PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2023/00028, DE 04 DE AGOSTO DE
2023
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso
"Eutanásia – Aspectos Históricos,
Humanísticos, Médicos, Éticos e Jurídicos",
a ser promovido pela EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições
e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução nº 106, de 6 de abril de
2010, o Conselho Nacional de Justiça, alterada pela Resolução
nº 426, de 8 de outubro de 2021, do Conselho Nacional de
Justiça;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Resolução ENFAM nº 8, de 11 de
outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios
de pontuação ou valoração de
aperfeiçoamento técnico para promoção
dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Portaria nº 22, de 15 de junho de 2022, da Escola
da Magistratura Regional Federal da 2ª Região, que dispõe
sobre o Aperfeiçoamento e Especialização dos
Magistrados da 2ª Região e regulamenta as ações
educacionais da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF) em consonância com as diretrizes da
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de
Magistrados (ENFAM).
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "Eutanásia –
Aspectos Históricos, Humanísticos, Médicos,
Éticos e Jurídicos", nos termos do documento
TRF2-PLC-2023/00001, que é parte integrante desta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos necessários e da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
REIS FRIEDE
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
TRF2-PLC-2023/00001
PROJETO
DE AÇÃO EDUCACIONAL
Curso: Eutanásia
– Aspectos Históricos, Humanísticos, Médicos,
Éticos e Jurídicos
Informações
gerais:
Natureza
do Cursol:
Formação continuada para
fins de promoção na carreira.
Escola/instituições
parceiras responsáveis pela realização da ação
educacional: EMARF
Coordenação:
Marcello Ferreira de Souza
Granado
Período
de
inscrição:
14/08 a 11/09/2023.
Período de
realização: 13/09 a
27/09/2023.
Modalidade: Ensino a
Distancia
Carga horária:
20 h/a
Frequência Mínima:
mínimo de 75%
Público-alvo
Magistrados Federais e Estaduais e Membros do Ministério
Público, dada a extrema necessidade de estes últimos
também participarem de discussões que possam porventura
conduzir à evolução normativa acerca do tema.
Número de vagas: 20
Número de turmas:
01
Local de realização:
Plataforma Moodle
Ementa:
EUTANÁSIA.
DIREITO FUNDAMENTAL. DIREITO À MORTE DIGNA..
Justificativa:
O
debate referente aos direitos fundamentais associados à
dignidade humana tem sido tema recorrente no século XXI.
Dentre estes, destaca-se a eutanásia, prática já
aceita em muitas sociedades mais avançadas e que tem se
tornado objeto de intensas discussões multidisciplinares na
sociedade brasileira, sendo fundamental discuti-la no ambiente
jurídico para a formação de uma massa crítica
com vistas à defesa de um direito humano essencial, que é
o direito de morrer com dignidade, permitindo a evolução
normativa em direção ao amplo reconhecimento do livre
arbítrio.
O
objetivo primordial é mostrar que o pensamento
ocidental judaico-cristão é um dos principais entraves
ao debate e à efetivação do direito de morrer
com dignidade, haja vista que o direito à vida é um
direito fundamental, mas não um direito absoluto, uma vez que
nenhum direito o é. Por outro lado, a vida pertence a cada um
de nós, do que se deflui que o livre arbítrio nos
permite, sim, dispor de nossa própria vida.
Objetivo geral:
Ao final do curso, seus
participantes estarão aptos a melhor refletir sobre a
aplicabilidade de um direito humano essencial, que é o de
morrer com dignidade, permitindo uma
evolução normativa em direção ao livre
arbítrio.
Objetivos específicos:
· Diferenciar as variadas
formas de morte induzida;
· Ampliar a reflexão
acerca da morte com dignidade em seus aspectos éticos e
jurídicos;
- Revisitar a legislação
constitucional e penal brasileira a respeito do tema..
Conteúdo
programático/Avaliação para
Aprendizagem/Metodologia/Carga horária:
Módulo 1: Ciclo
Existencial da Humanidade. Concepção Filosófica
e Originária da Vida. Concepção Filosófica
da Prevalência da Vontade Humana Individual e Coletiva.
Concepção Filosófica e Finalística da
Eutanásia. Estudo e Discussão de Caso.
Módulo 2: Conceito de Vida
(Humana). Impulsos Psicológicos Humanos. A Morte (Induzida)
Através dos Tempos. Eutanásia e Eutanásia Social
(Mistanásia). As Diferentes Percepções sobre a
Extensão da Vida. Eutanásia e seus Antagônicos e
Assemelhados. Estudo e Discussão de Caso.
Módulo 3: Modalidades
Classificatórias de Eutanásia Quanto ao Tipo de Ação.
Eutanásia Voluntária, Involuntária e
Não-Voluntária. Modalidades Classificatórias de
Eutanásia Quanto ao Executor da Ação. Outras
Classificações: Ortotanásia, Distanásia,
etc. Estudo e Discussão de Caso.
Módulo 4: Eutanásia
no Direito Comparado. Direito à Livre Escolha da Forma de
Morrer. Eutanásia no Brasil. Suicídio Assistido X
Suicídio Desassistido. Estudo e Discussão de Caso.
Carga Horária:
Dia
13/09:
|
Ambientação
(2h/a)
|
Dias
14 a 27/09:
|
Leitura
dos arquivos disponibilizados, bem como dos comentários do
tutor (6h/a)
Fóruns
de debates para análises e discussões (12h/a)
|
A avaliação
formativa se dará ao longo da ação educacional
através do acompanhamento e observação dos
participantes por parte do tutor do curso, sendo sempre considerados,
além do conhecimento, articulação
teórico-prática, sequência lógica das
ideias e síntese, a assiduidade, a postura, o relacionamento
interpessoal e o interesse, em especial quando da participação
das atividades ativas dos cursistas (discussões/debates/estudos
sobre os casos indicados).
Metodologia:
A
plataforma utilizada é a Moodle.
O
curso será iniciado no dia 13 de setembro de 2023, quando será
aberto o fórum de ambientação para que o Tutor
se apresente, forneça informações gerais do
curso e incentive os inscritos a se apresentarem. Ademais, a
ambientação ajudará os participantes a se
acostumarem à ferramenta.
A abordagem pedagógica
privilegiará formas de discussão do tema das seguintes
maneiras:
a) Apresentação de
temas pelo tutor, seguida de debates que possibilitarão uma
atitude proativa dos participantes com as questões levantadas.
A cada dia será disponibilizada uma parte do material, além
de outros textos pertinentes, e será realizado um debate em
fórum sob a condução e orientação
do tutor.
b) Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos temas propostos, selecionados
pelo tutor/coordenador da atividade, com enfoque em questões
práticas a serem enfrentadas pelos juízes e promotores
no trabalho cotidiano, a fim de que tal reflexão se dê
da maneira mais proveitosa possível.
O fórum de debates será
realizado de forma assíncrona. O instrutor atuará com
equipamento móvel e dará suporte e monitoria nos fóruns
de forma simultânea à intervenção do
aluno.
Formas de interação:
A interação será motivada pelo diálogo
e pela troca de experiências entre você, seus colegas e
seu tutor, e ocorrerá de forma assíncrona.
Atuação e
responsabilidades do aluno:
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
Acessar o curso regularmente;
Observar os avisos enviados pela
coordenação e pelo tutor;
Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
Participar dos debates;
Enviar as atividades dentro do
prazo estabelecido;
Responder a avaliação
de reação.
Atuação do
tutor: O tutor, dentre outras atribuições, é
responsável pelo direcionamento e mediação dos
debates, pelo esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Avaliação de
Reação: buscando o constante aperfeiçoamento
das atividades educacionais promovidas por esta Escola, ao final do
curso os participantes responderão a um questionário em
que informarão seu grau de satisfação com os
temas do curso, a desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada
e a adequação do ambiente educacional como um todo.
Certificação:
exigir-se-á, para fins de certificação e
aproveitamento no curso, que os participantes frequentem 75% da carga
horária total ministrada, que será oferecida na
modalidade de ensino a distância, através da Plataforma
Moodle. Além disso, os participantes deverão obter
participação qualitativa nos debates e nas demais
atividades propostas, realizadas no decorrer do curso.
Currículos
Coordenador:
Marcello Ferreira de Souza
Granado: Desembargador Federal do Tribunal Regional da 2ª
Região. Vice-Diretor Geral do Gabinete de Segurança
Institucional do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.
Exerceu competência tributária por 1 (um) ano e meio e
competência administrativa por 1 (um) ano. Possui graduação
em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Tem
experiência na área de Direito, com ênfase em
Direito Processual Penal, Direito Penal e Direito Penal Econômico.
Professor da Pós Graduação da Escola da
Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ. Professor da Escola
da Magistratura Regional Federal do TRF2- EMARF. Exerce competência
criminal desde 1996.
Tutor:
Reis Friede: Desembargador
Federal (desde 2004) e Membro do Órgão Especial do TRF2
(desde 2014). Diretor do Centro Cultural da Justiça Federal
(CCJF – biênio 2017/2019). Presidente do TRF2 (biênio
2019/2021). Diretor do Gabinete de Segurança Institucional –
GSI (TRF 2ªR. – biênios 2021/2023 e 2023/2025).
Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF – biênio 2023/2025). Graduado em
Engenharia pela Universidade Santa Úrsula (1991). Graduado em
Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (1985). Graduado em Administração pelas
Faculdades Integradas Cândido Mendes (1991). Graduado em
Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes (1982).
Graduado em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula (1982).
Licenciatura em Matemática pela Universidade Cândido
Mendes (2010). Mestre em Direito Público pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (1988). Mestre em Direito do Estado pela
Universidade Gama Filho (1989). Doutor em Direito Público pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Professor Adjunto da
Faculdade de Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro – UNIRIO (desde 2018), Professor de Direito
Constitucional da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro
– EMERJ (desde 2011), Conferencista Emérito da
Universidade Castelo Branco – UCB (desde 2016), ex-Professor
Adjunto da Escola de Direito da Universidade Federal do Rio de
Janeiro – UFRJ (2005/2007), ex-Professor Adjunto da Escola de
Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
(2014/2018) e ex-Professor Titular e Fundador do Mestrado em Direito
da Universidade Estácio de Sá – UNESA
(1988/2001), além de Professor Emérito da Escola de
Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME (desde 2010),
Professor Honoris Causa da Universidade da Força Aérea
– UNIFA (desde 2016), Professor Emérito da Escola de
Aperfeiçoamento de Oficiais – EsAO (desde 2019),
Conferencista Especial da Escola Superior de Guerra – ESG
(desde 2019) e Palestrante na Escola de Guerra Naval – EGN
(desde 2010), na Escola Superior de Defesa – ESD (desde 2021) e
na Escola de Inteligência Militar do Exército –
EsIMEx (desde 2023).
Bibliografia, bibliografia
complementar e acesso à bibliografia:
● FRIEDE, Reis. Teoria do
Direito, 4 Ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2022.
● FRIEDE, Reis. Eutanásia
e a Prevalência do Princípio da Dignidade Humana na Vida
e na Morte, 1 Ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2020.
● FRIEDE, Reis. “Direito
à Morte Digna”. Revista da Escola da Magistratura do TRF
da 4ª Região – EMAGIS (ISSN: 2358-4602), abr. 2022.
REIS FRIEDE
Diretor-Geral da EMARF
Marcello Granado
Coordenador do Curso
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 05/09/2023. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 1287503996015469073, em 04/09/2023 às 13:08:53.