PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2024/00011, DE 31 DE JANEIRO DE
2024
Dispõe
sobre aprovação do Plano de Curso FoFoN2 Novas
Ferramentas Tecnológicas para o Ensino Híbrido, a ser
promovido pela Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região - EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições
e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução nº 106,
de 6 de abril de 2010, o Conselho Nacional de Justiça,
alterada pela Resolução nº 426, de 8 de outubro de
2021, do Conselho Nacional de Justiça;
Considerando a Resolução ENFAM n°
2, de 8 de junho de 2016, da Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº
7, de 7 de dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Resolução ENFAM nº
8, de 11 de outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios
de pontuação ou valoração de
aperfeiçoamento técnico para promoção
dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;
Considerando a Instrução Normativa
ENFAM nº 1, de 3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Portaria EMARF nº
TRF2-PTE-2023/00054, de 13 de novembro de 2023, que dispõe
sobre a participação de magistrados, servidores e
demais profissionais nas ações formativas promovidas,
patrocinadas ou indicadas pela EMARF.
Considerando a Portaria EMARF Nº
TRF2-PTE-2024/00004, de 18 de janeiro de 2024, que dispõe
sobre a formação, o vitaliciamento e o aperfeiçoamento
dos magistrados da Justiça Federal da 2ª Região em
consonância com as diretrizes da Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano de Curso FoFoN2 Novas Ferramentas
Tecnológicas para o Ensino Híbrido, a ser promovido
pela Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região
- EMARF, nos termos do documento TRF2-PLC-2024/00001, que é
parte integrante desta Portaria..
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos necessários e da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
REIS FRIEDE
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
TRF2-PLC-2024/00001
CURSO: FoFoN2 NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA O ENSINO
HÍBRIDO
Informações gerais
Categoria/natureza da ação educacional: Formação
de Formadores Nível 2
Escola/instituições parceiras responsável pela
realização da ação educacional: Escola da
Magistratura Regional Federal da 2ª Região - EMARF
Coordenação: Juiz Federal Vladimir Santos Vitovsky e
servidor público federal pedagogo da ENFAM Fernando de Assis
Alves
Período de inscrição: 1º de fevereiro de
2024 a 10 de março de 2024.
Período de realização: 11 a 17 de março
(EaD Moodle) e 18 a 19 março (Zoom).
Modalidade: EaD (plataforma moodle) e telepresencial ensino remoto
(aulas no zoom).
Carga horária: 24h/a.
Frequência Mínima: maior ou igual a 75%.
Público-alvo: magistrados (juízes e desembargadores,
englobando magistrados federais e demais de diferentes jurisdições,
da justiça estadual, trabalhista, militar, eleitoral),
servidores públicos e demais profissionais que atuem na
formação de magistrados.
Número de vagas: 40 vagas.
Número de turmas: 1.
Local de realização: Plataforma Moodle e Plataforma
Zoom.
Ementa: Ensino Remoto e Educação a Distância.
Planejamento do Ensino Remoto. Transposição da formação
presencial para o ensino remoto. Plataformas virtuais Zoom, Teams,
Google Classroom e Moodle. Objetivos educacionais. Os métodos
ativos nas aulas telepresenciais. Estratégias de ensino e
aprendizagem. Atividades síncronas e assíncronas.
Videoaula. Animaker. Screencastify. Novas ferramentas tecnológicas.
Mindmaps. Padlet. Mentimeter. Survio. Survey monkey. Kahoot. Google
Forms. Google docs. Mapa da empatia on-line. Uso do power point em
aulas telepresenciais. Avaliação. Registros Reflexivos
e Portfólios com tecnologias e plataformas virtuais. Canva.
Adobe Spark. Microsoft Sway Office.
Justificativa: Com o distanciamento/isolamento social
provocado pela pandemia da Covid-19, restou inviável, ou ao
menos bastante comprometida, a realização de ações
formativas presenciais no mesmo espaço físico. Assim, o
recurso às plataformas virtuais para realização
do ensino remoto. Não obstante já existam várias
plataformas para o ensino remoto, bem como já sejam oferecidas
diversas ferramentas tecnológicas para viabilizá-lo,
ainda há um desconhecimento muito grande quanto a sua
operacionalidade e como utilizá-las corretamente, de acordo
com os objetivos educativos. Falar em ensino remoto não
significa realizar uma mera transposição das aulas
presencias para as aulas on-line. É muito mais do que isso:
importa em elaborar um planejamento adequado do ensino remoto,
articulando os objetivos às atividades síncronas e
assíncronas a serem realizadas, bem como em ter pleno domínio
da utilização das ferramentas tecnológicas à
disposição, para que os objetivos da formação
sejam efetivamente alcançados.
Com efeito, compete às Escolas de Magistratura Regionais
Federais, dentre outras atribuições, realizar cursos
oficiais para formação inicial, vitaliciamento,
promoção e formação continuada na
carreira da magistratura federal; definir as diretrizes específicas
para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados; promover a realização de cursos inerentes
aos objetivos da magistratura federal, com ênfase na formação
humanística. Assim, deve a Escola contribuir para o
aprimoramento do serviço judiciário e das próprias
ações formativas, a partir de ações
educacionais voltadas à formação profissional
dos educadores atuantes na formação dos magistrados
federais da segunda região, através da utilização,
do adequado manuseio das ferramentas tecnológicas.
A atuação do magistrado como docente demanda proposta
formativa que deverá ser elaborada com bases em princípios
e nos saberes da prática e para a práxis dos referidos
docentes no contexto das necessidades formativas do
magistrado-discente, tal qual preceituado pela ENFAM. Isso implica o
reconhecimento do protagonismo dos nomeados atores para, de forma
coletiva e colaborativa, se debater formas de capacitações
e proposições para a formação de
formadores de magistrados.
O curso será relevante para difundir práticas,
possibilidades e perspectivas do ensino remoto na formação
de formadores.
Objetivo geral: realizar ações formativas
remotas com a utilização adequada das ferramentas
tecnológicas virtuais.
Objetivos específicos:
a) Diferenciar ensino remoto (aulas telepresenciais) e educação
a distância (EaD);
b) Discutir a transposição da formação
presencial para o ensino remoto;
c) Planejar uma ação formativa remota articulando
adequadamente os objetivos com as atividades (síncronas e
assíncronas) através de ferramentas tecnológicas;
d) Relacionar os objetivos educacionais com as estratégias de
ensino e aprendizagem e os métodos ativos nas aulas
telepresenciais;
e) Utilizar as Plataformas virtuais Zoom, Teams e Google Classroom;
f) Executar uma apresentação em powerpoint no ensino
remoto (em aulas telepresenciais);
g) Utilizar as novas ferramentas tecnológicas: Mindmaps,
Padlet, Mentimeter, Survio, Survey monkey, Kahoot, Google docs,
Google Forms;
h) Construir o mapa da empatia de forma colaborativa on-line;
i) Elaborar uma Videoaula, utilizando ferramentas tecnológicas
como o Canva, o Animaker e o Screencastify;
j) Avaliar no ensino remoto, mormente através de Registros
Reflexivos e Portfólios, utilizando tecnologias e plataformas
virtuais como o Canva, Adobe Spark e o Microsoft Sway Office.
Conteúdos
O desenvolvimento do curso visa o debate em torno de temáticas
que constituem a atual rotina do formador no ensino remoto, e que,
tendo em vista a amplitude de possibilidades de compreensão e
condução na prática educativa, merecem análise
mais aprofundada e debate que permita a construção de
uma percepção coletiva do assunto. Serão
analisados o planejamento das ações formativas no
ensino remoto, suas terminologias e debatidas a transposição
da aula presencial para o ensino remoto (aula on-line, aula
telepresencial).
Inicialmente, haverá atividades a serem realizadas em um
Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), no qual os alunos irão
se apresentar, responder a um questionário prévio e
criar um email (@gmail.com) específico para o curso. Na
oportunidade será trabalhada a diferença entre ensino
remoto (telepresencial) e ensino a distância a partir da
bibliografia selecionada.
Ambientação no AVA (1º dia – 11/03);
Apresentação e Atividades (2º a 7º dias –
12 a 17/03) - Moodle 8h/a.
1. Apresentação através do Glossário
(nome, origem etimológica e familiar, hobbies, filme, música,
livro, comida, esporte favoritos e expectativas com relação
ao curso).
2. Utilização do Banco de dados do Moodle para os
Cursos que ministra ou pretende ministrar como formador. (1) Título
do curso; (2) Imagem relacionada (ou folder do curso); (3) Breve
descrição do curso; (4) Nome do aluno.
3. Questionário de avaliação diagnóstica
e verificação de conhecimentos prévios.
4. Fórum para discussão sobre as estratégias de
comunicação e o espaço virtual, e os temas
abaixo:
• EaD e o Ensino Remoto.
• Conceitos e terminologias.
• Estimulando a participação.
• Os tipos de professores.
• Distinção entre debate, discussão e
diálogo.
• Planejamento de ações formativas no ambiente
virtual.
• Os domínios cognitivos de Bloom revisado.
• Articulação entre objetivos educacionais e
técnicas e ferramentas tecnológicas.
5. Wiki para realização de texto tratando a distinção
entre os conceitos e discussão sobre as terminologias.
Aulas dia 18 e 19 de março, via Zoom
1. Planejamento de uma ação formativa remota
articulando adequadamente os objetivos com as atividades (síncronas
e assíncronas) através de ferramentas tecnológicas;
2. Os objetivos educacionais e as estratégias de ensino e
aprendizagem e os métodos ativos nas aulas telepresenciais.
3. Estratégias de comunicação e o espaço
virtual. Netiqueta no ambiente virtual. As situações
inusitadas. Voz. Corpo.
4. As Plataformas virtuais Zoom, Teams e Google Classroom. As
atividades em grupo. A postura: expressão oral e expressão
corporal no ensino presencial e no ensino remoto. A expressão
facial. Os intervalos. Estratégias de ensino e aprendizagem
transpostas para o zoom: GVGO, Phillips 66, Roda Gigante, Trabalhos
em Grupo, Díades, Estudos de caso, Simulação,
Quatro cantos, World Café.
5. Videoaula, utilizando ferramentas tecnológicas como o
Canva, o Animaker e o Screencastify.
6. As novas ferramentas tecnológicas: Mindmaps, Padlet,
Mentimeter, Survio, Survey monkey, Kahoot, Google docs.
7. Google Forms e a apresentação em powerpoint no
ensino remoto (em aulas telepresenciais).
8. Mentimeter.
9. Mapa da empatia de forma colaborativa on-line.
10. Avaliar no ensino remoto.
11. Registros Reflexivos e Portfólios, utilizando tecnologias
e plataformas virtuais como o Canva, Adobe Spark e o Microsoft Sway
Office.
AVA 8h (8 horas/aula) 11 a 17 de março
Ambientação no Moodle. 1º dia - 11 de março
Apresentação e Questionário de avaliação
diagnóstica. EaD e o Ensino Remoto. Conceitos e terminologias.
Apresentação através do Glossário.
Utilização do Banco de dados do Moodle para os Cursos
que ministra como formador. Wiki para realização de
texto tratando a distinção entre os conceitos e
discussão sobre as terminologias. Fórum para discussão.
2º a 7º dias – 12 a 17 de março
Formador: Juiz de Direito Fábio Póvoa
A prática docente no ensino remoto telepresencial –
16 horas/aula – 18 e 19 de março
18/03/24 – 9h às 13h10
Oficina Temática 1 – A utilização do
Zoom no ensino remoto. O chat. O quadro branco. O
compartilhamento. As salas. Os métodos ativos no ensino
remoto. Estratégias de Ensino e Aprendizagem no Zoom: Vídeos,
Estudos de caso, simulações, Roda Gigante, Quatro
Cantos, Brainstorming, GVGO, Phillips 66, Trabalhos em Grupo, díades,
World Café, Síntese Integrativa. Seminário,
Glossário. A videoaula. Canva, Animaker e o Screencastify. (4
horas/aula)
Formador: Juiz Federal Vladimir Vitovsky
18/03/24 – 14h às 18h10
Oficina Temática 2 – Ferramentas Tecnológicas.
Padlet, Survio, Survey Monkey. Mapas mentais (Mindmaps). Kahoot. O
Teams. O Google Classroom. (4 horas/aula)
Formador: Fernando de Assis Alves
19/03/24 – 9h às 13h10
Oficina Temática 3 – Exposição
dialogada no ensino remoto. Utilização do power
point e Google docs no ensino remoto. A utilização do
Mentimeter. Construção colaborativa do Mapa da Empatia
on line. (4 horas/aula)
Formador: Juiz de Direito Fábio Penezi Póvoa
19/03/24 – 14h às 18h10
Oficina Temática 4 – Avaliação em
ensino remoto. Registros Reflexivos. Portfólios.
Plataforma Canva, Adobe Spark e Microsoft Sway Office. Planejamento
de uma aula remota. Avaliação via padlet. (4
horas/aula)
Formadores: Juiz Federal Vladimir Vitovsky, Juiz de Direito Fábio
Póvoa e Fernando de Assis Alves
Metodologia: A proposta para o desenvolvimento das ações
educativas observa os princípios e fundamentos expressos nas
Diretrizes Pedagógicas da Enfam e buscam garantir a prática
como elemento mediador para a construção do
conhecimento e a estruturação do conhecimento
pedagógico articulado à atuação do
magistrado.
A proposta metodológica para o desenvolvimento do Curso
abrangerá a realização 4 (quatro) Oficinas
sequenciais, consistentes nas atividades práticas, da seguinte
forma:
• Exposição dialogada - Análises reflexivas
articulando eixos da ação educativa: fundamentação
teórica, metodologia e modalidades de ensino.
• Apresentações - Apresentação de
aulas com a utilização de métodos ativos,
instrumentos de avaliação, programa de cursos.
• Grupos de Trabalho - Debate e formulação de
propostas acerca de diferentes aspectos da formação dos
formadores.
• Simulações e dramatizações;
• Estudos de caso construídos durante a própria
aula;
• Utilização da Estratégia do GVGO, do
Philips 66 e do Quatro Cantos.
As atividades propostas serão permeadas por debates e
acontecerão em momentos abertos para o conjunto dos
participantes e atividades em grupos menores envolvendo temáticas
de maior interesse de cada participante.
De forma geral, na exposição dialogada deverão
ser apresentadas visões teóricas contextualizadas sobre
o tema, com base nas práticas e desafios do contexto
institucional da magistratura, e com participação ativa
dos alunos.
Os Grupos de trabalho conterão no máximo 8 (oito)
integrantes para discussão dos temas propostos e produção
coletiva das atividades práticas.
Ao final, os alunos divididos em grupos deverão elaborar o
planejamento de uma aula remota, com a utilização das
ferramentas tecnológicas apresentadas.
Aula 1: 18 de março de
2024 manhã
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
O chat. O quadro branco. O
compartilhamento. As salas. Os métodos ativos no ensino
remoto. Estratégias de Ensino e Aprendizagem no Zoom:
Vídeos, Estudos de caso, simulações, Roda
Gigante, Quatro Cantos, Brainstorming, GVGO, Phillips 66,
Trabalhos em Grupo, díades, World Café, Síntese
Integrativa.
|
Participação
e realização das atividades propostas
|
Discutir a transposição
da formação presencial para o ensino remoto;
Relacionar os objetivos
educacionais com as estratégias de ensino e aprendizagem e
os métodos ativos nas aulas telepresenciais;
Utilizar as Plataformas
virtuais Zoom,
|
Brainstorming
no quadro branco
Roda
Gigante
Estudos
de caso e Simulações
Quatro
Cantos
GVGO
Phillips
66
Síntese
Integrativa
|
20min
25min
1h30min
30min
30min
30min
15min
|
Aula 2: 18 de março de
2024 tarde
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Ferramentas Tecnológicas.
Padlet, Survio, Survey Monkey. Mapas mentais (Mindmaps). Kahoot.
O Teams. O Google Classroom.
|
Participação
nas atividades propostas
|
Utilizar as novas ferramentas
tecnológicas: Mindmaps, Padlet, Mentimeter, Survio, Survey
monkey, Kahoot, Google docs, Google Forms;
|
Padlet
Survio
e Survei Monkey
Mindmaps
Kahoot
Criação
de um curso no Teams
Criação
de um curso no Google docs
|
1h
20
min
20
min
20
min
1h
1h
|
Aula 3: 19 de março de
2023 manhã
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Exposição
dialogada no ensino remoto. Utilização
do power point e Google docs no ensino remoto. A
utilização do Mentimeter. Construção
colaborativa do Mapa da Empatia on line.
|
Participação
nas atividades propostas.
Construir
o google docs e elaborar o mapa da empatia
|
Executar uma apresentação
em powerpoint no ensino remoto (em aulas telepresenciais)
Construir um documento no
google docs
Construir o mapa da empatia
de forma colaborativa on-line
Executar o mentimeter
|
Oficina
de utilização do powerpoint em grupos de trabalho
Google
docs em grupo de trabalho
Construção
do mapa da empatia
Mentimeter
|
1h
1h
1h
1h
|
Aula 4: 19 de março de
2023 tarde
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Avaliação em
ensino remoto. Registros Reflexivos. Portfólios.
Plataforma Canva, Adobe Spark e Microsoft Sway Office.
Planejamento de uma aula remota. Avaliação
via padlet.
|
Apresentação
de plano
Participação
Registro
Reflexivo
|
Planejar uma ação
formativa remota articulando adequadamente os objetivos com as
atividades (síncronas e assíncronas) através
de ferramentas tecnológicas
Avaliar no ensino remoto,
mormente através de Registros Reflexivos e Portfólios,
utilizando tecnologias e plataformas virtuais como o Canva, Adobe
Spark e o Microsoft Sway Office.
|
Grupos
de trabalho para elaborar o plano
Oficina
de avaliação e elaboração de registro
reflexivo nas ferramentas virtuais
|
2h
2h
|
Formas de interação na plataforma Zoom
A proposta metodológica para o desenvolvimento do Curso
abrangerá a realização de exposições
dialogadas, integrando aprofundamento teórico, reflexões,
debates e estudos de casos.
As atividades propostas serão permeadas por debates e
acontecerão em momentos abertos para o conjunto dos
participantes e atividades em grupos envolvendo temáticas de
maior interesse.
De forma geral, na exposição dialogada deverão
ser apresentadas visões teóricas contextualizadas sobre
o tema, com base nas práticas e desafios da magistratura e com
participação ativa dos alunos.
Atuação e responsabilidades do aluno
Durante a realização do curso, é sua
responsabilidade:
I. Participar das aulas regularmente;
II. Observar os avisos enviados pela coordenação e
pelos docentes;
III. Atentar para os critérios de avaliação
adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Participar das atividades propostas;
VI. Responder às avaliações de reação.
Atuação dos docentes
Os docentes, dentre outras atribuições, são
responsáveis pelo direcionamento e mediação dos
debates, pelo esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Formas de interação na parte em EaD no AVA Moodle
A interação será motivada pelo diálogo e
pela troca de experiências entre você, seus colegas e seu
tutor, e ocorrerá de forma assíncrona ou síncrona,
sendo que a realização de atividades síncronas
ficará a critério do tutor e de comum acordo com os
alunos.
Atuação e responsabilidades do aluno
Durante a realização do curso, é sua
responsabilidade:
I. Acessar o curso regularmente;
II. Observar os avisos enviados pela coordenação e pelo
tutor;
III. Atentar para os critérios de avaliação
adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Enviar as atividades dentro do prazo estabelecido;
VI. Responder a avaliação de reação.
Atuação do tutor
O tutor, dentre outras atribuições, é
responsável pelo direcionamento e mediação dos
debates, pelo esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Avaliação de Reação: buscando o
constante aperfeiçoamento das atividades educacionais
promovidas por esta Escola, ao final do curso os participantes
responderão a um questionário em que informarão
seu grau de satisfação com os temas do curso, a
desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada e a adequação
do ambiente educacional como um todo.
Certificação: exigir-se-á, para fins de
certificação e aproveitamento no curso, que os
participantes frequentem 75% da carga horária total
ministrada, que será oferecida modalidade através da
Plataforma Zoom e do AVA Moodle. Além disso, os participantes
deverão obter participação qualitativa nos
debates e nas demais atividades propostas, realizadas no decorrer do
curso.
Docentes e Coordenadores:
Fábio Penezi Póvoa – Juiz de Direito do
Tribunal de Justiça do Pará. Possui graduação
em Direito pela Fundação de Ensino Eurípedes
Soares da Rocha (1997). Atualmente é juiz de direito -
Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Tem experiência
na área de Direito, com ênfase em Direito Público.
Especialista em Direito da Criança e Adolescente pela
Universidade Federal do Pará e Escola Superior da Magistratura
do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Formador da
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de
Magistrados - Enfam, no curso de Formação de Formadores
e Diretores de Foro. Formador na Escola Judicial do Tribunal de
Justiça do Estado do Pará - EJPA. Formador na Escola
Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima –
EJURR.
Fernando de Assis Alves – Pedagogo. Servidor da ENFAM Graduado
em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Especialista em
Gestão Pública e Sociedade. Mestre em Educação
e Comunicação, pela Universidade de Brasília,
doutorando em Ciências da Educação, pela
Universidade de Lisboa. Diretor Presidente do Grupo Educando para a
Vida? EDUCAVIDA. Professor voluntário na Universidade de
Brasília. Tem experiência na área de Educação,
Tecnologias da Informação e Comunicação,
Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, com
ênfase em Educação e Promoção de
Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas
e gestão pública, educação, saúde,
ecopedagogia, sexualidade, violência, adolescência e
juventude.
Vladimir Santos Vitovsky – Juiz Federal Titular da 9a
Vara Federal de Execução Fiscal/RJ, doutorando do
Programa de Doutoramento “Direito, Justiça e Cidadania
no Século XXI, em Direito e Sociologia da Universidade de
Coimbra, membro da Comissão do CAE/EMARF, Coordenador da
Comissão de Gestão da Administração
Judiciária. Juiz Formador. Coordenador do Curso de Formação
Inicial de Magistrados 2012, Coordenador do Curso de Formação
Inicial de Magistrados 2015 e Coordenador do Curso de Formação
Inicial de Magistrados 2020 e do Curso de Vitaliciamento de
Magistrados 2021-2022.
Distribuição de Carga Horária:
Juiz Federal Vladimir Vitovsky: 12h/a Coordenador das quais 5h20min/a
atuação como formador presencial Zoom
Fernando de Assis Alves: 12h/a Coordenador das quais 5h20min/a
atuação como formador presencial Zoom
Juiz de Direito Fábio Póvoa: 8h/a atuação
como Tutor Moodle Ead e 5h20min/a atuação como formador
presencial Zoom
Bibliografia, bibliografia complementar e acesso à
bibliografia:
Barbosa, Rita Cristiana & Andrade, Vivian Galdino de. Educação
e novas tecnologias. UFPB, GEPETIC, 2020.
Bordenave, Juan Diaz. Estratégias de Ensino e Aprendizagem.
Editora Vozes.
Dias-Trindade, Sara; Moreira, J. António & Ferreira,
António Gomes. Pedagogias digitais no ensino superior.
Coimbra: Cinep, 2020.
Ferraz, Ana Paula do
Carmo Marcheti & Belhot, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom:
revisão teórica e apresentação das
adequações do instrumento para definição de
objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2,
p. 421-431, 2010
Fiocruz-Campus Digital. Tutorial Zoom. 2020.
Gil, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior.
Editora Atlas.
Gil, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. Editora
Atlas
Hodges, Charles; Moore, Stephanie; Lockee, Barb; Trust, Torrey &
Bond, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and
Online Learning. Educause Review, Friday, March 27, 2020
Libâneo, José Carlos. Editora Cortez.
Moreira, José
António & Schlemmer Eliane. Por um novo conceito e
paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, 2020,
V.20, 63438.
Moreto, Vasco. Planejamento - Planejando a Educação
para o Desenvolvimento de Competências. Editora Vozes.
Pinto, Rosilaine
Aparecida. Métodos de Ensino e Aprendizagem sob a Perspectiva
da Taxonomia de Bloom. Revista Contexto & Educação.
Editora Unijuí, Ano 30, n. 96 Maio/Ago. 2015
Reis Friede
Diretor-Geral da EMARF
Vladimir Santos Vitovsky
Coordenador Pedagógico da Ação Educacional
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 07/03/2024. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 1287503996015469073, em 06/03/2024 às 13:11:14.