PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2023/00001, DE 27 DE JANEIRO DE
2023
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso
"Liderança Judicial", a ser promovido pela
EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições
e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução nº 106, de 6 de abril de
2010, o Conselho Nacional de Justiça, alterada pela Resolução
nº 426, de 8 de outubro de 2021, do Conselho Nacional de
Justiça;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Resolução ENFAM nº 8, de 11 de
outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios
de pontuação ou valoração de
aperfeiçoamento técnico para promoção
dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Portaria nº 22, de 15 de junho de 2022, da Escola
da Magistratura Regional Federal da 2ª Região, que dispõe
sobre o Aperfeiçoamento e Especialização dos
Magistrados da 2ª Região e regulamenta as ações
educacionais da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF) em consonância com as diretrizes da
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de
Magistrados (ENFAM).
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "Liderança
Judicial", a ser promovido pela EMARF, conforme o plano/projeto
de curso anexo a esta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos necessários e da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
GUILHERME COUTO DE CASTRO
Diretor-Geral, em exercício
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
PROJETO
DE AÇÃO EDUCACIONAL
Tipo: Curso: Liderança
Judicial
Informações
gerais:
Categoria/natureza da
ação educacional: Formação continuada
para aperfeiçoamento para promoção na carreira e
vitaliciamento
Escola/instituições
parceiras responsáveis pela realização da ação
educacional: Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região - EMARF
Coordenação:
Desembargadora Federal Carmen Silvia Lima de Arruda e Juiz Federal
Antônio Henrique Corrêa da Silva
Período de
inscrição: 30 dias antes do início do
curso.
Período de
realização: 03/03; 10/03; 13/03; 17/03 e
24/03/2023.
Modalidade: Presencial
Carga horária:
20 horas-aula
Frequência Mínima:
maior ou igual a 75%.
Público-alvo:
Magistrados Federais e Estaduais.
Número de vagas:
50.
Número de turmas: 1
Local de realização:
Sala de aula da EMARF.
Ementa:
DIREITO ADMINISTRATIVO E
AMBIENTAL. LIDERANÇA. NEGOCIAÇÃO. MEISNER.
TÉCNICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES. FUNÇÃO
JUDICANTE.
Justificativa:
Os pressupostos da prestação
da função jurisdicional em alto nível não
mais estão circunscritos ao domínio da matéria
jurídica ou da técnica processual. O intercâmbio
de novos saberes, úteis ou necessários ao bom
desempenho da atividade judicante, tem ampliado horizontes para uma
indispensável interdisciplinaridade na tarefa de formar juízes
capazes de operar adequadamente as mais diversas demandas que lhes
são impostas. A ênfase das políticas públicas
voltadas ao aprimoramento da Justiça, ao ser colocada nos
meios alternativos e consensuais de solução de
controvérsias, demanda o desenvolvimento da figura do juiz
negociador, atraindo a necessidade de domínio do que há
de mais moderno em termos de métodos de negociação.
Da mesma forma, o papel do juiz como líder e gestor tem sido
cada vez mais enfatizado pelas sucessivas gestões do Conselho
Nacional de Justiça, reclamando uma formação
específica em termos de liderança e inovação.
Por fim, as habilidades
comunicativas são percebidas cada vez mais como essenciais ao
bom desempenho da jurisdição. Com vista a fornecer um
primeiro vislumbre de técnicas capazes de permitir aos juízes
o acesso a novos patamares dos referidos saberes e competências,
a Comissão de Direito Administrativo e Ambiental oferece esse
curso com especialistas de renome em cada área.
Objetivo geral:
Ao fim do curso os magistrados
estarão aptos a aplicar as mais modernas técnicas de
negociação às atividades de conciliação
e em prol da pacificação social; a interferir
eficazmente na organização, gestão e inovação
de suas unidades judiciárias; e a desenvolver uma comunicação
mais eficiente em todos os momentos de sua atuação.
Objetivos específicos:
Conhecer e aplicar os
fundamentos da negociação estratégica,
utilizando elementos do método Harvard de negociação
e da Comunicação Não Violenta (CNV);
Realizar uma preparação
adequada para a negociação, estudando perfis dos
interlocutores, atuando em termos de inteligência emocional e
expressão corporal, de modo a realizar uma gestão
eficiente de conflitos no ambiente das audiências judiciais.
Desenvolver modelos de
gerenciamento adequados nas unidades judiciárias,
estabelecendo mudanças pessoais e profissionais reputadas
necessárias, de acordo com os métodos “Work
Smarter”; “Smart Collaboration” e na resposta
específica à demanda V.U.C.A. (Volatility,
Uncertainty, Complexity e Ambiguity).
Enfrentar os desafios da
inovação no ambiente judicial, gerenciando
adequadamente o conhecimento, com vistas a criar valores,
propiciando o progresso da atividade judicante, com aproveitamento
das brainstorming guidelines.
Comunicar-se adequadamente na
tarefa de pacificar conflitos, exercendo a escuta ativa e a
observação adequada daas partes, com apoio das
técnicas de Meisner.
Conteúdo
programático/Avaliação para
Aprendizagem/Metodologia/Carga horária:
Aula 1: 03 de março
de 2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Ambientação e
apresentação: as principais dificuldades de
comunicação e liderança enfrentadas pelo
juiz no dia a dia da jurisdição
|
Breve
apresentação dos docentes e dos cursistas
|
Integração
|
Apresentação
pessoal dos docentes e cursistas com breves considerações
de cada um dos alunos sobre quais as principais dificuldades de
comunicação e liderança enfrentadas pelo
juiz no dia a dia da jurisdição
|
15min/a
|
O
Papel do Juiz Como Líder na Organização e
Inovação
|
Aula
expositiva dialogada
|
Participação
e contribuição
|
Exposição
dos conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes
|
2h/a
|
Dinâmica
de aplicação das técnicas apresentadas
|
Debate
e problematização
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
45min/a
|
Aula 2: 10 de março
de 2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Comunicação
não violenta (CNV) para juízes
|
Aula
expositiva dialogada
|
Participação
e contribuição
|
Exposição
dos conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio, momento no qual
o docente atuará como mediador dos questionamentos e
interpretações apresentados pelos participantes.
|
2h/a
|
Dinâmica
de aplicação das técnicas apresentadas
|
Debates
e problematização
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h/a
|
Inteligência
Emocional e expressão corporal: Gestão eficiente de
conflitos nas audiências judiciais
|
Aula
expositiva dialogada
|
Participação
e contribuição
|
Exposição
dos conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio, momento no qual
o docente atuará como mediador dos questionamentos e
interpretações apresentados pelos participantes.
|
2h/a
|
Dinâmica
de aplicação das técnicas apresentadas
|
Debates
e problematização
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h/a
|
Aula 3: 13 de março
de 2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
O
Juiz Como Facilitador dos Processos de Negociação
–Técnicas e Métodos de negociação
aplicados à função judicante
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição
dos conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h/a
|
Dinâmicas
de aplicação das técnicas apresentadas
|
Debates
e problematização
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h/a
|
Aula 4: 17
de março de 2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Comunicação
Interpessoal e a Rotina da Magistratura
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição
dos conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h/a
|
Dinâmicas
de aplicação das técnicas apresentadas
|
Debates
e problematização
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h/a
|
Ruídos
de Comunicação e a experiência da audiência
judicial
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição
dos conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h/a
|
Dinâmicas
de aplicação das técnicas apresentadas
|
Debates
e problematização
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h/a
|
Aula 5: 24 de março
de 2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
A
atuação do juiz na condução de
audiências em demandas estruturais
|
Estudo
de caso
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h/a
|
Dinâmicas
de aplicação das técnicas apresentadas
|
Estudo
de caso
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h/a
|
Conforme apresentado acima, a
avaliação formativa se dará ao longo da ação
educacional através do acompanhamento e observação
dos participantes por parte do docente/facilitador, sendo sempre
considerados, além do conhecimento, articulação
teórico-prática, sequência lógica das
ideias e síntese, a assiduidade, a pontualidade, a postura, o
relacionamento interpessoal, o interesse, em especial quando da
participação das atividades ativas dos cursistas
(discussões/debates/estudos sobre os casos indicados e grupos
de trabalhos), momento em que os discentes experimentarão a
aplicação prática das técnicas
apresentadas.
Formas de interação
A proposta metodológica
para o desenvolvimento do Curso abrangerá a realização
de exposições dialogadas, integrando aprofundamento
teórico, reflexões, debates e estudos de casos.
As atividades propostas serão
permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o
conjunto dos participantes e atividades em grupos envolvendo
temáticas de maior interesse.
De forma geral, na exposição
dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas
contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e
desafios da magistratura e com participação ativa dos
alunos.
Atuação e
responsabilidades do aluno
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
I. Participar das aulas
regularmente;
II. Observar os avisos enviados
pela coordenação e pelos docentes;
III. Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Participar das atividades
propostas;
VI. Responder às
avaliações de reação.
Atuação dos
docentes
Os docentes, dentre outras
atribuições, são responsáveis pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Programação:
Aulas 1 - 03 de março de
2023
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
14:00h –
14:15h
|
ABERTURA:
As principais dificuldades de comunicação e
liderança enfrentadas pelo juiz no dia-a-dia da jurisdição
|
Des.
Fed. Carmen Silvia Lima de Arruda
|
14:15h –
16:15h
|
O Papel do
Juiz Como Líder na Organização e Inovação
|
Dr.
Bruno Farah
|
16:15h –
17:00h
|
Dinâmicas
de aplicação das técnicas apresentadas
|
Dr.
Bruno Farah
|
Aulas 2 – dia 10 de março
de 2023
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
13:00h –
15:00h
|
Comunicação
Não Violenta (CNV) para Juízes
|
Prof.
Diana Bonar
|
15:00h –
16:00h
|
Dinâmicas
de aplicação das técnicas apresentadas
|
Prof.
Diana Bonar
|
16:00h
– 18:00h
|
Inteligência
Emocional e expressão corporal: Gestão eficiente de
conflitos nas audiências judiciais
|
Prof.
Diana Bonar
|
18:00h –
19:00h
|
Dinâmicas
de aplicação das técnicas apresentadas
|
Prof.
Diana Bonar
|
Aula 3 – dia 13 março
de 2023
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
14:00h –
16:00h
|
O
Juiz Como Facilitador dos Processos de Negociação –
Técnicas e Métodos de negociação
aplicados à função judicante
|
Prof. Breno
Paquelet
|
16:00h –
17:00h
|
Dinâmicas
de aplicação das técnicas apresentadas
|
Prof.
Breno Paquelet
|
Aulas 4 – dia 17 março
de 2023
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
10:00h –
12:00h
|
Comunicação
Interpessoal e a Rotina da Magistratura
|
Prof.
Ana Paula Dias
|
12:00h –
13:00h
|
Dinâmicas
de aplicação das técnicas apresentadas
|
Prof.
Diana Bonar
|
13:00
– 14:00h
|
INTERVALO
PARA ALMOÇO
|
14:00h –
16:00h
|
Ruídos
de Comunicação e a experiência da audiência
judicial
|
Prof.
Ana Paula Dias
|
16:00h –
17:00h
|
Dinâmicas
de aplicação das técnicas apresentadas
|
Prof.
Ana Paula Dias
|
Aulas 5 – dia 24 março
de 2023
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
14:00h –
15:00h
|
ESTUDO
DE CASO: A atuação do juiz na condução
de audiências em demandas estruturais.
|
Des.
Fed. Carmen Silvia Lima de Arruda
|
15:00h –
16:00h
|
ESTUDO DE
CASO: Os casos do Centro de Conciliação de Feitos
Complexos Ambientais e dos Mutirões de Conciliação.
|
Juíza
Federal Ana Carolina Vieira de Carvalho
|
Avaliação de
Reação:
Buscando o constante
aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por
esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a
um questionário em que informarão seu grau de
satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos
docentes, a metodologia empregada e a adequação do
ambiente educacional como um todo.
Certificação:
exigir-se-á, para fins de certificação e
aproveitamento no curso, que os participantes frequentem 75% da carga
horária total ministrada, que será oferecida modalidade
semipresencial. Além disso, os participantes deverão
obter participação qualitativa nos debates e nas demais
atividades propostas, realizadas no decorrer do curso.
Docentes:
Ana Carolina Vieira de
Carvalho – Juíza Federal desde 2004. Mestre em
Direito das Cidades pela UERJ. Atualmente é juíza
titular da Vara Federal Única de Magé, Coordenadora do
Centro de Inteligência da Seção Judiciária
do Rio de Janeiro e do Centro de Conciliação de Feitos
Complexos Ambientais do TRF da Segunda Região. CPF:
2XX.4X4.6XX-05 Email: acvieira@jfrj.jus.br
Ana Paula Dias – Ana
Paula é atriz, diretora, professora, fundadora do Be True
(estúdio de estudos Meisner) e também do espaço
cultural ºANDAR em São Paulo. Tem graduação
em publicidade e propaganda na FAAP. Formou-se atriz na Oficina de
atores Nilton travesso em 2004, onde trabalhou com Bete Dorgam,
Oswaldo Boaretto, Flavia Pucci, entre outros. Participou do Núcleo
experimental do SESI de 2006. Especializou-se no método
Meisner em NYC (2011 e 2012), quando estudou no True Acting Institute
com Larry Silverberg. Desde 2011, se dedica a ministrar cursos e
workshops de Meisner em São Paulo e Rio de Janeiro, fazer
coaching e preparação de atores em paralelo com sua
carreira de atriz e diretora. CPF: 2XX.XX9.4X8-10 Email:
analopesdias@hotmail.com e contato@betrue.art.b
Breno Paquelet –
Possui certificações em Negociação e
Estratégia Empresarial pela Harvard Business School, Harvard
Law School e MIT (EUA). Além de lecionar em cursos de MBA, é
consultor e realiza treinamentos de negociação para
diversas empresas e instituições. Foi responsável
por milhares de negociações corporativas em sua intensa
experiência como gestor empresarial. É TEDx Speaker,
colunista da Você S/A e autor do livro “Pare de Ganhar
Mal”. É referência em negociação,
produzindo conteúdo para os principais veículos de
mídia especializados. CPF: X9X.9X7.X3X-35 Email:
breno@bpaquelet.com
Bruno Barata – Sócio
Fundador e Head do International Desk do BCDM Advogados; Especialista
em Liderança pela Harvard Law School; Mestre pela Fundação
Getúlio Vargas; Membro do Grupo de Trabalho Anticorrupção
do Pacto Global das Nações Unidas; Membro do Conselho
do Guia de Compliance da Exame; Representante do Brasil no Fórum
Jurídico do BRICS; Membro Digital do Fórum Econômico
Mundial; Membro do Conselho da Academia Suíça de
Direito Internacional; Professor do Legal Technology & Innovation
Institute (Inglaterra); Professor da LinkLei Academy (Brasil);
Co-Fundador e Professor do Instituto New Law (Brasil); Professor da
Câmara de Comércio Internacional da China;
Vice-Presidente da Comissão Nacional de Relações
Internacionais e da Comissão Especial Brasil/ONU, e Secretario
da Comissão Especial para a OCDE, todas da OAB Nacional;
Vice-Presidente de Relações Internacionais do Centro
Brasileiro de Mediação e Arbitragem. CPF:XX5.8XX.5X7-03
Email: brunobarata@bcdm.com.br
Carmen Silvia Lima de Arruda
– Desembargadora Federal do TRF da 2ª Região. PhD
em Direito Público pela Universidade de Pavia, Itália
(2019) e Doutora em Sociologia e Direito pela UFF (PPGSD/UFF - 2019).
Pesquisadora do CEDAU desde 2020. Mestre em Justiça
Administrativa (PPGJA/UFF- 2015). Juris Doctor pela University of
Miami (2008), com especialização em Direito Comparado.
Coordenadora da Comissão de Direito Privado da EMARF- Escola
da Magistratura Regional Federal da 2ª Região. Foi
Procuradora do Município do Rio de Janeiro (1991 a 1996).
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
(1989). CPF: XX2.7X8.X9X-20 Email: carmen@jfrj.jus.br
Diana Bonar –
Especialista em Transformação de Conflitos e Estudos da
Paz pela Chulalongkorn University (Tailândia). Pós-graduada
em Mediação de Conflito; Pós-graduada em Gestão
de Projetos pela FGV e Dom Cabral, Formada em Relações
Internacionais pela PUC- Rio. Embaixadora do Institute for Economics
and Peace. Membro da Comissão de Gestão de Conflitos da
OAB - Niterói. Membro do Coletivo CNV Brasil e da rede GSMP,
mulheres empreendedoras em impacto social para o empoderamento
feminino. Acumula 10 anos de experiência na área de
mediação e gestão de conflitos, e prevenção
de violência em áreas afetadas pelo crime e violência.
Por 6 anos coordenou a área de Treinamentos e Desenvolvimento
Institucional da Organização Internacional de Prevenção
de Violência Luta pela Paz. Atualmente é consultora e
treinadora em gestão de conflitos e comunicação
não-violenta para grandes empresas, agências do governo
e ONGs. CPF: X0X.0X5.XX7-03 Email: dianasbonar@gmail.com e
contato@peaceflow.com.br
Bibliografia, bibliografia
complementar e acesso à bibliografia:
RYDER, E. HARDY, S. Judicial
Leadership: A New Strategic Approach. Oxford University Press, 2019
WHEELER, Michael. A Arte da
Negociação, ed. Leya.
PATTON, Bruce; STONE, Douglas; e
HEEN, Sheila. Conversas Difíceis - Como Discutir o que é
Mais Importante, ed. Sextante.
FISHER, Roger; e URY, William.
Como Chegar ao Sim - Como Negociar Acordos sem Fazer Concessões,
ed. Sextante.
ROSEMBERG, Marshall. Comunicação
Não Violenta - Técnicas para Aprimorar Relacionamentos
Pessoais e Profissionais, ed.
Ágora. DRUCKER, Peter. O
Gestor Eficaz. ed. Gen LTC.
GOLEMAN, Daniel. Liderança
e Inteligência Emocional na Formação do Líder
de Sucesso. Ed. Objetiva.
GLADWELL, Malcolm. Blink - A
Decisão num Piscar de Olhos. Ed. Sextante.
Guilherme Couto de Castro
Diretor-Geral da EMARF, em
exercício
Carmen Silvia Lima de Arruda
Coordenadora Pedagógico da
Ação Educacional (N1M1)
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 10/02/2023. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 1287503996015469073, em 09/02/2023 às 13:46:51.