PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2023/00032, DE 24 DE AGOSTO DE
2023
Dispõe sobre a aprovação do Plano
do Curso " Formação de
Formadores Sistematizada Nível 1 Módulo 2 ",
a ser promovido pela EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições
e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução nº 106, de 6 de abril de
2010, o Conselho Nacional de Justiça, alterada pela Resolução
nº 426, de 8 de outubro de 2021, do Conselho Nacional de
Justiça;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Resolução ENFAM nº 8, de 11 de
outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios
de pontuação ou valoração de
aperfeiçoamento técnico para promoção
dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Portaria nº 22, de 15 de junho de 2022, da Escola
da Magistratura Regional Federal da 2ª Região, que dispõe
sobre o Aperfeiçoamento e Especialização dos
Magistrados da 2ª Região e regulamenta as ações
educacionais da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF) em consonância com as diretrizes da
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de
Magistrados (ENFAM).
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "Formação
de Formadores Sistematizada Nível 1 Módulo 2", a
ser promovido pela Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região - EMARF, nos termos do documento TRF2-PLC-2023/00009,
que é parte integrante desta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos necessários e da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
REIS FRIEDE
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
TRF2-PLC-2023/00009
PROJETO
DE AÇÃO EDUCACIONAL
Tipo: Formação de
Formadores Sistematizada Nível 1 Módulo 2
Informações
gerais:
Categoria/natureza do curso:
Formação de Formadores.
Escola/instituições
parceiras responsável pela realização do curso:
EMARF.
Coordenação:
Desembargador Federal Reis Friede.
Período de inscrição:
14/08 a 10/09/2023.
Pré-requisito:
Conclusão do FoFo Nível 1 Módulo 1 ou
equivalente.
Período de realização:
14/09 a 15/10/2023.
Modalidade: a distância.
Carga horária:
40horas/aula
Frequência Mínima:
100% em cada módulo para certificação.
Público-alvo:
Magistrados e demais profissionais (pedagogos, psicólogos,
assistentes sociais e servidores, dentre outros) que atuem em
processo de formação, coordenação
pedagógica e orientação de processos educativos
das escolas judiciais.
Número de vagas: 40.
Número de turmas: 1.
Local de realização:
Plataforma Moodle.
Ementa:
Elementos didáticos
orientadores da prática docente. Referências que
orientam a organização do trabalho educativo no
contexto da Magistratura. O processo educativo visando o
desenvolvimento de competências. A organização do
processo educativo: a intencionalidade, o acompanhamento e a
avaliação da aprendizagem (objetivos/avaliação).
A organização dos conteúdos e do processo de
ensino (conteúdo/metodologia). O planejamento de ensino no
contexto da magistratura. Organização do trabalho
educativo a partir do Planejamento de Ensino.
Justificativa:
Compete às Escolas de
Magistratura Regionais Federais, dentre outras atribuições,
realizar cursos oficiais para formação inicial,
vitaliciamento, promoção e formação
continuada na carreira da magistratura federal; definir as diretrizes
específicas para a formação e o aperfeiçoamento
de magistrados; promover a realização de cursos
inerentes aos objetivos da magistratura federal, com ênfase na
formação humanística. Destarte, deve a Escola
contribuir para o aprimoramento do serviço judiciário,
a partir de ações educacionais voltadas à
formação profissional dos educadores atuantes na
formação dos magistrados federais da segunda região.
A atuação do
magistrado como docente demanda proposta formativa que deverá
ser elaborada com bases em princípios e nos saberes da prática
e para a práxis dos referidos docentes no contexto das
necessidades formativas do magistrado-discente, tal qual preceituado
pela ENFAM. Isso implica o reconhecimento do protagonismo dos
nomeados atores para, de forma coletiva e colaborativa, se debater
formas de capacitações e proposições para
a formação de formadores de magistrados.
O curso também será
relevante para difundir práticas, possibilidades e
perspectivas de formação de formadores, bem como
discutir o papel das Comissões temáticas na EMARF,
debater a proposta de Resolução e portarias
regulamentando os cursos de formação, os instrumentos
de avaliação, os saberes e as competências dos
magistrados, e a utilização dos métodos ativos
nos cursos de formação. É esse contexto que se
fundamenta a realização do Curso de Formação
de Formadores Regional do TRF2, nos moldes previstos pela ENFAM
seguindo rigorosamente o Programa da Formação
Sistematizada Nível 1 Módulo 2.
Objetivo geral: formar
magistrados para formação de outros magistrados.
Objetivos específicos:
(a) Aplicar as diretrizes
pedagógicas da ENFAM nos cursos de formação e
aperfeiçoamento de magistrados;
(b) Analisar diretrizes e
proposta apresentadas pela Escola Regional para regulamentar,
regionalmente, a formação de magistrados;
(c) Identificar os saberes e
competências necessários aos magistrados federais da 2a
região;
(d) Empregar os métodos
ativos nos cursos de formação e aperfeiçoamento
de magistrados federais da 2a região;
(e) Avaliar os cursistas dos
cursos de formação e aperfeiçoamento de
magistrados federais da 2a região, desenvolvendo instrumentos
de avaliação adequados;
(f) Elaborar, com base em
diretrizes da Enfam, proposições para os programas de
formação de magistrados federais da 2a região;
cursos de formação e aperfeiçoamento de
magistrados federais da 2a região.
Conteúdo Programático,
Carga horária e Coordenadores / Docentes:
Módulo
2 – Elementos didáticos orientadores da
prática docente - Educação à
distância – 40 horas/aula
|
1ª
Etapa – 20 horas/aula – atividades coletivas –
turma completa –
Referências
que orientam a organização do trabalho educativo no
contexto da Magistratura
O
processo educativo visando o desenvolvimento de competências
A
organização do processo educativo: a
intencionalidade, o acompanhamento e a avaliação da
aprendizagem (objetivos/avaliação)
A
organização dos conteúdos e do processo de
ensino (conteúdo/metodologia)
Formadores:
Juízes Federais Fernanda Duarte, Márcia Nunes e
Vladimir Vitovsky
|
2ª
Etapa – 20 horas/aula – orientação
individualizada – divisão em 3 grupos de até
14 alunos por Formador
Organização
do trabalho educativo a partir do Planejamento de Ensino
Formadores:
Juízes Federais Fernanda Duarte, Márcia Nunes e
Vladimir Vitovsky
|
Apresentação
do Módulo 2 - EAD
• Caracterização
do módulo: Tratamento da fundamentação
teórica indicada no módulo 1, orientada para a execução
da aula ou atividade educativa, tendo o planejamento de ensino -
realizado individualmente e voltado para a atividade real do
magistrado formador - como base para a organização do
desenvolvimento do curso.
• Objetivos
o Compreender
os fundamentos pedagógicos que orientam as diretrizes
pedagógicas da Enfam e suas condições de
aplicação em ações educativas;
o Organizar
o Planejamento de Ensino com vistas ao desenvolvimento de
competências, estruturando articuladamente os seus diferentes
elementos
o Utilizar
os fundamentos didático pedagógicos necessários
ao desenvolvimento de estratégias e procedimentos de ensino
por meio da utilização da metodologia ativa
o Desenvolver
procedimentos e instrumentos avaliativos adequados a processos de
aprendizagem voltados para o desenvolvimento de competências
o Utilizar
as tecnologias da informação e da comunicação
como suporte para o desenvolvimento mais eficiente de processos
educativos.
• Conteúdos
o Referenciais
que orientam a proposta educativa da Enfam e da Emarf: a construção
do conhecimento, o ensino para o desenvolvimento de competências
e a definição de estratégias com base no
desenvolvimento de metodologias ativas
o Organização
do trabalho educativo a partir do planejamento de ensino
Programação:
Ambientação:
4h/a
14/09
a 17/09/23
|
Ambientação:
Postagem com o nome, profissão, Unidade onde exerce a
atividade jurisdicional.
Resposta
aos questionários prévios: Expectativa com o curso e
Professor que mais marcou.
|
Etapa
1: 8h/a
18/09
a 24/09/23
|
Fundamentação
teórica: a construção do conhecimento, o
ensino para o desenvolvimento de competências e a definição
de estratégias de ensino com base no desenvolvimento de
metodologias ativas
|
Etapa2:
8h/a
25/09
a 1/10/23
|
O
processo de ensino: a intencionalidade, o acompanhamento e a
avaliação da proposta de aprendizagem
(objetivos/avaliação)
A
organização dos conteúdos e do processo de
aprendizagem (conteúdo/metodologia)
|
Etapa
3: 10h/a
2/10
a 8/10/23
|
Desenvolvimento
do Planejamento de Ensino (primeira versão do plano de
curso), devolutivas
Conclusão
dos trabalhos, devolutiva e avaliação (versão
definitiva dos planos de curso)
|
Etapa
4: 10h/a
09/10
a 15/10/23
|
|
Metodologia: A proposta
metodológica para o desenvolvimento do Curso abrangerá
a apresentação de vídeos, de exercícios,
postagens em Fóruns e comentários às mensagens
postadas, e envio de Atividades na modalidade de Tarefas.
A plataforma utilizada é a
Moodle.
O curso será iniciado no
dia 14 de setembro de 2023, quando será aberto o fórum
de ambientação para que o Tutor se apresente, forneça
informações gerais do curso e incentive os inscritos a
se apresentarem. Ademais, a ambientação ajudará
os participantes a se acostumarem à ferramenta.
As atividades propostas serão
permeadas por debates e acontecerão nos fóruns.
Abordagem pedagógica
privilegiará formas de discussão do tema das seguintes
maneiras:
a) Apresentação de
temas pelo tutor, seguida de debates que possibilitarão uma
atitude proativa dos participantes com as questões levantadas.
A cada dia será disponibilizada uma parte do material, além
de outros textos pertinentes, e será realizado um debate em
fórum sob a condução e orientação
do tutor.
b) Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos temas propostos, selecionados
pelo tutor/coordenador da atividade, com enfoque em questões
práticas a serem enfrentadas pelos juízes e promotores
no trabalho cotidiano, a fim de que tal reflexão se dê
da maneira mais proveitosa possível.
O fórum de debates será
realizado de forma assíncrona. O instrutor atuará com
equipamento móvel e dará suporte e monitoria nos fóruns
de forma simultânea à intervenção do
aluno.
Na segunda etapa, além das
postagens em Fóruns e comentários acerca das postagens
dos colegas, haverá a orientação individualizada
do plano de ensino, com divisão em grupos de até 14
alunos por formador.
A avaliação
formativa se dará ao longo da ação educacional
através do acompanhamento e observação dos
participantes por parte do tutor do curso, sendo sempre considerados,
além do conhecimento, articulação
teórico-prática, sequência lógica das
ideias e síntese, a assiduidade, a postura, o relacionamento
interpessoal e o interesse, em especial quando da participação
das atividades ativas dos cursistas (discussões/debates/estudos
sobre os casos indicados).
Formas de interação:
A interação será motivada pelo diálogo
e pela troca de experiências entre você, seus colegas e
seu tutor, e ocorrerá de forma assíncrona.
Atuação e
responsabilidades do aluno:
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
I. Acessar o curso regularmente;
II. Observar os avisos enviados
pela coordenação e pelo tutor;
III. Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Enviar as atividades dentro do
prazo estabelecido;
VI. Responder a avaliação
de reação.
Atuação do
tutor: O tutor, dentre outras atribuições, é
responsável pelo direcionamento e mediação dos
debates, pelo esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Avaliação de
Reação: buscando o constante aperfeiçoamento
das atividades educacionais promovidas por esta Escola, ao final do
curso os participantes responderão a um questionário em
que informarão seu grau de satisfação com os
temas do curso, a desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada
e a adequação do ambiente educacional como um todo.
Certificação:
exigir-se-á, para fins de certificação e
aproveitamento no curso, que os participantes frequentem 100% da
carga horária total ministrada, que será oferecida na
modalidade de ensino a distância, através da Plataforma
Moodle. Além disso, os participantes deverão obter
participação qualitativa nos debates e nas demais
atividades propostas, realizadas no decorrer do curso.
Avaliação do
cursista:
A avaliação de
aprendizagem consistirá de duas etapas:
a) participação,
com acompanhamento/observação dos participantes por
parte do docente/facilitador durante todo o curso, em especial quando
das postagens e comentários nos Fóruns (mínimo 1
postagem + 1 comentário), sendo sempre considerados, além
do conhecimento, a assiduidade nos acessos ao AVA, a pontualidade no
cumprimento do cronograma da Ead, a postura na Ead o relacionamento
interpessoal, o interesse e a participação dos
cursistas (Netiqueta);
b) trabalho escrito individual
contendo o planejamento de ensino de um curso.
Os coordenadores, em conjunto,
elaborarão relatório consolidando os dados das duas
etapas e indicando a aprovação ou não do
cursista, acompanhada da justificativa, conferindo-se o grau
Satisfatório, Satisfatório com Ressalvas e
Insatisfatório.
Tutores:
Fernanda Duarte Lopes Lucas da
Silva– Juíza Federal Titular da 3aVara Federal de
Execução Fiscal/RJ. Doutora (2003) e Mestre (1999) em
Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC/RJ. Graduada em
Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (1991)
e em Lingua Inglesa pela University of Cambridge (1990). Professora
Permanente do Programa de Pós-Graduação em
Direito da Universidade Estácio de Sá, atuando no
NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE DIREITO, CIDADANIA, PROCESSO E
DISCURSO. Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade
Federal Fluminense. Coordenadora do Laboratório Fluminense de
Estudos Processuais/LAFEP e pesquisadora do Instituto de Estudos
Comparativos em Administração de Conflitos
(NUPEAC/InEAC/PROPPI), participando dos Convênios CAPES/SPU
(Programas de Pós-Graduação argentinos) e
Pró-África do CNPq (Faculdade de Direito Agostinho
Neto/Angola), dos projetos PRONEX/CNPq/FAPERJ e do Edital
FAPERJ/Grupos Emergentes. Bolsista do Departamento de Estado
Norte-Americano (Programa International Visitors IV). Colaboradora do
ALR Int da Thomson Reuters. Global Ethics Fellow of the Carnegie
Council. Leciona as disciplinas Processo Civil, Jurisdição
Constitucional, Direito Constitucional e Constitucionalismo
Norte-americano. Tem interesse investigativo nas áreas
temáticas: relações entre Tribunal e Sociedade;
administração de conflitos, cultura jurídica,
jurisdição constitucional e democracia; formação
da decisão judicial e análise jurisprudencial;
gramática da decisão judicial; análise do
discurso jurídico, processo e práticas processuais,
princípios constitucionais e direitos humanos; igualdade
jurídica; estado democrático de direito e acesso à
justiça e ao direito e ao devido processo legal e
constitucionalismo norte-americano. Associada ao CONPEDI, ABCP e LSA.
Juíza Formadora. Membro da Comissão do CAE/EMARF,
Presidente da Comissão de Gestão da Administração
Judiciária.
Márcia Maria Nunes de
Barros- Juíza Federal, Presidente da Comissão de
propriedade intelectual. Mestre em Políticas Públicas,
Estratégias e Desenvolvimento – UFRJ. Juíza
Formadora. Coordenadora do Curso de Formação Inicial de
Magistrados 2013, Coordenador do Curso de Formação
Inicial de Magistrados 2015, Coordenadora do Curso de Formação
e Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento 2015/2017.
Vladimir Santos Vitovsky –
Juiz Federal Titular da 9aVara Federal de Execução
Fiscal/RJ, Pós-doutorando em Educação no
Programa de Pós-Graduação (ProPEd) da UERJ,
Doutor pelo Programa de Doutoramento “Direito, Justiça e
Cidadania no Século XXI, em Direito e Sociologia da
Universidade de Coimbra, membro da Comissão do CAE/EMARF,
Coordenador da Comissão de Gestão da Administração
Judiciária. Juiz Formador. Coordenador do Curso de Formação
Inicial de Magistrados 2012, Coordenador do Curso de Formação
Inicial de Magistrados 2015. Coordenador do Curso de Formação
e Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento 2015/2017.
Coordenador do Curso de Formação Inicial de Magistrados
2020/2021. Coordenador do Curso de Formação e
Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento 2021/2022.
Bibliografia:
Bordenave, Juan Diaz. Estratégias
de Ensino e Aprendizagem. Editora Vozes.
Gil, Antônio Carlos.
Didática do Ensino Superior. Editora Atlas.
Gil, Antônio Carlos.
Metodologia do Ensino Superior. Editora Atlas
Libâneo, José
Carlos. Editora Cortez.
Moreto, Vasco. Planejamento -
Planejando a Educação para o Desenvolvimento de
Competências. Editora Vozes.
Desembargador Federal Reis
Friede
Diretor-Geral da EMARF
Coordenador
Pedagógico da Ação Educacional
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 06/09/2023. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 1287503996015469073, em 05/09/2023 às 13:31:30.