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PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2024/00011, DE 31 DE JANEIRO DE 2024


Dispõe sobre aprovação do Plano de Curso FoFoN2 Novas Ferramentas Tecnológicas para o Ensino Híbrido, a ser promovido pela Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região - EMARF.



O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF), no uso de suas atribuições e,


Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a participação em cursos oficiais ou reconhecidos de formação e aperfeiçoamento de magistrados como etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como requisito para promoção na carreira;


Considerando a Resolução nº 106, de 6 de abril de 2010, o Conselho Nacional de Justiça, alterada pela Resolução nº 426, de 8 de outubro de 2021, do Conselho Nacional de Justiça;


Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho de 2016, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os programas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a formação inicial e o aperfeiçoamento de magistrados e de formadores;


Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as diretrizes pedagógicas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados;


Considerando a Resolução ENFAM nº 8, de 11 de outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios de pontuação ou valoração de aperfeiçoamento técnico para promoção dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;


Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de 3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais, judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a formação inicial e o aperfeiçoamento de magistrados e de formadores;


Considerando a Portaria EMARF nº TRF2-PTE-2023/00054, de 13 de novembro de 2023, que dispõe sobre a participação de magistrados, servidores e demais profissionais nas ações formativas promovidas, patrocinadas ou indicadas pela EMARF.


Considerando a Portaria EMARF Nº TRF2-PTE-2024/00004, de 18 de janeiro de 2024, que dispõe sobre a formação, o vitaliciamento e o aperfeiçoamento dos magistrados da Justiça Federal da 2ª Região em consonância com as diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).


RESOLVE:


Art. 1º. Aprovar o Plano de Curso FoFoN2 Novas Ferramentas Tecnológicas para o Ensino Híbrido, a ser promovido pela Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região - EMARF, nos termos do documento TRF2-PLC-2024/00001, que é parte integrante desta Portaria..


Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos procedimentos necessários e da gestão dos documentos referentes à execução do Plano de que trata esta Portaria.


Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.




PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.


REIS FRIEDE

Diretor-Geral

ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO





ANEXO

TRF2-PLC-2024/00001



CURSO: FoFoN2 NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA O ENSINO HÍBRIDO


Informações gerais

Categoria/natureza da ação educacional: Formação de Formadores Nível 2

Escola/instituições parceiras responsável pela realização da ação educacional: Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região - EMARF

Coordenação: Juiz Federal Vladimir Santos Vitovsky e servidor público federal pedagogo da ENFAM Fernando de Assis Alves

Período de inscrição: 1º de fevereiro de 2024 a 10 de março de 2024.

Período de realização: 11 a 17 de março (EaD Moodle) e 18 a 19 março (Zoom).

Modalidade: EaD (plataforma moodle) e telepresencial ensino remoto (aulas no zoom).

Carga horária: 24h/a.

Frequência Mínima: maior ou igual a 75%.

Público-alvo: magistrados (juízes e desembargadores, englobando magistrados federais e demais de diferentes jurisdições, da justiça estadual, trabalhista, militar, eleitoral), servidores públicos e demais profissionais que atuem na formação de magistrados.

Número de vagas: 40 vagas.

Número de turmas: 1.

Local de realização: Plataforma Moodle e Plataforma Zoom.

Ementa: Ensino Remoto e Educação a Distância. Planejamento do Ensino Remoto. Transposição da formação presencial para o ensino remoto. Plataformas virtuais Zoom, Teams, Google Classroom e Moodle. Objetivos educacionais. Os métodos ativos nas aulas telepresenciais. Estratégias de ensino e aprendizagem. Atividades síncronas e assíncronas. Videoaula. Animaker. Screencastify. Novas ferramentas tecnológicas. Mindmaps. Padlet. Mentimeter. Survio. Survey monkey. Kahoot. Google Forms. Google docs. Mapa da empatia on-line. Uso do power point em aulas telepresenciais. Avaliação. Registros Reflexivos e Portfólios com tecnologias e plataformas virtuais. Canva. Adobe Spark. Microsoft Sway Office.


Justificativa: Com o distanciamento/isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, restou inviável, ou ao menos bastante comprometida, a realização de ações formativas presenciais no mesmo espaço físico. Assim, o recurso às plataformas virtuais para realização do ensino remoto. Não obstante já existam várias plataformas para o ensino remoto, bem como já sejam oferecidas diversas ferramentas tecnológicas para viabilizá-lo, ainda há um desconhecimento muito grande quanto a sua operacionalidade e como utilizá-las corretamente, de acordo com os objetivos educativos. Falar em ensino remoto não significa realizar uma mera transposição das aulas presencias para as aulas on-line. É muito mais do que isso: importa em elaborar um planejamento adequado do ensino remoto, articulando os objetivos às atividades síncronas e assíncronas a serem realizadas, bem como em ter pleno domínio da utilização das ferramentas tecnológicas à disposição, para que os objetivos da formação sejam efetivamente alcançados.


Com efeito, compete às Escolas de Magistratura Regionais Federais, dentre outras atribuições, realizar cursos oficiais para formação inicial, vitaliciamento, promoção e formação continuada na carreira da magistratura federal; definir as diretrizes específicas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados; promover a realização de cursos inerentes aos objetivos da magistratura federal, com ênfase na formação humanística. Assim, deve a Escola contribuir para o aprimoramento do serviço judiciário e das próprias ações formativas, a partir de ações educacionais voltadas à formação profissional dos educadores atuantes na formação dos magistrados federais da segunda região, através da utilização, do adequado manuseio das ferramentas tecnológicas.


A atuação do magistrado como docente demanda proposta formativa que deverá ser elaborada com bases em princípios e nos saberes da prática e para a práxis dos referidos docentes no contexto das necessidades formativas do magistrado-discente, tal qual preceituado pela ENFAM. Isso implica o reconhecimento do protagonismo dos nomeados atores para, de forma coletiva e colaborativa, se debater formas de capacitações e proposições para a formação de formadores de magistrados.

O curso será relevante para difundir práticas, possibilidades e perspectivas do ensino remoto na formação de formadores.



Objetivo geral: realizar ações formativas remotas com a utilização adequada das ferramentas tecnológicas virtuais.



Objetivos específicos:

a) Diferenciar ensino remoto (aulas telepresenciais) e educação a distância (EaD);

b) Discutir a transposição da formação presencial para o ensino remoto;

c) Planejar uma ação formativa remota articulando adequadamente os objetivos com as atividades (síncronas e assíncronas) através de ferramentas tecnológicas;

d) Relacionar os objetivos educacionais com as estratégias de ensino e aprendizagem e os métodos ativos nas aulas telepresenciais;

e) Utilizar as Plataformas virtuais Zoom, Teams e Google Classroom;

f) Executar uma apresentação em powerpoint no ensino remoto (em aulas telepresenciais);

g) Utilizar as novas ferramentas tecnológicas: Mindmaps, Padlet, Mentimeter, Survio, Survey monkey, Kahoot, Google docs, Google Forms;

h) Construir o mapa da empatia de forma colaborativa on-line;

i) Elaborar uma Videoaula, utilizando ferramentas tecnológicas como o Canva, o Animaker e o Screencastify;

j) Avaliar no ensino remoto, mormente através de Registros Reflexivos e Portfólios, utilizando tecnologias e plataformas virtuais como o Canva, Adobe Spark e o Microsoft Sway Office.


Conteúdos

O desenvolvimento do curso visa o debate em torno de temáticas que constituem a atual rotina do formador no ensino remoto, e que, tendo em vista a amplitude de possibilidades de compreensão e condução na prática educativa, merecem análise mais aprofundada e debate que permita a construção de uma percepção coletiva do assunto. Serão analisados o planejamento das ações formativas no ensino remoto, suas terminologias e debatidas a transposição da aula presencial para o ensino remoto (aula on-line, aula telepresencial).

Inicialmente, haverá atividades a serem realizadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), no qual os alunos irão se apresentar, responder a um questionário prévio e criar um email (@gmail.com) específico para o curso. Na oportunidade será trabalhada a diferença entre ensino remoto (telepresencial) e ensino a distância a partir da bibliografia selecionada.


Ambientação no AVA (1º dia – 11/03); Apresentação e Atividades (2º a 7º dias – 12 a 17/03) - Moodle 8h/a.


1. Apresentação através do Glossário (nome, origem etimológica e familiar, hobbies, filme, música, livro, comida, esporte favoritos e expectativas com relação ao curso).

2. Utilização do Banco de dados do Moodle para os Cursos que ministra ou pretende ministrar como formador. (1) Título do curso; (2) Imagem relacionada (ou folder do curso); (3) Breve descrição do curso; (4) Nome do aluno.

3. Questionário de avaliação diagnóstica e verificação de conhecimentos prévios.

4. Fórum para discussão sobre as estratégias de comunicação e o espaço virtual, e os temas abaixo:

• EaD e o Ensino Remoto.

• Conceitos e terminologias.

• Estimulando a participação.

• Os tipos de professores.

• Distinção entre debate, discussão e diálogo.

• Planejamento de ações formativas no ambiente virtual.

• Os domínios cognitivos de Bloom revisado.

• Articulação entre objetivos educacionais e técnicas e ferramentas tecnológicas.

5. Wiki para realização de texto tratando a distinção entre os conceitos e discussão sobre as terminologias.

Aulas dia 18 e 19 de março, via Zoom

1. Planejamento de uma ação formativa remota articulando adequadamente os objetivos com as atividades (síncronas e assíncronas) através de ferramentas tecnológicas;

2. Os objetivos educacionais e as estratégias de ensino e aprendizagem e os métodos ativos nas aulas telepresenciais.

3. Estratégias de comunicação e o espaço virtual. Netiqueta no ambiente virtual. As situações inusitadas. Voz. Corpo.

4. As Plataformas virtuais Zoom, Teams e Google Classroom. As atividades em grupo. A postura: expressão oral e expressão corporal no ensino presencial e no ensino remoto. A expressão facial. Os intervalos. Estratégias de ensino e aprendizagem transpostas para o zoom: GVGO, Phillips 66, Roda Gigante, Trabalhos em Grupo, Díades, Estudos de caso, Simulação, Quatro cantos, World Café.

5. Videoaula, utilizando ferramentas tecnológicas como o Canva, o Animaker e o Screencastify.

6. As novas ferramentas tecnológicas: Mindmaps, Padlet, Mentimeter, Survio, Survey monkey, Kahoot, Google docs.

7. Google Forms e a apresentação em powerpoint no ensino remoto (em aulas telepresenciais).

8. Mentimeter.

9. Mapa da empatia de forma colaborativa on-line.

10. Avaliar no ensino remoto.

11. Registros Reflexivos e Portfólios, utilizando tecnologias e plataformas virtuais como o Canva, Adobe Spark e o Microsoft Sway Office.



AVA 8h (8 horas/aula) 11 a 17 de março


Ambientação no Moodle. 1º dia - 11 de março


Apresentação e Questionário de avaliação diagnóstica. EaD e o Ensino Remoto. Conceitos e terminologias. Apresentação através do Glossário. Utilização do Banco de dados do Moodle para os Cursos que ministra como formador. Wiki para realização de texto tratando a distinção entre os conceitos e discussão sobre as terminologias. Fórum para discussão. 2º a 7º dias – 12 a 17 de março

Formador: Juiz de Direito Fábio Póvoa



A prática docente no ensino remoto telepresencial – 16 horas/aula – 18 e 19 de março


18/03/24 – 9h às 13h10

Oficina Temática 1 – A utilização do Zoom no ensino remoto. O chat. O quadro branco. O compartilhamento. As salas. Os métodos ativos no ensino remoto. Estratégias de Ensino e Aprendizagem no Zoom: Vídeos, Estudos de caso, simulações, Roda Gigante, Quatro Cantos, Brainstorming, GVGO, Phillips 66, Trabalhos em Grupo, díades, World Café, Síntese Integrativa. Seminário, Glossário. A videoaula. Canva, Animaker e o Screencastify. (4 horas/aula)

Formador: Juiz Federal Vladimir Vitovsky



18/03/24 – 14h às 18h10

Oficina Temática 2 – Ferramentas Tecnológicas. Padlet, Survio, Survey Monkey. Mapas mentais (Mindmaps). Kahoot. O Teams. O Google Classroom. (4 horas/aula)

Formador: Fernando de Assis Alves



19/03/24 – 9h às 13h10

Oficina Temática 3 – Exposição dialogada no ensino remoto. Utilização do power point e Google docs no ensino remoto. A utilização do Mentimeter. Construção colaborativa do Mapa da Empatia on line. (4 horas/aula)

Formador: Juiz de Direito Fábio Penezi Póvoa



19/03/24 – 14h às 18h10

Oficina Temática 4 – Avaliação em ensino remoto. Registros Reflexivos. Portfólios. Plataforma Canva, Adobe Spark e Microsoft Sway Office. Planejamento de uma aula remota. Avaliação via padlet. (4 horas/aula)

Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky, Juiz de Direito Fábio Póvoa e Fernando de Assis Alves



Metodologia: A proposta para o desenvolvimento das ações educativas observa os princípios e fundamentos expressos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam e buscam garantir a prática como elemento mediador para a construção do conhecimento e a estruturação do conhecimento pedagógico articulado à atuação do magistrado.

A proposta metodológica para o desenvolvimento do Curso abrangerá a realização 4 (quatro) Oficinas sequenciais, consistentes nas atividades práticas, da seguinte forma:

• Exposição dialogada - Análises reflexivas articulando eixos da ação educativa: fundamentação teórica, metodologia e modalidades de ensino.

• Apresentações - Apresentação de aulas com a utilização de métodos ativos, instrumentos de avaliação, programa de cursos.

• Grupos de Trabalho - Debate e formulação de propostas acerca de diferentes aspectos da formação dos formadores.

• Simulações e dramatizações;

• Estudos de caso construídos durante a própria aula;

• Utilização da Estratégia do GVGO, do Philips 66 e do Quatro Cantos.


As atividades propostas serão permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o conjunto dos participantes e atividades em grupos menores envolvendo temáticas de maior interesse de cada participante.

De forma geral, na exposição dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e desafios do contexto institucional da magistratura, e com participação ativa dos alunos.

Os Grupos de trabalho conterão no máximo 8 (oito) integrantes para discussão dos temas propostos e produção coletiva das atividades práticas.

Ao final, os alunos divididos em grupos deverão elaborar o planejamento de uma aula remota, com a utilização das ferramentas tecnológicas apresentadas.


Aula 1: 18 de março de 2024 manhã

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas




O chat. O quadro branco. O compartilhamento. As salas. Os métodos ativos no ensino remoto. Estratégias de Ensino e Aprendizagem no Zoom: Vídeos, Estudos de caso, simulações, Roda Gigante, Quatro Cantos, Brainstorming, GVGO, Phillips 66, Trabalhos em Grupo, díades, World Café, Síntese Integrativa.

Participação e realização das atividades propostas

Discutir a transposição da formação presencial para o ensino remoto;



Relacionar os objetivos educacionais com as estratégias de ensino e aprendizagem e os métodos ativos nas aulas telepresenciais;

Utilizar as Plataformas virtuais Zoom,


Brainstorming no quadro branco

Roda Gigante

Estudos de caso e Simulações

Quatro Cantos

GVGO

Phillips 66

Síntese Integrativa

20min

25min

1h30min

30min

30min

30min

15min



Aula 2: 18 de março de 2024 tarde

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas




Ferramentas Tecnológicas. Padlet, Survio, Survey Monkey. Mapas mentais (Mindmaps). Kahoot. O Teams. O Google Classroom.

Participação nas atividades propostas

Utilizar as novas ferramentas tecnológicas: Mindmaps, Padlet, Mentimeter, Survio, Survey monkey, Kahoot, Google docs, Google Forms;


Padlet

Survio e Survei Monkey

Mindmaps

Kahoot

Criação de um curso no Teams

Criação de um curso no Google docs

1h

20 min

20 min

20 min

1h

1h




Aula 3: 19 de março de 2023 manhã

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas




Exposição dialogada no ensino remoto. Utilização do power point e Google docs no ensino remoto. A utilização do Mentimeter. Construção colaborativa do Mapa da Empatia on line.

Participação nas atividades propostas.

Construir o google docs e elaborar o mapa da empatia

Executar uma apresentação em powerpoint no ensino remoto (em aulas telepresenciais)

Construir um documento no google docs

Construir o mapa da empatia de forma colaborativa on-line

Executar o mentimeter


Oficina de utilização do powerpoint em grupos de trabalho

Google docs em grupo de trabalho

Construção do mapa da empatia

Mentimeter

1h



1h

1h

1h



Aula 4: 19 de março de 2023 tarde

Conteúdo programático

Avaliação para Aprendizagem

Metodologia

Carga horária


Atividades e Atividades Avaliativas

Objetivos das Estratégias Adotadas




Avaliação em ensino remoto. Registros Reflexivos. Portfólios. Plataforma Canva, Adobe Spark e Microsoft Sway Office. Planejamento de uma aula remota. Avaliação via padlet.

Apresentação de plano



Participação



Registro Reflexivo




Planejar uma ação formativa remota articulando adequadamente os objetivos com as atividades (síncronas e assíncronas) através de ferramentas tecnológicas



Avaliar no ensino remoto, mormente através de Registros Reflexivos e Portfólios, utilizando tecnologias e plataformas virtuais como o Canva, Adobe Spark e o Microsoft Sway Office.


Grupos de trabalho para elaborar o plano









Oficina de avaliação e elaboração de registro reflexivo nas ferramentas virtuais

2h







2h


Formas de interação na plataforma Zoom

A proposta metodológica para o desenvolvimento do Curso abrangerá a realização de exposições dialogadas, integrando aprofundamento teórico, reflexões, debates e estudos de casos.

As atividades propostas serão permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o conjunto dos participantes e atividades em grupos envolvendo temáticas de maior interesse.

De forma geral, na exposição dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e desafios da magistratura e com participação ativa dos alunos.


Atuação e responsabilidades do aluno

Durante a realização do curso, é sua responsabilidade:

I. Participar das aulas regularmente;

II. Observar os avisos enviados pela coordenação e pelos docentes;

III. Atentar para os critérios de avaliação adotados;

IV. Participar dos debates;

V. Participar das atividades propostas;

VI. Responder às avaliações de reação.


Atuação dos docentes

Os docentes, dentre outras atribuições, são responsáveis pelo direcionamento e mediação dos debates, pelo esclarecimento de dúvidas, pela elaboração, orientação e avaliação das atividades, conforme proposta metodológica e programação do curso.


Formas de interação na parte em EaD no AVA Moodle

A interação será motivada pelo diálogo e pela troca de experiências entre você, seus colegas e seu tutor, e ocorrerá de forma assíncrona ou síncrona, sendo que a realização de atividades síncronas ficará a critério do tutor e de comum acordo com os alunos.


Atuação e responsabilidades do aluno

Durante a realização do curso, é sua responsabilidade:

I. Acessar o curso regularmente;

II. Observar os avisos enviados pela coordenação e pelo tutor;

III. Atentar para os critérios de avaliação adotados;

IV. Participar dos debates;

V. Enviar as atividades dentro do prazo estabelecido;

VI. Responder a avaliação de reação.


Atuação do tutor

O tutor, dentre outras atribuições, é responsável pelo direcionamento e mediação dos debates, pelo esclarecimento de dúvidas, pela elaboração, orientação e avaliação das atividades, conforme proposta metodológica e programação do curso.


Avaliação de Reação: buscando o constante aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a um questionário em que informarão seu grau de satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada e a adequação do ambiente educacional como um todo.


Certificação: exigir-se-á, para fins de certificação e aproveitamento no curso, que os participantes frequentem 75% da carga horária total ministrada, que será oferecida modalidade através da Plataforma Zoom e do AVA Moodle. Além disso, os participantes deverão obter participação qualitativa nos debates e nas demais atividades propostas, realizadas no decorrer do curso.


Docentes e Coordenadores:

Fábio Penezi Póvoa – Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Pará. Possui graduação em Direito pela Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha (1997). Atualmente é juiz de direito - Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Especialista em Direito da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Pará e Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Formador da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - Enfam, no curso de Formação de Formadores e Diretores de Foro. Formador na Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Pará - EJPA. Formador na Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima – EJURR.

Fernando de Assis Alves – Pedagogo. Servidor da ENFAM Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Especialista em Gestão Pública e Sociedade. Mestre em Educação e Comunicação, pela Universidade de Brasília, doutorando em Ciências da Educação, pela Universidade de Lisboa. Diretor Presidente do Grupo Educando para a Vida? EDUCAVIDA. Professor voluntário na Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação, Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, com ênfase em Educação e Promoção de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e gestão pública, educação, saúde, ecopedagogia, sexualidade, violência, adolescência e juventude.

Vladimir Santos Vitovsky – Juiz Federal Titular da 9a Vara Federal de Execução Fiscal/RJ, doutorando do Programa de Doutoramento “Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI, em Direito e Sociologia da Universidade de Coimbra, membro da Comissão do CAE/EMARF, Coordenador da Comissão de Gestão da Administração Judiciária. Juiz Formador. Coordenador do Curso de Formação Inicial de Magistrados 2012, Coordenador do Curso de Formação Inicial de Magistrados 2015 e Coordenador do Curso de Formação Inicial de Magistrados 2020 e do Curso de Vitaliciamento de Magistrados 2021-2022.


Distribuição de Carga Horária:

Juiz Federal Vladimir Vitovsky: 12h/a Coordenador das quais 5h20min/a atuação como formador presencial Zoom

Fernando de Assis Alves: 12h/a Coordenador das quais 5h20min/a atuação como formador presencial Zoom

Juiz de Direito Fábio Póvoa: 8h/a atuação como Tutor Moodle Ead e 5h20min/a atuação como formador presencial Zoom


Bibliografia, bibliografia complementar e acesso à bibliografia:

Barbosa, Rita Cristiana & Andrade, Vivian Galdino de. Educação e novas tecnologias. UFPB, GEPETIC, 2020.

Bordenave, Juan Diaz. Estratégias de Ensino e Aprendizagem. Editora Vozes.

Dias-Trindade, Sara; Moreira, J. António & Ferreira, António Gomes. Pedagogias digitais no ensino superior. Coimbra: Cinep, 2020.

Ferraz, Ana Paula do Carmo Marcheti & Belhot, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010

Fiocruz-Campus Digital. Tutorial Zoom. 2020.

Gil, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. Editora Atlas.

Gil, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. Editora Atlas

Hodges, Charles; Moore, Stephanie; Lockee, Barb; Trust, Torrey & Bond, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review, Friday, March 27, 2020

Libâneo, José Carlos. Editora Cortez.

Moreira, José António & Schlemmer Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, 2020, V.20, 63438.

Moreto, Vasco. Planejamento - Planejando a Educação para o Desenvolvimento de Competências. Editora Vozes.

Pinto, Rosilaine Aparecida. Métodos de Ensino e Aprendizagem sob a Perspectiva da Taxonomia de Bloom. Revista Contexto & Educação. Editora Unijuí, Ano 30, n. 96 Maio/Ago. 2015



Reis Friede

Diretor-Geral da EMARF


Vladimir Santos Vitovsky

Coordenador Pedagógico da Ação Educacional



Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 07/03/2024. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 1287503996015469073, em 06/03/2024 às 13:11:14.