PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2022/00037, DE 8 DE SETEMBRO DE
2022
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso
"Licitações e Contratos Administrativos –
Lei 14.133/21", a ser promovido pela EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições
e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução nº 106, de 6 de abril de
2010, o Conselho Nacional de Justiça, alterada pela Resolução
nº 426, de 8 de outubro de 2021, do Conselho Nacional de
Justiça;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Resolução ENFAM nº 8, de 11 de
outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios
de pontuação ou valoração de
aperfeiçoamento técnico para promoção
dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Portaria nº 22, de 15 de junho de 2022, da Escola
da Magistratura Regional Federal da 2ª Região, que dispõe
sobre o Aperfeiçoamento e Especialização dos
Magistrados da 2ª Região e regulamenta as ações
educacionais da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF) em consonância com as diretrizes da
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de
Magistrados (ENFAM).
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "Licitações
e Contratos Administrativos – Lei 14.133/21", a ser
promovido pela EMARF, conforme o plano/projeto de curso anexo a esta
Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos necessários e da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
MARCUS ABRAHAM
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
PROJETO
DE AÇÃO EDUCACIONAL
Tipo: Curso: Comissão
de Direito Privado
Informações
gerais:
Categoria/natureza da
ação educacional: Formação continuada
e Vitaliciamento.
Escola/instituições
parceiras responsáveis pela realização da ação
educacional: Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região - EMARF
Coordenação:
Carmen Silvia Lima de Arruda
Período de
inscrição: 05/09 a 05/10/2022.
Período de
realização: 07/10 a 21/10/2022.
Modalidade: ensino
remoto
Carga horária:
24 horas/aula
Frequência Mínima:
75%
Público-alvo
Magistrados e Servidores em função de assessoramento de
magistrados.
Número de vagas: 40
Número de turmas: 1
Local de realização:
Zoom
Ementa:
Nova Lei das Licitações
e Contratos Administrativos - Lei 14.133/2021 - Princípios
reitores, e principais inovações.
Justificativa:
Promulgação da Nova
Lei das Licitações e Contratos Administrativos traz
novos paradigmas para as contratações no Brasil, com a
introdução de novos instrumentos e institutos, que já
estão sendo utilizados por toda a Administração
Pública. Assim, parece ser relevante a ação
educacional possibilitando que os magistrados aprofundem os seus
conhecimentos com relação este tema tão
relevante no direito público brasileiro!!.
Objetivo geral:
Ao final do curso, os magistrados
estarão mais bem capacitados para analisar casos concretos e
proferir decisões que demandem a aplicação da
Nova Lei de Licitações, tendo em vista a complexidade,
especificidade e precedentes judiciais relacionados com esse
segmento.
Objetivos específicos:
I. Demonstrar conhecimento sobre
os novos dispositivos legais específicas das Licitações
Públicas envolvendo diretamente a Lei 14.133/21
II. Apresentar habilidades
relativas ao emprego das regras jurídicas aplicáveis
aos processos sancionadores derivados da supervisão e
fiscalização das entidades responsáveis pelas
Licitações.
III. Aplicar o conhecimento nas
ações sobre tutela jurídica para as Licitações,
em razão da complexidade, especificidade e precedentes
judiciais, notadamente do STJ;
IV. Identificar os conceitos
subjacentes às regras jurídicas, em especial os
princípios consagrados nas Licitações Públicas
no Brasil.
Conteúdo
programático/Avaliação para
Aprendizagem/Metodologia/Carga horária:
Aula 1: 07 de outubro de 2022
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Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
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Metodologia
|
Carga
horária
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Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
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|
A
Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos -
Lei 14.133 de abril de 2021. Principais inovações da
Lei de Licitações. Princípios da Nova Lei de
Licitações. Princípio da Transparência
- Um novo paradigma para Licitações e contratações
públicas.
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Ambientação
-Breve apresentação dos docentes e dos
cursistas
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Integração
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Apresentação
pessoal dos docentes e cursistas com breves considerações
sobre as expectativas para o curso
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15min
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Aulas expositivas dialogadas
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Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
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6:15h/a
|
|
Debates,
problematização e sumarização
dialogada
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates, grupos de trabalhos sobre os
casos concretos apresentados, seguido de sumarização
dialogada alinhados aos objetivos do curso
|
1:30h/a
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Aula 2: 14 de outubro de 2022
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Conteúdo
programático
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Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
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Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
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|
Formas
de controle das Licitações. Controle judicial das
licitações. Consequencialismo no controle judicial
das licitações públicas art. 147 da LEI
14.144/21. Tribunais de Contas – Controle Externo.
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
3:00h/a
|
|
Debates,
problematização e sumarização
dialogada
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates, grupos de trabalhos sobre os
casos concretos apresentados, seguido de sumarização
dialogada alinhados aos objetivos do curso
|
6:15h/a
|
Aula 3: 21 de outubro de 2022
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Conteúdo
programático
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Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
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Atividades
e Atividades Avaliativas
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Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
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|
Dispensas
e Inexigibilidade de licitação. Procedimento
de Manifestação de Interesse – art. 81 da Lei
14.133. Portal Nacional de Compras - Art. 174.
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Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
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6h/a
|
|
Debates,
problematização e sumarização
dialogada
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates, grupos de trabalhos sobre os
casos concretos apresentados, seguido de sumarização
dialogada alinhados aos objetivos do curso
|
2h/a
|
Formas de interação
A proposta metodológica
para o desenvolvimento do Curso abrangerá a realização
de exposições dialogadas, integrando aprofundamento
teórico, reflexões, debates e estudos de casos.
As atividades propostas serão
permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o
conjunto dos participantes e atividades em grupos envolvendo
temáticas de maior interesse.
De forma geral, na exposição
dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas
contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e
desafios da magistratura e com participação ativa dos
alunos.
Atuação e
responsabilidades do aluno
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
I. Participar das aulas
regularmente;
II. Observar os avisos enviados
pela coordenação e pelos docentes;
III. Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Participar das atividades
propostas;
VI. Responder às
avaliações de reação.
Atuação dos
docentes:
Os docentes, dentre outras
atribuições, são responsáveis pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Programação:
Aulas 1– 07 de outubro de
2022
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
09:00 –
10:00
|
ABERTURA
– A Nova Lei de Licitações e Contratos
Administrativos - Lei 14.133 de abril de 2021.
|
Dra.
Carmen Silvia Lima de Arruda
|
10:00 –
12:00
|
Principais
inovações da Lei de Licitações
|
Dr.
Luiz Antônio Soares
|
12:30
– 14:00h
|
INTERVALO
PARA ALMOÇO
|
14:00 –
15:30
|
Princípios
da Nova Lei de Licitações
|
Dr.
Jesse Torres
|
15:30
– 17:00
|
Princípios
da Nova Lei de Licitações
|
Dra.
Vanice Lírio
|
17:00 –
18:30
|
Princípios
da Nova Lei de Licitações
|
Dr.
Jesse Torres, Dra. Vanice Lírio
e
Dra. Carmen Silvia
|
Aulas 3 e 4 – dia 29 de
outubro de 2022
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
09:00 –
10:00
|
Princípio
da Transparência – um novo paradigma para licitações
e contratações públicas
|
Dra.
Carmen Silvia
|
10:00 –
11:00
|
Consequencialismo
no controle judicial das licitações públicas
art. 147 da LEI 14.144/21
|
Dr.
Alexandre Carneiro da Cunha Filho
|
11:00 –
12:30
|
Debates
e problematização de casos concretos
|
Dr.
Alexandre Carneiro da Cunha Filho
|
12:30
– 14:00h
|
INTERVALO
PARA ALMOÇO
|
14:00
– 15:00
|
Resolução
de conflitos- equilíbrio econômico financeiro do
contrato
|
Dr.
Fernando Bivvar
|
15:00
– 16:30
|
Grupos
de trabalho para Estudo de casos
|
Dra.
Carmen Silvia
|
16:30
– 18:30
|
Debates
e sumarização dialogada
|
Dr.
Fernando Bivvar e Carmen Silvia
|
Aulas 3 e 4 – dia 29 de
outubro de 2022
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
09:00
– 10:00
|
Dispensas
e Inexigibilidade de licitação
|
Dra.
Carmen Silvia Lima de Arruda
|
10:00 –
12:30
|
Procedimento
de Manifestação de Interesse – art. 81 da Lei
14.133
|
Dr.
Roberto Piccelli
|
12:30
– 14:00
|
INTERVALO
PARA ALMOÇO
|
14:00h –
15:00h
|
Exposição
dialogada
|
Dra.
Laryssa Angélica
|
15:00h –
16:30h
|
Simulação
e círculo restaurativo
|
Dra.
Laryssa Angélica
|
16:30
– 17:30
|
Debates
e casos concretos
|
Dr.
Alexandre Miguel e Dra. Carmen Silvia
|
17:30
– 18:30
|
Sumarização
dialogada e encerramento
|
Dr.
Alexandre Miguel e Dra. Carmen Silvia
|
Avaliação
de Reação:
Buscando
o constante aperfeiçoamento das atividades educacionais
promovidas por esta Escola, ao final do curso os participantes
responderão a um questionário em que informarão
seu grau de satisfação com os temas do curso, a
desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada e a adequação
do ambiente educacional como um todo.
Certificação:
exigir-se-á, para fins de certificação e
aproveitamento no curso, que os participantes frequentem 100% da
carga horária total ministrada, que será oferecida
modalidade a distância, comprovada através de
colaboração qualitativa nos debates e nas demais
atividades propostas, realizadas no decorrer do curso.
Coordenadora
Carmen
Silvia L. de Arruda PhD em Direito Público pela
Universidade de Pavia, Itália (2019) e Doutora em Sociologia
e Direito pela UFF (PPGSD/UFF - 2019). Pesquisadora do CEDAU desde
2020. Mestre em Justiça Administrativa (PPGJA/UFF- 2015).
Juris Doctor pela University of Miami (2008) com especialização
em Direito Comparado. É Juíza Federal titular da 15ª
Vara Federal do Rio de Janeiro (1996) coordenadora da Comissão
de Direito Privado da EMARF- Escola da Magistratura Regional Federal
da 2a Região. Foi Procuradora do Município do Rio de
Janeiro (1991 a 1996). Graduada em Direito pela Universidade Federal
do Rio de Janeiro (1989).
Docentes
Luiz
Antonio Soares: Possui graduação em Direito pela
Faculdade de Direito Conselheiro Lafaiete (1974), especialização
em Direito Processual Civil pela Universidade de Brasília
(1997), mestrado em Direito pela Universidade Estácio de Sá
(2010) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (2015). Atualmente é Professor Adjunto IV da
Universidade Federal do Espírito Santo, com lotação
no Departamento de Direito, Membro Substituto, em vaga de
Desembargador Federal, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de
Janeiro, Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª
Região com atuação na 4ª Turma
Especializada em Direito Tributário e Trabalhista
Remanescente, Diretor-Geral da Escola de Magistratura Regional
Federal da 2ª Região e Coordenador do Núcleo
Regional da Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª
Região em Vitória, Estado do Espírito Santo.
Carmen
Silvia Arruda PhD em Direito Público pela Universidade de
Pavia, Itália (2019) e Doutora em Sociologia e Direito pela
UFF (PPGSD/UFF - 2019). Pesquisadora do CEDAU desde 2020. Mestre em
Justiça Administrativa (PPGJA/UFF- 2015). Juris Doctor pela
University of Miami (2008) com especialização em
Direito Comparado. É Juíza Federal titular da 15ª
Vara Federal do Rio de Janeiro (1996) coordenadora da Comissão
de Direito Privado da EMARF- Escola da Magistratura Regional Federal
da 2a Região. Foi Procuradora do Município do Rio de
Janeiro (1991 a 1996). Graduada em Direito pela Universidade Federal
do Rio de Janeiro (1989).
Jessé
Torres Pereira Junior - Desembargador
do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Graduado
em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1964-1968).
Leciona na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, em
temas de Direito Público (desde 1991), sendo seu professor
emérito (desde 2012). Coordenador dos cursos de
pós-graduação, lato senso, em Direito
Administrativo, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de
Janeiro (desde 2012) e da Escola de Administração
Judiciária (desde 2013). jessetorrespj@gmail.com
038.671.457-68
Vanice
Regina Lírio do Valle - Visiting Fellow no Human Rights
Program da Harvard Law School. Pós-doutorado
em Administração pela EBAPE/FGV e Doutora em Direito
pela Universidade Gama Filho (2006), é também
Professora do Programa de Pós-Graduação em
Direito da UNESA/RJ, Procuradora do Município do Rio de
Janeiro, produtora de conteúdo digital na área
jurídica. Vanice Valle atuou como tutora e conteudista de
curso de curta duração EaD, do Instituto Rui Barbosa,
2013; como tutora e conteudista do Curso Saber Direito, da TV
Justiça, 2017. É coordenadora, apresentadora e
conteudista do Programa GPS Acadêmico (desde 2017), programa
semanal de orientação quanto ao desenvolvimento da
pesquisa acadêmica, seja no campo da graduação,
seja na pós-graduação em sentido estrito, com
mais de 100 (cem) episódios produzidos.
Alexandre
Santos de Aragão - Possui graduação
em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991),
mestrado em Direito Público pela Universidade do Estado do
Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Direito do Estado pela
Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é
professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,
professor da Universidade Cândido Mendes, procurador -
Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro e professor visitante
do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro,
atuando principalmente nas seguintes áreas: direito
administrativo, agências reguladoras de atividades privadas,
serviços de utilidade pública e concessões
administrativas. Membro das Comissões Permanentes de Direito
Administrativo e de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados
Brasileiros (IAB).
Bibliografia,
bibliografia complementar e acesso à bibliografia:
Constituição
Federal. Disponível em:
http://
www.planalto.gov.br /ccivil_ 03/constituicao /Constituicao
Compilado.htm. Acesso em: 14/10/2014.
Lei
14.133/2021 de 1º de abril de 2021. Disponível em:
https://www.
in. gov.br /en/ web/ dou/-/lei -n-14.133-de-
1-de-abril-de-2021-311876884. Acesso em: 14/02/2022.
JUSTEN
FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações
e Contratações Administrativas. São Paulo: Ed.
Revista dos Tribunais, 2021
CUNHA
et al. Nova Lei de Licitações –São Paulo:
Ed. Quartier Latin, 2022.
Marcus Abraham
Diretor-Geral da EMARF
Carmen Silvia L. de Arruda
Coordenadora Pedagógico da
Ação Educacional
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 20/09/2022. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 4630009453394063801, em 19/09/2022 às 17:41:32.