PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2023/00026, DE 3 DE JULHO DE 2023
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso
"Formação de Formadores Sistematizada Nível
1 Módulo 1", a ser promovido pela EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições
e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;Formação
de Formadores Sistematizada Nível 1 Módulo 3
Considerando a Resolução nº 106, de 6 de abril de
2010, o Conselho Nacional de Justiça, alterada pela Resolução
nº 426, de 8 de outubro de 2021, do Conselho Nacional de
Justiça;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Resolução ENFAM nº 8, de 11 de
outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios
de pontuação ou valoração de
aperfeiçoamento técnico para promoção
dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Portaria nº 22, de 15 de junho de 2022, da Escola
da Magistratura Regional Federal da 2ª Região, que dispõe
sobre o Aperfeiçoamento e Especialização dos
Magistrados da 2ª Região e regulamenta as ações
educacionais da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF) em consonância com as diretrizes da
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de
Magistrados (ENFAM).
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "Formação
de Formadores Sistematizada Nível 1 Módulo 1",
discriminado no TRF2-INC-2023/01397, a ser promovido pela EMARF.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos necessários e da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
REIS FRIEDE
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
TRF2-INC-2023/01397
PROJETO
DE AÇÃO EDUCACIONAL
Curso: Formação de
Formadores Sistematizada Nível 1 Módulo 1
Informações
gerais:
Categoria/natureza do
curso: Formação de Formadores
Escola/instituições
parceiras responsáveis pela realização da ação
educacional: EMARF
Coordenação:
Desembargador Federal Reis Friede.
Período de
inscrição: 1º de agosto a 10 de
setembro de 2023.
Período de
realização: 11/09/2023 a 13/09/2023.
Modalidade: Presencial.
Carga horária:
24 horas-aula
Frequência Mínima:
75% para certificação
Público-alvo:
Magistrados (juízes e Desembargadores) federais e estaduais, e
demais profissionais (pedagogos, psicólogos, assistentes
sociais e servidores, dentre outros) que atuem em processo de
formação, coordenação pedagógica e
orientação de processos educativos das Escolas
Judiciais e Escolas de Magistratura.
Número de vagas:
40.
Número de turmas:
01
Local de realização:
Sala de aula da EMARAF.
Ementa:
Diretrizes da Formação
de Formadores e da Formação de Juízes. Os
métodos ativos na formação de magistrados. A
avaliação dos cursos de formação de
magistrados. O planejamento de ensino no contexto da magistratura. A
elaboração de um Curso de formação e
aperfeiçoamento de magistrados.
Justificativa:
Compete às Escolas de
Magistratura Regionais Federais, dentre outras atribuições,
realizar cursos oficiais para formação inicial,
vitaliciamento, promoção e formação
continuada na carreira da magistratura federal; definir as diretrizes
específicas para a formação e o aperfeiçoamento
de magistrados; promover a realização de cursos
inerentes aos objetivos da magistratura federal, com ênfase
na formação humanística. Destarte, deve a
Escola contribuir para o aprimoramento do serviço judiciário,
a partir de ações educacionais voltadas à
formação profissional dos educadores atuantes na
formação dos magistrados federais da segunda região.
A atuação do
magistrado como docente demanda proposta formativa que deverá
ser elaborada com bases em princípios e nos saberes da prática
e para a práxis dos referidos docentes no contexto das
necessidades formativas do magistrado-discente, tal qual preceituado
pela ENFAM. Isso implica o reconhecimento do protagonismo dos
nomeados atores para, de forma coletiva e colaborativa, se debater
formas de capacitações e proposições para
a formação de formadores de magistrados.
O curso também será
relevante para difundir práticas, possibilidades e
perspectivas de formação de formadores, bem como
discutir o papel das Comissões temáticas na EMARF,
debater a proposta de Resolução e portarias
regulamentando os cursos de formação, os instrumentos
de avaliação, os saberes e as competências dos
magistrados, e a utilização dos métodos ativos
nos cursos de formação. É esse contexto que se
fundamenta a realização do Curso de Formação
de Formadores Regional do TRF2, nos moldes previstos pela ENFAM
seguindo rigorosamente o Programa da Formação
Sistematizada Nível 1
Objetivo geral:
atuar como formador em ações
formativas de magistrados
Objetivos específicos:
Aplicar as diretrizes
pedagógicas da ENFAM nos cursos de formação e
aperfeiçoamento de magistrados;
Identificar os saberes e
competências necessários aos magistrados;
Analisar diretrizes e proposta
apresentadas pela Escola Regional para regulamentar, regionalmente,
a formação de magistrados;
Empregar os métodos
ativos nos cursos de formação e aperfeiçoamento
de magistrados;
Avaliar os cursistas dos cursos
de formação e aperfeiçoamento de magistrados,
desenvolvendo instrumentos de avaliação adequados;
Analisar
os elementos que compõem o planejamento de ensino;
Elaborar,
com base em diretrizes da Enfam, proposições para os
programas de formação de magistrados e cursos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados.
Conteúdo
programático, carga horária e Coordenadores/Docentes:
Módulo 1 – 24
horas/aula
FOFO
DESENVOLVIMENTO DOCENTE
NÍVEL
1 – FORMAÇÃO DE BASE DOCENTE
Formadores
Coordenadores:
Juízes
Federais Fernanda Duarte, Jane Reis, Márcia Nunes e
Vladimir Vitovsky
|
Módulo
1 – Elementos da atividade docente no contexto da
magistratura - Presencial – 24 horas-aula
Formadores:
Juízes Federais Fernanda Duarte, Jane Reis, Márcia
Nunes e Vladimir Vitovsky
|
1º
Dia
|
2º
Dia
|
3°
Dia
|
9h-13h
Introdução
e Apresentação
O
desenvolvimento da formação de Magistrados
A
docência no contexto da magistratura
|
9h-13h
As
Diretrizes Pedagógicas da Enfam e o processo de ensino
orientado para o desenvolvimento de competências
|
9h-13h
O
Planejamento da Aula – organização do trabalho
pedagógico
|
14h-18h
Especificidades
do ensino e da aprendizagem
|
14h-18h
O
Planejamento da Aula – organização do trabalho
pedagógico
|
14h-18h
Conclusão
Análise
do trabalho docente a partir de princípios pedagógicos
|
Metodologia: A proposta
metodológica para o desenvolvimento do Curso abrangerá
a realização de exposições dialogadas,
integrando aprofundamento teórico, reflexões, debates e
formulação de proposições, simulação
e dramatização, estudos de caso, GVGO, Philips 66,
Quatro Cantos, trabalhos em Grupo, consistentes nas atividades
práticas, da seguinte forma:
• Exposição
dialogada - Análises reflexivas articulando eixos da ação
educativa: fundamentação teórica, metodologia e
modalidades de ensino.
• Apresentações
- Apresentação de aulas com a utilização
de métodos ativos, instrumentos de avaliação,
programa de cursos.
• Grupos de Trabalho -
Debate e formulação de propostas acerca de diferentes
aspectos da formação dos formadores.
• Simulações e
dramatizações;
• Estudos de caso
construídos durante a própria aula;
• Utilização
da Estratégia do GVGO, do Philips 66 e do Quatro Cantos.
As atividades propostas serão
permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o
conjunto dos participantes e atividades em grupos menores envolvendo
temáticas de maior interesse de cada participante.
De forma geral, na exposição
dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas
contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e
desafios da magistratura e com participação ativa dos
alunos.
As apresentações
serão simulações/dramatizações das
aulas planejadas e dos trabalhos em grupo.
Os Grupos de trabalho conterão
no máximo 8 (oito) integrantes para discussão dos temas
propostos e produção coletiva das atividades práticas.
Apresentação do
Módulo em Separado
• Módulo 1:
Elementos da atividade docente no contexto da magistratura
• Carga horária:
24 horas/aula
• Modalidade:
Presencial
• Formadores: Juíza
Federal Fernanda Duarte, Juíza Federal Jane Reis, Juíza
Federal Márcia Nunes, Juiz Federal Vladimir Vitovsky
• Caracterização
do módulo: Apresentação inicial sobre a
organização do trabalho educativo, enfatizando os
elementos básicos da relação de ensino
relacionado ao contexto da magistratura e as diretrizes pedagógicas
que orientam as ações educativas para a educação
judiciária.
• Objetivos
o Desenvolver atividade docente
orientada;
o Identificar os elementos que
integram as ações educativas e a prática de
ensino;
o Conhecer e aplicar na ação
docente os fundamentos didáticos pedagógicos básicos
expressos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam
o Organizar o Planejamento de
Ações Educativas e de Aula com vistas ao
desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente
os seus diferentes elementos.
• Conteúdos
o Competências para a
docência e a docência na magistratura
o Ensino e aprendizagem,
conceituação;
o O ensino para o desenvolvimento
de competências: as metodologias ativas;
o Planejamento da ação
educativa: elementos do planejamento e suas especificações:
definição de objetivos, organização dos
conteúdos, estruturação das estratégias
de ensino e encaminhamentos da avaliação
• Programação
Aula 1:
Manhã 11 de setembro de 2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
|
Ambientação
Breve apresentação dos docentes e dos cursistas
|
Integração
|
Apresentação
pessoal dos docentes e cursistas com breves considerações
sobre as expectativas para o curso
|
30min
|
Competências
para a docência e a docência na magistratura
|
Participação
e questionamentos nas Aulas expositivas dialogadas
|
Aplicar
as diretrizes pedagógicas da ENFAM nos cursos de formação
e aperfeiçoamento de magistrados
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes
|
1h30min
|
|
Participação
nos Grupos de Trabalho e nos Debates e problematização
|
Identificar
os saberes e competências necessários aos
magistrados.
|
Grupos
de Trabalho para discussão sobre a competência dos
juízes e dos formadores seguida de debates
|
2h
|
Aula 2:
tarde de 11 de setembro de 2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Ensino
e aprendizagem, conceituação
|
Discussões
|
Aplicar
as Analisar diretrizes e proposta apresentadas pela Escola
Regional para regulamentar, regionalmente, a formação
de magistrados
|
Exibição
do vídeo Mona Lisa seguido de Atividades em grupo para
discussão
Exposição
dialogada dos conteúdos com participação
ativa dos cursistas, prezando o conhecimento prévio dos
mesmos. Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
1h
1h
|
|
Participação
no GVGO e na dinâmica dos 4 cantos qualidade dos argumentos
e das discussões
|
Aplicar
a transversalidade da ética e do humanismo
|
GVGO
Dinâmica
dos 4 cantos
|
45min
1h
|
|
Debates
e problematização e participação
|
Sintetizar
o conteúdo da aula
|
Registro
reflexivo oral
|
15min
|
Aula 3:
manhã de 12 de setembro de 2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
O
ensino para o desenvolvimento de competências: as
metodologias ativas
|
Debates
e discussões e problematização
|
Empregar
os métodos ativos nos cursos de formação e
aperfeiçoamento de magistrados
|
Discussões
de vídeos sobre métodos afirmativos, interrogativos
e ativos
|
30min
|
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Empregar
os métodos ativos nos cursos de formação e
aperfeiçoamento de magistrados
|
Exposição dialogada
dos conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
30min
|
|
Debates
e problematização e participação nos
Estudos de Caso e na Simulação
|
Empregar
os métodos ativos nos cursos de formação e
aperfeiçoamento de magistrados
|
Elaboração
e apresentação de Estudos de caso
Realização
de simulação
|
1h30min
1h30min
|
Aula 4:
tarde de 12 de setembro de 2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Planejamento
da ação educativa: elementos do planejamento e suas
especificações: definição de
objetivos, organização dos conteúdos,
estruturação das estratégias de ensino e
encaminhamentos da avaliação
|
Participação
nas dinâmicas de avaliação, debates e
discussões na exposição sobre avaliação
|
Avaliar
os cursistas dos cursos de formação e
aperfeiçoamento de magistrados, desenvolvendo instrumentos
de avaliação adequados
|
Brainstorming
sobre avaliação
Dinâmicas
de: “como avaliei? e como fui avaliado?”
Exposição dialogada
dos conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes sobre de avaliação
|
20min
40min
1h
|
|
Debates
e problematização e participação no
Phillips 66
|
Analisar
os elementos que compõem o planejamento de ensino
|
Phillips
66
Painel
integrado sobre os elementos do planejamento
|
1h
1h
|
Aula 5:
manhã de 13 de setembro de 2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Planejamento
da ação educativa: elementos do planejamento e suas
especificações: definição de
objetivos, organização dos conteúdos,
estruturação das estratégias de ensino e
encaminhamentos da avaliação
|
Participação
no grupo na elaboração de plano de aula
|
Elaborar,
com base em diretrizes da Enfam, proposições para os
programas de formação de magistrados e cursos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados
|
Atividade
em grupo para elaboração de plano de aula
(aprendizagem baseada em projetos)
|
4h
|
Aula 6:
tarde de 13 de setembro de 2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Planejamento
da ação educativa: elementos do planejamento e suas
especificações: definição de
objetivos, organização dos conteúdos,
estruturação das estratégias de ensino e
encaminhamentos da avaliação
|
Auto
avaliação
Avaliação
por pares
Avaliação
feita pelos formadores do plano de aula apresentado
|
Elaborar,
com base em diretrizes da Enfam, proposições para os
programas de formação de magistrados e cursos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados
|
Apresentação
dos grupos dos planos de aula com a respectiva simulação
de uma aula de 10min
|
3h
|
|
Registro
Reflexivo
|
Sintetizar
o aprendizado dos 3 dias
|
Registro
reflexivo sobe “o que aprendi nos 3 dias, o que tenho
dúvidas e o que gostaria de aprender mais?”
|
45min
|
|
Participação
na dinâmica
|
Encerramento
do curso
|
Vídeo
de encerramento: dinâmica “o que levo e o que deixo?”
|
15min
|
Formas de interação:
A proposta metodológica
para o desenvolvimento do Curso abrangerá a realização
de exposições dialogadas, integrando aprofundamento
teórico, reflexões, debates e estudos de casos.
As atividades propostas serão
permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o
conjunto dos participantes e atividades em grupos envolvendo
temáticas de maior interesse.
De forma geral, na exposição
dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas
contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e
desafios da magistratura e com participação ativa dos
alunos.
Atuação e
responsabilidades do aluno:
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
1. Participar das aulas
regularmente;
2. Observar os avisos enviados
pela coordenação e pelos docentes;
3. Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
4. Participar dos debates;
5. Participar das atividades
propostas;
6. Responder às avaliações
de reação.
Atuação dos
docentes/tutores:
Os docentes, dentre outras
atribuições, são responsáveis pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Avaliação do
cursista:
A avaliação de
aprendizagem consistirá de duas etapas:
a) participação,
com acompanhamento/observação dos participantes por
parte do docente/facilitador durante todo o curso, em especial quando
das atividades ativas, sendo sempre considerados, além do
conhecimento, a assiduidade, a pontualidade, a postura, o
relacionamento interpessoal, o interesse e a participação
dos cursistas;
b) trabalho em grupo realizado
durante o período ativo para o planejamento da aula e
apresentação em grupo (simulação/dramatização)
da aula planejada.
Os coordenadores, em conjunto,
elaborarão relatório consolidando os dados das duas
etapas e indicando a aprovação ou não do
cursista, acompanhada da justificativa, conferindo-se o grau
Satisfatório, Satisfatório com Ressalvas e
Insatisfatório.
Certificação:
exigir-se-á, para fins de certificação e
aproveitamento no curso, que os participantes frequentem 75% da carga
horária total ministrada, que será oferecida modalidade
presencial. Além disso, os participantes deverão obter
participação qualitativa nos debates e nas demais
atividades propostas, realizadas no decorrer do curso.
Avaliação de
Reação:
Buscando o constante
aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por
esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a
um questionário em que informarão seu grau de
satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos
docentes, a metodologia empregada e a adequação do
ambiente educacional como um todo.
Currículos –
Formadores:
• Fernanda Duarte Lopes
Lucas da Silva– Juíza Federal Titular da 3aVara
Federal de Execução Fiscal/RJ. Doutora (2003) e Mestre
(1999) em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC/RJ.
Graduada em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis
(1991) e em Lingua Inglesa pela University of Cambridge (1990).
Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação
em Direito da Universidade Estácio de Sá, atuando no
NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE DIREITO, CIDADANIA, PROCESSO E
DISCURSO. Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade
Federal Fluminense. Coordenadora do Laboratório Fluminense de
Estudos Processuais/LAFEP e pesquisadora do Instituto de Estudos
Comparativos em Administração de Conflitos
(NUPEAC/InEAC/PROPPI), participando dos Convênios CAPES/SPU
(Programas de Pós-Graduação argentinos) e
Pró-África do CNPq (Faculdade de Direito Agostinho
Neto/Angola), dos projetos PRONEX/CNPq/FAPERJ e do Edital
FAPERJ/Grupos Emergentes. Bolsista do Departamento de Estado
Norte-Americano (Programa International Visitors IV). Colaboradora do
ALR Int da Thomson Reuters. Global Ethics Fellow of the Carnegie
Council. Leciona as disciplinas Processo Civil, Jurisdição
Constitucional, Direito Constitucional e Constitucionalismo
Norte-americano. Tem interesse investigativo nas áreas
temáticas: relações entre Tribunal e Sociedade;
administração de conflitos, cultura jurídica,
jurisdição constitucional e democracia; formação
da decisão judicial e análise jurisprudencial;
gramática da decisão judicial; análise do
discurso jurídico, processo e práticas processuais,
princípios constitucionais e direitos humanos; igualdade
jurídica; estado democrático de direito e acesso à
justiça e ao direito e ao devido processo legal e
constitucionalismo norte-americano. Associada ao CONPEDI, ABCP e LSA.
Juíza Formadora. Membro da Comissão do CAE/EMARF,
Presidente da Comissão de Gestão da Administração
Judiciária.
• Jane Reis Gonçalves
Pereira - Professora Associada de Direito Constitucional na
Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(UERJ) e Juíza Federal. É doutora em Direito Público
pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2004) e Mestre
em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC-Rio (1999). Tem
experiência na área do Direito Público, com
ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos
seguintes temas: teoria da constituição, teoria dos
direitos fundamentais, direitos fundamentais em espécie,
interpretação constitucional e jurisdição
constitucional.
• Márcia Maria
Nunes de Barros- Juíza Federal, Presidente da Comissão
de propriedade intelectual. Mestre em Políticas Públicas,
Estratégias e Desenvolvimento – UFRJ. Juíza
Formadora. Coordenadora do Curso de Formação Inicial de
Magistrados 2013, Coordenador do Curso de Formação
Inicial de Magistrados 2015, Coordenadora do Curso de Formação
e Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento 2015/2017.
• Vladimir Santos
Vitovsky – Juiz Federal Titular da 9aVara Federal de
Execução Fiscal/RJ, Pós-doutorando em Educação
no Programa de Pós-Graduação (ProPEd) da UERJ,
Doutor pelo Programa de Doutoramento “Direito, Justiça e
Cidadania no Século XXI, em Direito e Sociologia da
Universidade de Coimbra, membro da Comissão do CAE/EMARF,
Coordenador da Comissão de Gestão da Administração
Judiciária. Juiz Formador. Coordenador do Curso de Formação
Inicial de Magistrados 2012, Coordenador do Curso de Formação
Inicial de Magistrados 2015. Coordenador do Curso de Formação
e Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento 2015/2017.
Coordenador do Curso de Formação Inicial de Magistrados
2020/2021. Coordenador do Curso de Formação e
Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento 2021/2022.
• Bibliografia:
• Bordenave, Juan Diaz.
Estratégias de Ensino e Aprendizagem. Editora Vozes.
• Gil, Antônio Carlos.
Didática do Ensino Superior. Editora Atlas.
• Gil, Antônio Carlos.
Metodologia do Ensino Superior. Editora Atlas
• Libâneo, José
Carlos. Editora Cortez.
• Moreto, Vasco.
Planejamento - Planejando a Educação para o
Desenvolvimento de Competências. Editora Vozes.
_______________________________
Desembargador Federal Reis
Friede
Diretor-Geral da EMARF
_______________________________
Desembargador Federal Reis
Friede
Coordenador Pedagógico da
Ação Educacional
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 14/07/2023. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 1287503996015469073, em 13/07/2023 às 13:08:02.