização das questões a serem
discutidas pelos cursistas sobre cada um dos temas propostos.
As discussões na
plataforma MOODLE serão divididas em 2 etapas,
nos seguintes períodos: (i) Questões sobre Inteligência
Artificial e Ética, do dia 20.09.2022 a 27.09.2022, com
duração de 14 horas/aula; e (ii) Questões sobre
Fake News, desinformação e liberdade de expressão,
do dia 28.09.2022 a 07.10.2022, com duração de 14
horas/aula.
Formas de interação:
A interação será
motivada pelo diálogo e pela troca de experiências entre
os docentes e alunos, e ocorrerá de forma síncrona
(Zoom) e assíncrona (Moodle). Em síntese, a proposta
metodológica para o desenvolvimento do Curso abrangerá
a realização de exposições dialogadas,
integrando aprofundamento teórico, reflexões, debates e
estudos de casos.
As atividades propostas serão
permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o
conjunto dos participantes e atividades em grupos envolvendo
temáticas de maior interesse.
De forma geral, na exposição
dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas
contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e
desafios da magistratura e com participação ativa dos
alunos.
Atuação e
responsabilidades do aluno nas aulas síncronas:
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
I. Participar das aulas
regularmente;
II. Observar os avisos enviados
pela coordenação e pelos docentes;
III. Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Participar das atividades
propostas;
VI. Responder às
avaliações de reação.
Atuação dos
docentes nas aulas síncronas:
Os docentes, dentre outras
atribuições, são responsáveis pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Atuação e
responsabilidades do aluno no Moodle
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
I. Acessar o curso regularmente;
II. Observar os avisos enviados
pela coordenação e pelo tutor;
III. Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Enviar as atividades dentro do
prazo estabelecido;
VI. Responder a avaliação
de reação.
Atuação do tutor
no Moodle
O tutor, dentre outras
atribuições, é responsável pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso
Programação:
Aula
1 - 21 de setembro de 2022
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
09:00
– 9:15h
|
Apresentação
|
Márcia
Maria Nunes de Barros
|
09:15h
– 10:45h
|
A
Inteligência Artificial no Poder Judiciário
brasileiro
|
Caroline
Tauk
|
Aula
2 - 23 de setembro de 2022
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
09:00h
– 10:30h
|
NFTs,
blockchain, bens digitais e metaverso
|
Renata
Baião
|
10:45h
– 12:15h
|
On
line Dispute Resolution (ODR) e Cortes on line: a experiência
brasileira e internacional
|
Fernanda
Bragança
|
Aula
3 - 28 de setembro de 2022
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
9:00h
– 10:30h
|
Autoria
e titularidade na Inteligência Artificial
|
Luca
Schirru
|
10:45h
– 12:15h
|
Provas
colhidas no ambiente digital
|
Walter
Capanema
|
Aula
4 – 30 de setembro de 2022
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
09:00h
– 10:30h
|
Robôs
e redes sociais
|
Diego
Cerqueira
|
10:450h
– 12:15h
|
Combate
à desinformação nas redes sociais
|
Diego
Cerqueira
|
Moodle
– 20 de setembro a 07 de outubro de 2022
|
Horário
|
Atividades
|
Tutora
|
Integral
|
Fóruns
de discussões na plataforma Moodle
|
Juíza
Federal Caroline Tauk
|
1h/aula
|
Apresentação
dos alunos, da tutora e informações iniciais
|
Juíza
Federal Caroline Tauk
|
1h/aula
|
Questões
atuais sobre Inteligência Artificial e Ética
|
Juíza
Federal Caroline Tauk
|
1h/aula
|
Questões
atuais sobre Fake News, desinformação e liberdade de
expressão
|
Juíza
Federal Caroline Tauk
|
Avaliação de
Reação:
Buscando o constante
aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por
esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a
um questionário em que informarão seu grau de
satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos
docentes, a metodologia empregada e a adequação do
ambiente educacional como um todo.
Certificação:
Exigir-se-á, para fins de
certificação e aproveitamento no curso, que os
participantes:
a) frequentem 75% da carga
horária total ministrada nas aulas síncronas, que será
oferecida modalidade de ambiente remoto, através da Plataforma
Zoom;
b) acompanhamento (e
participação) das discussões na Plataforma
Moodle, com realização de, no mínimo, 1
comentário com conteúdo no decorrer do período.
Docentes (aulas síncronas):
• Márcia Maria
Nunes de Barros – Juíza Federal, titular da 13ª
Vara Federal do Rio de Janeiro, especializada em matéria
previdenciária e propriedade intelectual. Mestre em Políticas
Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, com ênfase
em Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento.
E-mail: marcianunes@jfrj.jus.br. CPF 4X1.XXX.8X3-91.
• Caroline Somesom Tauk
- Juíza Federal, substituta da 31ª Vara Federal do Rio de
Janeiro, especializada em matéria previdenciária e
propriedade intelectual. Mestre em direito público pela Uerj.
Juíza auxiliar de Ministro do STF. E-mail: caroline.tauk
@jfrj.jus.br. CPF: 1X0.XXX.1X7-35.
• Diego Cerqueira –
Engenheiro de Software, graduado em Sistemas de Informação,
mestrando em Engenharia de Sistemas e Computação
(PESC/COPPE) da UFRJ. Foi Pesquisador e Líder Técnico
no ITS Rio, onde construiu inovações cívicas
como Mudamos+, LGPDJus e Pegabot. Fellow do Instituto de Identidades
do Brasil (ID_BR). Atualmente Especialista Web no Ceweb.br do NIC.br,
contribuindo para o ecossistema de políticas públicas
de internet, desenvolvendo projetos com foco em Inteligência
Artificial e disseminação de tecnologias web abertas. É
Conselheiro Estratégico do data labe. Email: xdiegocerqueira
@gmail.com. CPF: 1X8.XXX.2X7-57.
• Fernanda Bragança
– Doutora em Direito pela Universidade Federal Fluminense.
Pesquisadora visitante na Université Paris I Pantheón-Sorbonne
(2019-2020). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro - UFRJ/FND. Foi bolsista CENPES/PETROBRÁS e CAPES.
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -
UFRJ/FND. Graduada em Administração de Empresas pela
Universidade Cândido Mendes /UCAM. Pesquisadora de temas
relacionados ao acesso à justiça; justiça
digital; tecnologias aplicadas à resolução de
conflitos e economia digital. Professora convidada de cursos de
pós-graduação lato sensu. Advogada.. Email:
Fernanda.braganca @fgv.br. CPF: 1X9.XXX.0X7-96
• Luca Schirru –
Diretor executivo e pesquisador no Instituto Brasileiro de Direitos
Autorais (IBDAutoral). Doutor e mestre em Políticas Públicas,
Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ). Arcadia Research
Fellow e LL.M Candidate (IP & Technology - AUWCL). Professor na
especialização em PI da PUC/RJ. Advogado. Foi consultor
do PNUD/CNI sobre a legislação brasileira de PI e
invenções criadas por sistemas de IA e, atualmente, é
consultor do IBRAM em temas envolvendo direitos autorais. Email:
luca.schirru @ibdautoral.org.br. CPF: 1X2.XXX.8X7-06.
• Renata Barros Souto
Maior Baião – Juíza de Direito do Tribunal de
Justiça de São Paulo. Possui graduação em
Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali),
especialização em Direito Tributáiro pela
Univali e especialização em Direito Processual Civil
pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é
membro do Núcleo de Direito Digital da Escola Paulista da
Magistratura. Email: rsoutomaior@tjsp.jus.br. CPF: 0X2.XXX.0X9-23
• Walter Capanema -
Advogado, consultor e professor. Coordenador-geral e Professor da Pós
Graduação em Direito Digital da FEMPERJ.
Coordenador-Geral e Professor dos cursos de Extensão “Direito
Eletrônico” e “Proteção de Dados e as
Novas Tecnologias” da Escola da Magistratura do Estado do Rio
de Janeiro (EMERJ). Diretor de Inovação e Ensino da
Smart3. CPF: 0X6XXX6X714. Email – waltercapanema @gmail.com
Tutora (Plataforma Moodle):
• Caroline Somesom Tauk -
Juíza Federal, Substituta da 31ª Vara Federal do Rio de
Janeiro, especializada em matéria previdenciária e
propriedade intelectual. Mestre em direito público pela Uerj.
Juíza Auxiliar de Ministro do STF. A magistrada possui
experiência em tutoria no Moodle em cursos da EMARF e da Enfam.
Bibliografia, bibliografia
complementar e acesso à bibliografia:
Básica:
SALOMÃO,
Luis Felipe e TAUK, Caroline Somesom. Inteligência artificial e
direito da propriedade intelectual: fundamentos teóricos e
legais de proteção. In “O Direito Civil na era da
Inteligência Artificial”, Revista dos Tribunais.
FGV.
Inteligência artificial: tecnologia aplicada à gestão
dos conflitos no âmbito do Poder Judiciário brasileiro.
Coordenação Luis Felipe Salomão. FGV
Conhecimento.
ABBOTT,
Ryan. Artificial Intelligence, big data and intellectual property:
protecting computer-generated works in the United Kingdom. Novembro,
2017.
Disponível em:
[https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3064213].
CERQUEIRA,
D. Bots para todos os lados: os desafios da detecção de
bots em redes sociais. Disponível em: https: //feed.
itsrio.org/bots
-para-todos-os-lados-os-desafios-da-detec%C3%A7%C3%A3o -de-bots-em-
redes-sociais-21329f5154d3
Complementar:
MARANHÃO,
J. S. A., FLORÊNCIO, J. A. e ALMADA, M. Inteligência
artificial aplicada ao direito e o direito da inteligência
artificial. Revista de Estudos Constitucionais, Brasília, v.
1, n. 1, p. 154 – 180, jan/jun 2021.
REHMAN,
W. et ali. NFTs: Applications and challenges. Disponível em:
https:// www. researchgate. net/ publication /357900561
SCHERER,
M. U. Regulating Artificial Intelligence Systems: Risks, Challenges,
Competencies, and Strategies. Harvard Journal of Law &
Technology, v. 29, n. 2, p. 369-373, 2016. Disponível: https:
//papers.ssrn. com/sol3/ papers.cfm?abstract_id=2609777
Marcus Abraham
Márcia
Maria Nunes de Barros Diretor-Geral da EMARF
Coordenadora Pedagógica da
Ação Educacional
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 19/08/2022. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 18/08/2022 às 13:26:04.