PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2024/00037, DE 8 DE MAIO DE 2024
Dispõe sobre aprovação do Plano de Curso
"Questões Ambientais e Relativas à Proteção
do Patrimônio Histórico e Cultural: Teoria e Prática",
a ser promovido pela Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região - EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições
e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução nº 106, de 6 de abril de
2010, o Conselho Nacional de Justiça, alterada pela Resolução
nº 426, de 8 de outubro de 2021, do Conselho Nacional de
Justiça;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Resolução ENFAM nº 8, de 11 de
outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios
de pontuação ou valoração de
aperfeiçoamento técnico para promoção
dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Portaria EMARF nº TRF2-PTE-2023/00054, de 13 de
novembro de 2023, que dispõe sobre a participação
de magistrados, servidores e demais profissionais nas ações
formativas promovidas, patrocinadas ou indicadas pela EMARF.
Considerando a Portaria EMARF Nº TRF2-PTE-2024/00004, de 18 de
janeiro de 2024, que dispõe sobre a formação, o
vitaliciamento e o aperfeiçoamento dos magistrados da Justiça
Federal da 2ª Região em consonância com as
diretrizes da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano de Curso "Questões
Ambientais e Relativas à Proteção do Patrimônio
Histórico e Cultural: Teoria e Prática", a ser
promovido pela Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região - EMARF, nos termos do documento TRF2-PLC-2024/000021,
que é parte integrante desta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos necessários e da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
MARCUS ABRAHAM
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
TRF2-PLC-2024/000021
PROJETO
DE AÇÃO EDUCACIONAL
Curso: Questões
Ambientais e Relativas à Proteção do Patrimônio
Histórico e Cultural: Teoria e Prática
Informações
gerais:
Categoria/natureza da ação
educacional: Formação continuada para
aperfeiçoamento para promoção na carreira e
vitaliciamento.
Escola/instituições
parceiras responsável pela realização da ação
educacional: Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região – EMARF.
Coordenação:
Desembargador Federal Reis Friede e Juiz Federal Antônio
Henrique Corrêa da Silva.
Período de inscrição:
08/06 a 08/08/2024.
Período de realização:
16/08 a 06/09/2024.
Modalidade: Presencial.
Carga horária:
40h/a.
Frequência Mínima:
75%.
Público-alvo:
Magistrados Federais e Estaduais; Procuradores da República,
Servidores em função de assessoria aos magistrados
federais. As inscrições preferenciais serão para
magistrados federais da 2ª Região e as vagas
remanescentes serão disponibilizadas aos demais públicos
definidos no projeto.
Número de vagas: 20
Número de turmas: 1
Local de realização:
Sala de aula da EMARF e locais de campo abaixo especificados.
Ementa:
Ementa: DIREITO AMBIENTAL.
PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E
CULTURAL. COMUNIDADES TRADICIONAIS. INDÍGENAS. QUILOMBOLAS.
PARQUE NACIONAL
Justificativa:
O estudo continuado e aprofundado
do Direito Ambiental traz implicações eminentemente
fáticas e exige do magistrado capacidade redobrada de tomar
conhecimento e promover análise das complexas situações
que são postas à apreciação
jurisdicional. Nesse contexto, é importante que o magistrado
tenha conhecimento das principais questões ambientais que
impactam a região em que prestam jurisdição,
colhendo elementos que irão qualifica-lo a apreciar as causas
respectivas com a devida ponderação de elementos
essenciais à boa distribuição da Justiça.
Por tratar de direitos difusos, cuja titularidade está
dispersa na coletividade, o Direito Ambiental merece uma abordagem
proativa por parte dos julgadores, de modo a dar efetivo cumprimento
aos princípios da reparação integral e do
poluidor-pagador. As mesmas características fazem-se presentes
no que se refere a questões envolvendo a proteção
do patrimônio histórico-cultural e das chamadas
comunidades tradicionais, tais como a indígena e quilombola.
Em todos esses aspectos, o estudo de campo, travando contado direto
com as realidades descritas, constituem um diferencial indispensável,
que orientou a Comissão de Direito Administrativo e Ambiental
da EMARF a organizar o presente curso, abordando os principais
tópicos relativos às matérias tratadas.
Objetivo geral:
Ao fim do curso, os alunos
estarão aptos a considerar, em suas decisões, as
principais implicações fáticas e jurídicas
e especificidades da proteção ao meio ambiente; ao
patrimônio histórico e cultural; e às comunidades
tradicionais.
Objetivos específicos:
os magistrados deverão ser capazes de:
1) Aplicar adequadamente as
disposições legislativas referentes à proteção
ao meio ambiente, considerando as peculiaridades das áreas
ambientalmente protegidas situadas no âmbito da 2a Região
Judiciária Federal.
2) Decidir aplicando o que existe
de mais moderno e refinado em termos de litigância climática,
solucionando conflitos à luz dos melhores padrões
jurisprudenciais existentes.
3) Aplicar adequadamente as
disposições legislativas em matéria de proteção
ao patrimônio histórico e cultural e das comunidades
tradicionais, adaptando-as à realidade e às
peculiaridades das comunidades especificamente jurisdicionada à
segunda região judiciária federal.
4) Avaliar os impactos das
medidas judiciais em causas envolvendo interesses difusos, tendo uma
dimensão mais precisa acerca dos efeitos das decisões
proferidas nessa seara.
Conteúdo
programático/Avaliação para
Aprendizagem/Metodologia/Carga horária:
A formação
desdobra-se em aulas expositivas e metodologias ativas, e atividades
de campo, que permitem o contato direto com o objeto de estudo.
Programação, objetivos e forma de avaliação
esquematizados a seguir:
Dia 1: 16 de agosto de 2024 –
Proteção ao Patrimônio Histórico e
Cultural
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
- Tombamento Constitucional de Quilombos.
-
Patrimonialização de Pesquisas Arqueológicas
da Região Portuária da Cidade do Rio de Janeiro.
|
Aula Expositiva Dialogada
|
Participação
e Contribuição
|
Exposição
dos conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
participantes.
|
3 h/a
|
Relevância
Histórico-Cultural do circuito Ladeira da Conceição,
Pedra do Sal, Jardins Suspensos do Valongo, Cais do Valongo,
Prédio das Docas André Rebouças e Instituto
dos Pretos Novos.
|
Trabalho de Campo
|
Aquisição
de conhecimento por contato direto com o ambiente protegido,
relacionando geograficamente o conteúdo teórico à
prática
|
Visita aos
principais ambientes protegidos, a fim de promover a Participação
dos cursistas na formulação de críticas/impressões
a respeito da situação fática vivenciada, de
acordo com o roteiro/protocolo previamente apresentado na
exposição dialogada.
|
5 h/a
|
Dia 2: 23 de agosto de 2024 –
Direito Ambiental e Direito Climático
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
- Conceito de dano
ambiental. Espécies e características do dano
ambiental. A reparação do dano ambiental. O nexo
causal no dano ambiental.
|
Aula Expositiva
Dialogada
|
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos cursistas.
|
2h/a
|
|
Aula Expositiva
Dialogada
|
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos cursistas.
|
2 h/a
|
|
Aula Expositiva
Dialogada
|
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados
pelos cursistas.
|
4 h/a
|
DIA 4: 30 de agosto de 2024 –
Parque Nacional de Itatiaia
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos das
Estratégias Adotadas
|
|
|
-
Parque Nacional de Itatiaia. Histórico. Missão
Institucional. Projetos. Questões gerenciais e jurídicas
mais relevantes.
|
Aula Expositiva
Dialogada
|
- Participação e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
cursistas.
|
3 h/a
|
-
Visita ao Parque Nacional de Itatiaia
|
Trabalho de Campo
|
Aquisição de conhecimento por contato
direto com o ambiente protegido, relacionando geograficamente o
conteúdo teórico à prática.
|
Visita aos
principais ambientes protegidos, a fim de promover a Participação
dos cursistas na formulação de críticas/impressões
a respeito da situação fática vivenciada, de
acordo com o roteiro/protocolo previamente apresentado na
exposição dialogada.
|
5 h/a
|
DIA 5: 6 de setembro de 2024 –
PROCESSOS ESTRUTURAIS
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
Atividades
e Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
-
Litígios Estruturais. Características e elementos
essenciais. Litígios estruturais em matéria
ambiental e de saúde.
|
Aula Expositiva
Dialogada
|
Participação e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
Momento no qual o docente atuará como mediador dos
questionamentos e interpretações apresentados pelos
cursistas.
|
8 h/a
|
Avaliação
Conforme apresentado acima, a
avaliação formativa se dará ao longo da ação
educacional através do acompanhamento e observação
dos participantes por parte do docente/facilitador, sendo sempre
considerados, além do conhecimento, articulação
teórico-prática, sequência lógica das
ideias e síntese, a assiduidade, a pontualidade, a postura, o
relacionamento interpessoal, o interesse, em especial quando da
participação das atividades ativas dos cursistas
(discussões/debates/estudos sobre os casos indicados e grupos
de trabalhos), momento em que os discentes experimentarão a
aplicação prática das técnicas
apresentadas.
Formas de interação
A proposta metodológica
para o desenvolvimento do Curso abrangerá a realização
de exposições dialogadas, integrando aprofundamento
teórico, reflexões, debates e estudos de casos, além
do uso prático do ChatGPT ao longo de toda a atividade.
As atividades propostas serão
permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o
conjunto dos participantes e atividades em grupos envolvendo
temáticas de maior interesse.
De forma geral, na exposição
dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas
contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e
desafios da magistratura e com participação ativa dos
alunos.
Quanto às atividades de
campo, o contato direto dos cursistas com os locais passíveis
de proteção jurídica incentivará sua
participação na formulação de
críticas/impressões a respeito da situação
fática vivenciada.
Atuação e
responsabilidades do aluno
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
I. Participar das aulas
regularmente;
II. Observar os avisos enviados
pela coordenação e pelos docentes;
III. Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Participar das atividades
propostas;
VI. Responder às
avaliações de reação.
Atuação dos
docentes
Os docentes, dentre outras
atribuições, são responsáveis pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Dia
1 – 16 de agosto de 2024 - MANHÃ (Sala de Aula da
Emarf)
|
Horário
|
Atividades
|
Docentes
|
9:00 –
10:00
|
Abertura:
Lançamento da Plataforma Jus-Patrimônio.
|
Leandro
Grass e Desembargador Federal Reis Friede.
|
10:00 –
11:00
|
Apresentação
do Curso e Sumário dos Temas
|
Juíza
Federal Ana Carolina Vieira de Carvalho
|
11:00 –
12:00
|
Aula
Expositiva Dialogada: Tombamento Constitucional de Quilombos
|
Procurador
Federal Thiago Erthal
|
12:00 –
13:00
|
Aula
Expositiva Dialogada: A Patrimonialização das
Materialidades Identificadas pelas Pesquisas Arqueológicas
na Região Portuária da Cidade do Rio de Janeiro.
|
Jeanne
Crespo (Diretora do Centro Nacional de Arqueologia)
|
13:00 –
14:00
|
Intervalo
para almoço.
|
|
|
|
|
Dia
1 – 16 de agosto de 2024 - TARDE (Locais de Campo)
|
Horário
|
Atividade
|
Docente
|
14:00h –
18:00h
|
Aula
de Campo: circuito Ladeira da Conceição, Pedra do
Sal, Jardins Suspensos do Valongo, Cais do Valongo, Prédio
das Docas André Rebouças e Instituto dos Pretos
Novos.
|
Jeanne
Crespo (Diretora do Centro Nacional de Arqueologia)
|
Dia
2 – 23 de agosto de 2024 – MANHÃ (Sala de Aula
da EMARF)
|
Horário
|
Atividade
|
Docente
|
09:00
– 11:00
|
Aula
Expositiva Dialogada: Dano Ambiental e Seus Principais Aspectos
|
Juíza
Federal Mônica Nascimento
|
11:00 –
13:00
|
Aula
Expositiva Dialogada: Dano Ambiental Individual e Coletivo na
Jurisprudência do STJ
|
Juiz
Federal Gabriel Wedy
|
13:00 – 14:00 Intervalo
para almoço
Dia
2 – 23 de agosto de 2024 – TARDE (Sala de Aula da
EMARF)
|
Horário
|
Atividade
|
Docente
|
14:00h –
15:00h
|
Aula Expositiva Dialogada:
Panorama das Mudanças Climáticas no Brasil.
|
Sérgio
Besserman Viana
|
15:00h –
16:00h
|
Aula Expositiva Dialogada:
Dano Climático e suas Implicações.
|
Juíza
Federal Rafaela Santos Martins da Rosa
|
16:00h –
17:00h
|
Aula
Expositiva Dialogada: Projeto Brasil Mais.
|
Cristiano
Cunha
|
17:00h –
18:00h
|
Aula
Expositiva Dialogada: Situação dos Litígios
Climáticos no Brasil
|
Danielle
Moreira
|
Dia
3 – 29 de agosto de 2024 (Centro de Primatologia do Estado
do Rio de Janeiro)
|
09:00h –
10:00h
|
Apresentação
do Centro de Primatologia do Estado do Rio de Janeiro, histórico
e missão institucional.
|
Juiz
Federal Antônio Henrique Corrêa da Silva
|
10:00h
– 11:00h
|
Principais
Questões Gerenciais do Centro de Primatologia do Estado do
Rio de Janeiro.
|
Juiz
Federal Antônio Henrique Corrêa da Silva
|
11:00h –
12:00h
|
Principais
Questões Jurídicas do Centro de Primatologia do
Estado do Rio de Janeiro.
|
Juiz
Federal Antônio Henrique Corrêa da Silva
|
12:00h –
13:00
|
Intervalo
para almoço
|
|
13:00h –
18:00
|
Visita ao
Centro de Primatologia do Estado do Rio de Janeiro.
|
Juíza
Federal Cristiane Chmatalik
|
Dia
4 – 30 de agosto de 2024 (Parque Nacional de Itatiaia)
|
Horário
|
Atividade
|
Docente
|
09:00h –
10:00h
|
Apresentação
do Parque Nacional de Itatiaia, seu histórico e missão
institucional.
|
Breno
Herrera
|
10:00h
– 11:00h
|
Principais
Questões Gerenciais do Parque Nacional de Itatiaia.
|
Felipe
Cruz Mendonça
|
11:00h –
12:00h
|
Principais
Questões Jurídicas do Parque Nacional de Itatiaia
|
Frederico
Rios Paula
|
12:00h –
13:00h
|
Intervalo
para almoço.
|
|
13:00h –
18:00h
|
Visita ao
Parque Nacional de Itatiaia
|
Felipe
Cruz Mendonça
|
Dia
5 – 6 de setembro de 2024 (Sala de Aula da EMARF)
|
09:00h –
11:00h
|
Aula
Expositiva Dialogada: Litígios Estruturais em Matéria
de Saúde.
|
Desembargadora
Federal Carmen Silvia Lima de Arruda
|
11:00h –
12:00h
|
Estudo de
Casos sobre Litígios Estruturais em matéria de
Saúde
|
Juiz
Federal Márcio Santoro.
|
12:00h –
13:00h
|
Estudo de
Casos sobre Litígios Estruturais em matéria de
saúde.
|
Juíza
Federal Helena Elias Pinto
|
14:00h –
16:00h
|
A
Configuração dos Litígios Estruturais:
Elementos Essenciais
|
Juiz
Federal Ricardo Levy
|
16:00h –
18:00h
|
Litígios
Estruturais em Matéria Ambiental
|
Juíza
Federal Monica Nascimento
|
Avaliação de
Reação:
Buscando o constante
aperfeiçoamento das atividades educacionais promovidas por
esta Escola, ao final do curso os participantes responderão a
um questionário em que informarão seu grau de
satisfação com os temas do curso, a desenvoltura dos
docentes, a metodologia empregada e a adequação do
ambiente educacional como um todo.
Certificação:
Exigir-se-á, para fins de
certificação e aproveitamento no curso, que os
participantes frequentem 75% da carga horária total
ministrada, que será oferecida na modalidade presencial ou
telepresencial. Além disso, os participantes deverão
obter participação qualitativa nos debates e nas demais
atividades propostas realizadas no decorrer do curso.
Docentes:
1. Ana Carolina Vieira de
Carvalho - Juíza Federal, mestre em direito pela UERJ,
professora de direito ambiental, coordenadora do Cejusc Ambiental e
do Centro de Inteligência da SJRJ (acvieira@jfrj.jus.br). Tem
Fofo Nível 1 Completo
2. Antônio Henrique
Corrêa da Silva – Juiz Federal desde 1997. Mestre em
Direito Público pela UERJ. Atualmente é juiz titular da
32ª Vara Federal do Rio de Janeiro, Coordenador da Comissão
de Direito Administrativo e Ambiental da EMARF-TRF2. Professor de
Direito Tributário da Escola da Magistratura do Estado do Rio
de Janeiro - EMERJ. (ahcorrea@hotmail.com) Tem Fofo Nível 1
Completo
3. Breno Herrera - gerente
da região sudeste do Instituto Chico Mendes, doutor em
Psicossociologia e Ecologia Social (UFRJ), mestre em Planejamento
Ambiental (COPPE/UFRJ), biólogo (UFRJ). Professor de Gestão
Socioambiental na Escola Nacional de Botânica Tropical (Jardim
Botânico do Rio de Janeiro) e de Desenvolvimento Territorial
(UERJ). Analista ambiental do ICMBio. (breno.coelho@icmbio.gov.br).
CPF: 0XXX78XXX-18.
4. Carmen Silvia Lima de
Arruda – Desembargadora Federal do TRF da 2ª Região.
PhD em Direito Público pela Universidade de Pavia, Itália
(2019) e Doutora em Sociologia e Direito pela UFF (PPGSD/UFF - 2019).
Pesquisadora do CEDAU desde 2020. Mestre em Justiça
Administrativa (PPGJA/UFF- 2015). Juris Doctor pela University of
Miami (2008), com especialização em Direito Comparado.
Coordenadora da Comissão de Direito Privado da EMARF- Escola
da Magistratura Regional Federal da 2a Região. Foi Procuradora
do Município do Rio de Janeiro (1991 a 1996). Graduada em
Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989)
(carmen.silvia@trf2.jus.br). Tem Fofo Nível 1 Completo
5. Cristiane Conde Chmatalik
– Juíza Federal, Mestre (UERJ), Diretora do Foro da
Seção Judiciária do Espírito Santo
(2017-2021), membro do Comitê Gestor de Conciliação
do Conselho nacional de Justiça (2016-atual), Coordenadora do
Núcleo Permanente de solução de Conflitos do
TRF2 (2013-2015 e 2021), Juíza Titular da 6a Vara Cível
de Vitória-es. (cristianeconde@jfes.jus.br). Tem Fofo Nível
1 Completo
6. Cristiano Cunha –
Perito Criminal Federal da Polícia Federal. Chefe do Serviço
de Geomática da Diretoria Técnico-Científica da
Polícia Federal e Coordenador do Comitê-Gestor do
Programa Brasil MAIS (Meio Ambiente Integrado e Seguro) do Ministério
da Justiça e Segurança Pública. Possui
Bacharelado em Ciência da Computação pela
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
(1995), Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário de
Brasília (2019), Especialização em Projeto e
Aplicação de Redes de Comunicação pela
Universidade de Brasília(2003) e Especialização
em Ciência de Dados e Machine Learning pelo Centro
Universitário de Brasília (2021). Foi diretor técnico
do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção
da Amazônia por 11 anos. Tem experiência em governança
de TI e nas áreas de Desenvolvimento de Software, Banco de
Dados, Redes de Computadores, Sistemas Espaciais e Sensoriamento
Remoto. CPF: 9XXX80XXX00. E-mail: cunha.ccd@pf.gov.br.
7. Danielle Moreira -
Doutora (2008) e Mestra (2003) em Direito pela Universidade do Estado
do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada (1998) em Direito pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora
da PUC-Rio, com atuação junto ao Programa de
Pós-Graduação em Direito e ao Núcleo
Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA/PUC-Rio). Coordenadora do
Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno
(JUMA/PUC-Rio). Atualmente é diretora do Instituto o Direito
por um Planeta Verde (IDPV), coordenadora acadêmica da
Associação dos Professores de Direito Ambiental do
Brasil (APRODAB) e membra do Conselho Consultivo do NIMA/PUC-Rio. Mãe
da Bruna, do Tiago e da Flora. (daniamoreira@puc-rio.br). CPF:
043.020.767-04
8. Felipe Cruz Mendonça
– geógrafo, analista ambiental desde 2003, atuou na
Amazônia por 8 anos onde foi gestor da Reserva Extrativista
Arapixi (2006 - 2010). Foi coordenador de gestão participativa
e educação ambiental do Instituto. Esteve a frente
também da gestão do Parque Nacional Marinho de Fernando
de Noronha e da APA de mesmo nome (2016-2019). Trabalhou nas agendas
de plano de manejo das Unidades de Conservação.
Atualmente é o Gestor do Parque Nacional do Itatiaia.
(felipe.mendonca@icmbio.gov.br). CPF 0XXX82XX7-90
9. Frederico Rios Paula –
Procurador Federal da Advocacia-Geral da União (AGU), atuando
como Coordenador Nacional da Coordenação de Processos
Autorizativos e Residual da Procuradoria Federal Especializada junto
ao Instituto Chico Mendes de Conservação da
Biodiversidade (CPAR/PFE/ICMBio). Mestre em Direito Público e
Especialista em Direito do Estado pela UERJ.
(frederico.paula@agu.gov.br). CPF: XXX060XXX07
10. Gabriel de Jesus Tedesco
Wedy - Juiz federal, professor nos programas de pós-graduação
e na Escola de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
(Unisinos), pós-doutor, doutor e mestre em Direito Ambiental,
membro do grupo de trabalho "Observatório do Meio
Ambiente e das Mudanças Climáticas" do CNJ,
visiting scholar pela Columbia Law School (Sabin Center for Climate
Change Law) e pela Universität Heidelberg (Institut für
deutsches und europäisches Verwaltungsrecht) e ex-presidente da
Associação dos Juízes Federais do Brasil
(Ajufe).(gtwedy@gmail.com). CPF: 6XXX62XX015
11. Helena Elias Pinto -
Juíza federal. Doutora e Mestre em Direito pela Universidade
Gama Filho. Professora do Departamento de Direito Público da
Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense - UFF e
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu Justiça Administrativa - Mestrado Profissional
(PPGJA/UFF). Terá cursado o FOFO N1M3 até a data de
início do curso.
12. Jeanne Cristina Menezes
Crespo – Diretora do Centro Nacional de Arqueologia, mestre
em História Social pela Universidade Federal Fluminense,
doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas
Gerais e doutoranda no Programa de Pós Graduação
em Arqueologia do Museu Nacional/UFRJ, com estudo que problematiza o
processo de patrimonialização dos sítios
arqueológicos sensíveis na Área Portuária
da cidade do Rio de Janeiro (jeanne@iphan.gov.br). CPF: 086837617-54
13. Leandro Grass –
é presidente do Instituto do Patrimônio Histórico
e Artístico Nacional (Iphan), sociólogo, professor e
pesquisador. Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UnB e
gestor cultural pela Organização dos Estados
Ibero-Americanos. Exerceu mandato parlamentar entre 2019-2022
(agenda.presidencia@iphan.gov.br). CPF 000.143.601-52.
14. Márcio Santoro
Rocha - juiz federal, ex-advogado da União , mestre e
doutorando em Direito pela UFF. Terá cursado o FOFO N1M3 até
a data de início do curso.
15. Monica Lúcia do
Nascimento Alcantara Botelho – Doutoranda em Direito.
Mestre em Direito. Professora da EMERJ- Escola da Magistratura do
Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora da Comissão de Tutela
Coletiva. Membro da Comissão de Direito Administrativo e
Ambiental da Escola de Magistratura Federal da 2ª Região-
EMARF. Magistrada Federal Titular da 1ª Vara Federal de São
Pedro da Aldeia/RJ. Juiza formadora pela ENFAM.
(monicalucia@jfrj.jus.br). Tem Fofo Nível 1 Completo
16. Rafaela Santos Martins da
Rosa - juíza federal substituta na 12a Vara Federal de
Porto Alegre/RS. Mestre em Direito pela Univali/SC, com período
de pesquisa sanduíche no Programa de Mestrado em Direito e
Sustentabilidade da Universidade de Alicante/Espanha (2013). Doutora
em Direito pela Unisinos/RS, e pesquisadora visitante na Universidade
da Califórnia Berkeley Law(2021). Membro do Grupo de Pesquisa
Direito, Risco e Ecocomplexidade do PPGD da Unisinos/RS. Professora
Coordenadora da disciplina de Direito Ambiental na Esmafe/RS.
Coordenadora do Jusclima2030. (rafaela.rosa@trf4.jus.br). CPF:
82XXX57XX72 – Informou que tem FOFO e é Formadora da
Enfam
17. Reis Friede:
Desembargador Federal (desde 2004) e Membro do Órgão
Especial do TRF2 (desde 2014). Diretor do Centro Cultural da Justiça
Federal (CCJF – biênio 2017/2019). Presidente do TRF2
(biênio 2019/2021). Diretor do Gabinete de Segurança
Institucional – GSI (TRF 2ªR. – biênios
2021/2023 e 2023/2025). Diretor-Geral da Escola da Magistratura
Regional Federal da 2ª Região (EMARF – biênio
2023/2025). Graduado em Engenharia pela Universidade Santa Úrsula
(1991). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (1985). Graduado em Administração
pelas Faculdades Integradas Cândido Mendes (1991). Graduado em
Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes (1982).
Graduado em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula (1982).
Licenciatura em Matemática pela Universidade Cândido
Mendes (2010). Mestre em Direito Público pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (1988). Mestre em Direito do Estado pela
Universidade Gama Filho (1989). Doutor em Direito Público pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Professor Adjunto da
Faculdade de Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro – UNIRIO (desde 2018), Professor de Direito
Constitucional da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro
– EMERJ (desde 2011), Conferencista Emérito da
Universidade Castelo Branco – UCB (desde 2016), ex-Professor
Adjunto da Escola de Direito da Universidade Federal do Rio de
Janeiro – UFRJ (2005/2007), ex-Professor Adjunto da Escola de
Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
(2014/2018) e ex-Professor Titular e Fundador do Mestrado em Direito
da Universidade Estácio de Sá – UNESA
(1988/2001), além de Professor Emérito da Escola de
Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME (desde 2010),
Professor Honoris Causa da Universidade da Força Aérea
– UNIFA (desde 2016), Professor Emérito da Escola de
Aperfeiçoamento de Oficiais – EsAO (desde 2019),
Conferencista Especial da Escola Superior de Guerra – ESG
(desde 2019) e Palestrante na Escola de Guerra Naval – EGN
(desde 2010), na Escola Superior de Defesa – ESD (desde 2021) e
na Escola de Inteligência Militar do Exército –
EsIMEx (desde 2023). Tem Fofo Nível 1 Completo
18. Ricardo Levy - Possui
graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio
de Janeiro (2008) e Pós Graduação em Advocacia
Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012).
Juiz Estadual do Tribunal de Justiça do Estado de São
Paulo de 2014 a 2015. Juiz Federal da Seção Judiciaria
do RJ, TRF da 2ª Região desde 2015. Tem experiência
na área de Direito, com ênfase em Direito
Constitucional, Direito Administrativo e Direito Processual Civil.
Tem Fofo Nível 1 Completo
19. Sérgio Besserman
Vianna - Professor do Departamento de Economia da PUC-RJ –
desde 1982 – é Coordenador Estratégico do Climate
Reality Project seção Brasil. O economista e ecologista
carioca estuda as consequências econômicas e sociais da
mudança climática global desde 1992, tendo participado
do Executive Program On Climate Change Development, no Harvard
Institute for International Development, da Harvard University. É
membro do Conselho Diretor ou Consultivo de diversas organizações
não governamentais como o WWF,a CI, a Fundação
Roberto Marinho, o FUNBIO, Conselho Consultivo do Censo Demográfico
do IBGE, presidência do Conselho da SDSN Brasil, Conselho
Científico do Um só Planeta, comitê cientifico do
Museu do Amanhã e diversas outras. Ingressou nos quadros do
BNDES ao obter o Premio BNDES para dissertações de
mestrado em 1987 e lá fez carreira de executivo, tendo
exercido a Diretoria de Planejamento entre 1996 e 1999. Foi
presidente do IBGE 1999/2003 e do Instituto Pereira Passos
2005/2008.Foi Presidente da Câmara Técnica de
Desenvolvimento Sustentável e do Instituto Municipal de
Urbanismo Pereira Passos da Prefeitura da Cidade do Rio deJaneiro de
2008 à 2016. Em 2010, foi designado pelo Prefeito do Rio de
Janeiro, Eduardo Paes, para presidir o Grupo de Trabalho da cidade
para a Rio + 20 e em 2014, para o assessoramento do Prefeito no
exercício da Presidência do C40.Foi presidente do
Instituto de pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro de
2016 à 2020. Ganhou Prêmio Jornalista Cia/ HSBC na
categoria Especial de Personalidade do Ano em Sustentabilidade.
Ganhou, em 2013, também na categoria revista Amanhã o
Prêmio ”Faz a Diferença”, das Organizações
Globo (bessermanvianna@gmail.com). CPF 70XXX11XX67-91.
20. Thiago Serpa Erthal -
Procurador Federal, mestre e doutor em Direito pela Universidade do
Estado do Rio de Janeiro e professor pesquisador do Instituto de
Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá.
(thiago.erthal@agu.gov.br). CPF 05XXX81XXX7.
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Reis Friede
Diretor-Geral da EMARF
Antônio Henrique Corrêa
da Silva
Coordenador Pedagógico
Adjunto
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