PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2023/00011, DE 11 DE MAIO DE 2023
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso "O
SUS e Políticas de Saúde", a ser promovido
pela EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições
e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução nº 106, de 6 de abril de
2010, o Conselho Nacional de Justiça, alterada pela Resolução
nº 426, de 8 de outubro de 2021, do Conselho Nacional de
Justiça;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Resolução ENFAM nº 8, de 11 de
outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios
de pontuação ou valoração de
aperfeiçoamento técnico para promoção
dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Portaria nº 22, de 15 de junho de 2022, da Escola
da Magistratura Regional Federal da 2ª Região, que dispõe
sobre o Aperfeiçoamento e Especialização dos
Magistrados da 2ª Região e regulamenta as ações
educacionais da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF) em consonância com as diretrizes da
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de
Magistrados (ENFAM).
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "O SUS e Políticas
de Saúde", a ser promovido pela EMARF, conforme o
plano/projeto de curso anexo a esta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos necessários e da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
REIS FRIEDE
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
PROJETO
DE AÇÃO EDUCACIONAL
Curso - O SUS e Políticas
de Saúde
Informações
gerais
Categoria/natureza da ação
educacional: formação continuada para fins de
promoção.
Escola/instituições
parceiras responsável pela realização da ação
educacional: Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região - EMARF e ENSP/FIOCRUZ.
Coordenação:
Maria Amélia Almeida Senos de Carvalho, Vera Lucia Edais Pepe
e Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro.
Período de inscrição:
06/07 a 06/08/2023.
Período de realização:
07/08 a 21/09/2023.
Modalidade: Ensino remoto.
Carga horária: 28
horas/aula.
Frequência Mínima:
maior ou igual a 75%.
Público-alvo:
magistrados federais, servidores da Justiça Federal com
formação em Direito e médicos peritos.
Número de vagas:
40.
Número de turmas:
1.
Local de realização:
plataforma zoom.
Ementa:
SUS – ORGANIZAÇÃO
E GESTÃO – DIREITO SANITÁRIO –
FINANCIAMENTO DA SAÚDE – DEMANDAS DE SAÚDE -
CONCILIAÇÃO EM SAÚDE – FORUM DA SAÚDE
DO CNJ – COMITÊ ESTADUAL DA SAÚDE - NAT-JUS –
ELABORAÇÃO DE NOTA TÉCNICA
Justificativa:
A Justiça Federal recebe,
por ano, milhares de demandas judiciais de saúde contra o
sistema público de saúde. Um movimento intenso tem se
dado ao longo dos anos para minimizar as demandas judiciais.
O Conselho Nacional de Justiça
(CNJ), em 2014, instituiu o Fórum Nacional de Saúde,
para o monitoramento das demandas judiciais de saúde e
apresentação de propostas para sua racionalização
e redução. Neste contexto, foram criados os Comitês
Estaduais de Saúde, reunindo os principais atores dessas
demandas, que trabalham de forma colaborativa em distintas ações:
realização de eventos, elaboração de
boletins informativos, difusão de informação,
dentre outros. A primeira turma do Curso já foi finalizada,
apresentando excelente avaliação quando de sua
conclusão.
Além disso, relevância
do curso se justifica na própria Recomendação n.
31/2010 do CNJ no sentido de que as Escolas de Formação
de magistrados incorporem o direito sanitário em seus
programas e promovam seminários na área de saúde
(file:C: /Users/ aah /Downloads /DIREITO%20SANIT%C3%81RIO_
recomendao-n31-30-03-2010- presidncia.pdf)
Objetivo geral:
Capacitar o aluno para um
aprofundamento da compreensão das principais características
da política e gestão do Sistema Único de Saúde,
bem como suas fortalezas e constrangimentos para a efetividade do
direito à saúde, auxiliando magistrados e servidores do
Sistema de Justiça a atuar nas demandas nessa seara.
Objetivos específicos:
Os objetivos específicos
se desdobram em três dimensões, a saber:
Ao final do curso, o discente
será capaz de interpretar a trajetória, a construção
e as principais características da atual Política de
Saúde no Brasil e seu Sistema Único de Saúde,
bem como seus aspectos legais, organizacionais e decisórios.
Ao final do curso, o discente
terá uma melhor compreensão acerca das principais
Políticas de Saúde específicas do SUS, suas
fortalezas e constrangimento, identificando instrumentos e possíveis
estratégias que facilitem a atuação da
Magistratura nas demandas que envolvem políticas públicas
de saúde no Brasil.
Ao final do curso, o discente
compreenderá as principais características das demandas
judiciais de saúde, bem como as estratégias para sua
minimização e qualificação.
Conteúdo
programático/Avaliação para
Aprendizagem/Metodologia/Carga horária:
Aula
1: 07 de agosto de 2023
|
Conteúdo
programático
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Avaliação
para Aprendizagem
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Metodologia
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Carga
horária
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|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
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|
O
Sistema Único de Saúde: princípios,
características e pacto federativo.
A
Reforma Sanitária Brasileira e o direito à saúde.
Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde
(SUS): universalidade, equidade, integralidade. Descentralização
e regionalização do SUS. A federação
brasileira e o pacto federativo. O processo decisório no
Sistema Único de Saúde. Comissões
Intergestores: cooperação e solidariedade entre os
entes de diferentes esferas de saúde.
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Ambientação
-Breve
apresentação dos docentes e dos cursistas.
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Integração.
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Apresentação
pessoal dos docentes e cursistas com breves considerações
sobre as expectativas para o curso.
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15min
|
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Aula expositiva dialogada.
|
Participação
e contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
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2h/a
|
Arcabouço
legislativo do SUS – A L. 8.080, L – e as portarias
de consolidação.
Principais
normas do SUS. O direito à saúde na Constituição
Brasileira. A Lei 8080/1990. E Decreto nº 7.508/2.011.
Emenda Constitucional nº 29/2.000. Lei nº 8.142/1.990.
Lei Complementar nº 141/2.012). Portarias de Consolidação
do Sistema Único de Saúde.
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Aula expositiva dialogada.
|
Participação
e contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h/a
|
Aula
2: 21 de agosto de 2023
|
Conteúdo
programático
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Avaliação
para Aprendizagem
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Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
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|
Financiamento
do SUS
Financiamento
em saúde. Modelos de financiamento do SUS: concepção
e diretrizes. Teto de Gastos nas Políticas Sociais.
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Aula
expositiva dialogada.
|
Participação e
contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h/a
|
O
controle orçamentário da política pública
de saúde: exploração de sítios
eletrônicos sobre gasto público em saúde
Contas
nacionais. Gasto em saúde. A crise do financiamento e suas
consequências para a prestação do cuidado em
saúde.
|
Aula
expositiva dialogada e Simulação.
|
Participação e
contribuição, com problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes que participarão por meio de debates
sobre os casos concretos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso.
|
2h/a
|
Aula
3: 28 de agosto de 2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Organização
do SUS: atenção primária, atenção
de media e alta complexidade e atenção hospitalar
Atenção
primária em saúde (APS): equipes, ações
e cobertura. APS como porta de entrada preferencial do SUS.
Especialidades e exames diagnósticos no SUS. Urgência
e emergência em saúde no Estado do Rio de Janeiro.
Desafios para a atenção hospitalar no SUS.
|
Aula
expositiva dialogada.
|
Participação e
contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h/a
|
Principais
redes de atenção à saúde
Redes
de atenção à Saúde no SUS: principais
características e elementos constitutivos. A rede materno-
infantil e a rede psicossocial.
|
Aula
expositiva dialogada.
|
Participação e
contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
4h/a
|
Aula
4: 04 de setembro de 2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Regulação
em saúde, regulação da assistência.
A
regulação como forma de acesso equitativo aos
serviços diagnósticos e terapêuticos no SUS.
Os sistemas de regulação no estado do Rio de
Janeiro: organização e funcionamento, fluxo e
resolutividade. Desafios para a regulação em
situação de escassez de recursos.
|
Aula
expositiva dialogada.
|
Participação e
contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h/a
|
Exploração
dos sistemas SER e SISREG.
|
Simulação.
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos.
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso.
|
2h/a
|
Aula
5: 11 de setembro de 2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Avaliação
e incorporação de tecnologia no SUS.
Apresentação
dos conceitos sobre tecnologias, vida útil e sua
incorporação nos sistemas de saúde,
inclusive fluxos e processos adotados pela Comissão
Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS
(CONITEC), exemplos de recomendações e discussão
baseada na literatura pertinente.
|
Aula
expositiva dialogada.
|
Participação e
contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h/a
|
Assistência
Farmacêutica
O
conceito e a organização da assistência
farmacêutica (AF) no Brasil, sua evolução –
desde a Política Nacional de Medicamentos (PNM) e a
Política Nacional de Assistência Farmacêutica
(PNAF), marcos legais determinantes; os componentes de
financiamento da AF e sua articulação com os
princípios do SUS
|
Aula
expositiva dialogada.
|
Participação e
contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h/a
|
Oncologia
no SUS: do financiamento ao tratamento
A
atenção oncológica é multimodal, pois
agrega três grandes componentes – cirurgia,
radioterapia e quimioterapia. A aula percorrerá aspectos
de cada uma dessas grandes áreas de atenção
e discutirá o percurso do paciente oncológico para
acesso ao tratamento, suas perspectivas de efetividade e seus
desafios atuais.
|
Aula
expositiva dialogada.
|
Participação e
contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h/a
|
Aula
6: 18 de setembro de 2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Judicialização
da Saúde - Parâmetros dos tribunais superiores para
intervenção judicial em políticas de saúde
(STA 175 e teses)
Critérios
objetivos extraídos dos principais julgados e teses dos
tribunais superiores que devem orientar os magistrados no
julgamento das demandas de saúde.
|
Aula
expositiva dialogada e estudo de caso.
|
Participação e
contribuição, propiciando a obtenção
e a organização de conceitos e informações,
a fim de promover a interpretação e a análise
crítica, bem como a comparação e a síntese
do conteúdo apresentado.
|
Exposição
de conteúdos com a participação efetiva e o
envolvimento sistemático dos participantes, considerando
seus conhecimentos preexistentes, ensejando, ainda, discussões,
reflexões e questionamentos quanto ao objeto de estudo.
|
2h/a
|
O
NAT JUS, o E-NAT JUS, a CRLS e o CEJUSC SAÚDE
Apresentação
das principais experiências disponibilizadas no Estado do
Rio de Janeiro como método alternativo de solução
de conflito, e ferramentas para qualificação da
decisão judicial na área da saúde, de acordo
com a medicina baseada em evidências científicas.
|
Aula
expositiva dialogada e Simulação.
|
Participação e
contribuição, com problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes que participarão por meio de debates
sobre os casos concretos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso.
|
2h/a
|
Formas de interação:
A proposta metodológica
para o desenvolvimento do Curso abrangerá a realização
de exposições dialogadas, integrando aprofundamento
teórico, reflexões, debates e estudos de casos.
As atividades propostas serão
permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o
conjunto dos participantes e atividades em grupos envolvendo
temáticas de maior interesse.
De forma geral, na exposição
dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas
contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e
desafios da magistratura e com participação ativa dos
alunos.
Atuação e
responsabilidades do aluno:
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
I. Participar das aulas
regularmente;
II. Observar os avisos enviados
pela coordenação e pelos docentes;
III. Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Participar das atividades
propostas;
VI. Responder às
avaliações de reação.
Programação:
Dia
1
07/08
Apresentação
O
Sistema Único de Saúde: princípios,
características e pacto federativo.
Prof.
Luciana Dias de Lima
Ementa:
A Reforma Sanitária Brasileira e o direito à saúde.
Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde
(SUS): universalidade, equidade, integralidade. Descentralização
e regionalização do SUS.
A
federação brasileira e o pacto federativo. O
processo decisório no Sistema Único de Saúde.
Comissões Intergestores: cooperação e
solidariedade entre os entes de diferentes esferas de saúde.
10
às 12h
Arcabouço
legislativo do SUS – A L. 8.080, L – e as portarias
de consolidação.
Prof.
João René de Mattos Rodrigues Filho
Principais
normas do SUS. O direito à saúde na Constituição
Brasileira. A Lei 8080/1990. E Decreto nº 7.508/2.011.
Emenda Constitucional nº 29/2.000.Lei nº 8.142/1.990.
Lei Complementar nº 141/2.012). Portarias de Consolidação
do Sistema Único de Saúde.
14
às 16h
Dia
2
21/08
Financiamento do SUS
Prof.
Elida Graziane Pinto
Financiamento
em saúde. Modelos de financiamento do SUS: concepção
e diretrizes. Teto de Gastos nas Políticas Sociais.
Aula
expositiva dialogada
10
às 12h
O
controle orçamentário da política pública
de saúde: exploração de sítios
eletrônicos sobre gasto público em saúde
Prof.
Maria Angélica Borges dos Santos
Contas
nacionais. Gasto em saúde. A crise do financiamento e suas
consequências para a prestação do cuidado em
saúde.
Aula
expositiva dialogada e simulação
14
às 16h
Dia
3
28/08
Organização do
SUS: atenção primária, atenção
de media e alta complexidade e atenção hospitalar
Prof.
Rosana Kushnir
Atenção
primária em saúde (APS): equipes, ações
e cobertura. APS como porta de entrada preferencial do SUS.
Especialidades e exames dagnósticos no SUS. Urgência
e emergência em saúde no Estado do Rio de Janeiro.
Desafios para a atenção hospitalar no SUS.
Aula
expositiva dialogada
10
às 12h
14
às 18h
Principais
redes de atenção a saúde
Lenice
Reis, Lilian Miranda, Vera Lucia Edais Pepe.
Redes
de atenção a Saúde no SUS: principais
características e elementos constitutivos. A rede
materno-infantil e a rede psicossocial.
Aula
expositiva dialogada
Dia
4
04/09
Regulação em
saúde, regulação da assistência.
Prof.
Kitty Crawford
A
regulação como forma de acesso equitativo aos
serviços diagnósticos e terapêuticos no SUS.
Os sistemas de regulação no estado do Rio de
Janeiro: organização e funcionamento, fluxo e
resolutividade. Desafios para a regulação em
situação de escassez de recursos.
Aula
expositiva dialogada
10
às 12h
Exploração
dos sistemas SER e SISREG.
Prof.
Kitty Crawford
Simulação
14
às 16h
Dia
5
11/09
Avaliação e
incorporação de tecnologia no SUS
Prof.
Rosângela Caetano
Apresentação
dos conceitos sobre tecnologias, vida útil e sua
incorporação nos sistemas de saúde,
inclusive fluxos e processos adotados pela Comissão
Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS
(CONITEC), exemplos de recomendações e discussão
baseada na literatura pertinente.
Aula
expositiva dialogada
10
às 12h
Assistência
Farmacêutica
Prof.
Claudia Osorio
O
conceito e a organização da assistência
farmacêutica (AF) no Brasil, sua evolução –
desde a Política Nacional de Medicamentos (PNM) e a
Política Nacional de Assistência Farmacêutica
(PNAF), marcos legais determinantes; os componentes de
financiamento da AF e sua articulação com os
princípios do SUS
Aula
expositiva dialogada
14
às 16h
Oncologia
no SUS: do financiamento ao tratamento
Prof.
Mario Sobreira
A
atenção oncológica é multimodal, pois
agrega três grandes componentes – cirurgia,
radioterapia e quimioterapia. A aula percorrerá aspectos
de cada uma dessas grandes áreas de atenção
e discutirá o percurso do paciente oncológico para
acesso ao tratamento, suas perspectivas de efetividade e seus
desafios atuais.
Aula
expositiva dialogada
16
às 18h
Dia
6
18/09
Judicialização
da Saúde - Parâmetros dos tribunais superiores para
intervenção judicial em políticas de saúde
(STA 175 e teses)
Prof.
Miriam Ventura
Critérios
objetivos extraídos dos principais julgados e teses dos
tribunais superiores que devem orientar os magistrados no
julgamento das demandas de saúde.
Aula
expositiva dialogada e estudo de caso
10
às 12h
O
NAT JUS, o E-NAT JUS , a CRLS e o CEJUSC SAÚDE
Prof.
Flavio Badaró e Maria Amélia A. S. Carvalho.
Apresentação
das principais experiências disponibilizadas no Estado do
Rio de Janeiro como método alternativo de solução
de conflito, e ferramentas para qualificação da
decisão judicial na area da saúde, de acordo com a
medicina baseada em evidências científicas.
Aula
expositiva dialogada e simulação.
14
às 16h
|
|
|
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|
Avaliação de
Reação: buscando o constante aperfeiçoamento
das atividades educacionais promovidas por esta Escola, ao final do
curso os participantes responderão a um questionário em
que informarão seu grau de satisfação com os
temas do curso, a desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada
e a adequação do ambiente educacional como um todo.
Certificação:
exigir-se-á, para fins de certificação e
aproveitamento no curso, que os participantes frequentem 75% da carga
horária total ministrada, que será oferecida modalidade
presencial. Além disso, os participantes deverão obter
participação qualitativa nos debates e nas demais
atividades propostas, realizadas no decorrer do curso.
Docentes:
Uma rápida análise
do corpo docente do presente projeto de curso faz saltar aos olhos a
excelência acadêmica e expertise dos formadores, uma vez
que a maioria dos docentes possui experiência no magistério.
Assim, cumpre apontar que
conforme prevê o § 1º do art. 10º da Resolução
Enfam n.º 2/2018, ressaltamos que a ação
educacional em epígrafe demanda áreas específicas
do conhecimento que extrapolam a ciência jurídica.
Conforme explicitado na
justificativa que segue com o plano de curso, milhares de demandas
judiciais por prestação de saúde pelo SUS
abarrotam as varas e cortes de justiça de todo o país.
Os magistrados que lidam com demandas na área da saúde
precisam ter conhecimento da complexa organização
administrativa do SUS e das políticas públicas
sanitárias mais frequentemente judicializadas.
Uma formação na
área da judicialização da saúde e
sistemas do SUS demanda uma visão transversal e
mulitidisciplinar, que busque a colaboração de agentes
de formação especialistas em Políticas de Gestão
de Saúde, área do saber de alta complexidade e
especificidade, que não é tratado com profundidade nos
cursos da área jurídica.
A Juíza Federal Maria
Amélia Carvalho, possui tal certificação, é
uma das coordenadoras do Curso e Presidente do Comitê Executivo
do Rio de Janeiro do Fórum Nacional da Saúde/CNJ, e
acompanhará o desenvolvimento dos trabalhos que serão
realizados no decorrer do curso, por meio do acompanhamento dos
docentes e esclarecimento quanto à abordagem pedagógica
da Enfam, em especial sobre os métodos ativos.
Luciana Dias de Lima -
Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e
doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social
da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em
Ciência Política pela University of Pennsylvania.
Pesquisadora titular do Departamento de Administração e
Planejamento em Saúde, docente permanente do Programa de
Pós-Graduação em Saúde Pública no
âmbito do mestrado e doutorado, na Escola Nacional de Saúde
Pública Sérgio Arouca da Fiocruz. Participou da
elaboração e acompanhamento do Curso EAD
Aperfeiçoamento para dirigentes municipais da ENSP/Fiocruz.
Disciplinas ministradas: A regionalização na política
de saúde pós-SUS; Descentralização,
Federalismo e Relações Intergovernamentais no SUS; O
Financiamento da Saúde. Tem experiência na área
de política, planejamento e gestão em saúde,
atuando nas seguintes linhas e temas de pesquisa: desenvolvimento,
Estado e saúde; formulação e implementação
de políticas públicas e saúde; planejamento,
gestão e financiamento de sistemas de saúde; avaliação
de políticas, sistemas e programas de saúde;
federalismo, relações intergovernamentais e saúde;
regionalização e descentralização em
saúde. É líder do Grupo de Pesquisa Estado,
Proteção Social e Políticas de Saúde.
Co-Editora Chefe da revista Cadernos de Saúde Pública.
E-mail: luciana@ensp.fiocruz.br. CPF: 001X53XX7-X1. Telefone:
21-987545467.
João René de
Mattos Rodrigues Filho - Advogado, formado em direito pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -
PUC/RS. Especialista em Desenvolvimento da Gestão
Descentralizada pela Universidade Federal do Maranhão/Ministério
da Saúde (2004). Participou na elaboração e
acompanhamento do Curso EaD de Aperfeiçoamento em Política
e Gestão da Saúde Pública para o Ministério
Público. Tem atuação no Ministério da
Saúde desde 2006, atuando nas áreas de gestão e
planejamento em saúde. Atualmente atua como colaborador no
Departamento de Gestão Interfederaiva e Participativa na
Secretaria Executiva do MS, atuando em projeto de Melhoria da Gestão
Normativa do Ministério da Saúde, em processo de
consolidação e revisão do arcabouço
infralegal do SUS, na Implementação do Decreto nº
10.139/2019 (Reviço) e Decreto nº 10.411/2020 –
Análise de Impacto Regulatório – AIR. E mail:
joaorene.filho@saude.gov.br. CPF 47XX877XXX90X3.
Elida Graziane Pinto -
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal
de Minas Gerais - UFMG (2001), graduação em
Administração Pública pela Escola de Governo da
Fundação João Pinheiro (2001), doutorado em
Direito pela UFMG (2006) e pós-doutorado em Administração
pela Escola Brasileira de Administração Pública
e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas -
EBAPE/FGV (2010). Foi Professora de Direito Administrativo e Direito
Financeiro da Faculdade de Direito da UFMG e servidora da carreira de
Especialista em Políticas Públicas e Gestão
Governamental (EPPGG) do Estado de Minas Gerais. Atualmente é
Professora Adjunta de Direito Administrativo do UNIFEMM e Procuradora
do Ministério Público de Contas do Estado de São
Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase
em Direito Financeiro, atuando principalmente nos seguintes temas:
financiamento de direitos fundamentais, orçamento público,
políticas públicas, dívida pública e
controle da Administração Pública. É
autora dos livros "Financiamento de direitos fundamentais:
políticas públicas vinculadas, estabilização
monetária e conflito distributivo no orçamento da União
do pós-Plano Real" e "Financiamento dos direitos à
saúde e à educação: uma perspectiva
constitucional" – e-mail: elida.graziane@gmail.com - CPF:
0X4.XXX.236-X4.
Maria Angélica Borges
dos Santos - Graduada em Medicina pela Universidade do Estado do
Rio de Janeiro (1982), tem Mestrado em Saúde Pública,
na área de concentração de planejamento e gestão
de sistemas e serviços de saúde, pela Escola Nacional
de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz
(ENSP/FIOCRUZ) (2005) e Doutorado em Saúde Pública
também pela ENSP/FIOCRUZ (2012) e título de
especialista em Hemoterapia pela Sociedade Brasileira de Hematologia
e Hemoterapia (1991). Concluiu Especializações em
Gestão Hospitalar (2002) e em Desenvolvimento de Recursos
Humanos para a Saúde (1994) pela ENSP/FIOCRUZ, em Tradução
Inglês-Português (1998) pela PUC-RJ, além de
aperfeiçoamento em Gestão em Saúde pelo
Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (2001) (IBMEC). É
membro do Grupo Executivo da Conta de Saúde do Brasil desde
2006 e atualmente está lotada no Núcleo de Tecnologia e
Logística em Saúde da ENSP/FIOCRUZ. Docente
colaboradora do Programa de Pós-graduação em
Saúde Pública da ENSP/Fiocruz. Disciplinas ministradas:
Gestão de Operações; Metodologia do Trabalho
Científico; Sistema de Saúde Brasileiro. Coordenou o
curso de especialização em Gestão de Operações:
Logística e Gerenciamento de Recursos Materiais e Equipamentos
em Saúde. Tem experiência em gestão de serviços
e ensino e pesquisa em saúde com ênfase nas áreas
de Saúde Pública; Tradução Médica;
Planejamento, Gestão e Avaliação de Serviços
e Tecnologias de Saúde; Logística em Saúde;
Assistência Farmacêutica; Contabilidade em Saúde e
Economia da Saúde – e-mail:
angelicabsantos@ensp.fiocruz.br - CPF: 7X4.9XX.5X7-8X.
Rosana Kushnir –
Graduação em Medicina. Coordena do Curso EaD de
Especialização em Gestão de Redes de Atenção
à Saúde da ENSP/Fiocruz. e-mail:
rosanak@ensp.fiocruz.br. CPF: 33X013XX70X1
Lenice G. da Costa Reis -
Médica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983),
mestrado em Ciências da Saúde pela Fundação
Oswaldo Cruz (1995) e doutorado em Saúde Pública pela
Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde
Pública Sergio Arouca (2012). Docente colaborador do Programa
de Pós-graduação em Saúde Pública
da ENSP/Fiocruz Participou na elaboração e
acompanhamento do Curso EaD de Aperfeiçoamento em Política
e Gestão da Saúde Pública para o Ministério
Público. Coordena o Curso EAD de Especialização
em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente
Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública. Tem
experiência na área de Saúde Coletiva, em
planejamento e gestão em saúde, com ênfase em
avaliação da qualidade em serviços de saúde,
atuando principalmente nos seguintes temas: atenção ao
parto, melhoria da qualidade do cuidado, segurança do paciente
e vigilância sanitária. Coordena o Curso de
Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança
do Paciente da ENSP/Fiocruz. E mail: lenice.costareis@gmail.com. CPF:
7X1.1X3.2XX-4X.
Lilian Miranda - Psicóloga
pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - USP (2000),
aprimoramento em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências
Médicas da UNICAMP, mestrado em Enfermagem pela Universidade
Estadual de Campinas-UNICAMP (2004), doutorado em Saúde
Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
Atualmente é Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde
Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação
Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), membro do Programa de Pós-Graduação
em Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ e membro do Mestrado
Profissional em Atenção Psicossocial do IPUB/UFRJ. Tem
experiência na área de Psicologia, Saúde Mental e
Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes
temas: psicanálise, psicose, saúde mental, reabilitação
psicossocial, reforma psiquiátrica, saúde coletiva,
práticas de atenção em saúde. E-mail:
lilian.miranda@ensp.fiocruz.br.CPF: 2XX27X638XX1.
Vera Lucia Edais Pepe -
Graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(1984), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado
do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Medicina (Medicina
Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2002).
Pesquisadora titular do Departamento de Administração e
Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde
Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz.
Docente permanente do Programa de Pós-graduação
em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz. Coordenou o Curso EaD
de Aperfeiçoamento em Política e Gestão da Saúde
Pública para o Ministério Público e elabora
material didático-pedagógico para cursos EAD da
ENSP/Fiocruz. Disciplinas ministradas: Seminários de Doutorado
I; Seminários de Mestrado 1 e 2; Contribuições
da Avaliação para o Planejamento e Gestão;
Vigilância Sanitária. Membro do Comitê Executivo
do Rio de Janeiro, do Fórum Nacional de Saúde, do
Conselho Nacional de Justiça. Foi coordenadora da área
de Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas em
Saúde do Programa de Saúde Pública da
ENSP/Fiocruz. Tem experiência na área de Saúde
Coletiva, com ênfase em Avaliação de serviços
e tecnologias em saúde, Vigilância Sanitária,
Judicialização da Saúde, Política de
Medicamentos e Planejamento e Gestão da Assistência
Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas:
vigilância sanitária, acesso a medicamentos, política
de medicamentos, assistência farmacêutica, uso racional
de medicamentos, estudos de utilização de medicamentos,
farmacovigilância, eventos de massa, judicialização
da saúde e avaliação de serviços e
tecnologias em saúde. – e-mail:
verapepe@ensp.fiocruz.br- CPF: 66X97XX47X2
Kitty Crawford –
Possui graduação em Enfermagem. Superintendente de
Regulação da Secretaria Municipal de Saúde do
Rio de Janeiro. - e-mail: kittycrawford@outlook.com.br - CPF:
4X2.4XX.7X6-04.
Rosângela Caetano -
Médica graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(1983). Residência médica em Pediatria (1985, Hospital
Pedro Ernesto-UERJ) e em Medicina Preventiva e Social (1987,
IMS-UERJ) Mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de
Medicina Social- UERJ (1996) e doutorado em Saúde Coletiva
pelo IMS-UERJ (2002). Professora associada do Departamento de
Planejamento e Políticas Públicas do Instituto de
Medicina Social da UERJ, onde atua como membro do corpo permanente do
Programa de Pós-Graduação da Instituição.
Foi coordenadora da graduação no período
2004-2011. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação
em Saúde Coletiva do IMS-UERJ de novembro/2013 a julho/2016.
Coordenadora do Mestrado Profisssional de Gestão e Avaliação
de Tecnologias em Saúde, realizado pelo IMS-UERJ e DECIT/MS,
entre 2008-2010. Vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde
Coletiva a partir de 2020. Representante da UERJ na Comissão
Multidisciplinar e Técnica de Atualização da
Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - COMARE,
de 2009-2011. Atua na área de Saúde Coletiva, com
ênfase em avaliação de tecnologias em saúde,
avaliação de programas e serviços, avaliação
econômica em saúde, economia da saúde,
planejamento e gestão, e sistemas de informação
em saúde. Atuou como pesquisadora e/ou coordenadora em
diversos estudos de avaliação de tecnologias de imagem
e de custo-efetividade em oncologia para o MS e CNpq.
Claudia Garcia Serpa Osorio de
Castro - Possui graduação em Farmácia pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciências
Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
(1996) e doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pela
Fundação Oswaldo Cruz (2002). Participou na elaboração
e acompanhamento do Curso EaD de Aperfeiçoamento em Política
e Gestão da Saúde Pública para o Ministério
Público Docente permanente do Programa de Pós-graduação
em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz. É coordenadora
responsável de disciplinas da ENSP-Fiocruz: Tópicos em
Políticas de Medicamentos. Assistência Farmacêutica
e Direito à Saúde, Práticas em Pesquisa de
Campo. Supervisora de alunos de pós-doutorado e orientadora de
alunos em cursos de doutorado e mestrado, especialização
e iniciação científica, participando como
professora colaboradora em cursos lato e stricto sensu. Foi
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em
Saúde Pública da ENSP. Foi consultora da Organização
Mundial da Saúde, da OPAS-Brasil e do Ministério da
Saúde, e membro efetivo da Comissão Nacional de Revisão
da Rename (Ministério da Saúde), de 1997 a 2000 e de
2005 a 2012. É revisora de várias agências de
fomento no Brasil. Manteve de 2012 a 2017 Research Fellowship com a
Divisão de Farmacologia Clínica do Instituto
Karolinska, Huddinge, Suécia e teve projetos conjuntos com a
Universidade de Utah (EUA) e com a University of British Columbia
(Canadá), entre outras parcerias internacionais. Atualmente
assessora a o MS do Brasil em medicamentos para uso hospitalar e a
Dirección General de Medicamentos Insumos y Drogas (DIGEMID)
del Ministério de Salud de Perú em estudos
farmacoepidemiológicos. É Pesquisadora Titular no
Departamento de Política de Medicamentos e Assistência
Farmacêutica-NAF, da Escola Nacional de Saúde Pública
Sérgio Arouca, revisora de periódicos científicos
nas áreas de Saúde Coletiva e Farmácia e Editora
Associada dos Cadernos de Saúde Pública e da Revista
Ciência e Saúde Coletiva. É autora de capítulos
e livros em Assistência Farmacêutica, Estudos de
Utilização de Medicamentos, Judicialização
do acesso a medicamentos. É líder de Grupo de Pesquisa
do CNPq. Tem experiência no campo téorico-prático
da Assistência Farmacêutica, atuando nas seguintes áreas
temáticas: políticas de medicamentos, uso racional de
medicamentos, estudos de utilização de medicamentos,
judicialização, farmácia hospitalar,
farmacovigilância, avaliação de serviços e
programas, assistência farmacêutica em eventos de massa e
emergências sanitárias e desastres, e bioética –
e-mail: claudiaosorio.soc@gmail.com - CPF: 7X76XX70X-97.
Mario Jorge Sobreira da Silva
- Possui graduação em FARMÁCIA pela Universidade
do Grande Rio (1998), doutorado (2018) e mestrado (2010) em Saúde
Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz,
pós-graduação em Terapia Nutricional Enteral e
Parenteral pela Santa Casa de Misericórdia RJ (2004), título
de especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela
Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral
(SBNPE-2007), título de especialista em Farmácia
Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar
(SBRAFH-2009) e título de especialista em Farmácia
Clínica pela SBRAFH (2015). Atualmente é tecnologista
farmacêutico Chefe da Divisão de Ensino Stricto Sensu,
membro da Comissão do Programa de Pós-Graduação
em Saúde Coletiva e Controle do Câncer (CPPGCan),
Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação
em Saúde Coletiva e Controle do Câncer (PPGCan) e Jovem
Docente do Programa de Pós-Graduação em
Oncologia (PPGO) do Instituto Nacional do Câncer (INCA),
Diretor de Assuntos Institucionais da Sociedade Brasileira de
Farmacêuticos em Oncologia (Sobrafo) e membro do Advocacy Task
Force da International Society of Oncology Pharmacy Practitioners
(ISOPP). Tem experiência na área de Farmácia, com
ênfase em Farmácia Hospitalar e Saúde Coletiva,
atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição
parenteral, oncologia e assistência farmacêutica.
Miriam Ventura - Graduada
em Direito (1983). Mestre (2007) e Doutora (2012) Saúde
Pública (Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio
Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)). Professora
Adjunta do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) /
UFRJ. Pós doutoranda no Programa de Pós-Graduação
em Saúde Global e Sustentabilidade, Faculdade de Saúde
Pública - Universidade de São Paulo - USP. Editora
associada da Revista Cadernos de Saúde Pública (CSP)
Fiocruz. Coordena o Laboratório Interdisciplinar de Direitos
Humanos e Saúde? LIDHS. Integra o corpo docente permanente do
Programa de Pós-Graduação em Saúde
Coletiva do IESC e Faculdade Medicina da UFRJ, linha de pesquisa
Construção social do acesso à saúde:
interfaces entre sujeitos, direitos e políticas, e do Programa
de Pós-Graduação em Bioética, Etica
Aplicada e Saúde Coletiva - UFRJ-UERJ-Fiocruz-UFF. Disciplinas
ministradas: Abordagens dos Direitos Humanos na Saúde, Direito
Sanitário Internacional, Direito Sanitário Brasileiro.
Desenvolve estudos sobre direito à saúde e o sistema de
justiça; acesso à saúde e à justiça;
direitos sexuais e reprodutivos; cidadania e saúde; saúde
global e direitos humanos; ciência, tecnologia e direito à
saúde – e-mail: miriam.ventura@iesc.ufrj.br - CPF:
4X5.1X3.2XX-7X.
Flavio Afonso Badaró
- Possui graduação em Farmácia pela Universidade
Estácio de Sá (2004). Atualmente é
Assessor-Chefe da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de
Janeiro. Tem experiência na área de Farmácia, com
ênfase em Assistência Farmacêutica. – e-mail:
flavio.afonso@saude.rj.gov.br - CPF: 0X8.9X7.9XX-02.
Maria Amélia Senos de
Carvalho - Juíza Federal 2a. Região, titular da 23a
VF/RJ, especializada em demandas da saúde pública,
Coordenadora do Comitê Estadual da Saúde/CNJ no Rio de
Janeiro, é graduada em Direito pela Faculdade de Direito da
UERJ (1990), e mestre em Direito Público pela Universidade
Gama Filho. Concluiu o Nível 1 do Curso de Formação
de Formadores e cursou 20 horas/aula do Curso de Formação
de Formadores Nível 2 – e-mail: amelia@jfrj.jus.br -
CPF: 8X6 8XX 2X7-72.
Bibliografia, bibliografia
complementar e acesso à bibliografia:
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(1988). Constituição da República Federativa do
Brasil de 1988. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1988.
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a participação da comunidade na gestão do
Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências
intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde
e dá outras providências. Diário Oficial da
União, Brasília, DF, 31 dez. 1990.
BRASIL. Lei nº 8.080, de 19
de setembro de 1990: [Lei Orgânica da Saúde]. Dispõe
sobre as condições para a promoção,
proteção e recuperação da saúde, a
organização e o funcionamento dos serviços
correspondentes e dá outras providências. Diário
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2015
Reis Friede
Diretor-Geral da EMARF
Maria Amélia
Almeida Senos de Carvalho
Coordenadora Pedagógico da
Ação Educacional
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