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PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2023/00011, DE 11 DE MAIO DE 2023


Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso "O SUS e Políticas de Saúde", a ser promovido pela EMARF.


O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF), no uso de suas atribuições e,


Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a participação em cursos oficiais ou reconhecidos de formação e aperfeiçoamento de magistrados como etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como requisito para promoção na carreira;


Considerando a Resolução nº 106, de 6 de abril de 2010, o Conselho Nacional de Justiça, alterada pela Resolução nº 426, de 8 de outubro de 2021, do Conselho Nacional de Justiça;


Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho de 2016, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os programas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a formação inicial e o aperfeiçoamento de magistrados e de formadores;


Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as diretrizes pedagógicas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados;


Considerando a Resolução ENFAM nº 8, de 11 de outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios de pontuação ou valoração de aperfeiçoamento técnico para promoção dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;


Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de 3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais, judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a formação inicial e o aperfeiçoamento de magistrados e de formadores;


Considerando a Portaria nº 22, de 15 de junho de 2022, da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região, que dispõe sobre o Aperfeiçoamento e Especialização dos Magistrados da 2ª Região e regulamenta as ações educacionais da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF) em consonância com as diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).


RESOLVE:


Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "O SUS e Políticas de Saúde", a ser promovido pela EMARF, conforme o plano/projeto de curso anexo a esta Portaria.


Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos procedimentos necessários e da gestão dos documentos referentes à execução do Plano de que trata esta Portaria.


Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.




PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.


REIS FRIEDE

Diretor-Geral

ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO



ANEXO


PROJETO DE AÇÃO EDUCACIONAL


Curso - O SUS e Políticas de Saúde


Informações gerais

Categoria/natureza da ação educacional: formação continuada para fins de promoção.

Escola/instituições parceiras responsável pela realização da ação educacional: Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região - EMARF e ENSP/FIOCRUZ.

Coordenação: Maria Amélia Almeida Senos de Carvalho, Vera Lucia Edais Pepe e Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro.

Período de inscrição: 06/07 a 06/08/2023.

Período de realização: 07/08 a 21/09/2023.

Modalidade: Ensino remoto.

Carga horária: 28 horas/aula.

Frequência Mínima: maior ou igual a 75%.

Público-alvo: magistrados federais, servidores da Justiça Federal com formação em Direito e médicos peritos.

Número de vagas: 40.

Número de turmas: 1.

Local de realização: plataforma zoom.


Ementa:

SUS – ORGANIZAÇÃO E GESTÃO – DIREITO SANITÁRIO – FINANCIAMENTO DA SAÚDE – DEMANDAS DE SAÚDE - CONCILIAÇÃO EM SAÚDE – FORUM DA SAÚDE DO CNJ – COMITÊ ESTADUAL DA SAÚDE - NAT-JUS – ELABORAÇÃO DE NOTA TÉCNICA


Justificativa:

A Justiça Federal recebe, por ano, milhares de demandas judiciais de saúde contra o sistema público de saúde. Um movimento intenso tem se dado ao longo dos anos para minimizar as demandas judiciais.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2014, instituiu o Fórum Nacional de Saúde, para o monitoramento das demandas judiciais de saúde e apresentação de propostas para sua racionalização e redução. Neste contexto, foram criados os Comitês Estaduais de Saúde, reunindo os principais atores dessas demandas, que trabalham de forma colaborativa em distintas ações: realização de eventos, elaboração de boletins informativos, difusão de informação, dentre outros. A primeira turma do Curso já foi finalizada, apresentando excelente avaliação quando de sua conclusão.

Além disso, relevância do curso se justifica na própria Recomendação n. 31/2010 do CNJ no sentido de que as Escolas de Formação de magistrados incorporem o direito sanitário em seus programas e promovam seminários na área de saúde (file:C: /Users/ aah /Downloads /DIREITO%20SANIT%C3%81RIO_ recomendao-n31-30-03-2010- presidncia.pdf)

Objetivo geral:

Capacitar o aluno para um aprofundamento da compreensão das principais características da política e gestão do Sistema Único de Saúde, bem como suas fortalezas e constrangimentos para a efetividade do direito à saúde, auxiliando magistrados e servidores do Sistema de Justiça a atuar nas demandas nessa seara.


Objetivos específicos:

Os objetivos específicos se desdobram em três dimensões, a saber:

Ao final do curso, o discente será capaz de interpretar a trajetória, a construção e as principais características da atual Política de Saúde no Brasil e seu Sistema Único de Saúde, bem como seus aspectos legais, organizacionais e decisórios.

Ao final do curso, o discente terá uma melhor compreensão acerca das principais Políticas de Saúde específicas do SUS, suas fortalezas e constrangimento, identificando instrumentos e possíveis estratégias que facilitem a atuação da Magistratura nas demandas que envolvem políticas públicas de saúde no Brasil.

Ao final do curso, o discente compreenderá as principais características das demandas judiciais de saúde, bem como as estratégias para sua minimização e qualificação.


Conteúdo programático/Avaliação para Aprendizagem/Metodologia/Carga horária:



Aula 1: 07 de agosto de 2023

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas



O Sistema Único de Saúde: princípios, características e pacto federativo.

A Reforma Sanitária Brasileira e o direito à saúde. Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS): universalidade, equidade, integralidade. Descentralização e regionalização do SUS. A federação brasileira e o pacto federativo. O processo decisório no Sistema Único de Saúde. Comissões Intergestores: cooperação e solidariedade entre os entes de diferentes esferas de saúde.

Ambientação -Breve apresentação dos docentes e dos cursistas.

Integração.

Apresentação pessoal dos docentes e cursistas com breves considerações sobre as expectativas para o curso.

15min


Aula expositiva dialogada.

Participação e contribuição.

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes.

2h/a

Arcabouço legislativo do SUS – A L. 8.080, L – e as portarias de consolidação.


Principais normas do SUS. O direito à saúde na Constituição Brasileira. A Lei 8080/1990. E Decreto nº 7.508/2.011. Emenda Constitucional nº 29/2.000. Lei nº 8.142/1.990. Lei Complementar nº 141/2.012). Portarias de Consolidação do Sistema Único de Saúde.

Aula expositiva dialogada.

Participação e contribuição.

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes.

2h/a






Aula 2: 21 de agosto de 2023

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas



Financiamento do SUS


Financiamento em saúde. Modelos de financiamento do SUS: concepção e diretrizes. Teto de Gastos nas Políticas Sociais.


Aula expositiva dialogada.

Participação e contribuição.

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes.

2h/a

O controle orçamentário da política pública de saúde: exploração de sítios eletrônicos sobre gasto público em saúde

Contas nacionais. Gasto em saúde. A crise do financiamento e suas consequências para a prestação do cuidado em saúde.


Aula expositiva dialogada e Simulação.


Participação e contribuição, com problematização/reflexão conjunta dos participantes acerca dos casos propostos.


Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes que participarão por meio de debates sobre os casos concretos apresentados, alinhados aos objetivos do curso.

2h/a





Aula 3: 28 de agosto de 2023

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas



Organização do SUS: atenção primária, atenção de media e alta complexidade e atenção hospitalar

Atenção primária em saúde (APS): equipes, ações e cobertura. APS como porta de entrada preferencial do SUS. Especialidades e exames diagnósticos no SUS. Urgência e emergência em saúde no Estado do Rio de Janeiro. Desafios para a atenção hospitalar no SUS.

Aula expositiva dialogada.

Participação e contribuição.

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes.

2h/a

Principais redes de atenção à saúde

Redes de atenção à Saúde no SUS: principais características e elementos constitutivos. A rede materno- infantil e a rede psicossocial.


Aula expositiva dialogada.

Participação e contribuição.

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes.

4h/a





Aula 4: 04 de setembro de 2023

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas



Regulação em saúde, regulação da assistência.

A regulação como forma de acesso equitativo aos serviços diagnósticos e terapêuticos no SUS. Os sistemas de regulação no estado do Rio de Janeiro: organização e funcionamento, fluxo e resolutividade. Desafios para a regulação em situação de escassez de recursos.

Aula expositiva dialogada.

Participação e contribuição.

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes.

2h/a

Exploração dos sistemas SER e SISREG.


Simulação.


Problematização/reflexão conjunta dos participantes acerca dos casos propostos.


Participação dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos apresentados, alinhados aos objetivos do curso.

2h/a





Aula 5: 11 de setembro de 2023

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas



Avaliação e incorporação de tecnologia no SUS.

Apresentação dos conceitos sobre tecnologias, vida útil e sua incorporação nos sistemas de saúde, inclusive fluxos e processos adotados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), exemplos de recomendações e discussão baseada na literatura pertinente.

Aula expositiva dialogada.

Participação e contribuição.

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes.

2h/a

Assistência Farmacêutica

O conceito e a organização da assistência farmacêutica (AF) no Brasil, sua evolução – desde a Política Nacional de Medicamentos (PNM) e a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), marcos legais determinantes; os componentes de financiamento da AF e sua articulação com os princípios do SUS

Aula expositiva dialogada.

Participação e contribuição.

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes.

2h/a

Oncologia no SUS: do financiamento ao tratamento

A atenção oncológica é multimodal, pois agrega três grandes componentes – cirurgia, radioterapia e quimioterapia. A aula percorrerá aspectos de cada uma dessas grandes áreas de atenção e discutirá o percurso do paciente oncológico para acesso ao tratamento, suas perspectivas de efetividade e seus desafios atuais.

Aula expositiva dialogada.

Participação e contribuição.

Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes.

2h/a





Aula 6: 18 de setembro de 2023

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas



Judicialização da Saúde - Parâmetros dos tribunais superiores para intervenção judicial em políticas de saúde (STA 175 e teses)

Critérios objetivos extraídos dos principais julgados e teses dos tribunais superiores que devem orientar os magistrados no julgamento das demandas de saúde.

Aula expositiva dialogada e estudo de caso.


Participação e contribuição, propiciando a obtenção e a organização de conceitos e informações, a fim de promover a interpretação e a análise crítica, bem como a comparação e a síntese do conteúdo apresentado.

Exposição de conteúdos com a participação efetiva e o envolvimento sistemático dos participantes, considerando seus conhecimentos preexistentes, ensejando, ainda, discussões, reflexões e questionamentos quanto ao objeto de estudo.

2h/a

O NAT JUS, o E-NAT JUS, a CRLS e o CEJUSC SAÚDE

Apresentação das principais experiências disponibilizadas no Estado do Rio de Janeiro como método alternativo de solução de conflito, e ferramentas para qualificação da decisão judicial na área da saúde, de acordo com a medicina baseada em evidências científicas.

Aula expositiva dialogada e Simulação.


Participação e contribuição, com problematização/reflexão conjunta dos participantes acerca dos casos propostos.


Exposição dos conteúdos com participação ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos questionamentos e interpretações apresentados pelos participantes que participarão por meio de debates sobre os casos concretos apresentados, alinhados aos objetivos do curso.

2h/a



Formas de interação:

A proposta metodológica para o desenvolvimento do Curso abrangerá a realização de exposições dialogadas, integrando aprofundamento teórico, reflexões, debates e estudos de casos.

As atividades propostas serão permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o conjunto dos participantes e atividades em grupos envolvendo temáticas de maior interesse.

De forma geral, na exposição dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e desafios da magistratura e com participação ativa dos alunos.


Atuação e responsabilidades do aluno:

Durante a realização do curso, é sua responsabilidade:

I. Participar das aulas regularmente;

II. Observar os avisos enviados pela coordenação e pelos docentes;

III. Atentar para os critérios de avaliação adotados;

IV. Participar dos debates;

V. Participar das atividades propostas;

VI. Responder às avaliações de reação.



Programação:





Dia 1

07/08

Apresentação

O Sistema Único de Saúde: princípios, características e pacto federativo.


Prof. Luciana Dias de Lima


Ementa: A Reforma Sanitária Brasileira e o direito à saúde. Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS): universalidade, equidade, integralidade. Descentralização e regionalização do SUS.

A federação brasileira e o pacto federativo. O processo decisório no Sistema Único de Saúde. Comissões Intergestores: cooperação e solidariedade entre os entes de diferentes esferas de saúde.

10 às 12h




Arcabouço legislativo do SUS – A L. 8.080, L – e as portarias de consolidação.


Prof. João René de Mattos Rodrigues Filho


Principais normas do SUS. O direito à saúde na Constituição Brasileira. A Lei 8080/1990. E Decreto nº 7.508/2.011. Emenda Constitucional nº 29/2.000.Lei nº 8.142/1.990. Lei Complementar nº 141/2.012). Portarias de Consolidação do Sistema Único de Saúde.


14 às 16h



Dia 2



21/08


Financiamento do SUS

Prof. Elida Graziane Pinto

Financiamento em saúde. Modelos de financiamento do SUS: concepção e diretrizes. Teto de Gastos nas Políticas Sociais.

Aula expositiva dialogada



10 às 12h




O controle orçamentário da política pública de saúde: exploração de sítios eletrônicos sobre gasto público em saúde

Prof. Maria Angélica Borges dos Santos

Contas nacionais. Gasto em saúde. A crise do financiamento e suas consequências para a prestação do cuidado em saúde.

Aula expositiva dialogada e simulação

14 às 16h



Dia 3

28/08

Organização do SUS: atenção primária, atenção de media e alta complexidade e atenção hospitalar

Prof. Rosana Kushnir

Atenção primária em saúde (APS): equipes, ações e cobertura. APS como porta de entrada preferencial do SUS. Especialidades e exames dagnósticos no SUS. Urgência e emergência em saúde no Estado do Rio de Janeiro. Desafios para a atenção hospitalar no SUS.

Aula expositiva dialogada

10 às 12h













14 às 18h





Principais redes de atenção a saúde

Lenice Reis, Lilian Miranda, Vera Lucia Edais Pepe.

Redes de atenção a Saúde no SUS: principais características e elementos constitutivos. A rede materno-infantil e a rede psicossocial.

Aula expositiva dialogada




Dia 4

04/09

Regulação em saúde, regulação da assistência.

Prof. Kitty Crawford

A regulação como forma de acesso equitativo aos serviços diagnósticos e terapêuticos no SUS. Os sistemas de regulação no estado do Rio de Janeiro: organização e funcionamento, fluxo e resolutividade. Desafios para a regulação em situação de escassez de recursos.

Aula expositiva dialogada

10 às 12h












Exploração dos sistemas SER e SISREG.

Prof. Kitty Crawford

Simulação

14 às 16h



Dia 5

11/09





Avaliação e incorporação de tecnologia no SUS

Prof. Rosângela Caetano

Apresentação dos conceitos sobre tecnologias, vida útil e sua incorporação nos sistemas de saúde, inclusive fluxos e processos adotados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), exemplos de recomendações e discussão baseada na literatura pertinente.

Aula expositiva dialogada

10 às 12h













Assistência Farmacêutica

Prof. Claudia Osorio

O conceito e a organização da assistência farmacêutica (AF) no Brasil, sua evolução – desde a Política Nacional de Medicamentos (PNM) e a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), marcos legais determinantes; os componentes de financiamento da AF e sua articulação com os princípios do SUS

Aula expositiva dialogada

14 às 16h




Oncologia no SUS: do financiamento ao tratamento

Prof. Mario Sobreira

A atenção oncológica é multimodal, pois agrega três grandes componentes – cirurgia, radioterapia e quimioterapia. A aula percorrerá aspectos de cada uma dessas grandes áreas de atenção e discutirá o percurso do paciente oncológico para acesso ao tratamento, suas perspectivas de efetividade e seus desafios atuais.

Aula expositiva dialogada

16 às 18h



Dia 6

18/09

Judicialização da Saúde - Parâmetros dos tribunais superiores para intervenção judicial em políticas de saúde (STA 175 e teses)

Prof. Miriam Ventura

Critérios objetivos extraídos dos principais julgados e teses dos tribunais superiores que devem orientar os magistrados no julgamento das demandas de saúde.

Aula expositiva dialogada e estudo de caso

10 às 12h













O NAT JUS, o E-NAT JUS , a CRLS e o CEJUSC SAÚDE

Prof. Flavio Badaró e Maria Amélia A. S. Carvalho.

Apresentação das principais experiências disponibilizadas no Estado do Rio de Janeiro como método alternativo de solução de conflito, e ferramentas para qualificação da decisão judicial na area da saúde, de acordo com a medicina baseada em evidências científicas.

Aula expositiva dialogada e simulação.

14 às 16h










Avaliação de Reação: buscando o constante aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a um questionário em que informarão seu grau de satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada e a adequação do ambiente educacional como um todo.


Certificação: exigir-se-á, para fins de certificação e aproveitamento no curso, que os participantes frequentem 75% da carga horária total ministrada, que será oferecida modalidade presencial. Além disso, os participantes deverão obter participação qualitativa nos debates e nas demais atividades propostas, realizadas no decorrer do curso.


Docentes:


Uma rápida análise do corpo docente do presente projeto de curso faz saltar aos olhos a excelência acadêmica e expertise dos formadores, uma vez que a maioria dos docentes possui experiência no magistério.

Assim, cumpre apontar que conforme prevê o § 1º do art. 10º da Resolução Enfam n.º 2/2018, ressaltamos que a ação educacional em epígrafe demanda áreas específicas do conhecimento que extrapolam a ciência jurídica.

Conforme explicitado na justificativa que segue com o plano de curso, milhares de demandas judiciais por prestação de saúde pelo SUS abarrotam as varas e cortes de justiça de todo o país. Os magistrados que lidam com demandas na área da saúde precisam ter conhecimento da complexa organização administrativa do SUS e das políticas públicas sanitárias mais frequentemente judicializadas.

Uma formação na área da judicialização da saúde e sistemas do SUS demanda uma visão transversal e mulitidisciplinar, que busque a colaboração de agentes de formação especialistas em Políticas de Gestão de Saúde, área do saber de alta complexidade e especificidade, que não é tratado com profundidade nos cursos da área jurídica.

A Juíza Federal Maria Amélia Carvalho, possui tal certificação, é uma das coordenadoras do Curso e Presidente do Comitê Executivo do Rio de Janeiro do Fórum Nacional da Saúde/CNJ, e acompanhará o desenvolvimento dos trabalhos que serão realizados no decorrer do curso, por meio do acompanhamento dos docentes e esclarecimento quanto à abordagem pedagógica da Enfam, em especial sobre os métodos ativos.


Luciana Dias de Lima - Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Ciência Política pela University of Pennsylvania. Pesquisadora titular do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública no âmbito do mestrado e doutorado, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fiocruz. Participou da elaboração e acompanhamento do Curso EAD Aperfeiçoamento para dirigentes municipais da ENSP/Fiocruz. Disciplinas ministradas: A regionalização na política de saúde pós-SUS; Descentralização, Federalismo e Relações Intergovernamentais no SUS; O Financiamento da Saúde. Tem experiência na área de política, planejamento e gestão em saúde, atuando nas seguintes linhas e temas de pesquisa: desenvolvimento, Estado e saúde; formulação e implementação de políticas públicas e saúde; planejamento, gestão e financiamento de sistemas de saúde; avaliação de políticas, sistemas e programas de saúde; federalismo, relações intergovernamentais e saúde; regionalização e descentralização em saúde. É líder do Grupo de Pesquisa Estado, Proteção Social e Políticas de Saúde. Co-Editora Chefe da revista Cadernos de Saúde Pública. E-mail: luciana@ensp.fiocruz.br. CPF: 001X53XX7-X1. Telefone: 21-987545467.


João René de Mattos Rodrigues Filho - Advogado, formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS. Especialista em Desenvolvimento da Gestão Descentralizada pela Universidade Federal do Maranhão/Ministério da Saúde (2004). Participou na elaboração e acompanhamento do Curso EaD de Aperfeiçoamento em Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público. Tem atuação no Ministério da Saúde desde 2006, atuando nas áreas de gestão e planejamento em saúde. Atualmente atua como colaborador no Departamento de Gestão Interfederaiva e Participativa na Secretaria Executiva do MS, atuando em projeto de Melhoria da Gestão Normativa do Ministério da Saúde, em processo de consolidação e revisão do arcabouço infralegal do SUS, na Implementação do Decreto nº 10.139/2019 (Reviço) e Decreto nº 10.411/2020 – Análise de Impacto Regulatório – AIR. E mail: joaorene.filho@saude.gov.br. CPF 47XX877XXX90X3.


Elida Graziane Pinto - Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2001), graduação em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (2001), doutorado em Direito pela UFMG (2006) e pós-doutorado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - EBAPE/FGV (2010). Foi Professora de Direito Administrativo e Direito Financeiro da Faculdade de Direito da UFMG e servidora da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Estado de Minas Gerais. Atualmente é Professora Adjunta de Direito Administrativo do UNIFEMM e Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Financeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento de direitos fundamentais, orçamento público, políticas públicas, dívida pública e controle da Administração Pública. É autora dos livros "Financiamento de direitos fundamentais: políticas públicas vinculadas, estabilização monetária e conflito distributivo no orçamento da União do pós-Plano Real" e "Financiamento dos direitos à saúde e à educação: uma perspectiva constitucional" – e-mail: elida.graziane@gmail.com - CPF: 0X4.XXX.236-X4.


Maria Angélica Borges dos Santos - Graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), tem Mestrado em Saúde Pública, na área de concentração de planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde, pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) (2005) e Doutorado em Saúde Pública também pela ENSP/FIOCRUZ (2012) e título de especialista em Hemoterapia pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (1991). Concluiu Especializações em Gestão Hospitalar (2002) e em Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde (1994) pela ENSP/FIOCRUZ, em Tradução Inglês-Português (1998) pela PUC-RJ, além de aperfeiçoamento em Gestão em Saúde pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (2001) (IBMEC). É membro do Grupo Executivo da Conta de Saúde do Brasil desde 2006 e atualmente está lotada no Núcleo de Tecnologia e Logística em Saúde da ENSP/FIOCRUZ. Docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz. Disciplinas ministradas: Gestão de Operações; Metodologia do Trabalho Científico; Sistema de Saúde Brasileiro. Coordenou o curso de especialização em Gestão de Operações: Logística e Gerenciamento de Recursos Materiais e Equipamentos em Saúde. Tem experiência em gestão de serviços e ensino e pesquisa em saúde com ênfase nas áreas de Saúde Pública; Tradução Médica; Planejamento, Gestão e Avaliação de Serviços e Tecnologias de Saúde; Logística em Saúde; Assistência Farmacêutica; Contabilidade em Saúde e Economia da Saúde – e-mail: angelicabsantos@ensp.fiocruz.br - CPF: 7X4.9XX.5X7-8X.


Rosana Kushnir – Graduação em Medicina. Coordena do Curso EaD de Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde da ENSP/Fiocruz. e-mail: rosanak@ensp.fiocruz.br. CPF: 33X013XX70X1


Lenice G. da Costa Reis - Médica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (1995) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (2012). Docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz Participou na elaboração e acompanhamento do Curso EaD de Aperfeiçoamento em Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público. Coordena o Curso EAD de Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, em planejamento e gestão em saúde, com ênfase em avaliação da qualidade em serviços de saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção ao parto, melhoria da qualidade do cuidado, segurança do paciente e vigilância sanitária. Coordena o Curso de Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente da ENSP/Fiocruz. E mail: lenice.costareis@gmail.com. CPF: 7X1.1X3.2XX-4X.


Lilian Miranda - Psicóloga pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - USP (2000), aprimoramento em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2004), doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Atualmente é Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), membro do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ e membro do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial do IPUB/UFRJ. Tem experiência na área de Psicologia, Saúde Mental e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, psicose, saúde mental, reabilitação psicossocial, reforma psiquiátrica, saúde coletiva, práticas de atenção em saúde. E-mail: lilian.miranda@ensp.fiocruz.br.CPF: 2XX27X638XX1.


Vera Lucia Edais Pepe - Graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2002). Pesquisadora titular do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz. Coordenou o Curso EaD de Aperfeiçoamento em Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público e elabora material didático-pedagógico para cursos EAD da ENSP/Fiocruz. Disciplinas ministradas: Seminários de Doutorado I; Seminários de Mestrado 1 e 2; Contribuições da Avaliação para o Planejamento e Gestão; Vigilância Sanitária. Membro do Comitê Executivo do Rio de Janeiro, do Fórum Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Justiça. Foi coordenadora da área de Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas em Saúde do Programa de Saúde Pública da ENSP/Fiocruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação de serviços e tecnologias em saúde, Vigilância Sanitária, Judicialização da Saúde, Política de Medicamentos e Planejamento e Gestão da Assistência Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: vigilância sanitária, acesso a medicamentos, política de medicamentos, assistência farmacêutica, uso racional de medicamentos, estudos de utilização de medicamentos, farmacovigilância, eventos de massa, judicialização da saúde e avaliação de serviços e tecnologias em saúde. – e-mail: verapepe@ensp.fiocruz.br- CPF: 66X97XX47X2


Kitty Crawford – Possui graduação em Enfermagem. Superintendente de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. - e-mail: kittycrawford@outlook.com.br - CPF: 4X2.4XX.7X6-04.


Rosângela Caetano - Médica graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983). Residência médica em Pediatria (1985, Hospital Pedro Ernesto-UERJ) e em Medicina Preventiva e Social (1987, IMS-UERJ) Mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social- UERJ (1996) e doutorado em Saúde Coletiva pelo IMS-UERJ (2002). Professora associada do Departamento de Planejamento e Políticas Públicas do Instituto de Medicina Social da UERJ, onde atua como membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação da Instituição. Foi coordenadora da graduação no período 2004-2011. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do IMS-UERJ de novembro/2013 a julho/2016. Coordenadora do Mestrado Profisssional de Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde, realizado pelo IMS-UERJ e DECIT/MS, entre 2008-2010. Vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva a partir de 2020. Representante da UERJ na Comissão Multidisciplinar e Técnica de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - COMARE, de 2009-2011. Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em avaliação de tecnologias em saúde, avaliação de programas e serviços, avaliação econômica em saúde, economia da saúde, planejamento e gestão, e sistemas de informação em saúde. Atuou como pesquisadora e/ou coordenadora em diversos estudos de avaliação de tecnologias de imagem e de custo-efetividade em oncologia para o MS e CNpq.


Claudia Garcia Serpa Osorio de Castro - Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Participou na elaboração e acompanhamento do Curso EaD de Aperfeiçoamento em Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz. É coordenadora responsável de disciplinas da ENSP-Fiocruz: Tópicos em Políticas de Medicamentos. Assistência Farmacêutica e Direito à Saúde, Práticas em Pesquisa de Campo. Supervisora de alunos de pós-doutorado e orientadora de alunos em cursos de doutorado e mestrado, especialização e iniciação científica, participando como professora colaboradora em cursos lato e stricto sensu. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP. Foi consultora da Organização Mundial da Saúde, da OPAS-Brasil e do Ministério da Saúde, e membro efetivo da Comissão Nacional de Revisão da Rename (Ministério da Saúde), de 1997 a 2000 e de 2005 a 2012. É revisora de várias agências de fomento no Brasil. Manteve de 2012 a 2017 Research Fellowship com a Divisão de Farmacologia Clínica do Instituto Karolinska, Huddinge, Suécia e teve projetos conjuntos com a Universidade de Utah (EUA) e com a University of British Columbia (Canadá), entre outras parcerias internacionais. Atualmente assessora a o MS do Brasil em medicamentos para uso hospitalar e a Dirección General de Medicamentos Insumos y Drogas (DIGEMID) del Ministério de Salud de Perú em estudos farmacoepidemiológicos. É Pesquisadora Titular no Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica-NAF, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, revisora de periódicos científicos nas áreas de Saúde Coletiva e Farmácia e Editora Associada dos Cadernos de Saúde Pública e da Revista Ciência e Saúde Coletiva. É autora de capítulos e livros em Assistência Farmacêutica, Estudos de Utilização de Medicamentos, Judicialização do acesso a medicamentos. É líder de Grupo de Pesquisa do CNPq. Tem experiência no campo téorico-prático da Assistência Farmacêutica, atuando nas seguintes áreas temáticas: políticas de medicamentos, uso racional de medicamentos, estudos de utilização de medicamentos, judicialização, farmácia hospitalar, farmacovigilância, avaliação de serviços e programas, assistência farmacêutica em eventos de massa e emergências sanitárias e desastres, e bioética – e-mail: claudiaosorio.soc@gmail.com - CPF: 7X76XX70X-97.


Mario Jorge Sobreira da Silva - Possui graduação em FARMÁCIA pela Universidade do Grande Rio (1998), doutorado (2018) e mestrado (2010) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, pós-graduação em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela Santa Casa de Misericórdia RJ (2004), título de especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE-2007), título de especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH-2009) e título de especialista em Farmácia Clínica pela SBRAFH (2015). Atualmente é tecnologista farmacêutico Chefe da Divisão de Ensino Stricto Sensu, membro da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Controle do Câncer (CPPGCan), Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Controle do Câncer (PPGCan) e Jovem Docente do Programa de Pós-Graduação em Oncologia (PPGO) do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Diretor de Assuntos Institucionais da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (Sobrafo) e membro do Advocacy Task Force da International Society of Oncology Pharmacy Practitioners (ISOPP). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Hospitalar e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição parenteral, oncologia e assistência farmacêutica.


Miriam Ventura - Graduada em Direito (1983). Mestre (2007) e Doutora (2012) Saúde Pública (Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)). Professora Adjunta do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) / UFRJ. Pós doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade, Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo - USP. Editora associada da Revista Cadernos de Saúde Pública (CSP) Fiocruz. Coordena o Laboratório Interdisciplinar de Direitos Humanos e Saúde? LIDHS. Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do IESC e Faculdade Medicina da UFRJ, linha de pesquisa Construção social do acesso à saúde: interfaces entre sujeitos, direitos e políticas, e do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Etica Aplicada e Saúde Coletiva - UFRJ-UERJ-Fiocruz-UFF. Disciplinas ministradas: Abordagens dos Direitos Humanos na Saúde, Direito Sanitário Internacional, Direito Sanitário Brasileiro. Desenvolve estudos sobre direito à saúde e o sistema de justiça; acesso à saúde e à justiça; direitos sexuais e reprodutivos; cidadania e saúde; saúde global e direitos humanos; ciência, tecnologia e direito à saúde – e-mail: miriam.ventura@iesc.ufrj.br - CPF: 4X5.1X3.2XX-7X.


Flavio Afonso Badaró - Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estácio de Sá (2004). Atualmente é Assessor-Chefe da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Assistência Farmacêutica. – e-mail: flavio.afonso@saude.rj.gov.br - CPF: 0X8.9X7.9XX-02.


Maria Amélia Senos de Carvalho - Juíza Federal 2a. Região, titular da 23a VF/RJ, especializada em demandas da saúde pública, Coordenadora do Comitê Estadual da Saúde/CNJ no Rio de Janeiro, é graduada em Direito pela Faculdade de Direito da UERJ (1990), e mestre em Direito Público pela Universidade Gama Filho. Concluiu o Nível 1 do Curso de Formação de Formadores e cursou 20 horas/aula do Curso de Formação de Formadores Nível 2 – e-mail: amelia@jfrj.jus.br - CPF: 8X6 8XX 2X7-72.




Bibliografia, bibliografia complementar e acesso à bibliografia:


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Reis Friede

Diretor-Geral da EMARF

Maria Amélia Almeida Senos de Carvalho

Coordenadora Pedagógico da Ação Educacional

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