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PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2022/00037, DE 8 DE SETEMBRO DE 2022


Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso "Licitações e Contratos Administrativos – Lei 14.133/21", a ser promovido pela EMARF.


O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF), no uso de suas atribuições e,


Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a participação em cursos oficiais ou reconhecidos de formação e aperfeiçoamento de magistrados como etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como requisito para promoção na carreira;


Considerando a Resolução nº 106, de 6 de abril de 2010, o Conselho Nacional de Justiça, alterada pela Resolução nº 426, de 8 de outubro de 2021, do Conselho Nacional de Justiça;


Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho de 2016, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os programas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a formação inicial e o aperfeiçoamento de magistrados e de formadores;


Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as diretrizes pedagógicas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados;


Considerando a Resolução ENFAM nº 8, de 11 de outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios de pontuação ou valoração de aperfeiçoamento técnico para promoção dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;


Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de 3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais, judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a formação inicial e o aperfeiçoamento de magistrados e de formadores;


Considerando a Portaria nº 22, de 15 de junho de 2022, da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região, que dispõe sobre o Aperfeiçoamento e Especialização dos Magistrados da 2ª Região e regulamenta as ações educacionais da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF) em consonância com as diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).


RESOLVE:


Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "Licitações e Contratos Administrativos – Lei 14.133/21", a ser promovido pela EMARF, conforme o plano/projeto de curso anexo a esta Portaria.


Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos procedimentos necessários e da gestão dos documentos referentes à execução do Plano de que trata esta Portaria.


Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.


PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.


MARCUS ABRAHAM

Diretor-Geral

ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO




ANEXO


PROJETO DE AÇÃO EDUCACIONAL


Tipo: Curso: Comissão de Direito Privado


Informações gerais:

Categoria/natureza da ação educacional: Formação continuada e Vitaliciamento.

Escola/instituições parceiras responsáveis pela realização da ação educacional: Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região - EMARF

Coordenação: Carmen Silvia Lima de Arruda

Período de inscrição: 05/09 a 05/10/2022.

Período de realização: 07/10 a 21/10/2022.

Modalidade: ensino remoto

Carga horária: 24 horas/aula

Frequência Mínima: 75%

Público-alvo Magistrados e Servidores em função de assessoramento de magistrados.

Número de vagas: 40

Número de turmas: 1

Local de realização: Zoom


Ementa:

Nova Lei das Licitações e Contratos Administrativos - Lei 14.133/2021 - Princípios reitores, e principais inovações.


Justificativa:

Promulgação da Nova Lei das Licitações e Contratos Administrativos traz novos paradigmas para as contratações no Brasil, com a introdução de novos instrumentos e institutos, que já estão sendo utilizados por toda a Administração Pública. Assim, parece ser relevante a ação educacional possibilitando que os magistrados aprofundem os seus conhecimentos com relação este tema tão relevante no direito público brasileiro!!.

Objetivo geral:

Ao final do curso, os magistrados estarão mais bem capacitados para analisar casos concretos e proferir decisões que demandem a aplicação da Nova Lei de Licitações, tendo em vista a complexidade, especificidade e precedentes judiciais relacionados com esse segmento.


Objetivos específicos:

I. Demonstrar conhecimento sobre os novos dispositivos legais específicas das Licitações Públicas envolvendo diretamente a Lei 14.133/21

II. Apresentar habilidades relativas ao emprego das regras jurídicas aplicáveis aos processos sancionadores derivados da supervisão e fiscalização das entidades responsáveis pelas Licitações.

III. Aplicar o conhecimento nas ações sobre tutela jurídica para as Licitações, em razão da complexidade, especificidade e precedentes judiciais, notadamente do STJ;

IV. Identificar os conceitos subjacentes às regras jurídicas, em especial os princípios consagrados nas Licitações Públicas no Brasil.

Conteúdo programático/Avaliação para Aprendizagem/Metodologia/Carga horária:


Aula 1: 07 de outubro de 2022

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas








A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos - Lei 14.133 de abril de 2021. Principais inovações da Lei de Licitações. Princípios da Nova Lei de Licitações. Princípio da Transparência - Um novo paradigma para Licitações e contratações públicas.



Ambientação -Breve apresentação dos docentes e dos cursistas

Integração

Apresentação pessoal dos docentes e cursistas com breves considerações sobre as expectativas para o curso

15min


Aulas expositivas dialogadas

Participação e contribuição

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes.

6:15h/a


Debates, problematização e sumarização dialogada

Problematização/reflexão conjunta dos participantes acerca dos casos propostos

Participação dos cursistas por meio de debates, grupos de trabalhos sobre os casos concretos apresentados, seguido de sumarização dialogada alinhados aos objetivos do curso

1:30h/a


Aula 2: 14 de outubro de 2022

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas








Formas de controle das Licitações. Controle judicial das licitações. Consequencialismo no controle judicial das licitações públicas art. 147 da LEI 14.144/21. Tribunais de Contas – Controle Externo.

Aulas expositivas dialogadas

Participação e contribuição

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes.

3:00h/a


Debates, problematização e sumarização dialogada

Problematização/reflexão conjunta dos participantes acerca dos casos propostos

Participação dos cursistas por meio de debates, grupos de trabalhos sobre os casos concretos apresentados, seguido de sumarização dialogada alinhados aos objetivos do curso

6:15h/a


Aula 3: 21 de outubro de 2022

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas



Dispensas e Inexigibilidade de licitação. Procedimento de Manifestação de Interesse – art. 81 da Lei 14.133. Portal Nacional de Compras - Art. 174.

Aulas expositivas dialogadas

Participação e contribuição

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes.

6h/a


Debates, problematização e sumarização dialogada

Problematização/reflexão conjunta dos participantes acerca dos casos propostos

Participação dos cursistas por meio de debates, grupos de trabalhos sobre os casos concretos apresentados, seguido de sumarização dialogada alinhados aos objetivos do curso

2h/a


Formas de interação

A proposta metodológica para o desenvolvimento do Curso abrangerá a realização de exposições dialogadas, integrando aprofundamento teórico, reflexões, debates e estudos de casos.

As atividades propostas serão permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o conjunto dos participantes e atividades em grupos envolvendo temáticas de maior interesse.

De forma geral, na exposição dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e desafios da magistratura e com participação ativa dos alunos.


Atuação e responsabilidades do aluno

Durante a realização do curso, é sua responsabilidade:

I. Participar das aulas regularmente;

II. Observar os avisos enviados pela coordenação e pelos docentes;

III. Atentar para os critérios de avaliação adotados;

IV. Participar dos debates;

V. Participar das atividades propostas;

VI. Responder às avaliações de reação.


Atuação dos docentes:

Os docentes, dentre outras atribuições, são responsáveis pelo direcionamento e mediação dos debates, pelo esclarecimento de dúvidas, pela elaboração, orientação e avaliação das atividades, conforme proposta metodológica e programação do curso.


Programação:

Aulas 1– 07 de outubro de 2022

Horário

Atividades

Docentes

09:00 – 10:00

ABERTURA – A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos - Lei 14.133 de abril de 2021.


Dra. Carmen Silvia Lima de Arruda

10:00 – 12:00

Principais inovações da Lei de Licitações


Dr. Luiz Antônio Soares

12:30 – 14:00h

INTERVALO PARA ALMOÇO

14:00 – 15:30

Princípios da Nova Lei de Licitações

Dr. Jesse Torres


15:30 – 17:00


Princípios da Nova Lei de Licitações

Dra. Vanice Lírio

17:00 – 18:30

Princípios da Nova Lei de Licitações

Dr. Jesse Torres, Dra. Vanice Lírio

e Dra. Carmen Silvia


Aulas 3 e 4 – dia 29 de outubro de 2022

Horário

Atividades

Docentes

09:00 – 10:00

Princípio da Transparência – um novo paradigma para licitações e contratações públicas

Dra. Carmen Silvia

10:00 – 11:00

Consequencialismo no controle judicial das licitações públicas art. 147 da LEI 14.144/21

Dr. Alexandre Carneiro da Cunha Filho

11:00 – 12:30

Debates e problematização de casos concretos

Dr. Alexandre Carneiro da Cunha Filho

12:30 – 14:00h

INTERVALO PARA ALMOÇO

14:00 – 15:00

Resolução de conflitos- equilíbrio econômico financeiro do contrato

Dr. Fernando Bivvar

15:00 – 16:30

Grupos de trabalho para Estudo de casos

Dra. Carmen Silvia


16:30 – 18:30

Debates e sumarização dialogada

Dr. Fernando Bivvar e Carmen Silvia


Aulas 3 e 4 – dia 29 de outubro de 2022

Horário

Atividades

Docentes

09:00 – 10:00


Dispensas e Inexigibilidade de licitação

Dra. Carmen Silvia Lima de Arruda

10:00 – 12:30

Procedimento de Manifestação de Interesse – art. 81 da Lei 14.133


Dr. Roberto Piccelli

12:30 – 14:00

INTERVALO PARA ALMOÇO

14:00h – 15:00h

Exposição dialogada

Dra. Laryssa Angélica

15:00h – 16:30h

Simulação e círculo restaurativo

Dra. Laryssa Angélica

16:30 – 17:30

Debates e casos concretos


Dr. Alexandre Miguel e Dra. Carmen Silvia

17:30 – 18:30

Sumarização dialogada e encerramento

Dr. Alexandre Miguel e Dra. Carmen Silvia





Avaliação de Reação:

Buscando o constante aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a um questionário em que informarão seu grau de satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada e a adequação do ambiente educacional como um todo.



Certificação: exigir-se-á, para fins de certificação e aproveitamento no curso, que os participantes frequentem 100% da carga horária total ministrada, que será oferecida modalidade a distância, comprovada através de colaboração qualitativa nos debates e nas demais atividades propostas, realizadas no decorrer do curso.



Coordenadora



  • Carmen Silvia L. de Arruda PhD em Direito Público pela Universidade de Pavia, Itália (2019) e Doutora em Sociologia e Direito pela UFF (PPGSD/UFF - 2019). Pesquisadora do CEDAU desde 2020. Mestre em Justiça Administrativa (PPGJA/UFF- 2015). Juris Doctor pela University of Miami (2008) com especialização em Direito Comparado. É Juíza Federal titular da 15ª Vara Federal do Rio de Janeiro (1996) coordenadora da Comissão de Direito Privado da EMARF- Escola da Magistratura Regional Federal da 2a Região. Foi Procuradora do Município do Rio de Janeiro (1991 a 1996). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989).



Docentes



  • Luiz Antonio Soares: Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito Conselheiro Lafaiete (1974), especialização em Direito Processual Civil pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2010) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Espírito Santo, com lotação no Departamento de Direito, Membro Substituto, em vaga de Desembargador Federal, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região com atuação na 4ª Turma Especializada em Direito Tributário e Trabalhista Remanescente, Diretor-Geral da Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região e Coordenador do Núcleo Regional da Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região em Vitória, Estado do Espírito Santo.



  • Carmen Silvia Arruda PhD em Direito Público pela Universidade de Pavia, Itália (2019) e Doutora em Sociologia e Direito pela UFF (PPGSD/UFF - 2019). Pesquisadora do CEDAU desde 2020. Mestre em Justiça Administrativa (PPGJA/UFF- 2015). Juris Doctor pela University of Miami (2008) com especialização em Direito Comparado. É Juíza Federal titular da 15ª Vara Federal do Rio de Janeiro (1996) coordenadora da Comissão de Direito Privado da EMARF- Escola da Magistratura Regional Federal da 2a Região. Foi Procuradora do Município do Rio de Janeiro (1991 a 1996). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989).

  • Jessé Torres Pereira Junior - Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1964-1968). Leciona na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, em temas de Direito Público (desde 1991), sendo seu professor emérito (desde 2012). Coordenador dos cursos de pós-graduação, lato senso, em Direito Administrativo, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (desde 2012) e da Escola de Administração Judiciária (desde 2013). jessetorrespj@gmail.com 038.671.457-68



  • Vanice Regina Lírio do Valle - Visiting Fellow no Human Rights Program da Harvard Law School. Pós-doutorado em Administração pela EBAPE/FGV e Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho (2006), é também Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNESA/RJ, Procuradora do Município do Rio de Janeiro, produtora de conteúdo digital na área jurídica. Vanice Valle atuou como tutora e conteudista de curso de curta duração EaD, do Instituto Rui Barbosa, 2013; como tutora e conteudista do Curso Saber Direito, da TV Justiça, 2017. É coordenadora, apresentadora e conteudista do Programa GPS Acadêmico (desde 2017), programa semanal de orientação quanto ao desenvolvimento da pesquisa acadêmica, seja no campo da graduação, seja na pós-graduação em sentido estrito, com mais de 100 (cem) episódios produzidos.



  • Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho: Doutor e mestre em Direito de Estado. Professor da Escola Paulista da Magistratura. Pesquisador vinculado ao CEDAU. Juiz de Direito em São Paulo.



  • Alexandre Santos de Aragão - Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor da Universidade Cândido Mendes, procurador - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro e professor visitante do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando principalmente nas seguintes áreas: direito administrativo, agências reguladoras de atividades privadas, serviços de utilidade pública e concessões administrativas. Membro das Comissões Permanentes de Direito Administrativo e de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).



  • Roberto Piccelli: Doutor e Mestre em Direito de Estado pela USP. É advogado atuante em direito público. Tel: 11 98626 0040 CPF: 326.108.148-10. Email: rrpiccelli@gmail.com .



  • Alexandre Miguel – Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pela FDV/ES.



Bibliografia, bibliografia complementar e acesso à bibliografia:

Constituição Federal. Disponível em:

http:// www.planalto.gov.br /ccivil_ 03/constituicao /Constituicao Compilado.htm. Acesso em: 14/10/2014.

Lei 14.133/2021 de 1º de abril de 2021. Disponível em:

https://www. in. gov.br /en/ web/ dou/-/lei -n-14.133-de- 1-de-abril-de-2021-311876884. Acesso em: 14/02/2022.

JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratações Administrativas. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2021

CUNHA et al. Nova Lei de Licitações –São Paulo: Ed. Quartier Latin, 2022.






Marcus Abraham

Diretor-Geral da EMARF





Carmen Silvia L. de Arruda

Coordenadora Pedagógico da Ação Educacional

Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 20/09/2022. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 19/09/2022 às 17:41:32.