PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2023/00047, DE 9 DE OUTUBRO DE
2023
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso
"Temas Contemporâneos em Propriedade Intelectual:
Inovação Farmacêutica e Saúde Pública",
a ser promovido pela Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região - EMARF, em parceria com o South Centre..
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições
e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução nº 106, de 6 de abril de
2010, o Conselho Nacional de Justiça, alterada pela Resolução
nº 426, de 8 de outubro de 2021, do Conselho Nacional de
Justiça;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Resolução ENFAM nº 8, de 11 de
outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios
de pontuação ou valoração de
aperfeiçoamento técnico para promoção
dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Portaria nº 22, de 15 de junho de 2022, da Escola
da Magistratura Regional Federal da 2ª Região, que dispõe
sobre o Aperfeiçoamento e Especialização dos
Magistrados da 2ª Região e regulamenta as ações
educacionais da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF) em consonância com as diretrizes da
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de
Magistrados (ENFAM).
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "Temas Contemporâneos
em Propriedade Intelectual: Inovação Farmacêutica
e Saúde Pública", a ser promovido pela Escola
da Magistratura Regional Federal da 2ª Região - EMARF, em
parceria com o South Centre, nos termos do documento
TRF2-PLC-2023/00017, que é parte integrante desta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos necessários e da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
REIS FRIEDE
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
TRF2-PLC-2023/00017
PROJETO
DE AÇÃO EDUCACIONAL
Curso: Temas
Contemporâneos em Propriedade Intelectual: Inovação
Farmacêutica e Saúde Pública
Informações
gerais:
Categoria/natureza da ação
educacional: Formação Continuada para fins de
promoção.
Escola/instituições
parceiras responsável pela realização da ação
educacional: Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região – EMARF e SOUTH CENTRE.
Coordenação:
Juíza Federal Márcia Maria Nunes de Barros
Período de inscrição:
02/10 a 20/10/2023.
Período de realização:
23/10/2023 a 04/11/2023.
Modalidade: Semipresencial
Carga horária: 40
horas/aula.
Frequência Mínima:
75%.
Público-alvo:
prioritariamente magistrados federais e estaduais, especialmente
aqueles que atuem na área de propriedade intelectual.
Considerando que tal área de atuação é
restrita no Poder Judiciário (em âmbito federal, no TRF
da 2ª Região, em que há especialização
de juízos em primeira e segunda instância, há
apenas 5 Varas Federais e 2 Turmas Especializadas na matéria,
abrangendo um total atualmente de 14 magistrados; no TRF da 1ª
Região, há especialização de 2 Varas
Federais; nos demais TRFs, não há especialização),
e a necessidade de capacitação do pessoal de apoio dos
respectivos gabinetes, será facultada a participação
de servidores que exerçam atividades de assessoria a
magistrados federais e estaduais com especialização na
matéria. Se houver vagas, e considerando o interesse no
dialógo interinstitucional sobre a matéria, também
será facultada a participação de membros do
Ministério Público, da advocacia pública e de
servidores públicos federais que lidem com propriedade
intelectual.
Número de vagas: 40.
Número de turmas: 1.
Local de realização:
Sala de aula da EMARF e Plataforma Moodle – EMARF.
Ementa:
PROPRIEDADE INTELECTUAL.
PATENTES. INOVAÇÃO FARMACÊUTICA. SAÚDE
PÚBLICA. CONHECIMENTOS TRADICIONAIS. DIREITOS AUTORAIS.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.
Justificativa:
Necessidade de contínua
atualização e aprimoramento dos magistrados e
magistradas nas causas relacionadas a patentes, face à
especificidade do tema da propriedade intelectual e sua constante
mudança, em especial no contexto da saúde pública,
com as inovações advindas do mundo pós pandemia
e das novas tecnologias relacionadas ao uso de inteligência
artificial.
Objetivo geral:
Proferir decisões e
sentenças mais precisas sobre diversas questões
relacionadas à propriedade intelectual, considerando o
contexto internacional do sistema e as novas tecnologias
Objetivos específicos:
1. Interrelacionar o sistema de
patentes brasileiro com o sistema internacional, com o estudo da
legislação e tratados pertinentes e da jurisprudência
sobre o assunto, com enfoque especial para a aplicação
do Acordo TRIPS – Acordo sobre Aspectos dos Direitos de
Propriedade Intelectual relacionados ao Comércio.
2. Empregar com propriedade os
conceitos e princípios-chave do sistema de patentes, em
especial no contexto farmacêutico.
3. Reconhecer instrumentos
internacionais relacionados ao sistema de patentes e a sua
interrelação com a concorrência.
4. Entender as discussões
internacionais sobre um tratado sobre as pandemias.
5. Verificar as relações
entre direitos autorais, acesso ao conhecimento e desenvolvimento.
6. Identificar os impactos de
possibilidades regulatórias da inteligência artificial
7. Aplicar os conceitos
adquiridos na análise de litígios diversos, em especial
sobre patentes, em diferentes jurisdições.
Conteúdo
programático/Avaliação para
Aprendizagem/Metodologia/Carga horária:
Aula
1: 23/10/2023 – Sala de aula da EMARF
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Ambientação
|
Ambientação
-Breve apresentação dos docentes e dos
cursistas
|
Integração
|
Apresentação
pessoal dos docentes e cursistas com breves considerações
sobre as expectativas para o curso
|
15min
|
Propriedade Intelectual e
Saúde Pública.
Flexibilidades do Acordo
TRIPS.
Critérios de
patenteabilidade de Patentes Farmacêuticas.
Casos paradigmáticos no
TRF2 e no STJ em PI e saúde pública.
|
Aulas expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
3h45
|
|
Estudo de caso 1: ADIN 5529 –
inconstitucionalidade do parágrafo único do art. 40
da LPI
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h
|
|
Estudo de caso 2: África
do Sul e Importação Paralela de Medicamentos
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h
|
|
Estudo de caso 3: Suprema
Corte dos Estados Unidos – Patenteabilidade de
Micro-organismos
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h
|
|
Estudo
de caso 4: Suprema
Corte dos Estados Unidos – Requisito de Divulgação
Suficiente em Patentes de Produtos Biológicos
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h
|
Aula
2: 24/10/2023 – Sala de aula da EMARF
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Diretrizes
de Exame de Patentes de Farmacêuticas.
Capacidade
de manufatura e inovação no Brasil.
Instrumentos
internacionais. Tratado sobre as pandemias. Licenças
compulsórias.
Concorrência,
mercado e propriedade intelectual.
|
Estudo
de caso 5: patentes farmacêuticas no Brasil, estudo do GTPI
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h
|
|
Estudo
de caso 6: Quênia - Diferença entre Medicamentos
Genéricos e Medicamentos Falsificados
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h
|
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
6h
|
Aula
3: 25/10/2023 – Sala de aula da EMARF
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Direitos
autorais e desenvolvimento. Acesso ao Conhecimento e
Direito à Pesquisa no Brasil e na América Latina.
Propriedade
Intelectual e Inteligência Artificial. Os debates sobre IA e
colonialismo de dados nas esferas multilaterais: qual a
perspectiva econômico-regulatória dos países
em desenvolvimento?
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
2h
|
|
Debates
e problematização
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
2h
|
De
26/10/2023 a 04/11/2023 – Plataforma Moodle
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Ambientação
|
Breve
apresentação dos docentes e dos cursistas
|
Integração
|
Apresentação
pessoal dos docentes e cursistas com breves considerações
sobre as expectativas para o curso
|
2h
|
Acordo
TRIPS e suas flexibilidades. Diretrizes de exame do
INPI. Diretrizes de exame na área farmacêutica. Testes
de patenteabilidade.
|
Exposição
do conteúdo
|
Leitura
e reflexão
|
Exposição
dos conteúdos pelo docente. Disponibilização
de material de leitura e apresentação de textos pelo
tutor sobre os temas. Leitura e reflexão pessoal sobre
os documentos disponibilizados
|
6
h/a
|
|
Debates
e problematização
|
Análise conjunta dos
participantes acerca dos materiais apresentados
|
Participação
nos fóruns de debate para análise e discussão
dos temas apresentados.
|
12
h/a
|
Avaliação
Conforme apresentado acima, a
avaliação formativa se dará ao longo da ação
educacional através do acompanhamento e observação
dos participantes por parte do docente/facilitador, sendo sempre
considerados, além do conhecimento, articulação
teórico-prática, sequência lógica das
ideias e síntese, a assiduidade, a pontualidade, a postura, o
relacionamento interpessoal, o interesse, em especial quando da
participação das atividades ativas dos cursistas
(discussões/debates/estudos sobre os casos indicados e grupos
de trabalhos), momento em que os discentes experimentarão a
aplicação prática das técnicas
apresentadas.
Formas de interação:
A proposta metodológica
para o desenvolvimento do Curso abrangerá a realização
de exposições dialogadas, integrando aprofundamento
teórico, reflexões, debates e estudos de casos.
As atividades propostas serão
permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o
conjunto dos participantes e atividades em grupos envolvendo
temáticas de maior interesse.
De forma geral, na exposição
dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas
contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e
desafios da magistratura e com participação ativa dos
alunos.
Haverá diversos estudos de
caso, com apresentação de decisões relevantes no
Brasil e no mundo, para discussão, avaliação das
percepções com base nos conceitos trazidos pelo curso e
troca de experiências sobre cada um dos temas.
Atuação e
responsabilidades do aluno durante o período presencial:
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
I. Participar das aulas
regularmente;
II. Observar os avisos enviados
pela coordenação e pelos docentes;
III. Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Participar das atividades
propostas;
VI. Responder às
avaliações de reação.
Atuação dos
tutores no período presencial:
Os docentes, dentre outras
atribuições, é responsável pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Formas de interação
durante as atividades em EaD:
A interação será
motivada pelo diálogo e pela troca de experiências entre
você, seus colegas e seu tutor, e ocorrerá de forma
assíncrona ou síncrona, sendo que a realização
de atividades síncronas ficará a critério do
tutor e de comum acordo com os alunos
Atuação e
responsabilidades do aluno durante as atividades em EaD:
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
I. Acessar o curso regularmente;
II. Observar os avisos enviados
pela coordenação e pelo tutor;
III. Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Enviar as atividades dentro do
prazo estabelecido;
VI. Responder a avaliação
de reação.
Atuação do tutor
durante as atividades em EaD:
O tutor, dentre outras
atribuições, é responsável pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Programação:
Aula
1 – 23 de outubro de 2023
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
09:00
– 09:15
09:15
– 10:00
10:00
– 12:00
12:00 –
13:00
|
Abertura
e apresentação dos participantes
Propriedade Intelectual e
Saúde Pública.
Flexibilidades do Acordo
TRIPS.
Critérios de
patenteabilidade de patentes farmacêuticas.
Casos
paradigmáticos no TRF2 e no STJ em PI e saúde
pública.
|
Dr.
Carlos Correa, South Centre
Dr.
Vitor Ido, South Centre
Dr.
Germán Velásquez, South Centre
Dr.
Carlos Correa, South Centre
Dra.
Márcia Maria Nunes de Barros
|
13:00-14:00
|
INTERVALO
PARA ALMOÇO
|
14:00
– 15:00
15:00
– 16:00
16:00
– 17:00
17:00
– 18:00
|
Caso
Global 1: Brasil e o equilíbrio entre o público e o
privado na propriedade intelectual
ADIN
5529: Inconstitucionalidade do parágrafo único do
art. 40 da Lei de Propriedade Industrial
Caso
Global 2: África do Sul e importação
paralela de medicamentos
Associação
de Produtores de Fármacos da África do Sul e 39
multinacionais v. União da África do Sul
(1998-2001)
Caso
Global 3: Suprema Corte dos EUA – Patenteabilidade de
microorganismos
Association
for Molecular Pathology et al. v. Myriad Genetics, Inc et al.,
569 U.S. 12-398 (13/06/2013)
Caso
Global 4 Suprema Corte dos Estados Unidos – Requisito de
Divulgação Suficiente em Patentes de Produtos
Biológicos
Amgen
Inc. et al v. Sanofit et al. (18 de maio de 2023)
|
Dr.
Vitor Ido
Dra.
Márcia Maria Nunes de Barros
Prof.
Caroline Ncube, Universidade de Cape Town
Dra.
Caroline Somesom Tauk
Prof.
Pedro Marcos Barbosa, PUC-RJ
Dra.
Caroline Somesom Tauk
Dra.
Márcia Maria Nunes de Barros
Dra.
Caroline Somesom Tauk
|
Aula
2 - 24 de outubro de 2023
|
Horário
|
Atividade
|
Docente
|
09:00
– 10:00
10:00
– 11:00
11:00
– 12:00
12:00
– 13:00
|
Estudo
de Caso - Análise
de Pedidos de Patentes
Selecionadas
no Brasil
Caso
Global 5 – Quênia: diferença entre
medicamentos genéricos e medicamentos falsificados
Patrícia
Asero Ochieng v. Kenya (2013)
Capacidade
de Manufatura e Inovação no Brasil:
Desenvolvimento
de mRNA na Fiocruz
Discussões
Internacionais em direção a um tratado sobre as
pandemias
|
Dra.
Gabriela Costa Chaves, Consultora Independente
Dr.
Celso Araújo Santos
Dra.
Caroline Somesom Tauk
Dr.
Sotiris Missailidis, Biomanguinhos, Fiocruz
Dr.
Celso Araújo Santos
Dra.
Claudia Inês Chamas, Fiocruz
Dra.
Caroline Somesom Tauk
|
13:00-14:00
|
INTERVALO
PARA ALMOÇO
|
14:00
– 15:00
|
Licenças
Compulsórias
A
Nova Lei Brasileira de Licenças Compulsórias
|
Dra.
Caroline Somesom Tauk
|
15:00
– 16:00
|
Concorrência,
Mercado e Propriedade Intelectual
|
Dr.
Ricardo Medeiros de Castro, CADE
Dr.
Celso Araújo Santos
Dr.
Vitor Ido
Prof.
Dr. Marcos Vinicio Chein Feres, UFJF
|
Aula
3 - 25 de outubro de 2023
|
Horário
|
Atividade
|
Docente
|
09:00
– 10:00
|
Direitos
Autorais e Desenvolvimento
|
Prof.
Dr. Carlos Correa
Dra.
Laura Bastos Carvalho
|
10:00
– 11:00
11:00
– 12:00
12:00 –
13:00
|
Acesso
ao conhecimento e direito à pesquisa no Brasil e na
América Latina
Propriedade
Intelectual e Inteligência Artificial
Os debates
sobre IA e colonialismo nas esferas multilaterais: qual a
perspectiva econômico-regulatória dos países
em desenvolvimento?
|
Prof.
Dr. Allan Rocha, UFRJ e UFRRJ
Prof.
Dra. Mariana Valente, Uni. De St. Gallen, Suíça
Dra.
Caroline Somesom Tauk
Dr.
Vitor Henrique Ido
Dra.
Laura Bastos Carvalho
|
Moodle
– 26 de outubro a 4 de novembro de 2023
Tutor:
Dr. Celso Araújo Santos
|
Carga
Horária
|
Atividade
|
|
1h/aula
|
Apresentação
dos alunos, do tutor e informações iniciais
|
Dr.
Celso Araújo Santos
|
4h/aula
5h/aula
5h/aula
5h/aula
|
Acordo
TRIPS e suas flexibilidades.
Diretrizes
de exame do INPI.
Diretrizes
de exame na área farmacêutica.
Testes de
patenteabilidade.
|
|
Avaliação de
Reação:
Buscando o constante
aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por
esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a
um questionário em que informarão seu grau de
satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos
docentes, a metodologia empregada e a adequação do
ambiente educacional como um todo.
Certificação:
Exigir-se-á, para fins de
certificação e aproveitamento no curso, que os
participantes frequentem 75% da carga horária total
ministrada, que será oferecida na modalidade semipresencial.
Além disso, os participantes deverão obter participação
qualitativa nos debates e nas demais atividades propostas, realizadas
no decorrer do curso.
Docentes:
De
um total de 16 formadores, 4 são Juízas e Juízes
Federais, todos com certificação no Curso de Formação
de Formadores Nível 1 completo, além de grande
experiência em propriedade intelectual, em razão da
atuação, por muitos anos, nas Varas Federais
Especializadas do Rio de Janeiro.
Em
atendimento aos termos do § 1º do art. 10 da Resolução
n.º 02/2018 da ENFAM, ressaltamos que:
os
demais formadores possuem notório saber e experiência
em diversos segmentos da propriedade intelectual, com titulação
mínima de doutorado;
a
seleção dos especialistas se justifica pela
especialização dos temas tratados, tendo cada um deles
notória e reconhecida expertise dentro de suas respectivas
áreas de atuação, conforme se pode observar dos
currículos apresentados;
estão
indicados os respectivos currículo lattes (CNPq), salvo no
caso das pessoas estrangeiras, que não possuem cadastro na
plataforma lattes do CNPq;
todos
os especialistas participaram de reunião prévia de
alinhamento às normas e diretrizes da Enfam, conduzida pela
Coordenadora do curso (com curso de Formação de
Formadores N2), cuja ata de reunião está devidamente
assinada pela Coordenadora e pelos participantes, na seguinte ordem:
1 - Allan Rocha de Souza; 2 - Carlos Correa; 3 – Caroline
Ncube; 4 - Carolinne Scopel; 5 - Claudia Chamas; 6 - Gabriela Costa
Chaves; 7 - Germán Velásquez; 8 – Marcos Vinicio
Chein Feres; 9 - Pedro Marcos Nunes Barbosa; 10 - Ricardo Medeiros
de Castro; 11 – Sotiris Missailidis; 12 – Vitor Henrique
Pinto Ido; 13 - Mariana Valente.
Coordenadora:
MÁRCIA MARIA NUNES DE
BARROS - Juíza Federal titular da 13ª Vara Federal do
Rio de Janeiro, especializada em matéria previdenciária
e propriedade intelectual, desde 2001; Mestre em Políticas
Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de
Economia da UFRJ, em parceria com a FIOCRUZ; Coordenadora da Comissão
de Propriedade Intelectual da EMARF - Escola da Magistratura do
Tribunal Regional Federal da 2ª Região; Formadora da
ENFAM - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento
de Magistrados nas áreas de propriedade intelectual e Direito
Digital. CPF 421.XXX.87X-9X. Email: marcianunes@jfrj.jus.br
Possui
certificação no Curso de Formação de
Formadores Nível 2 completo e Tutoria.
Docentes:
1. ALLAN ROCHA DE SOUZA -
Professor, Pesquisador, Advogado e Consultor Jurídico em
direitos autorais e suas interfaces. Atualmente pesquisa os sistemas
e novas formas de apropriação dos bens intangíveis,
especialmente aqueles relacionados ao conhecimento, informação
e cultura, em particular no que tange à inovação
e aos desafios tecnológicos, como mineração de
textos e dados e inteligência artificial. Professor e
pesquisador no curso de Direito no Instituto Três Rios na
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR-UFRRJ); no Programa
de Pós-Graduação (stricto sensu) em Políticas
Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED), no
Instituto de Economia, UFRJ; no curso de pós-graduação
lato sensu em Propriedade Intelectual da PUC-RJ. Pesquisador e
consultor em Direitos Autorais da Fundação Oswaldo Cruz
(Fiocruz). Diretor Científico do Instituto Brasileiro de
Direitos Autorais (IBDAutoral). Pesquisador e Vice-Coordenador do
Instituto Nacional de Tecnologia (INCT) "Proprietas"
(PPGH-UFF). Pós Doutorado em Direito Comparado na Faculty of
Law, Oxford University. Doutor em Direito Civil pela UERJ.
Experiência de Consultoria em Organizações
Internacionais (UNESCO, OMPI), Administração Pública
e Empresas Privadas. CPF ou passaporte: 004XXXX9726. E-mail:
allanrsouza@gmail.com CURRÍCULO LATTES: CV:
http://lattes.cnpq.br/5178459691896082
2. CARLOS CORREA - Diretor
Executivo do South Centre. O Dr. Correa é um especialista de
renome no domínio dos direitos de propriedade intelectual e da
saúde pública, prestando aconselhamento a diversos
governos e agências internacionais. O Professor Correa é
advogado e economista pela Universidade de Buenos Aires e tem um
doutorado em Direito pela Universidade de Buenos Aires. CPF ou
passaporte: AAI4XXX20, Argentina. E-mail: diretor@southcentre.int
PESSOA ESTRANGEIRA, NÃO POSSUI CURRÍCULO LATTES
3. CAROLINE SOMESOM TAUK - Juíza
Federal desde 2012. É Mestre em Direito Público pela
UERJ e Visiting Scholar em Columbia Law School. É membro da
Comissão de Direito da Propriedade Industrial e Intelectual e
Direito Econômico da Escola da Magistratura Federal da 2a
Região - EMARF. Ex-Promotora de Justiça do MPRJ e
ex-Advogada da União (AGU). Atualmente juíza auxiliar
de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Possui certificação
no Curso de Formação de Formadores Nível 1
completo. POSSUI CERTIFICAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO
DE FORMADORES
4. CAROLINE NCUBE - Professora da
Universidade de Cape Town. Bacharelado em Direito (Universidade do
Zimbábue), 1999. LLB (U Mestrado em Direito (Universidade de
Cambridge), 2000. Doutorado (Universidade de Cape Town), 2011.
Admitida como praticante legal do Tribunal Superior do Zimbábue,
1999. Autora de diversas publicações na área de
propriedade intelectual. CPF ou passaporte: FN35XXX0, Zimbabwe.
E-mail: caroline.ncube@uct.ac.za PESSOA ESTRANGEIRA, NÃO
POSSUI CURRÍCULO LATTES
5. CELSO ARAÚJO SANTOS -
Juiz Federal no Rio de Janeiro, com experiência em processos
envolvendo propriedade intelectual, direito previdenciário e
direito tributário. Antes disso, Defensor Público no
Estado de São Paulo, além de uma breve passagem pelo
Ministério Público Federal como analista processual.
Também atuou como advogado em São Paulo, com atuação
na áreas tributária e da propriedade intelectual.
Possui certificação no Curso de Formação
de Formadores Nível 1 Módulo 1 e Tutoria. POSSUI
CERTIFICAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE
FORMADORES
6. CLAUDIA INÊS CHAMAS -
Pesquisadora do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde
(CDTS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério
da Saúde. Desde 2007, é professora do quadro permanente
do Programa de Mestrado e Doutorado em Políticas Públicas,
Estratégias e Desenvolvimento, do Instituto de Economia da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Nesse Programa,
leciona a disciplina "Propriedade Intelectual em Saúde".
Assessorou o Ministério da Saúde em questões de
propriedade intelectual e acesso (2009-2011). Foi eleita
vice-presidente do "Consultative Expert Working Group on
Research and Development: Financing and Coordination" da
Organização Mundial de Saúde (2011-2012). Possui
graduação em Engenharia Química pela UFRJ (1990)
e é doutora em Engenharia de Produção pela UFRJ
(2001). Efetuou trabalho de pesquisa (2000) e pós-doutorado
(2002) no Max-Planck-Institut für Geistiges Eigentum,
Wettbewerbs- und Steuerrecht. Realiza atividades de pesquisa, ensino
(pós-graduação stricto sensu) e assessoria
técnica em propriedade intelectual, com ênfase para os
seguintes campos: inovação, saúde pública
e propriedade intelectual; padrões de apropriação
em fármacos e biotecnologia; e aspectos internacionais da
propriedade intelectual. CPF ou passaporte: 01XXXX-31. E-mail:
claudia.chamas@fiocruz.br CURRÍCULO LATTES: http:// lattes.
cnpq.br /4287647692016596
7. GABRIELA COSTA CHAVES -
Graduação em Farmácia pela Universidade Federal
do Rio de Janeiro (2002) e mestrado e doutorado em Saúde
Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2005 e
2015). Desde janeiro de 2013, integrou como pesquisadora a equipe do
Núcleo de Assistência Farmacêutica da
ENSP/Fiocruz. Foi assistente de pesquisa no Núcleo de
Assistência Farmacêutica na ENSP/Fiocruz de 2002 a 2006.
Trabalhou na Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais e na
Unidade Médica de Médicos Sem Fronteiras no Brasil
(2006-2011) e na Associação Brasileira Interdisciplinar
de Aids (2006-2008), com atuação no Grupo de Trabalho
sobre Propriedade Intelectual da Rede Brasileira pela Integração
dos Povos (GTPI/Rebrip). Foi coordenadora de acesso na Iniciativa
Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) na América
Latina (2012). Tem experiência na área de farmácia,
com ênfase em saúde pública, atuando
principalmente nos temas de direitos de propriedade intelectual,
acesso a medicamentos e doenças negligenciadas. É
estudiosa do tema de políticas industriais para o setor
farmacêutico no Brasil. CPF ou passaporte: 080XXX007-85.
E-mail: gabicostachaves@gmail.com CURRÍCULO LATTES:
http://lattes.cnpq.br/1354371787874708
8. GERMÁN VELAZQUEZ -
Assessor Especial sobre Saúde do South Centre. Anteriormente,
o Dr. Velásquez foi Diretor da Secretaria de Saúde
Pública, Inovação e Propriedade Intelectual da
Organização Mundial da Saúde (OMS) até
2010. O Dr. Velásquez tem mestrado em Economia e doutorado em
Economia da Saúde pela Universidade de Sorbonne, Paris. CPF ou
passaporte: 21FXXX538, França. E-mail:
velazquez@southcentre.int PESSOA ESTRANGEIRA, NÃO POSSUI
CURRÍCULO LATTES
9. LAURA BASTOS CARVALHO - Mestre
em Direito Internacional pela Uerj (2016) e especialista em Direito
Global da Saúde (Global Health Law LL.M) pela Universidade de
Georgetown (2013). Juíza Federal Substituta na Seção
Judiciária do Rio de Janeiro, Possui certificação
no Curso de Formação de Formadores Nível 1
completo POSSUI CERTIFICAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO
DE FORMADORES
10. MÁRCIA MARIA NUNES DE
BARROS - Juíza Federal titular da 13ª Vara Federal do Rio
de Janeiro, especializada em matéria previdenciária e
propriedade intelectual, desde 2001; Mestre em Políticas
Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de
Economia da UFRJ, em parceria com a FIOCRUZ; Coordenadora da Comissão
de Propriedade Intelectual da EMARF - Escola da Magistratura do
Tribunal Regional Federal da 2ª Região; Formadora da
ENFAM - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento
de Magistrados nas áreas de propriedade intelectual e Direito
Digital. CPF 421.XXX.87X-91. Email: marcianunes@jfrj.jus.br. Possui
certificação no Curso de Formação de
Formadores Nível 2 completo e Tutoria. POSSUI CERTIFICAÇÃO
NO CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES
11. MARCOS VINICIO CHEIN FERES –
CPF 885.XXX.92X-20, EMAIL: mvchein@gmail.com - Atualmente é
Professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, Professor
do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação
Estrito Senso em Direito e Inovação da Faculdade de
Direito da UFJF, Bolsista de Produtividade do CNPq e Professor
Visitante do Programa em Pós-Graduação em
Direito da UERJ. Além disso, integra a Diretoria Executiva da
Rede de Estudos Empíricos em Direito, tendo atuado
anteriormente como Editor da Revista de Estudos Empíricos em
Direito. Desempenhou a função de Diretor da Faculdade
de Direito da UFJF (2006-2014). Desempenhou a função de
Vice-Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (2014-2016),
assumindo o exercício da Reitoria de novembro de 2015 a abril
de 2016. Possui graduação em Direito pela Universidade
Federal de Juiz de Fora (1994), mestrado em Direito pela Universidade
Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Direito pela
Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Compõe, como
participante, a Collaborative Research Network (047) da Law and
Society Association, sobre "economic and social rights".
Possui projetos na área de Propriedade Intelectual e Teoria do
Direito Aplicada financiados pela FAPEMIG e pelo CNPq. Tem
experiência na área de Direito, com ênfase em
pesquisa empírica em direito aplicada ao Direito Econômico,
atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Empírica
em Direito, Argumentação, Direito e Inovações
Tecnológicas, Direito Econômico, Direito de Propriedade
Intelectual (Marcas, Patentes e Inovação e
Transferência de Tecnologia) e Metodologia da Pesquisa e do
Ensino Jurídico. CURRÍCULO LATTES: http: // lattes
.cnpq.br /0515333 775813047
12. MARIANA VALENTE - Professora
assistente com tenure track em direito, na Universität St.
Gallen, na Suíça. Diretora associada do InternetLab,
centro de pesquisa independente na área de direito e
tecnologia com sede em São Paulo. É também
pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do Centro
Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Doutora e
mestre em Sociologia Jurídica pela Faculdade de Direito da
Universidade de São Paulo (FDUSP), onde também cursou a
graduação em Direito. Professora no Insper, onde
coordena a Certificação em Direito e Tecnologia.
Lecionou no Insper e na FGV/RJ, e tem experiência na área
de Direito, com ênfase em sociologia jurídica, direito
autoral e acesso à cultura e ao conhecimento, e Internet e
desigualdades / diversidades, com ênfase em questões de
gênero. CPF ou passaporte: 3369XXX8805. E-mail:
mariana.valente@unisg.ch CURRÍCULO LATTES: http: //
lattes.cnpq.br /1349409405306350
13. PEDRO MARCOS NUNES BARBOSA -
Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo
(2016), instituição na qual realizou seu Estágio
Pós-Doutorado em Direito Civil (2021). Mestre em Direito Civil
pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Especialista em
Direito da Propriedade Intelectual pela PUC-RIO (2007). Professor de
Direito Civil, Direito Comercial e Direito da Propriedade Intelectual
nos cursos de graduação e pós-graduação
em Direito da PUC-Rio (desde 2008). Membro da Comissão de
Direitos Autorais da OAB/RJ, da Comissão de Direitos Autorais
e Propriedade Industrial do IAB. Perito Judicial de Propriedade
Intelectual. Sócio de Denis Borges Barbosa Advogados. CPF ou
passaporte: 10082421790. E-mail: pedromarcos@nbb.com.br /
pedromarcos@puc-rio.br CURRÍCULO LATTES: http: // lattes.cnpq.
br/ 9042632102791693
14. RICARDO MEDEIROS DE CASTRO -
Economista-Chefe Adjunto do CADE. Doutor em Direito pela UNB (2018).
Mestre em Relações Internacionais pela UFRGS(2006) e
bacharel em Direito pela UFRGS (2003) . Atualmente é
Especialista em Políticas Públicas e Gestão
Governamental, lotado no CADE, desde 2006. Tem experiência na
área de Direito Concorrencial e Regulação. CPF:
9XX.1XX.030-91. E-mail: ricardo.castro@cade.gov.br CURRÍCULO
LATTES: http:// lattes.cnpq.br/6423597114656777
15. SOTIRIS MISSAILIDIS - Possui
graduação em Biologia pela The American University of
Athens (1991), mestrado em Química pela University of York
(1993) e doutorado em Química pela University of York (1997).
Pós-doutorado em Cambridge e Nottingham nas áreas de
Ciências Farmacêuticas e Biologia Molecular,
respectivamente, e experiência anterior como professor na The
Open University do RU e professor visitante das Universidades de
Lisboa, Paris e Patras, bem como fundador e Diretor da Euzoia Limited
no RU. Premiado pela Sociedade Europeia Contra Cancer (EACR) chegou
no Brasil em 2011 como pesquisador visitante do Universidade Federal
do Rio de Janeiro e subsequentemente atuou como Pesquisador Visitante
Sênior no Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses da
FIOCRUZ, e Professor Visitante Sênior do Instituto de Biofísica
Carlos Chagas Filho do Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Atualmente é Especialista e Vice-Diretor de Desenvolvimento
Tecnológico de Bio-Manguinhos na FIOCRUZ. Tem experiência
na área de Bioquímica, Biofísica e Química
Bio-inorgânica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando
principalmente nos seguintes temas: aptâmeros, G-quadruplexes,
inflamação e câncer e desenvolvimento de novos
diagnósticos e terapêuticos a base de ácidos
nucleicos e vacinas sintéticas. CPF ou passaporte:
700.XXX.0XX-01. E-mail: sotiris.missailidis@bio.fiocruz.br CURRÍCULO
LATTES: http:// lattes. cnpq.br /5045543243236389
16. VITOR HENRIQUE PINTO IDO -
Doutor (2021) e Mestre (2017) em Direito pela Faculdade de Direito do
Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo -
FDUSP. Graduado em Direito pela mesma instituição
(2014). Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de
Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São
Paulo (FFLCH/USP) (2017). Atualmente é pesquisador da
organização intergovernamental South Centre (Genebra),
no programa de Saúde, Propriedade Intelectual e
Biodiversidade. Experiência na área de direito,
especialmente nos seguintes temas: propriedade intelectual (patentes
farmacêuticas, China contemporânea, conhecimentos
tradicionais); direito econômico e empresarial; direito e novas
tecnologias; teoria do desenvolvimento e subdesenvolvimento;
interface entre direito e antropologia. CPF ou passaporte:
367.XXX.2XX.08. E-mail: vitor.ido@gmail.com / ido@southcentre.int
CURRÍCULO LATTES: http:// lattes. cnpq.br /5090111254 629119
Bibliografia, bibliografia
complementar e acesso à bibliografia:
• SOUZA, Renee do Ó
(Organizador), Lei Anticrime: Comentários à Lei
13.964/2019, 1ª Ed. - Editora D'Plácido, 2020.
• CUNHA, Rogério
Sanches, Lei 13.964/2019 – Comentários às
alterações no CP, CPP e LEP, 1ª Ed. - Editora
Juspodivm, 2020.
• Código de Processo
Penal. Disponível em http: //www.
planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto- Lei/ Del3689.htm
• TÁVORA, Nestor.
Curso de Direito Processual Penal, 11ª Ed - Juspodivm, 2016.
• CAPEZ, Fernando. Curso de
Processo Penal – 22ª Ed. – São Paulo:
Saraiva, 2015.
• BATISTI, Leonir. Curso de
Direito Processual Penal. Vol. II - Atualizada de Acordo com a Lei
12.403/2011. 4 ed. Juruá, 2012.
Bibliografia, bibliografia
complementar e acesso à bibliografia:
CARNEIRO
DA CUNHA, Manuela. Cultura com Aspas. São Paulo: Cosac Naify,
2009.
CORREA, Carlos; HILTY, Reto.
Access to Medicines and Vaccines: Implementing Flexibilities under
International Intellectual Property Law, South Centre and Max Planck
Institute for Innovation and Competition. Munich: Springer, 2021.
Disponível em: https:// link.springer.com/contente
/pdf/10.1007 /978-3-030-83114-1.pdf
CORREA, Carlos. Guide for the
Examination of Patent Applications Relating to Pharmaceuticals:
Examining Patents from a Public Health Perspective. United Nations
Development Programme (UNDP), 2016.
IDO, Vitor
H. P. Conhecimentos Tradicionais na Economia Global. Master’s
Dissertation, Faculty of Law, University of São Paulo, 2017.
IDO, Vitor Henrique Pinto.
Designing Pro-Health Competition Policies in Developing Countries.
South Centre Research Paper 125, December 2020
MOREIRA,
Eliane. O Reconhecimento dos Direitos Intelectuais Coletivos e a
Proteção dos Conhecimentos Tradicionais. In: KLEBA;
KISHI, 2009.
MOREIRA, Eliane. Os Conhecimentos
Tradicionais como Direitos Humanos Culturais, Palestra no I Congresso
de Direito, Biotecnologia e Sociedades Tradicionais, 25 de março
de 2014, UNISINOS.
SALOMÃO
FILHO, Calixto. Teoria Crítico-Estruturalista do Direito
Comercial. São Paulo: Marcial Pons, 2015.
SALOMÃO
FILHO, Calixto; IDO, Vitor Henrique Pinto. Courts and
Pharmaceutical Patents: From Formal Positivism to the Emergence of
Global Law. In: CORREA, Carlos; HILTY, Reto. Access to Medicines and
Vaccines: Implementing Flexibilities under International Intellectual
Property Law. Munich: Springer, forthcoming in 2021.
SHADLEN, Kenneth. Coalitions and
Compliance: The Political Economy of Pharmaceutical Patents in Latin
America. Oxford: Oxford University Press, 2017.
SOUTH CENTRE, A Public Health
Approach to Intellectual Property Rights: Public Health Related
Flexibilities in the
TRIPS Agreement. Available at:
https://ipaccessmeds.southcentre.int/wp-content/uploads/2018/12/Public-Health-
RelatedFlexibilities-in-the-TRIPS-Agreement.pdf
THAMBISETTY , Siva; McMAHON,
Aisling; McDONAGH, Luke; KANG, Hyo Y oon; DUTFIELD, Graham. The TRIPS
Intellectual Property Waiver Proposal: Creating the Right Incentives
in Patent Law and Politics to end the COVID-19 Pandemic. LSE Legal
Studies
VANNI, Amaka. Patent Games in the
Global South: Pharmaceutical Patent Law-Making in Brazil, India and
Nigeria. Oxford, UK: Hart Publishing, 2020.
VALENTE,
Mariana Giorgetti. A Construção do Direito Autoral no
Brasil: Cultura e Indústria em Debate Legislativo. São
Paulo: Letramento, 2019.
VELÁSQUEZ,
Germán. Access to Medicines and Intellectual Property:
The Role of the World Health Organization. Research Paper 47, South
Centre: Geneva, May 2013.
VIEIRA, Marcela.; MOON, Suerie.
Research Synthesis: Public Funding of Pharmaceutical R&D.
Graduate Institute – Global Health Centre, 2019. Available at:
https:// www.knowledgeportalia. org/public-funding-of-r-d
Reis Friede
Diretor-Geral da EMARF
Juíza Federal Márcia
Maria Nunes de Barros
Coordenadora Pedagógica da
Ação Educacional
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 13/11/2023. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 1287503996015469073, em 10/11/2023 às 13:20:40.