PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-0023/00048, DE 11 DE
OUTUBRO DE 2023
Dispõe sobre a aprovação do Plano do Curso
"Curso de Atualização em Propriedade Intelectual",
a ser promovido pela Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região - EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições
e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução nº 106, de 6 de abril de
2010, o Conselho Nacional de Justiça, alterada pela Resolução
nº 426, de 8 de outubro de 2021, do Conselho Nacional de
Justiça;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Resolução ENFAM nº 8, de 11 de
outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios
de pontuação ou valoração de
aperfeiçoamento técnico para promoção
dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Portaria nº 22, de 15 de junho de 2022, da Escola
da Magistratura Regional Federal da 2ª Região, que dispõe
sobre o Aperfeiçoamento e Especialização dos
Magistrados da 2ª Região e regulamenta as ações
educacionais da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF) em consonância com as diretrizes da
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de
Magistrados (ENFAM).
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano do Curso "Curso de Atualização
em Propriedade Intelectual", a ser promovido pela Escola da
Magistratura Regional Federal da 2ª Região - EMARF, nos
termos do documento TRF2-PLC-2023/00018, que é parte
integrante desta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos necessários e da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
REIS FRIEDE
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
TRF2-PLC-2023/00018
PROJETO
DE AÇÃO EDUCACIONAL
Curso de Atualização
em Propriedade Intelectual
Categoria/natureza da
ação educacional: Formação
Continuada para fins de promoção.
Escola/instituições
parceiras responsável pela realização
da ação educacional: Escola da Magistratura
Regional Federal da 2ª Região – EMARF.
Coordenação:
Juíza Federal Márcia Maria Nunes de Barros.
Período de
inscrição: 09/10/2023 a 03/11/2023.
Período de
realização: 16/11/2023 a 08/12/2023.
Modalidade: remota híbrida
(aulas síncronas realizadas de forma telepresencial no Zoom e
parte assíncrona pelo Moodle).
Carga horária:
40 horas/aula.
Frequência Mínima:
75%.
Público-alvo:
prioritariamente magistrados federais e estaduais, especialmente
aqueles que atuem na área de propriedade intelectual.
Considerando que tal área de atuação é
restrita no Poder Judiciário (em âmbito federal, no TRF
da 2ª Região, em que há especialização
de juízos em primeira e segunda instância, há
apenas 5 Varas Federais e 2 Turmas Especializadas na matéria,
abrangendo um total atualmente de 14 magistrados; no TRF da 1ª
Região, há especialização de 2 Varas
Federais; nos demais TRFs, não há especialização),
e a necessidade de capacitação do pessoal de apoio dos
respectivos gabinetes, será facultada a participação
de servidores que exerçam atividades de assessoria a
magistrados federais e estaduais com especialização na
matéria. Se houver vagas, e considerando o interesse no
diálogo interinstitucional sobre a matéria, também
será facultada a participação de membros do
Ministério Público, da advocacia pública e de
servidores públicos federais que lidem com propriedade
intelectual.
Número de
vagas: 40.
Número de
turmas: 1.
Local de realização:
Plataforma Zoom e Plataforma Moodle da EMARF.
Ementa: PROPRIEDADE
INTELECTUAL. MARCAS. DESENHOS INDUSTRIAIS. DIREITOS AUTORAIS.
Justificativa: Recentes
alterações na composição das Turmas
Especializadas do Tribunal Regional Federal e na titularidade das
Varas Federais do Rio de Janeiro especializadas na matéria de
propriedade intelectual impõem a necessidade de capacitação
e atualização dos magistrados e magistradas nas causas
relacionadas a propriedade intelectual.
Objetivo geral: proferir
decisões e sentenças mais precisas sobre diversas
questões relacionadas à propriedade intelectual,
considerando a legislação pertinente e as novas
diretrizes de exame do INPI – Instituto Nacional da Propriedade
Industrial.
Objetivos específicos:
Conhecer a legislação
aplicável e as Resoluções do INPI em matéria
de marcas, desenhos industriais e direitos autorais.
Identificar as hipóteses
legais de maior incidência nas ações judiciais
envolvendo propriedade intelectual.
Empregar com propriedade os
conceitos e princípios-chave dos sistemas de marcas, desenhos
industriais e direitos autorais.
Aplicar os
conceitos adquiridos na análise de litígios relativos
a marcas, desenhos industriais e direitos autorais.
Conteúdo
programático/Avaliação para
Aprendizagem/Metodologia/Carga horária:
Aula 1:
16/11/2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
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Metodologia
|
Carga
horária
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Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
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|
Introdução
ao Sistema de Marcas. Conceito. Tipos de Marcas.
Legitimidade. Requisitos. Etapas do Exame Substantivo.
Competência Justiça Federal x Justiça
Estadual.
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Aula
expositiva dialogada
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes
|
1h
|
|
Estudo
de Caso 1: Tema
950: marcas NATURA HORUS e NATURA ERVA DOCE x JEQUITI ORO e
JEQUITI ERVA DOCE
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Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h
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Marcas: questões
processuais. Prazos processuais diferenciados. Posição
processual do INPI. Litisconsórcio dinâmico.
Portaria 285. Prova documental. Pesquisas de opinião.
Prova pericial.
|
Aula
expositiva dialogada
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes
|
1h
|
|
Estudo
de Caso 2:
Litisconsórcio dinâmico e migração
interpolar. RECURSO ESPECIAL Nº 1.817.109 - RJ.
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h
|
Aula 2: 17/11/2023
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Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Marcas
– sistema atributivo. Exceção: direito de
precedência. Princípio da Territorialidade.
Princípio da Independência das Marcas. Prioridade.
Exceções ao Princípio da Territorialidade:
a) Notoriedade (CUP, art. 6 bis); b) princípio telle
quelle (CUP, art. 6 quinquies A); c) regra de que o representante
de um titular estrangeiro não pode adquirir-lhe a
propriedade (CUP, art. 6 septies)
|
Aula
expositiva dialogada
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes
|
1h
|
|
Estudo
de Caso 3: Direito
de Precedência. Possibilidade de arguição em
sede judicial. REsp 1.464.975-PR
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h
|
Marcas
– disponibilidade: Designação ou sigla de
entidade ou órgão público (LPI, art. 124,
IV). Elemento característico ou diferenciador de título
de estabelecimento (LPI, art. 124, V). Indicação
geográfica (LPI, art. 124, IX). Marca coletiva ou de
certificação extinta há menos de 5 anos
(LPI, art. 124, XII). Nome, prêmio ou símbolo de
eventos oficiais ou oficialmente reconhecidos (LPI, art. 124,
XIII). Nome civil, patronímico e imagem de terceiros (LPI,
art. 124, XV)
Pseudônimo
ou nome artístico (LPI, art. 124, XVI). Obras protegidas
por direito de autor (LPI, art. 124, XVII). Marca de terceiro
registrada (LPI, art. 124, XIX). Dualidade de marcas (LPI, art.
124, XX). Desenho industrial de terceiro (LPI, art. 124, XXII).
Marca de terceiro que o requerente não poderia deixar de
desconhecer (LPI, art. 124, XXIII)
|
Aula
expositiva dialogada
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes
|
1h
|
|
Estudo
de Caso 4: Caso
DECOLAR. REsp 773126
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h
|
Aula 3: 13 de março
de 2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Marcas
– distintividade: Graus de distintividade: a) sinais
não distintivos; b) sugestivos/evocativos; c) arbitrários;
d) fantasiosos. Sinais de caráter genérico,
necessário, comum, vulgar ou simplesmente descritivo (LPI,
art. 124, VI). Teoria da distância. Teoria da diluição.
Apostilamento. Elementos isolados (LPI, art. 124, III e VIII).
Termos técnicos (LPI, art. 124, XVIII). Sinais ou
expressões de propaganda (LPI, art. 124, VII). Marcas
tridimensionais (LPI, art. 124, XXI)
|
Aula
expositiva dialogada
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes
|
1h
|
|
Estudo
de Caso 5: Brazilian Cannabis e Brazilian Marijuana. Processo
n.º 5030178-42.2018.4.02.510
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h
|
Marcas:
notoriedade. Marca de alto renome (LPI, art. 125)
Marca
notoriamente conhecida (LPI, art. 126). Degenerescência.
Secondary meaning.
|
Aula
expositiva dialogada
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes
|
1h
|
|
Estudo
de Caso 6: Tema 1205 do STF: caso marca IPHONE da APPLE x
marca G GRADIENTE IPHONE da GRADIENTE.
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h
|
Aula
4: 22/11/2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Marcas: caducidade.
Meios de prova. Uso efetivo.
|
Aula
expositiva dialogada
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes
|
1h
|
|
Estudo de Caso 7:
Apple x Gradiente: caducidade da marca G GRADIENTE IPHONE.
Processo n.º 5067776-25.2021.4.02.5101
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h
|
Marcas
e novas tecnologias. Provas digitais. Metaverso.
|
Aula
expositiva dialogada
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes
|
1h
|
|
Estudo
de Caso 3: Metabirkin no metaverso - Hermes International v.
Rothschild, U.S. District Court for the Southern District of New
York, No. 1:22-cv-00384.
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h
|
Aula 5:
23/11/2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Direitos autorais:
Conceito. Obras Protegidas. Exclusão de proteção.
Autoria. Registro. Prazos de proteção. Direitos
morais e patrimoniais. Limitações aos direitos
autorais.
|
Aula
expositiva dialogada
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes
|
1h
|
|
Estudo
de Caso 9: Galileu e o mensageiro das estrelas. Teste dos 3
Passos. Processo n.º 0015719-82.2002.4.02.5101
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h
|
Desenhos
industriais. Conceito. Requisitos de proteção.
Forma necessária comum ou vulgar do objeto. Forma
determinada essencialmente por considerações
técnicas ou funcionais. Aspecto ornamental. Novidade.
Originalidade. Configuração externa. Tipo de
fabricação industrial.
|
Aula
expositiva dialogada
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes
|
1h
|
|
Estudo
de Caso 10: Caso Glaxosmithkline. Sobreposição
de direitos de propriedade industrial. REsp
2041464 / RJ
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso
|
1h
|
De
24/11/2023 a 08/12/2023
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Ambientação
|
Breve
apresentação dos docentes e dos cursistas
|
Integração
|
Apresentação
pessoal dos docentes e cursistas com breves considerações
sobre as expectativas para o curso
|
2
horas
|
Marcas
de alta distintividade. Marcas de baixa distintividade. Conflitos.
Marcas
notoriamente conhecidas. Regramento internacional e nacional.
Convenção da União de Paris. Acordo TRIPS –
acordo sobre aspectos dos direitos de propriedade intelectual
relacionados ao comércio.
|
Exposição
do conteúdo
|
Leitura
e reflexão
|
Exposição dos
conteúdos pelo docente. Disponibilização
de material de leitura e apresentação
de textos pelo tutor sobre os temas.
Leitura
e reflexão pessoal sobre os documentos disponibilizados.
|
6
h/a
|
|
Estudos
de caso. Debates e problematização
|
Análise
conjunta dos participantes acerca dos materiais apresentados
|
Participação
nos fóruns de debate para análise e discussão
dos temas apresentados.
|
12
h/a
|
Avaliação
Conforme apresentado acima, a
avaliação formativa se dará ao longo da ação
educacional através do acompanhamento e observação
dos participantes por parte do tutor/docente do curso, sendo sempre
considerados, além do conhecimento, articulação
teórico-prática, sequência lógica das
ideias e síntese, a assiduidade, a pontualidade, a postura, o
relacionamento interpessoal, e o interesse, em especial quando da
participação das atividades ativas dos cursistas
(discussões/debates/estudos sobre os casos indicados e grupos
de trabalhos), momento em que os discentes experimentarão a
aplicação prática das técnicas
apresentadas.
A Exposição dos
conteúdos deverá contar com participação
ativa dos cursistas, prezando seus conhecimentos prévios,
momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes. Será avaliada a participação dos
cursistas por meio de debates sobre os casos concretos apresentados,
alinhados aos objetivos do curso.
Igualmente, os cursistas serão
avaliados através das atividades realizadas no Ambiente
Virtual de Aprendizagem, no Moodle, nos Fóruns de discussão
formativa, nos estudos de caso, no Glossário, e na atividade
de Webquest.
Formas de interação
A interação será
motivada pelo diálogo e pela troca de experiências entre
os docentes/tutores e alunos, e ocorrerá de forma síncrona
(pelo Zoom) e assíncrona (Moodle). Em síntese, a
proposta metodológica para o desenvolvimento do Curso
abrangerá a realização de exposições
dialogadas, integrando aprofundamento teórico, reflexões,
debates e estudos de casos.
As atividades propostas serão
permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o
conjunto dos participantes e atividades em grupos envolvendo
temáticas de maior interesse.
De forma geral, na exposição
dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas
contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e
desafios da magistratura e com participação ativa dos
alunos.
Haverá diversos estudos de
caso, com apresentação de decisões relevantes no
Brasil e no mundo, para discussão, avaliação das
percepções com base nos conceitos trazidos pelo curso e
troca de experiências sobre cada um dos temas.
Atuação e
responsabilidades do aluno durante as aulas síncronas:
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
I. Participar das aulas
regularmente;
II. Observar os avisos enviados
pela coordenação e pelos docentes;
III. Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Participar das atividades
propostas;
VI. Responder às
avaliações de reação.
Atuação dos
docentes nas aulas síncronas:
Os docentes, dentre outras
atribuições, são responsáveis pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Atuação e
responsabilidades do aluno durante as atividades no Moodle:
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
I. Acessar o curso regularmente;
II. Observar os avisos enviados
pela coordenação e pelo tutor;
III. Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Enviar as atividades dentro do
prazo estabelecido;
VI. Responder a avaliação
de reação.
Atuação do tutor
durante as atividades no Moodle:
O tutor, dentre outras
atribuições, é responsável pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Programação:
Aula
1 – 16 de novembro de 2023
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
09:00h –
10:00h
|
Introdução
ao Sistema de Marcas. Conceito. Tipos de Marcas. Legitimidade.
Requisitos. Etapas do Exame Substantivo. Competência Justiça
Federal x Justiça Estadual.
|
Laura
Bastos Carvalho
|
10:00h –
11:00h
|
Estudo de caso 1: Tema
950: marcas NATURA HORUS e NATURA ERVA DOCE x JEQUITI ORO e
JEQUITI ERVA DOCE
|
Laura
Bastos Carvalho
|
11:00h –
12:00h
|
Marcas:
questões processuais. Prazos processuais diferenciados.
Posição processual do INPI. Litisconsórcio
dinâmico. Portaria 285. Prova documental. Pesquisas de
opinião. Prova pericial
|
Laura
Bastos Carvalho
|
12:00h –
13:00h
|
Estudo
de caso 2: Litisconsórcio dinâmico e migração
interpolar. RECURSO ESPECIAL Nº 1.817.109 - RJ
|
Laura
Bastos Carvalho
|
Aula
2 – 17 de novembro de 2023
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
09:00h –
10:00h
|
Marcas
– sistema atributivo.
Exceção: direito de precedência. Princípio
da Territorialidade. Princípio da Independência das
Marcas. Prioridade. Exceções ao Princípio da
Territorialidade: a) Notoriedade (CUP, art. 6 bis); b) princípio
telle quelle (CUP, art. 6 quinquies A); c) regra de que o
representante de um titular estrangeiro não pode
adquirir-lhe a propriedade (CUP, art. 6 septies
|
Laura
Bastos Carvalho
|
10:00h –
11:00h
|
Estudo
de caso 3: Direito de Precedência. Possibilidade de
arguição em sede judicial. REsp 1.464.975-PR
|
Laura
Bastos Carvalho
|
11:00h
– 12:00h
|
Marcas
– disponibilidade: Designação ou sigla de
entidade ou órgão público (LPI, art. 124,
IV). Elemento característico ou diferenciador de título
de estabelecimento (LPI, art. 124, V). Indicação
geográfica (LPI, art. 124, IX). Marca coletiva ou de
certificação extinta há menos de 5 anos (LPI,
art. 124, XII). Nome, prêmio ou símbolo de eventos
oficiais ou oficialmente reconhecidos (LPI, art. 124, XIII). Nome
civil, patronímico e imagem de terceiros (LPI, art. 124,
XV)
Pseudônimo
ou nome artístico (LPI, art. 124, XVI). Obras protegidas
por direito de autor (LPI, art. 124, XVII). Marca de terceiro
registrada (LPI, art. 124, XIX). Dualidade de marcas (LPI, art.
124, XX). Desenho industrial de terceiro (LPI, art. 124, XXII).
Marca de terceiro que o requerente não poderia deixar de
desconhecer (LPI, art. 124, XXIII)
|
Laura
Bastos Carvalho
|
12:00h –
13:00h
|
Estudo
de caso 4: Caso DECOLAR. REsp 773126
|
Laura
Bastos Carvalho
|
Aula
3 – 21 de novembro de 2023
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
09:00
– 10:00
|
Marcas
– distintividade:
Graus de distintividade: a) sinais não distintivos; b)
sugestivos/evocativos; c) arbitrários; d) fantasiosos.
Sinais de caráter genérico, necessário,
comum, vulgar ou simplesmente descritivo (LPI, art. 124, VI).
Teoria da distância. Teoria da diluição.
Apostilamento. Elementos isolados (LPI, art. 124, III e VIII).
Termos técnicos (LPI, art. 124, XVIII). Sinais ou
expressões de propaganda (LPI, art. 124, VII). Marcas
tridimensionais (LPI, art. 124, XXI)
|
Celso
Araújo Santos
|
10:00
– 11:00
|
Estudo
de caso 5:
Brazilian Cannabis e Brazilian Marijuana. Processo n.º
5030178-42.2018.4.02.5101
|
Celso
Araújo Santos
|
11:00
– 12:00
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Marcas:
notoriedade. Marca
de alto renome (LPI, art. 125)
Marca
notoriamente conhecida (LPI, art. 126). Degenerescência.
Secondary meaning.
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Celso
Araújo Santos
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12:00 –
13:00
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Estudo
de caso 6: Tema
1205 do STF: caso marca IPHONE da APPLE x marca G GRADIENTE IPHONE
da GRADIENTE.
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Celso
Araújo Santos
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Aula
4 – 22 de novembro de 2023
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Horário
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Atividades
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Docentes
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09:00h –
10:00h
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Marcas:
caducidade. Meios
de prova. Uso efetivo
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Celso
Araújo Santos
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10:00h –
11:00h
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Estudo de caso 7: Apple
x Gradiente: caducidade da marca G GRADIENTE IPHONE. Processo n.º
5067776-25.2021.4.02.5101
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Celso
Araújo Santos
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11:00h –
12:00h
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Marcas e
novas tecnologias. Provas digitais. Metaverso
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Caroline
Somesom Tauk
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12:00h –
13:00h
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Estudo
de caso 8: Metabirkin no metaverso - Hermes International v.
Rothschild, U.S. District Court for the Southern District of New
York, No. 1:22-cv-00384
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Caroline
Somesom Tauk
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Aula
5 – 23 de novembro de 2023
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Horário
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Atividades
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Docentes
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09:00h –
10:00h
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Direitos
autorais: Conceito.
Obras Protegidas. Exclusão de proteção.
Autoria. Registro. Prazos de proteção. Direitos
morais e patrimoniais. Limitações aos direitos
autorais
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Daniell
Villela de Oliveira Lessa
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10:00h –
11:00h
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Estudo de caso 9:
Galileu e o mensageiro das estrelas. Teste dos 3 Passos. Processo
n.º 0015719-82.2002.4.02.5101
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Daniell
Villela de Oliveira Lessa
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11:00h –
12:00h
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Desenhos
industriais. Conceito. Requisitos de proteção.
Forma necessária comum ou vulgar do objeto. Forma
determinada essencialmente por considerações
técnicas ou funcionais. Aspecto ornamental. Novidade.
Originalidade. Configuração externa. Tipo de
fabricação industrial
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Daniell
Villela de Oliveira Lessa
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13:00h –
14:00h
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Estudo
de caso 10: Caso Glaxosmithkline. Sobreposição
de direitos de propriedade industrial. REsp
2041464 / RJ
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Daniell
Villela de Oliveira Lessa
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Moodle
– 24 de novembro a 8 de dezembro de 2023
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Carga
horária
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Atividades
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Tutor
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2h/aula
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Apresentação
dos alunos, dos tutores e informações iniciais
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Caroline
Somesom Tauk
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3h/aula
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Marcas
de alta distintividade. Marcas de baixa distintividade. Conflitos.
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6h/aula
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Marcas
evocativas: análise da confusão e o caso Extrabom
(REsp 1.929.811
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3h/aula
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Marcas
notoriamente conhecidas. Regramento internacional e nacional.
Convenção da União de Paris. Acordo TRIPS –
acordo sobre aspectos dos direitos de propriedade intelectual
relacionados ao comércio
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6h/aula
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Aproveitamento
parasitário de marcas notoriamente conhecidas – o
caso Troller (TRF2, AC 0126409-27.2015.4.02.5101)
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Avaliação de
Reação:
Buscando o constante
aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por
esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a
um questionário em que informarão seu grau de
satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos
docentes, a metodologia empregada e a adequação do
ambiente educacional como um todo.
Certificação:
exigir-se-á, para fins de certificação e
aproveitamento no curso, que os participantes frequentem 75% da carga
horária total ministrada, que será oferecida modalidade
semipresencial. Além disso, os participantes deverão
obter participação qualitativa nos debates e nas demais
atividades propostas, realizadas no decorrer do curso.
Docentes/Coordenação:
Coordenadora:
MÁRCIA MARIA NUNES DE
BARROS
Juíza Federal titular da
13ª Vara Federal do Rio de Janeiro, especializada em matéria
previdenciária e propriedade intelectual, desde 2001; Mestre
em Políticas Públicas, Estratégias e
Desenvolvimento do Instituto de Economia da UFRJ, em parceria com a
FIOCRUZ; Coordenadora da Comissão de Propriedade Intelectual
da EMARF - Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 2ª
Região; Formadora da ENFAM - Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados nas áreas de
propriedade intelectual e Direito Digital. CPF 421.XXX.8XX-91. Email:
marcianunes@jfrj.jus.br
Docentes:
1. CAROLINE SOMESOM TAUK -
Juíza Federal desde 2012. É Mestre em Direito
Público pela UERJ e Visiting Scholar em Columbia Law School. É
membro da Comissão de Direito da Propriedade Industrial e
Intelectual e Direito Econômico da Escola da Magistratura
Federal da 2a Região - EMARF. Ex-Promotora de Justiça
do MPRJ e ex-Advogada da União (AGU). Foi juíza
auxiliar de Ministro do Supremo Tribunal Federal e do CNJ.
2. CELSO ARAÚJO SANTOS
- Juiz Federal no Rio de Janeiro, com experiência em
processos envolvendo propriedade intelectual, direito previdenciário
e direito tributário. Antes disso, Defensor Público no
Estado de São Paulo, além de uma breve passagem pelo
Ministério Público Federal como analista processual.
Também atuou como advogado em São Paulo, com atuação
na áreas tributária e da propriedade intelectual.
3. DANIELL VILLELA DE OLIVEIRA
LESSA. Possui graduação em Direito pela
Universidade Federal Fluminense (2014). Tem experiência na área
de Direito, com ênfase em Direito Previdenciário e
Direito de Propriedade Industrial. Mestrado no PPED-IE/UFRJ, com
dissertação sobre “O PODER JUDICIÁRIO NA
CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE PATENTES: interpretação
dos requisitos legais de patenteabilidade e o caso do teste de
motivação criativa”.
4. LAURA BASTOS CARVALHO -
Mestre em Direito Internacional pela Uerj (2016) e especialista
em Direito Global da Saúde (Global Health Law LL.M) pela
Universidade de Georgetown (2013). Juíza Federal Substituta na
Seção Judiciária do Rio de Janeiro, atuando em
Vara com competência em propriedade intelectual.
Bibliografia, bibliografia
complementar e acesso à bibliografia:
Constituição
Federal. Disponível em: http: //www .planalto.gov. br/
ccivil_03/ constituicao/ Constituicao Compilado. htm. Acesso em:
14/10/2014.
ABBOT, F.M.; COTTIER, T. e GURRY,
F. International Intellectual Property in an Integrated World
Economy. Wolters Kluwer Law and Business.
BARBOSA, Denis Borges. Proteção
das Marcas: uma perspectiva semiológica. Rio de Janeiro:
Editora Lumen Juris, 2007.
CARVALHO, Nuno Pires. Acordo
TRIPS Comentado. Disposições básicos, Marcas.
Volume I. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2020.
CARVALHO, Nuno Pires. A Estrutura
dos sistemas de patentes e de marcas. Rio de Janeiro: Editora Lumen
Juris, 2007.
SCHMIDT, Lelio Denicoli. A
distintividade das marcas. São Paulo: Saraiva, 2013.
Desembargador Federal Reis
Friede
Diretor-Geral da EMARF
Juíza Federal Márcia
Maria Nunes de Barros
Coordenadora Pedagógico da
Ação Educacional
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