PORTARIA EMARF Nº TRF2-PTE-2024/00064, DE 6 DE NOVEMBRO DE
2024
Dispõe sobre aprovação do Plano de Curso
"Reforma Tributária", a ser promovido pela
Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região -
EMARF.
O Diretor-Geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região (EMARF), no uso de suas atribuições
e,
Considerando o art. 93, inciso II, alínea "c", e
inciso IV, da Constituição Federal, que prevê a
participação em cursos oficiais ou reconhecidos de
formação e aperfeiçoamento de magistrados como
etapa obrigatória do processo de vitaliciamento e como
requisito para promoção na carreira;
Considerando a Resolução nº 106, de 6 de abril de
2010, o Conselho Nacional de Justiça, alterada pela Resolução
nº 426, de 8 de outubro de 2021, do Conselho Nacional de
Justiça;
Considerando a Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho
de 2016, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre os
programas para a formação e o aperfeiçoamento de
magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Resolução ENFAM nº 7, de 7 de
dezembro de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que dispõe sobre as
diretrizes pedagógicas para a formação e o
aperfeiçoamento de magistrados;
Considerando a Resolução ENFAM nº 8, de 11 de
outubro de 2021, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que estabelece os critérios
de pontuação ou valoração de
aperfeiçoamento técnico para promoção
dos(as) magistrados(as) estaduais e federais;
Considerando a Instrução Normativa ENFAM nº 1, de
3 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados, que disciplina o
credenciamento de cursos oficiais promovidos pelas escolas judiciais,
judiciárias eleitorais e de magistratura para o ingresso, a
formação inicial e o aperfeiçoamento de
magistrados e de formadores;
Considerando a Portaria EMARF nº TRF2-PTE-2023/00054, de 13 de
novembro de 2023, que dispõe sobre a participação
de magistrados, servidores e demais profissionais nas ações
formativas promovidas, patrocinadas ou indicadas pela EMARF.
Considerando a Portaria EMARF Nº TRF2-PTE-2024/00004, de 18 de
janeiro de 2024, que dispõe sobre a formação, o
vitaliciamento e o aperfeiçoamento dos magistrados da Justiça
Federal da 2ª Região em consonância com as
diretrizes da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
RESOLVE:
Art. 1º. Aprovar o Plano de Curso "Reforma Tributária",
a ser promovido pela Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região - EMARF, nos termos do documento TRF2-PLC-2024/00030,
que é parte integrante desta Portaria.
Art. 2º. A Assessoria Executiva da EMARF cuidará dos
procedimentos necessários e da gestão dos documentos
referentes à execução do Plano de que trata esta
Portaria.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
REIS FRIEDE
Diretor-Geral
ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO
ANEXO
TRF2-PLC-2024/000307
PROJETO
DE AÇÃO EDUCACIONAL
Curso: Reforma Tributária
Informações
gerais:
Categoria/natureza da ação
educacional: Formação Continuada e Vitaliciamento.
Escola/instituições
parceiras responsável pela realização da ação
educacional: Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª
Região.
Coordenação:
Desembargadora Federal Carmen Silvia Lima de Arruda e
Desembargador Federal Marcus Abraham.
Período de inscrição:
07/01 a 13/05/2025.
Período de realização:
23/05 a 27/06/2025.
Modalidade: Presencial.
Carga horária: 40h/a.
Frequência Mínima:
75%.
Público-alvo:
Magistrados.
Número de vagas: 40.
Número de turmas: 1.
Local de realização:
Sala de aula da EMARF (TRF2).
Ementa:
REFORMA TRIBUTÁRIA, NOVOS
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS, RELAÇÃO JURÍDICA
TRIBUTÁRIA NO IBS/ CBS: ALÍQUOTA, BASE DE CÁLCULO
E SUJEIÇÃO PASSIVA, PRINCÍPIO DE DESTINO,
COBRANÇA POR FORA E CREDITAMENTO, IMPOSTO SELETIVO,
CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO ADMINISTRATIVO E JUDICIAL DO IBS E DA
CBS. COORDENAÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO E DA
INTERPRETAÇÃO DA LEGISLAÇÃO DO IBS E DA
CBS. REGIMES DIFERENCIADO, ESPECÍFICO E FAVORECIDOS.
TRIBUTAÇÃO SETORIAL.
Justificativa:
Necessidade de aprimoramento do
conhecimento dos magistrados sobre a Reforma Tributária, tendo
em vista as recentes modificações do Sistema Tributário
Nacional em razão da Emenda Constitucional n. 132, de 20 de
dezembro de 2023. Tal Emenda Constitucional gera necessidade de
atualização e aprofundamento no que se refere à
tributação.
Objetivo geral:
Ao final do curso os magistrados
estarão aptos a analisar e decidir questões
relacionadas a tributação de modo mais preciso,
adequado e célere, por meio do conhecimento adquirido com a
experiência comparada ao Sistema Tributário anterior.
Objetivos específicos:
O curso objetiva especificamente
que os magistrados adquiram as seguintes capacidades:
1. Aplicar com maior qualificação
e precisão a matéria tributária;
2. Diferenciar com maior
profundidade as características do Sistema Tributário
anterior e o Sistema Tributário após a EC nº 132
de 20 de dezembro de 2023;
3. Aplicar, na condução
dos processos sob sua responsabilidade, a base principiológica
do sistema tributário nacional;
4. Decidir com maior precisão
as demandas relacionadas à tributação e regimes
tributários diferenciados, específicos e favorecidos;
5. Solucionar com maior
celeridade e qualidade controvérsias relacionadas a complexas
demandas tributárias relacionadas à inovação
das atividades econômicas;
6. Decidir com maior embasamento
questões que tratam da tributação;
7. Contribuir, no exercício
da magistratura e enquanto membro do Poder Judiciário, para a
formação do Direito Tributário;
8. Decidir com maior capacidade
as demandas sobre Princípio de destino, cobrança por
fora, creditamento, imposto seletivo e regra matriz de incidência;
9. Aplicar com maior eficiência
as técnicas de gerenciamento de casos;
10. Aplicar os conceitos
relativos à regulamentação e interpretação
da regra matriz de incidência do IBS/ CBS.
Conteúdo
programático/Avaliação para
Aprendizagem/Metodologia/Carga horária:
Aula
1: 23 de maio de 2025 – 8 h/a
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga horária
|
|
Atividades
e Atividades avaliativas
|
Objetivos
das Estratégias Adotadas
|
|
|
Ambientação
|
Breve apresentação
dos docentes e dos cursistas
|
Integração
|
Apresentação
pessoal dos docentes e dos cursistas com breves considerações
sobre as expectativas para o curso. Motivar e promover o
engajamento ao longo do curso
|
15min
|
Novos Princípios
Constitucionais Tributários da EC 132
|
Aula expositiva
|
Participação e contribuição
|
Exposição dos conteúdos:
centralizada na transmissão estruturada do conteúdo,
com foco na clareza e organização das informações;
contextualizando os temas com exemplos práticos e
pertinentes. O docente estimulará a participação
dos alunos, seja por meio de perguntas pontuais ou pela abertura
para eventuais questionamentos
|
2h/a
|
Fato Gerador (Base de Incidência), Base de
Cálculo, Alíquota de Referência,
Contribuinte, Responsável e Princípio da Tributação
no Destino.
|
Aula expositiva
|
Participação e
contribuição
|
Exposição dos
conteúdos: centralizada na transmissão estruturada
do conteúdo, com foco na clareza e organização
das informações; contextualizando os temas com
exemplos práticos e pertinentes. O docente estimulará
a participação dos alunos, seja por meio de
perguntas pontuais ou pela abertura para eventuais questionamentos
|
2h/a
|
|
Estudo de Caso
|
Problematização/ reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos a partir da
reforma tributária.
|
Participação dos cursistas por meio de
debates sobre os casos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso
|
2h/a
|
Aula 2: 30 de maio de 2025. 8 h/a
|
Conteúdo programático
|
Avaliação para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga horária
|
|
Atividades e Atividades Avaliativas
|
Objetivos das Estratégias Adotadas
|
|
|
Direito a Crédito, Imunidade,
Não-incidência, Alíquota Zero,
Não-cumulatividade efetiva e Princípio da
Neutralidade.
|
Aula expositiva
|
Participação e contribuição
|
Exposição dos conteúdos:
centralizada na transmissão estruturada do conteúdo,
com foco na clareza e organização das informações;
contextualizando os temas com exemplos práticos e
pertinentes. O docente estimulará a participação
dos alunos, seja por meio de perguntas pontuais ou pela abertura
para eventuais questionamentos
|
2h/a
|
|
Estudo de Caso
|
Problematização/ reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos a partir da
reforma tributária.
|
Participação dos cursistas por meio de
debates sobre os casos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso
|
2h/a
|
Regimes Favorecidos, Específicos e
Diferenciados
|
Aula expositiva
|
Participação e contribuição
|
Exposição dos conteúdos:
centralizada na transmissão estruturada do conteúdo,
com foco na clareza e organização das informações;
contextualizando os temas com exemplos práticos e
pertinentes. O docente estimulará a participação
dos alunos, seja por meio de perguntas pontuais ou pela abertura
para eventuais questionamentos
|
2h/a
|
-
|
Estudo de Caso
|
Problematização/ reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos a partir da
reforma tributária.
|
Participação dos cursistas por meio de
debates sobre os casos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso
|
2h/a
|
Aula 3: 06 de junho de 2025. 8 h/a
|
Conteúdo programático
|
Avaliação para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga horária
|
|
Atividades e Atividades Avaliativas
|
Objetivos das Estratégias Adotadas
|
|
|
Regimes
Específicos de Tributação –
Combustíveis, Biocombustíveis e Energia.
|
Aula expositiva
|
Participação e contribuição
|
Exposição dos conteúdos:
centralizada na transmissão estruturada do conteúdo,
com foco na clareza e organização das informações;
contextualizando os temas com exemplos práticos e
pertinentes. O docente estimulará a participação
dos alunos, seja por meio de perguntas pontuais ou pela abertura
para eventuais questionamentos
|
2h/a
|
|
Estudo de Caso
|
Problematização/ reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos a partir da
reforma tributária.
|
Participação dos cursistas por meio de
debates sobre os casos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso
|
2h/a
|
Aula expositiva
Estudo
de Caso
|
Participação e contribuição
|
Exposição dos conteúdos:
centralizada na transmissão estruturada do conteúdo,
com foco na clareza e organização das informações;
contextualizando os temas com exemplos práticos e
pertinentes. O docente estimulará a participação
dos alunos, seja por meio de perguntas pontuais ou pela abertura
para eventuais questionamentos
|
2h/a
|
Aula expositiva
|
-
|
Problematização/ reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos a partir da
reforma tributária.
|
Participação dos cursistas por meio de
debates sobre os casos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso
|
2h/a
|
Estudo de Caso
|
Aula 4: 13 de junho
de 2025. 8 h/a
|
Conteúdo programático
|
Avaliação para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga horária
|
|
Atividades e Atividades Avaliativas
|
Objetivos das Estratégias Adotadas
|
|
|
7. Regimes Específicos de Tributação
- Operação com bens imóveis.
|
Aula expositiva
|
Participação
e contribuição
|
Exposição dos conteúdos:
centralizada na transmissão estruturada do conteúdo,
com foco na clareza e organização das informações;
contextualizando os temas com exemplos práticos e
pertinentes. O docente estimulará a participação
dos alunos, seja por meio de perguntas pontuais ou pela abertura
para eventuais questionamentos
|
2h/a
|
|
Estudo de Caso
|
Problematização/ reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos a partir da
reforma tributária.
|
Participação dos cursistas por meio de
debates sobre os casos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso
|
2h/a
|
8. Regimes Específicos de Tributação
- Serviços Financeiros e Serviços de Seguro.
|
Aula expositiva
|
Participação e contribuição
|
Exposição dos conteúdos:
centralizada na transmissão estruturada do conteúdo,
com foco na clareza e organização das informações;
contextualizando os temas com exemplos práticos e
pertinentes. O docente estimulará a participação
dos alunos, seja por meio de perguntas pontuais ou pela abertura
para eventuais questionamentos
|
2h/a
|
|
Estudo de Caso
|
Problematização/ reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos a partir da
reforma tributária.
|
Participação dos cursistas por meio de
debates sobre os casos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso
|
2h/a
|
Aula 5: 27 de
junho de 2024 - 8 h/a
|
Conteúdo
programático
|
Avaliação
para Aprendizagem
|
Metodologia
|
Carga horária
|
|
Atividades e
Atividades Avaliativas
|
Objetivos das
Estratégias Adotadas
|
|
|
9.Imposto Seletivo.
|
Aula expositiva
|
Participação e contribuição
|
Exposição dos conteúdos:
centralizada na transmissão estruturada do conteúdo,
com foco na clareza e organização das informações;
contextualizando os temas com exemplos práticos e
pertinentes. O docente estimulará a participação
dos alunos, seja por meio de perguntas pontuais ou pela abertura
para eventuais questionamentos
|
2h/a
|
|
Estudo de Caso
|
Problematização/ reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos a partir da
reforma tributária.
|
Participação dos cursistas por meio de
debates sobre os casos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso
|
2h/a
|
10.Administração
Tributária e Comitê Gestor, Interpretação,
Regulamentação, Fiscalização,
Lançamento e Contencioso Administrativo e Judicial da CBS
|
Aula expositiva
|
Participação e contribuição
|
Exposição dos conteúdos:
centralizada na transmissão estruturada do conteúdo,
com foco na clareza e organização das informações;
contextualizando os temas com exemplos práticos e
pertinentes. O docente estimulará a participação
dos alunos, seja por meio de perguntas pontuais ou pela abertura
para eventuais questionamentos
|
2h/a
|
|
Estudo de Caso
|
Problematização/ reflexão
conjunta dos participantes acerca dos casos propostos a partir da
reforma tributária.
|
Participação dos cursistas por meio de
debates sobre os casos apresentados, alinhados aos objetivos do
curso
|
2h/a
|
Formas de interação:
A proposta metodológica
para o desenvolvimento do Curso abrangerá a realização
de exposições dialogadas, integrando aprofundamento
teórico, reflexões, debates e estudos de casos
abstratos, que refletirão os futuros problemas que poderão
ser enfrentados pelos juízes, com a Reforma Tributária.
As atividades propostas serão
permeadas por debates e acontecerão em momentos abertos para o
conjunto dos participantes e atividades em grupos envolvendo
temáticas de maior interesse. De forma geral, na exposição
dialogada deverão ser apresentadas visões teóricas
contextualizadas sobre o tema, com base nas práticas e
desafios da magistratura e com participação ativa dos
alunos.
Atuação e
responsabilidades do aluno:
Durante a realização
do curso, é sua responsabilidade:
I. Participar das aulas
regularmente;
II. Observar os avisos enviados
pela coordenação e pelos docentes;
III. Atentar para os critérios
de avaliação adotados;
IV. Participar dos debates;
V. Participar das atividades
propostas;
VI. Responder à avaliação
de reação.
Avaliação dos
docentes:
Os docentes, dentre outras
atribuições, são responsáveis pelo
direcionamento e mediação dos debates, pelo
esclarecimento de dúvidas, pela elaboração,
orientação e avaliação das atividades,
conforme proposta metodológica e programação do
curso.
Programação:
Aulas
Síncronas (Zoom) – 20 horas/aula
|
Data
|
Horários
|
Temas
|
Docentes
|
23/05
|
08:45
– 09:00
|
Ambientação
|
Carmen
Silvia, Marcus Abraham e Érico Teixeira
|
|
09:00
-11:00
|
1.
Novos Princípios Constitucionais Tributários da EC
|
Carmen
Silvia
|
|
11:00 – 13:00
|
Estudo
da Reforma Tributária
(Análise
de casos elaborados a partir do texto legal e, quando cabível,
de precedentes dos Tribunais Superiores)
|
Érico
Teixeira
|
|
13:00 – 14:00
|
INTERVALO
PARA O ALMOÇO
|
|
14:00
– 16:00
|
2.Fato
Gerador (Base de Incidência), Base de Cálculo,
Alíquota de Referência, Contribuinte, Responsável
e Princípio da Tributação no Destino.
|
Marcus
Lívio Gomes
|
|
16:00
– 18:00
|
Estudo
da Reforma Tributária
(Análise
de casos elaborados a partir do texto legal e, quando cabível,
de precedentes dos Tribunais Superiores)
|
Érico
Teixeira
|
30/05
|
09:00 – 11:00
|
3.
Direito a Crédito, Imunidade, Não-incidência,
Alíquota Zero, Não-cumulatividade efetiva e
Princípio da Neutralidade.
|
Érico Teixeira
|
|
11:00 – 13:00
|
Estudo
da Reforma Tributária
(Análise
de casos elaborados a partir do texto legal e, quando cabível,
de precedentes dos Tribunais Superiores)
|
Carmen Silvia
|
|
13:00 – 14:00
|
INTERVALO
PARA O ALMOÇO
|
|
14:00
– 16:00
|
4.Regimes
Regimes Diferenciados, Específicos e Favorecidos
|
Marcus
Lívio Gomes
|
|
16:00
– 18:00
|
Estudo
da Reforma Tributária
(Análise
de casos elaborados a partir do texto legal e, quando cabível,
de precedentes dos Tribunais Superiores)
|
Bianca
Stamato
|
|
09:00 – 11:00
|
3.
Direito a Crédito, Imunidade, Não-incidência,
Alíquota Zero, Não-cumulatividade efetiva e
Princípio da Neutralidade.
|
Érico Teixeira
|
06/06
|
09:00 -11:00
|
5.Regimes
Específicos de tributação, combustíveis,
biocombustíveis e Energia.
|
Marcus
Lívio Gomes
|
|
11:00 – 13:00
|
Estudo
da Reforma Tributária
(Análise
de casos elaborados a partir do texto legal e, quando cabível,
de precedentes dos Tribunais Superiores)
|
Antônio
Henrique Corrêa Silva
|
|
13:00
– 14:00
|
INTERVALO
PARA O ALMOÇO
|
|
14:00
– 16:00
|
6.Regimes
Específicos de Tributação – Plano de
saúde e hospitais
|
Marília Cavagni
|
|
16:00
– 18:00
|
Estudo
da Reforma Tributária
(Análise
de casos elaborados a partir do texto legal e, quando cabível,
de precedentes dos Tribunais Superiores)
|
Carmen Silvia
|
13/06
|
09:00 -11:00
|
7.Regimes
Específicos de Tributação - Operação
com bens imóveis.
|
Marcus
Lívio Gomes
|
|
11:00
– 13:00
|
Estudo
da Reforma Tributária
(Análise
de casos elaborados a partir do texto legal e, quando cabível,
de precedentes dos Tribunais Superiores)
|
Carmen Silvia
|
|
13:00 – 14:00
|
INTERVALO
PARA O ALMOÇO
|
|
14:00
– 16:00
|
8.Regimes
Específicos de Tributação. Serviços
Financeiros e Serviços de Seguro.
|
Marcus
Lívio Gomes
|
|
16:00
– 18:00
|
Estudo
da Reforma Tributária
(Análise
de casos elaborados a partir do texto legal e, quando cabível,
de precedentes dos Tribunais Superiores).
|
Erico
Teixeira
|
27/06
|
09:00 -11:00
|
9.Imposto Seletivo.
|
Juliana
Brandão
|
|
11:00 – 13:00
|
Estudo
da Reforma Tributária
(Análise
de casos elaborados a partir do texto legal e, quando cabível,
de precedentes dos Tribunais Superiores).
|
Carmen
Silvia
|
|
13:00 – 14:00
|
INTERVALO
PARA O ALMOÇO
|
|
14:00
– 16:00
|
10.Administração
Tributária e Comitê Gestor, Interpretação,
Regulamentação, Fiscalização,
Lançamento e Contencioso Administrativo e Judicial da CBS.
|
Marcus
Lívio Gomes
|
|
16:00
– 18:00
|
Estudo
da Reforma Tributária
(Análise
de casos elaborados a partir do texto legal e, quando cabível,
de precedentes dos Tribunais Superiores)
|
Érico
Teixeira
|
|
Total:
40h/a
|
Avaliação de
Reação: Buscando o constante aperfeiçoamento
das atividades educacionais promovidas por esta Escola, ao final do
curso os participantes responderão a um questionário em
que informarão seu grau de satisfação com os
temas do curso e a aplicabilidade do conteúdo apreendido, de
acordo com os objetivos da ação educacional; a
desenvoltura e a metoldologia empregada pelos docentes.
Certificação:
Exigir-se-á, para fins de
certificação e aproveitamento no curso que os
participantes frequentem 75% da carga horária total
ministrada, que será oferecida modalidade presencial. Além
disso, os participantes deverão obter participação
qualitativa nos debates e nas demais atividades propostas, realizadas
no decorrer do curso.
Docentes:
Coordenadores:
1. Carmen Silvia Lima Arruda.
Pós-doutoranda em Direito Econômico, Financeiro e
Tributário na USP. PhD em Direito Público pela
Universidade de Pavia, Itália e Doutora em Sociologia e
Direito pela UFF em 2019. Pesquisadora do DAI-USP desde 2021 e do
CEDAU-USP desde 2020. Mestre em Justiça Administrativa
(PPGJA/UFF- 2015). Juris Doctor pela University of Miami (2008) com
especialização em Direito Comparado. Desembargadora
Federal do TRF2, promovida por merecimento em2022. Foi juíza
titular da 15ª Vara Federal do Rio de Janeiro, desde 1996.
Coordenadora da Comissão de Direito Privado da EMARF- Escola
da Magistratura Regional Federal da 2a Região. Foi Procuradora
do Município do Rio de Janeiro de 1991 a 1996. Graduada em
Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1989.
2. Marcus Abraham. Professor
Titular de Direito Financeiro da Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (UERJ) desde setembro de 2020, tendo sido antes, na mesma
instituição, Professor Adjunto de 2006 a 2016 e
Professor Associado de 2016 a 2020. Pós-Doutorado na
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-Doutorado
na Universidade de Lisboa. Doutor em Direito Público pela
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2005), Mestre em
Direito Tributário pela Universidade Candido Mendes (2000),
MBA em Direito Empresarial pela EMERJ/CEE (1998), graduação
em Administração pela Universidade Candido Mendes
(1996) e graduação em Direito pela Universidade Candido
Mendes (1992). Ex-Diretor da Associação Brasileira de
Direito Financeiro (2006-2013). Foi Procurador da Fazenda Nacional
(2000 - 2012) e atualmente é Desembargador Federal do Tribunal
Regional Federal da 2 Região. Diretor-Geral da Escola da
Magistratura Regional Federal da 2 Região - EMARF (Biênio
2021-2023). Foi Pesquisador junto ao Centro de Administração
e Políticas Públicas (CAPP) do Instituto Superior de
Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de
Lisboa (Portugal), de 2019 até 2023: http: //lattes. cnpq.br/
740215319 0471389
Formadores:
1. Antônio Henrique Corrêa
Silva: Possui graduação em Direito pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (1993) e mestrado em Direito pela
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente, é
professor da ESCOLA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO -
EMERJ e juiz federal - Justiça Federal de Primeiro Grau no Rio
de Janeiro (RJ). Tem experiência na área de Direito, com
ênfase em Direito Financeiro e Tributário. É
Coordenador da Comissão de Direito Administrativo e Ambiental
da Escola da Magistratura Regional Federal da 2a Região
(EMARF) e Coordenador de Direito Administrativo da Escola da
Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro
e do Espírito Santo (EJUFERJES).
2. Bianca Stamato Fernandes:
Possui graduação em Direito pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e mestrado em
Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro (2003). Atualmente é juíza federal - Tribunal
Regional Federal 2ª Região.
3. Carmen Silvia Lima Arruda.
Pós-doutoranda em Direito Econômico, Financeiro e
Tributário na USP. PhD em Direito Público pela
Universidade de Pavia, Itália e Doutora em Sociologia e
Direito pela UFF em 2019. Pesquisadora do DAI-USP desde 2021 e do
CEDAU-USP desde 2020. Mestre em Justiça Administrativa
(PPGJA/UFF- 2015). Juris Doctor pela University of Miami (2008) com
especialização em Direito Comparado. Desembargadora
Federal do TRF2, promovida por merecimento em2022. Foi juíza
titular da 15ª Vara Federal do Rio de Janeiro, desde 1996.
Coordenadora da Comissão de Direito Privado da EMARF- Escola
da Magistratura Regional Federal da 2a Região. Foi Procuradora
do Município do Rio de Janeiro de 1991 a 1996. Graduada em
Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1989.
4. Érico Teixeira Vinhosa
Pinto: Juiz Federal. Mestre em Finanças Públicas,
Tributação e Desenvolvimento pela UERJ (Universidade do
Estado do Rio de Janeiro). Especialista em Direito Tributário
pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Especialista (MBA Executivo) em Gestão e Business Law pela
Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduado em
Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Currículo
lattes: http ://lattes. cnpq.br/ 5062397792856492
5. Juliana Brandão da
Silveira Couto Vilela Pedras: Juíza Federal TRF2, Mestranda em
Finanças Públicas, Tributação e
Desenvolvimento da UERJ. Formada em Direito pela UCAM.
6. Marcus Lívio Gomes:
Pós-doutorando no Instituto de Estudos Jurídicos
Avançados (IALS / University of London). Doutor e Mestre em
Direito Tributário pela Universidade Complutense de Madrid,
Espanha. Professor Associado dos programas de Bacharelado, Mestrado e
Doutorado em Direito Tributário e Direito Tributário
Internacional na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Pesquisa Líder do Grupo de Projetos Brasileiro BEPS (Base
Erosion e Profit Shift) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Juiz Federal do 2º Circuito Federal (Rio de Janeiro), Ex-Auditor
Fiscal da Receita Federal do Brasil e ex-Auditor Fiscal da Receita
Federal (VAT) do Estado de Minas Gerais. Coordenador e Docente do
Comitê de Direito Tributário da Escola do Judiciário
Federal do 2º Circuito Federal. Ex-Coordenadora e Docente do
Comitê de Direito Tributário da Justiça Estadual
da Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Diretoria de
Avaliação, Seleção e Acompanhamento do
Tribunal Administrativo de Recursos Humanos (CARF). Membro do Comitê
Executivo e Associado do Instituto Latino-Americano de Direito
Tributário (ILADT). Currículo lattes: http:
//lattes.cnpq.br/ 6210884573719098.
7. Marília da Silva
Cavagni: Advogada, Doutoranda e Mestre em Direito Tributário,
Finanças Públicas e Desenvolvimento na Universidade do
Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Master of Laws (LLM) em Direito
Tributário e Contabilidade Fiscal no Instituto Brasileiro de
Mercado de Capitais (IBMEC), Especialização em
Giustizia Constitucionale e Tutela Jurisdicionale dei Diritti pela
Universidade de Pisa (em curso) Pós-graduada em Direito
Público pela Escola de Magistratura Federal do RS e
Universidade de Caxias do Sul (ESMAFERS/ UCS), Pos-graduada Novas
Tecologias, Transformação e Agilidade (FIA Business
School), Master of Business Administration (MBA) em Gestão e
Planejamento Tributário na Universidade Cândido Mendes
(UCAM), Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pelo
Centro Universitário de Araras -SP. Professora na Escola de
Magistratura Federal da 1ª Região. Currículo
Lattes.: http: //lattes .cnpq.br /180281215803148.9.
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do valor adicionado, o ICMS e as reformas necessárias para
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Brasília: BID, fev. 2014.
Desembargador Federal Reis
Friede
Diretor-Geral da EMARF
Desembargadora Federal Carmem
Silvia Lima de Arruda
Coordenadora Pedagógica
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