PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2024/00030, DE 25 DE MARÇO
DE 2024
Dispõe
sobre aprovação do Plano de Curso "Atuação
do Poder Judiciário nos Casos de Violência Doméstica
e Familiar contra a Mulher", a ser promovido pela Escola da
Magistratura Regional Federal da 2ª Região - EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições
e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução nº 106,
de 6 de abril de 2010, o Conselho Nacional de Justiça,
alterada pela Resolução nº 426, de 8 de outubro de
2021, do Conselho Nacional de Justiça;
Considerando a Resolução ENFAM n°
2, de 8 de junho de 2016, da Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº
7, de 7 de dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Resolução ENFAM nº
8, de 11 de outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios
de pontuação ou valoração de
aperfeiçoamento técnico para promoção
dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;
Considerando a Instrução Normativa
ENFAM nº 1, de 3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Portaria EMARF nº
TRF2-PTE-2023/00054, de 13 de novembro de 2023, que dispõe
sobre a participação de magistrados, servidores e
demais profissionais nas ações formativas promovidas,
patrocinadas ou indicadas pela EMARF.
Considerando a Portaria EMARF Nº
TRF2-PTE-2024/00004, de 18 de janeiro de 2024, que dispõe
sobre a formação, o vitaliciamento e o aperfeiçoamento
dos magistrados da Justiça Federal da 2ª Região em
consonância com as diretrizes da Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
RESOLVE:
Art. 1 º. Aprovar o Plano de Curso Atuação do
Poder Judiciário nos Casos de Violência Doméstica
e Familiar contra a Mulher, a ser promovido pela Escola da
Magistratura Regional Federal da 2ª Região - EMARF, nos
termos do documento TRF2-PLC-2024/00016, que é parte
integrante desta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos necessários e da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
REIS FRIEDE
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
TRF2-PLC-2024/00016
CURSO: ATUAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO NOS
CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
Informações gerais:
Natureza do curso: Formação continuada para fins
de promoção na carreira.
Escola responsável pela realização do curso:
EMARF.
Coordenação: Desembargador Federal Marcello
Granado
Período de inscrição: 08/04 a 06/05/2024.
Período de realização: 08/05 a
22/05/2024.
Modalidade: Ensino a distância.
Carga horária: 20 h/a.
Frequência Mínima: mínima de 75%.
Público-alvo: Magistrados Federais e Estaduais e
Membros do Ministério Público, dada a extrema
necessidade de estes últimos também participarem de
discussões que possam porventura conduzir à evolução
normativa acerca do tema.
Número de vagas: 40.
Número de turmas: 01.
Local de realização: Plataforma Moodle.
Ementa: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. FEMINICÍDIO.
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. VIOLÊNCIA FAMILIAR. ATUAÇÃO
DO PODER JUDICIÁRIO.
Justificativa: O debate referente aos direitos fundamentais
associados à dignidade humana tem sido tema recorrente no
século XXI. Dentre estes, destaca-se a violência
doméstica e familiar contra a mulher, prática ainda
muito comum na sociedade brasileira, existindo a necessidade de
efetivos debates acerca do assunto e da interação entre
os Poderes para o seu efetivo enfrentamento.
Ademais, vislumbra-se que apesar da evolução
legislativa, com o advento da Lei Maria da Penha, e de maior
visibilidade à violência doméstica, ainda há,
no geral, um crescimento no registro de tais casos, gerando a
necessidade de estudos e debates acerca das possíveis formas
de enfrentamento e da atuação dos magistrados nesses
embates; gerando, assim, uma maior capacidade de se proferir decisões
e sentenças que sejam condizentes com os atuais contextos
fático e jurídico brasileiros.
Objetivo geral: Ao final do curso, seus participantes estarão
aptos a melhor refletir e atuar em processos que digam respeito à
violência doméstica contra a mulher, permitindo uma
evolução em seu efetivo enfrentamento.
Objetivos específicos:
• Ampliar a reflexão acerca da necessidade de interação
entre os Poderes, demonstrando a importância da existência
de um efetivo debate acerca do tema para possibilitar o seu
enfrentamento.
• Capacitar os magistrados e magistradas no que tange a direitos
humanos, gênero, raça e etnia, em perspectiva
interseccional, nos termos da resolução número
492 do Conselho Nacional de Justiça, para que possam atuar
processualmente de forma condizente às questões
atualmente enfrentadas pelas mulheres.
Conteúdo Programático:
Dia 08/05/2024
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Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
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Metodologia
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Carga
horária
|
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Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
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Ambientação
|
Breve apresentação
dos docentes e dos cursistas
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Integração
|
Apresentação
pessoal dos docentes e cursistas com breves considerações
sobre as expectativas para o curso
|
2
horas
|
De
09/05/2024 a 22/05/2024
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
De 09/05/2024 a 11/05/2024
|
Módulo
1: Conceito legal. Espécies de Violência Doméstica:
Violência Física, Psicológica, Sexual,
Patrimonial E Moral. Estudo e Discussão de Caso.
|
Exposição
do conteúdo
|
Leitura e reflexão
|
Exposição dos
conteúdos pelo docente. Disponibilização
de material de leitura e apresentação
de textos pelo tutor sobre os temas.
Leitura
e reflexão pessoal as diferentes espécies de
violência e como a sociedade como um todo está
envolvida em cada caso.
|
1,5
h/a
|
|
Debates
e Problematização
|
Análise conjunta dos
participantes acerca dos materiais apresentados
|
Participação
nos fóruns de debate para análise e discussão
acerca da atual defasagem do Poder Judiciário no embate à
violência e familiar contra a mulher.
|
3h/a
|
De
12/05/2024 a 15/05/2024
|
Módulo
2: Lei Maria da Penha. Principais Alterações
Legislativas. Importância da Maria da Penha. Estudo e
Discussão de Caso.
|
Exposição
do conteúdo
|
Leitura e reflexão
|
Exposição dos
conteúdos pelo docente no que tange a evolução
trazida pela Lei Maria da Penha e de sua relevância
jurídica e social.
Disponibilização
de material de leitura e apresentação
de textos pelo tutor sobre os temas.
Leitura
e reflexão pessoal sobre a Lei Maria da Penha e suas
consequências na sociedade brasileira
|
1,5h/a
|
|
Debates
e Problematização
|
Análise conjunta dos
participantes acerca dos materiais apresentados
|
Participação
nos fóruns de debate para análise e discussão
de como a sociedade como um todo mesmo após mais de 15
anos da sua promulgação.
|
3h/a
|
Módulo
3: Feminicídio. Estupro. Violência Contra Mulheres.
Instituições de Apoio. Estudo e Discussão de
Caso.
|
Exposição
do conteúdo
|
Leitura e reflexão
|
Exposição dos
conteúdos pelo docente quanto aos casos de violência
doméstica contra a mulher e o aumento do feminicídio
nos últimos anos.
Disponibilização
de material de leitura e apresentação
de textos pelo tutor sobre os temas.
Leitura
e reflexão pessoal sobre como as instituições
de apoio necessitam ser melhoradas para possibilitar uma ajuda
adequada para as mulheres em situação de
vulnerabilidade
|
1,5
h/a
|
|
Debates
e problematização
|
Análise conjunta dos
participantes acerca dos materiais apresentados
|
Participação
nos fóruns de debate para análise e discussão
da necessidade histórica do tratamento desigual
apresentado pela Lei Maria da Penha.
|
3h/a
|
De
19/05/2024 a 22/05/2024
|
Módulo
4: Atuação do Poder Juridicário.
Recomendação CNJ n. 09/2007. Jornada Lei Maria da
Penha. FONAVID. Principais Conclusões. Estudo e Discussão
de Caso.
|
Exposição
do conteúdo
|
Leitura e reflexão
|
Exposição dos
conteúdos pelo docente das atuações do Poder
Judiciário, principalmente do CNJ, no enfrentamento à
violência doméstica e contra a mulher.
Disponibilização
de material de leitura e apresentação
de textos pelo tutor sobre os temas.
Leitura
e reflexão pessoal sobre os documentos disponibilizados,
incluindo como o Poder Judiciário poderia intervir mais
diretamente nos casos de violência contra a mulher.
|
1,5h/a
|
|
Debates
e problematização
|
Análise conjunta dos
participantes acerca dos materiais apresentados
|
Participação
nos fóruns de debate para análise e discussão
acerca do caso concreto apresentado.
|
3h/a
|
A avaliação formativa se dará ao longo da ação
educacional através do acompanhamento e observação
dos participantes por parte do tutor do curso, sendo sempre
considerados, além do conhecimento, articulação
teórico-prática, sequência lógica ideias e
síntese, a assiduidade, a postura, o relacionamento
interpessoal e o interesse, em especial quando da participação
das atividades ativas dos cursistas (discussões/debates/estudos
sobre os casos indicados).
Metodologia:
A plataforma utilizada é a Moodle.
O curso será iniciado no dia 22 de abril de 2024, quando será
aberto o fórum de ambientação para que o Tutor
se apresente, forneça informações gerais do
curso e incentive os inscritos a se apresentarem. Ademais, a
ambientação ajudará os participantes a se
acostumarem à ferramenta.
A abordagem pedagógica privilegiará formas de discussão
do tema das seguintes maneiras:
a) Apresentação de temas pelo tutor, seguida de debates
que possibilitarão uma atitude proativa dos participantes com
as questões levantadas. A cada dia será disponibilizada
uma parte do material, além de outros textos pertinentes, e
será realizado um debate em fórum sob a condução
e orientação do tutor.
b) Problematização/reflexão conjunta dos
participantes acerca dos temas propostos, selecionados pelo
tutor/coordenador da atividade, com enfoque em questões
práticas a serem enfrentadas pelos juízes e promotores
no trabalho cotidiano, a fim de que tal reflexão se dê
da maneira mais proveitosa possível.
O fórum de debates será realizado de forma assíncrona.
O instrutor atuará com equipamento móvel e dará
suporte e monitoria nos fóruns de forma simultânea à
intervenção do aluno.
Formas de interação: A interação
será motivada pelo diálogo e pela troca de experiências
entre você, seus colegas e seu tutor, e ocorrerá de
forma assíncrona.
Atuação e responsabilidades do aluno:
Durante a realização do curso, é sua
responsabilidade:
I. Acessar o curso regularmente;
II. Observar os avisos enviados pela coordenação e pelo
tutor;
III. Atentar para os critérios de avaliação
adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Enviar as atividades dentro do prazo estabelecido;
VI. Responder a avaliação de reação.
Atuação do tutor: O tutor, dentre outras
atribuições, é responsável pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Avaliação de Reação: buscando o
constante aperfeiçoamento das atividades educacionais
promovidas por esta Escola, ao final do curso os participantes
responderão a um questionário em que informarão
seu grau de satisfação com os temas do curso, a
desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada e a adequação
do ambiente educacional como um todo.
Certificação: exigir-se-á, para fins de
certificação e aproveitamento no curso, que os
participantes frequentem 75% da carga horária total
ministrada, que será oferecida na modalidade de ensino a
distância, através da Plataforma Moodle. Além
disso, os participantes deverão obter participação
qualitativa nos debates e nas demais atividades propostas, realizadas
no decorrer do curso.
Avaliação de Reação: buscando o
constante aperfeiçoamento das atividades educacionais
promovidas por esta Escola, ao final do curso os participantes
responderão a um questionário em que informarão
seu grau de satisfação com os temas do curso, a
desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada e a adequação
do ambiente educacional como um todo.
Certificação: exigir-se-á, para fins de
certificação e aproveitamento no curso, que os
participantes frequentem 75% da carga horária total
ministrada, que será oferecida na modalidade de ensino a
distância, através da Plataforma Moodle. Além
disso, os participantes deverão obter participação
qualitativa nos debates e nas demais atividades propostas, realizadas
no decorrer do curso.
Currículos
Coordenador:
Marcello Ferreira de Souza Granado: Desembargador Federal do
Tribunal Regional da 2ª Região. Vice-Diretor Geral do
Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal Regional
Federal da 2ª Região. Exerceu competência
tributária por 1 (um) ano e meio e competência
administrativa por 1 (um) ano. Possui graduação em
Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Tem
experiência na área de Direito, com ênfase em
Direito Processual Penal, Direito Penal e Direito Penal Econômico.
Professor da Pós Graduação da Escola da
Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ. Professor da Escola
da Magistratura Regional Federal do TRF2- EMARF. Exerce competência
criminal desde 1996.
Tutor:
Reis Friede: Desembargador Federal (desde 2004) e Membro do
Órgão Especial do TRF2 (desde 2014). Diretor do Centro
Cultural da Justiça Federal (CCJF – biênio
2017/2019). Presidente do TRF2 (biênio 2019/2021). Diretor do
Gabinete de Segurança Institucional – GSI (TRF 2ªR.
– biênios 2021/2023 e 2023/2025). Diretor-Geral da Escola
da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF –
biênio 2023/2025). Graduado em Engenharia pela Universidade
Santa Úrsula (1991). Graduado em Ciências Econômicas
pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Graduado em
Administração pelas Faculdades Integradas Cândido
Mendes (1991). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Cândido
Mendes (1982). Graduado em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula
(1982). Licenciatura em Matemática pela Universidade Cândido
Mendes (2010). Mestre em Direito Público pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (1988). Mestre em Direito do Estado pela
Universidade Gama Filho (1989). Doutor em Direito Público pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Professor Adjunto da
Faculdade de Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro – UNIRIO (desde 2018), Professor de Direito
Constitucional da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro
– EMERJ (desde 2011), Conferencista Emérito da
Universidade Castelo Branco – UCB (desde 2016), ex-Professor
Adjunto da Escola de Direito da Universidade Federal do Rio de
Janeiro – UFRJ (2005/2007), ex-Professor Adjunto da Escola de
Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
(2014/2018) e ex-Professor Titular e Fundador do Mestrado em Direito
da Universidade Estácio de Sá – UNESA
(1988/2001), além de Professor Emérito da Escola de
Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME (desde 2010),
Professor Honoris Causa da Universidade da Força Aérea
– UNIFA (desde 2016), Professor Emérito da Escola de
Aperfeiçoamento de Oficiais – EsAO (desde 2019),
Conferencista Especial da Escola Superior de Guerra – ESG
(desde 2019) e Palestrante na Escola de Guerra Naval – EGN
(desde 2010), na Escola Superior de Defesa – ESD (desde 2021) e
na Escola de Inteligência Militar do Exército –
EsIMEx (desde 2023).
Reis Friede
Diretor-Geral da EMARF
Marcello Granado
Coordenador do Curso
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 30/04/2024. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 1287503996015469073, em 29/04/2024 às 14:15:51.