PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2024/00052, DE 16 DE
JULHO DE 2024
Dispõe
sobre aprovação do Plano de Curso "Efetivação
do Direito à Saúde: Desafios e Perspectivas", a
ser promovido pela Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região-EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da
Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF),
no uso de suas atribuições e,
Considerando o art. 93, inciso
II, alínea "c", e inciso IV, da Constituição
Federal, que prevê a participação em cursos
oficiais ou reconhecidos de formação e aperfeiçoamento
de magistrados como etapa obrigatória do processo de
vitaliciamento e como requisito para promoção na
carreira;
Considerando a
Resolução nº 106, de 6 de abril de 2010, o
Conselho Nacional de Justiça, alterada pela Resolução
nº 426, de 8 de outubro de 2021, do Conselho Nacional de
Justiça;
Considerando a
Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho de 2016, da
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de
Magistrados, que dispõe sobre os programas para a formação
e o aperfeiçoamento de magistrados e regulamenta os cursos
oficiais para o ingresso, a formação inicial e o
aperfeiçoamento de magistrados e de formadores;
Considerando a
Resolução ENFAM nº 7, de 7 de dezembro de 2017, da
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de
Magistrados, que dispõe sobre as diretrizes pedagógicas
para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados;
Considerando a
Resolução ENFAM nº 8, de 11 de outubro de 2021, da
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de
Magistrados, que estabelece os critérios de pontuação
ou valoração de aperfeiçoamento técnico
para promoção dos(as) magistrados(as) estaduais e
federais;
Considerando a
Instrução Normativa ENFAM nº 1, de 3 de maio de
2017, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento
de Magistrados, que disciplina o credenciamento de cursos oficiais
promovidos pelas escolas judiciais, judiciárias eleitorais e
de magistratura para o ingresso, a formação inicial e o
aperfeiçoamento de magistrados e de formadores;
Considerando a
Portaria EMARF nº TRF2-PTE-2023/00054, de 13 de novembro de
2023, que dispõe sobre a participação de
magistrados, servidores e demais profissionais nas ações
formativas promovidas, patrocinadas ou indicadas pela EMARF.
Considerando a
Portaria EMARF Nº TRF2-PTE-2024/00004, de 18 de janeiro de 2024,
que dispõe sobre a formação, o vitaliciamento e
o aperfeiçoamento dos magistrados da Justiça Federal da
2ª Região em consonância com as diretrizes da
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de
Magistrados (Enfam).
RESOLVE:
Aprovar o Plano de Curso
"Efetivação do Direito à Saúde:
Desafios e Perspectivas", a ser promovido pela Escola da
Magistratura Regional Federal da 2ª Região - EMARF, nos
termos do documento TRF2-PLC-2024/000026, que é parte
integrante desta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria
Executiva da EMARF cuidará dos procedimentos necessários
e da gestão dos documentos referentes à execução
do Plano de que trata esta Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra
em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE.
CUMPRA-SE.
REIS FRIEDE
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL
FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
TRF2-PLC-2024/00026
CURSO:
Efetivação do Direito à
Saúde: Desafios e Perspectivas
Informações
gerais:
Categoria/natureza da
ação educacional: Formação
Continuada para fins de promoção.
Escola/instituições
parceiras responsável pela realização
da ação educacional: Escola da Magistratura
Regional Federal da 2ª Região - EMARF
Coordenação:
Desembargadora Federal Carmen Silvia Lima de Arruda.
Período de
inscrição: 19/07/2024 a 19/08/2024.
Período
de realização: 30/08/2024 a
03/10/2024.
Modalidade: Híbrido.
Carga horária:
48h/aula.
Frequência Mínima:
75%.
Público-alvo:
Magistrados (englobando magistrados federais e demais
magistrados, de diferentes jurisdições)
Número de
vagas: 40.
Número de
turmas: 1.
Local de realização:
Aulas Presenciais na EMARF: 05/09/2024, 19/09/2024, 26/09/2024,
03/10/2024;
Aulas Sincronas (via zoom):
30/08/2024 e 12/09/2024
Ementa: IMPACTO
ECONÔMICO DA JUDICIALIZAÇÃO - PRINCÍPIO DA
UNIVERSALIDADE DO SUS - EQUIDADE NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE
SAÚDE - PROTOCOLOS CLÍNICOS E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS
(PCDT) - MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO E JUDICIALIZAÇÃO -
CONFLITOS ENTRE DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS - PAPEL DOS ATOS
ADMINISTRATIVOS - RESPONSABILIDADE DOS ENTES FEDERATIVOS - MÉTODOS
DE MEDIAÇÃO E SOLUÇÃO EXTRAJUDICIAL DE
CONFLITOS - COMPARAÇÃO INTERNACIONAL DA JUDICIALIZAÇÃO
- EVOLUÇÃO HISTÓRICA E LEGAL DO DIREITO À
SAÚDE - JURISPRUDÊNCIA DO STJ - DESAFIOS NA EFETIVAÇÃO
DO DIREITO - ANÁLISE DE CASOS PRÁTICOS E CONCRETOS -
PROPOSTAS DE SOLUÇÕES E RECOMENDAÇÕES
PARA APRIMORAR A PRÁTICA JUDICIALurídica (IDPJ.
Formação de grupos econômicos. Impactos da
dissolução irregular e regular e falência
na execução fiscal.
Justificativa:
A judicialização
do direito à saúde no Brasil tem se intensificado,
exigindo que os magistrados estejam preparados para enfrentar os
desafios complexos que envolvem questões técnicas,
normativas e econômicas. As decisões judiciais impactam
diretamente a formulação de políticas públicas
e a alocação de recursos, influenciando a
sustentabilidade do sistema de saúde. Diante da escassez de
recursos, desigualdades regionais e limitações
orçamentárias, é essencial que os magistrados
possuam um conhecimento aprofundado da legislação e
jurisprudência relacionadas à saúde, promovendo
decisões justas e consistentes. O curso "Efetivação
do Direito à Saúde: Desafios e Perspectivas" visa
aprimorar o conhecimento jurídico, desenvolver competências
técnicas, fomentar a reflexão crítica sobre o
papel do judiciário e propor soluções práticas
para a efetiva garantia do direito à saúde, assegurando
a promoção e proteção dos direitos
fundamentais dos cidadãos.
Objetivo
geral: Ao final do curso os alunos
estarão capacitados para lidar com a complexidade das questões
relacionadas ao direito à saúde, desenvolvendo
habilidades analíticas e críticas que permitam proferir
decisões fundamentadas e equitativas. Utilizando ferramentas
jurídicas e administrativas, o curso busca aperfeiçoar
a compreensão sobre a interação entre os
diferentes níveis de governo e os atos administrativos na
implementação do direito à saúde. Além
disso, visa fomentar a aquisição de conhecimentos sobre
as melhores práticas internacionais, valorizando as
experiências comparadas e adaptando-as ao contexto brasileiro,
e assimilar a importância dos Protocolos Clínicos e
Diretrizes Terapêuticas (PCDT) na tomada de decisões
judiciais. O curso incentivará os magistrados a pensar
criticamente sobre os conflitos entre direitos individuais e
coletivos, reconhecendo o impacto das decisões judiciais na
formulação de políticas públicas e na
distribuição de recursos do SUS. Por fim, busca criar
um ambiente de reflexão e troca de experiências,
promovendo o desenvolvimento contínuo e a melhoria da prática
judicial, e desempenhar um papel ativo na proposição de
soluções e recomendações para aprimorar a
efetivação do direito à saúde,
contribuindo para um sistema de saúde mais justo e eficiente.
Objetivos específicos:
O
curso objetiva especificamente que os magistrados adquiram as
seguintes capacidades:
1.
Aplicar com maior qualificação. precisão e
eficiência os princípios constitucionais que regem a
matéria relativos aos
processos
de saúde publica;
2.
Compreender as diferentes competencias e atribuições
dos entes federativos, em especial a União Federal no Sistema
Unico
de Saúde
3.
Aplicar, na condução dos processos sob sua
responsabilidade, a base principiológica do SUS.
4.
Decidir com maior precisão as demandas relacionadas à
saúde publica,
5.
Solucionar com maior celeridade e qualidade controvérsias
relacionadas a complexas demandas de saúde pública, com
aplicação
dos precedentes dos Tribunais Superiores;
6.
Contribuir, no exercício da magistratura e enquanto membro do
Poder Judiciário, para a formação do Direito à
Saude;
7.
Decidir com maior capacidade as demandas que envolvam as questões
relacionadas ao direito da saúde
8.
Decidir com maior embasamento questões relativas a
medicamentos
9.
Aplicar os conceitos relativos à regulamentação
da Saúde, inclusive sistemas de internação.
Conteúdo
Programático/Avaliação para
Aprendizagem/Metodologia/Carga horária
1.
Sistema Único de Saúde (consta outro tópico no
quadro abaixo)
2.
Medicamentos;
3.
Internação/ Filas de espera
Conteúdo
programático/Avaliação para
Aprendizagem/Metodologia/Carga horária:
Aula
01: 30 de agosto de 2024
|
Conteúdo
programático
|
Objetivos
específicos
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
|
Atividades
e/ou Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
-
A efetivação do Direito a Saúde e a sua
Interpretação pelo Superior tribunal de justiça
– STJ.
|
Abertura.
|
Breve
apresentação dos docentes e dos cursistas.
|
Integração.
|
Apresentação
pessoal dos docentes e cursistas com breves considerações
sobre as expectativas para o curso.
|
15
min
|
- A
Jurisprudência do STJ e o Direito à Saúde;
- O
Papel do Judiciário na Efetivação do Direito
à Saúde;
-
Questões de judicialização da Saúde.
|
-
Interpretação da jurisprudência Superior
Tribunal de Justiça (STJ) em questões de saúde;
-
Discutir a interpretação do STJ sobre princípios
constitucionais e legais relacionados à saúde;
- Analisar o impacto
dessas decisões nas políticas públicas e na
prática judicial.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
|
Participação
e contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
|
1:45h/a
|
|
|
Debates
e problematização.
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos.
|
Debates
sobre os casos concretos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso.
|
2h/a
|
-
Judicialização da Saúde e Políticas
Públicas;
-
Impacto Econômico da Judicialização da Saúde;
-
Direito à Saúde e Princípio da
Universalidade;
-
Universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e
desafios para acesso igualitário aos cidadãos.
|
-
Compreensão de decisões e a influência na
formulação e implementação de
políticas públicas de saúde;
-
Avaliação do impacto econômico das decisões
judiciais na saúde pública;
-
Aplicação do princípio da universalidade do
Sistema Único de Saúde (SUS).
|
Aulas
expositivas dialogadas.
|
Participação
e contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
|
2h/a
|
|
|
Debates
e problematização.
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos.
|
Debates
sobre os casos concretos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso.
|
2h/a
|
Aula
02: 05 de Setembro de 2024
|
Conteúdo
programático
|
Objetivos
específicos
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
|
Atividades
e/ou Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
-
Judicialização e Equidade no Acesso à Saúde;
-
Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT);
-
Medicamentos de Alto Custo e Judicialização.
|
-
Análise da equidade no acesso aos serviços de saúde;
-
Reflexão sobre a importância dos PCDT na tomada de
decisões judiciais;
-
Examinar casos de judicialização relacionados a
medicamentos de alto custo e tratamentos experimentais.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
|
Participação
e contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
|
2h/a
|
|
|
Debates
e problematização.
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos.
|
Debates
sobre os casos concretos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso.
|
2h/a
|
Aula
03: 12 de setembro de 2024
|
Conteúdo
programático
|
Objetivos
específicos
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
|
Atividades
e/ou Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
-
Responsabilidade dos Entes Federativos na Saúde;
-
Mediação e Solução Extrajudicial de
Conflitos na Saúde;
-
Direito à Saúde em Perspectiva Comparada.
|
-
Responsabilidade dos diferentes níveis de governo na
garantia do direito à saúde;
-
Alternativas à judicialização, como a
mediação e outros métodos de solução
extrajudicial de conflitos;
-
Cenário da judicialização do direito à
saúde no Brasil em comparação com a de outros
países.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
|
Participação
e contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
|
2h/a
|
|
|
Debates
e problematização.
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos.
|
Debates
sobre os casos concretos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso.
|
2h/a
|
- Introdução ao
Direito à Saúde Pública no Brasil;
- Desafios e Políticas
Públicas para a Saúde no Século XXI;
- Estratégias de
Melhoria e Ampliação do SUS.
|
- Evolução
histórica do direito à saúde no Brasil e a
estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS);
- Analisar da adaptação
do sistema de saúde às demandas contemporâneas;
-
Métodos de gestão eficiente, financiamento,
parcerias público-privadas e inovações
tecnológicas para aprimorar a qualidade e abrangência
dos serviços de saúde.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
|
Participação
e contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
|
2h/a
|
|
|
Debates
e problematização.
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos.
|
Participação
dos cursistas por meio de debates sobre os casos concretos
apresentados, alinhados aos objetivos do curso.
|
2h/a
|
Aula
04: 19 de setembro de 2024
|
Conteúdo
programático
|
Objetivos
específicos
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
|
Atividades
e/ou Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
- O Papel da Anvisa na
Regulação Sanitária;
- Conitec e a Avaliação
de Tecnologias em Saúde.
- ANS: Regulação
e Fiscalização dos Planos de Saúde
|
- Regulamentação,
controle de qualidade e segurança de produtos e serviços
de saúde e seu impacto na saúde pública e
suplementar;
- Discutir funções
e objetivos da Conitec;
-
Atuação da ANS para proteção de
direitos dos consumidores de planos de saúde.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
|
Participação
e contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
|
2h/a
|
|
|
Debates
e problematização.
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos.
|
Debates
sobre os casos concretos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso.
|
2h/a
|
- Desafios na Oncologia:
Acesso e Tratamento;
- Doenças Raras:
Políticas de Saúde e Acesso a Medicamentos;
- Gestão e Regulação
de Filas no Sistema de Saúde.
|
-
Análise do impacto do tratamento oncológico e
desafios da gestão de Regulação de Filas para
efetividade das decisões judiciais.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
|
Participação
e contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
|
2h/a
|
|
|
Debates
e problematização.
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos.
|
Debates
sobre os casos concretos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso.
|
2h/a
|
Aula
05: 26 de setembro de 2024
|
Conteúdo
programático
|
Objetivos
específicos
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
|
Atividades
e/ou Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
-
Ferramentas para Gestão Eficiente do Processo Judicial
Envolvendo o Direito à Saúde;
- Tomada
de Decisão Baseada em Evidências;
- Papel
do Magistrado na Resolução de Conflitos de Saúde.
|
-
Aprimorar a eficiência, a justiça e a qualidade das
decisões judiciais relacionadas ao direito à Saúde,
garantindo uma abordagem baseada em evidências e adaptada às
necessidades específicas das partes envolvidas.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
|
Participação
e contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
|
2h/a
|
|
|
Debates
e problematização.
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos.
|
Debates
sobre os casos concretos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso.
|
2h/a
|
-
Introdução ao Tema 1234/STF, Legislação
Aplicável, Jurisprudência e Casos Paradigmáticos.
|
-
Proporcionar uma compreensão detalhada e abrangente do tema
específico abordado pelo STF, considerando tanto os
aspectos legais quanto jurisprudenciais relevantes para a análise
e interpretação adequada do caso em questão.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
|
Participação
e contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
|
2h/a
|
|
|
Debates
e problematização.
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos.
|
Debates
sobre os casos concretos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso.
|
2h/a
|
Aula
06: 03 de Outubro de 2024
|
Conteúdo
programático
|
Objetivos
específicos
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga
horária
|
|
|
Atividades
e/ou Atividades Avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
-
Regulação em saúde, regulação
da assistência;
-
Exploração dos sistemas SER e SISREG.
|
Compreender
o papel da regulação para garantia de padrões
de qualidade, segurança e eficiencia nos serviços de
saúde.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
|
Participação
e contribuição.
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
|
2h/a
|
|
|
Debates
e problematização
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Debates
sobre os casos concretos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso
|
2h/a
|
Considerações
sobre a judicialização do Canabidiol
Medicamentos
de alto Custo
|
Compreender os aspectos
regulatórios e impactos nas decisões judiciais dos
medicamentos de alto custo
|
Aulas
expositivas dialogadas
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos
conteúdos com participação ativa dos
cursistas, prezando o conhecimento prévio dos mesmos.
|
2h/a
|
|
|
Debates
e problematização
|
Problematização/reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos
|
Debates
sobre os casos concretos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso
|
2h/a
|
Formas de interação
(Curso EaD)
A abordagem pedagógica
privilegiará formas de discussão dos temas das
seguintes maneiras:
a) Aulas expositivo-dialogadas;
b) Debates com atitude proativa
dos magistrados sobre os temas das aulas;
c) Grupos de trabalho de no
máximo 10 participantes para problematização/reflexão
conjunta acerca dos temas propostos, por meio de estudos de casos
selecionados pelo coordenador da atividade, com enfoque em questões
práticas a serem enfrentadas pelos juízes no trabalho
cotidiano e apresentação, ao final do evento, de
conclusões e sugestões
Atuação e
responsabilidades do aluno
I. Participar
das aulas regularmente;
II. Observar
os avisos enviados pela coordenação e pelos docentes;
III. Atentar
para os critérios de avaliação adotados;
IV. Participar
dos debates;
V. Participar
das atividades propostas;
VI. Responder
às avaliações de reação.
Atuação dos
docentes
Os docentes, dentre outras
atribuições, são responsáveis pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Formas
de interação.
A abordagem pedagógica
privilegiará formas de discussão dos temas das
seguintes maneiras:
a) Aulas expositivo-dialogadas;
b) Debates com atitude proativa
dos magistrados sobre os temas das aulas;
c) Grupos de trabalho de no
máximo 10 participantes para problematização/reflexão
conjunta acerca dos temas propostos, por meio de estudos de casos
selecionados pelo coordenador da atividade, com enfoque em questões
práticas a serem enfrentadas pelos juízes no trabalho
cotidiano e apresentação, ao final do evento, de
conclusões e sugestões
Atuação e
responsabilidades do aluno
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
Participar das aulas
regularmente;
Observar
os avisos enviados pela coordenação e pelos docentes;
Atentar
para os critérios de avaliação adotados;
Participar dos debates;
Participar
das atividades propostas;
Responder
às avaliações de reação.
Atuação dos
docentes
Os docentes, dentre outras
atribuições, são responsáveis pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Programação
Aulas
Síncronas (Via Zoom)
|
Data
|
Horários
|
Temas
|
Docentes
|
30/08
|
09:00
- 09:15
|
Abertura
|
Antonio
Saldanha
Carmem
Silvia
Guilherme
Calmon
|
|
09:15
- 11:15
|
Jurisprudência
do STJ e o Direito à Saúde
|
Antonio Saldanha
|
|
11:15
- 13:15
|
Papel do Judiciário na
Efetivação do Direito à Saùde
e
Estudo
de Casos
|
Carmen
Silvia
|
|
13:15
- 14:00
|
INTERVALO
PARA O ALMOÇO
|
|
14:00
- 16:00
|
Judicialização
da Saúde e Políticas Públicas
Impacto
Econômico da Judicialização da Saúde
|
Carmen
Silvia
|
|
16:00
- 18:00
|
O
Direito à Saúde e Principio da Universalidade
Estudo
de Casos
|
|
12/09
|
09:00
- 11:00
|
O
papel da Anvisa na Regulação Sanitária
Conitec
e Avaliação de Tecnologias em Saúde
Mediação
e Solução Extrajudicial de Conflitos na Saúde
Atuação
do juiz nas Demandas de Saúde
|
Roberto
Dantes Schuman de Paula
|
|
11:00
- 13:00
|
ANS: Regulação
e Fiscalização dos Planos de Saúde
|
Roberto
Dantes Shuman de Paula
|
|
13:00
- 14:00
|
INTERVALO
PARA O ALMOÇO
|
|
14:00 - 16:00
|
Introdução
ao Direito à Saúde Pública no Brasil
|
Clenio
Jair Shulze
|
|
16:00 - 18:00
|
Desafios
e Políticas Públicas para a Saúde no Séculoa
XXI
Estratégias
de casos envolvendo Saúde Pública no Brasil
|
Clenio
Jair Shulze
|
|
Total:
16h/a
|
Aulas
Presenciais – Sala de aula da EMARF
|
Data
|
Horários
|
Temas
|
Docentes
|
05/09
|
09:00
- 11:00
|
A
Judicialização e Equidade no Acesso à Saúde
Protocolos
Clínicos e as Diretrizes Terapêuticas (PCDT)
|
Carmen
Silvia
|
|
11:00
- 13:00
|
Medicamentos
de Alto Custo e Judicialização
Estudo
de Casos
|
Carmen
Silvia
|
|
13:00
- 14:00
|
INTERVALO
PARA O ALMOÇO
|
|
14:00
- 16:00
|
Conflitos
entre direitos individusia e Coletivos na Efetividade do direito à
Saúde
|
Ana
Carolina Vieira de Carvalho
|
|
16:00
- 18:00
|
O
Papel dos Atos Administrativos na Efetivação do
Direito à saúde
|
Sandra
Meirim Chalu
|
19/09
|
09:00
- 11:00
|
Desafios na
Oncologia: Acesso e Tratamento
|
Adriano
Saldanha Gomes de Oliveira
|
|
11:00
- 13:00
|
Doenças
Raras: Políticas de Saúde e acesso à
Medicamentos
|
|
|
13:00
- 14:00
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INTERVALO
PARA O ALMOÇO
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14:00
- 16:00
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Gestão
e Regulação de Filas no Sistema de Saúde
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Adriano
Saldanha Gomes de Oliveira
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16:00
- 18:00
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Estudo de
Casos sobre a Oncologia, Doenças Raras e Regulação
de Filas
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26/09
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09:00
- 11:00
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Ferramentas
para a Gestão Eficiente do Processo Judicial envolvendo o
direito à Saúde
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Roberto
Dantes Schuman de Paula
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11:00
- 13:00
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Tomada de
Decisão baseada em Evidências no Judiciário
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Roberto
Dantes Schuman de Paula
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13:00
- 14:00
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INTERVALO
PARA O ALMOÇO
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14:00
- 16:00
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O Papel do
Magistrado na Resolução de Conflitos de Saúde
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Roberto
Dantes Schuman de Paula
|
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16:00
- 18:00
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Introdução
à análise do item 1234 do E.STF e sua importância
|
Roberto
Dantes Schuman de Paula
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03/10
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09:00
- 11:00
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Regulação
em Saúde
Regulação
da Assistência
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Kitty Crawford
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11:00
- 13:00
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Exploração
dos Sistemas SER e SISREG
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Kitty Crawford
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13:00
- 14:00
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INTERVALO
PARA O ALMOÇO
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14:00
- 16:00
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Judicialização
do Canabidiol
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Claudia
Garcia Serpa Osório de Castro
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16:00
-18:00
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Medicamentos
de Alto Custo
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Carmen
Silvia
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Total:
32h/a
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Avaliação de
Reação: Buscando o constante aperfeiçoamento
das atividades educacionais promovidas por esta Escola, ao final do
curso os participantes responderão a um questionário em
que informarão seu grau de satisfação com os
temas do curso, a desenvoltura dos docentes, a metodologia empregada
e a adequação do ambiente educacional como um todo.
Certificação:
Exigir-se-á, para fins de certificação e
aproveitamento no curso que os participantes frequentem 75% da carga
horária total ministrada, que será oferecida modalidade
presencial e remota. Além disso, os participantes deverão
obter participação qualitativa nos debates e nas demais
atividades propostas, realizadas no decorrer do curso.
Coordenadora:
Carmen Silvia Lima Arruda:
Pós-doutoranda em Direito Econômico, Financeiro e
Tributário na USP. PhD em Direito Público pela
Universidade de Pavia, Itália e Doutora em Sociologia e
Direito pela UFF em 2019. Pesquisadora do DAI-USP desde 2021 e do
CEDAU-USP desde 2020. Mestre em Justiça Administrativa
(PPGJA/UFF- 2015). Juris Doctor pela University of Miami (2008) com
especialização em Direito Comparado. Desembargadora
Federal do TRF2, promovida por merecimento em2022. Foi juíza
titular da 15ª Vara Federal do Rio de Janeiro, desde 1996.
Coordenadora da Comissão de Direito Privado da EMARF- Escola
da Magistratura Regional Federal da 2a Região. Foi Procuradora
do Município do Rio de Janeiro de 1991 a 1996. Graduada em
Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1989. E-mail:
carmen.silvia@ trf2.jus.br
Docentes:
1. Antônio
Saldanha Palheiro: Graduado em Direito e Mestre em Ciências
Jurídicas (PUC-RJ). Desembargador do Tribunal de Justiça
do Estado do Rio de Janeiro nomeado em 2003. Docente da Escola da
Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, na Fundação
Escola do Ministério Público do mesmo Estado, no Centro
de Estudo, Preparação e Aperfeiçoamento em
Direito, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), na
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e na PUC-Rio. Ministro
do STJ nomeado em abril/2016. E-MAIL: gab.saldanha @stj.jus.br
2. Carmen
Silvia Lima Arruda: Pós-doutoranda em Direito Econômico,
Financeiro e Tributário na USP. PhD em Direito Público
pela Universidade de Pavia, Itália e Doutora em Sociologia e
Direito pela UFF em 2019. Pesquisadora do DAI-USP desde 2021 e do
CEDAU-USP desde 2020. Mestre em Justiça Administrativa
(PPGJA/UFF- 2015). Juris Doctor pela University of Miami (2008) com
especialização em Direito Comparado. Desembargadora
Federal do TRF2, promovida por merecimento em2022. Foi juíza
titular da 15ª Vara Federal do Rio de Janeiro, desde 1996.
Coordenadora da Comissão de Direito Privado da EMARF- Escola
da Magistratura Regional Federal da 2a Região. Foi Procuradora
do Município do Rio de Janeiro de 1991 a 1996. Graduada em
Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1989. E-mail:
carmen.silvia@trf2.jus.br
3. Guilherme
Calmon Nogueira da Gama: Tem graduação em Direito
pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em
Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e
doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(2002). Atualmente, é Professor Titular de Direito Civil da
Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(graduação e pós-graduação),
Professor Permanente do Programa de Pós Graduação
'Stricto Sensu' em Direito da Universidade Estácio de Sá
e Professor da Faculdade de Direito do IBMEC. É docente de
disciplinas híbridas do Curso de Direito da Unesa, com
atividades EaD (2018-2019), tendo sido Diretor da Escola da
Magistratura Regional Federal da 2a. Região e responsável
por diversos cursos EAD (2009-2015). Tem experiência na área
do Direito, com ênfase no Direito Civil e Direito Processual
Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Geral,
Direito das Obrigações, Direito de Família,
Direito das Sucessões, Acesso à Justiça e
Direito Internacional Privado. Foi Conselheiro do Conselho Nacional
de Justiça no biênio 2013-2015. É Coordenador dos
Juízes brasileiros de Enlace para a Convenção da
Haia sobre Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças.
4. Ana
Carolina Vieira de Carvalho: Mestre em Direito pela USP (2000),
Graduada em Direito pela UERJ(2008), Ex-Procuradora Federal da CVM,
juíza federal do TRF2 desde 2004, Docente, Coordenadora do
Centro de Inteligência da SJRJ, Coordenadora do Laboratório
de Inovação do TRF2 (LIODS/TRF2), Coordenadora do
Cejusc Ambiental, integrante do Núcleo de Gerenciamento de
Precedentes e de Ações Coletivas no âmbito do
Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Presidente da
Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável
do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (CGPLS-TRF2) e
Laboratorista.E-mail: acvieira@jfrj.jus.br
5. Sandra
Meirim Chalu Barbosa de Campos: Pós graduada em Direito
Processual pela Universidade Federal Fluminense – UFF, em
parceria com o Conselho da Justiça Federal e com a Deutsche
Hochschule fur Verwaltungsswisenchften Speyer (DHV). Juíza
Federal da 29a. Vara do Rio de Janeiro/RJ, especializada em comércio
internacional e direito da concorrência, Vice-Presidente Social
e Cultural da AJUFERJES, no período de 2008 a 2010, Integrante
da Comissão de Direito Tributário e Financeiro da EMARF
(Escola da Magistratura Federal da 2a. Região. E-mail:
sandracampos@jfrj.jus.br
6. Clenio
Jair Schulz: Doutor e Mestre em Ciência Jurídica
pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Pós-Graduado
em Justiça Constitucional e Tutela Constitucional dos Direitos
pela Universidade de Pisa/IT. Professor da Escola da Magistratura
Federal de Santa Catarina ESMAFESC. Professor da Pós-Graduação
do Instituto Luiz Mário Moutinho. Membro do Comitê de
Saúde do Fórum da Saúde do Conselho Nacional de
Justiça. Juiz Federal em SC. Foi Juiz Auxiliar da Presidência
do Conselho Nacional de Justiça CNJ (2013/2014). Autor do
livro Judicialização da Saúde no Século
XXI (2018) e coautor do livro Direito à Saúde (2019).
E-mail: clenio.schulze@trf4.jus.br
7. Roberto
Dantes Schuman de Paula: Mestre em Direito Administrativo pela
Universidade Federal Fluminense em 2012. Graduação em
Direito na Universidade Estácio de Sá em 1998..
Defensor público do estado do Rio de Janeiro entre 2002 e
2005. É juiz federal desde 2005 vinculado ao TRF da 2 Região,
Brasil. Desde 2019 é juiz federal titular do 13 Juizado
Especial Federal da capital do estado do Rio de Janeiro, Brasil.
Membro do comitê estadual de saúde do CNJ desde 2022.
Juiz federal coordenador do Núcleo de Justiça 4.0
especializado em Saúde Pública da Seção
Judiciária do Rio de Janeiro entre 2022 e 2023. Juiz federal
coordenador do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública e
Suplementar no âmbito do projeto de cooperação
judiciária do FOJURJ desde 2024. Juiz coordenador-adjunto do
CEJUSC SAÚDE - Centro Judiciário de Solução
de Conflitos de Saúde da Justiça Federal desde
2024.E-mail:roberto@jfrj.jus.br
8. Adriano
Saldanha Gomes de Oliveira: Mestre em Direito pela Universidade
do Estado do Rio de Janeiro(2003).Graduado em Direito pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro(1992). Juiz Federal.
E-mail: adrianosgo@jfrj.jus.br
9. Kitty
Crawford – Possui graduação em Enfermagem.
Superintendente de Regulação da Secretaria Municipal de
Saúde do Rio de Janeiro. - e-mail:
kittycrawford@outlook.com.br - CPF: 4XX.4XX.73X-0X.
10.
Claudia Garcia Serpa Osorio de Castro - Possui graduação
em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
(1980), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Saúde
da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo
Cruz (2002). Participou na elaboração e acompanhamento
do Curso EaD de Aperfeiçoamento em Política e Gestão
da Saúde Pública para o Ministério Público
Docente permanente do Programa de Pós-graduação
em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz. É coordenadora
responsável de disciplinas da ENSP-Fiocruz: Tópicos em
Políticas de Medicamentos.Assistência Farmacêutica
e Direito à Saúde, Práticas em Pesquisa de
Campo. Supervisora de alunos de pós-doutorado e orientadora de
alunos em cursos de doutorado e mestrado, especialização
e iniciação científica, participando como
professora colaboradora em cursos lato e stricto sensu. Foi
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em
Saúde Pública da ENSP. Foi consultora da Organização
Mundial da Saúde, da OPAS-Brasil e do Ministério da
Saúde, e membro efetivo da Comissão Nacional de Revisão
da Rename (Ministério da Saúde), de 1997 a 2000 e de
2005 a 2012. É revisora de várias agências de
fomento no Brasil. Manteve de 2012 a 2017 Research Fellowship com a
Divisão de Farmacologia Clínica do Instituto
Karolinska, Huddinge, Suécia e teve projetos conjuntos com a
Universidade de Utah (EUA) e com a University of British Columbia
(Canadá), entre outras parcerias internacionais. Atualmente
assessora a o MS do Brasil em medicamentos para uso hospitalar e a
Dirección General de Medicamentos Insumos y Drogas (DIGEMID)
del Ministério de Salud de Perú em estudos
farmacoepidemiológicos. É Pesquisadora Titular no
Departamento de Política de Medicamentos e Assistência
Farmacêutica-NAF, da Escola Nacional de Saúde Pública
Sérgio Arouca, revisora de periódicos científicos
nas áreas de Saúde Coletiva e Farmácia e Editora
Associada dos Cadernos de Saúde Pública e da Revista
Ciência e Saúde Coletiva. É autora de capítulos
e livros em Assistência Farmacêutica, Estudos de
Utilização de Medicamentos, Judicialização
do acesso a medicamentos. É líder de Grupo de Pesquisa
do CNPq. Tem experiência no campo téorico-prático
da Assistência Farmacêutica, atuando nas seguintes áreas
temáticas: políticas de medicamentos, uso racional de
medicamentos, estudos de utilização de medicamentos,
judicialização, farmácia hospitalar,
farmacovigilância, avaliação de serviços e
programas, assistência farmacêutica em eventos de massa e
emergências sanitárias e desastres, e bioética –
e-mail: claudiaosorio.soc@gmail.com - CPF: 7XXX487XX-9X.
Bibliografia:
ASENSI,
Felipe Dutra, PINHEIRO, Roseni (Coordenadores).
Judicialização da saúde no Brasil: dados e
experiência. - Brasília: Conselho Nacional de Justiça,
2015. Disponível em http://www.
cnj.jus.br/files/ conteudo/destaques/ arquivo /2015 /06/6781486daef0
2bc6ec8c1e491a 565006.pdf . Acesso em 03 de julho de 2024.
BARROSO,
Luís Roberto. "O Direito Constitucional e a
Efetividade de suas Normas: Limites e Possibilidades da Constituição
Brasileira." 9ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2018.
PIOVESAN,
Flávia. "Direitos Humanos e o Direito Constitucional
Internacional." São Paulo: Saraiva, 2013.
PORTAL
SAÚDE. Em cinco anos, mais de R$ 2,1 bilhões foram
gastos com ações judiciais. Disponível em: http:
// portalsaude .saude. gov.br/index. php/cidadao/ principal/agencia-
saude/20195-em-cinco-anos-mais -de-r-2-1- bilhões -foram
-gastos-com- acoes-judiciais Acesso em 03 de julho de 2024.
SARLET,
Ingo Wolfgang. "A Eficácia dos Direitos Fundamentais:
Uma Teoria Geral dos Direitos Fundamentais na Perspectiva
Constitucional." Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2018.
Desembargador Federal Reis
Friede
Diretor-Geral da EMARF
Desembargadora Federal Carmem
Silvia Lima de Arruda
Coordenadora Pedagógica do
Curso
Este documento é parte do caderno administrativo do TRF do diário publicado em 19/07/2024. O caderno do diário eletrônico é assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por MARIA ALICE GONZALEZ RODRIGUEZ:10382, Nº de Série do Certificado 1287503996015469073, em 18/07/2024 às 18:08:30.